Motores: Os seis 'novos' modelos Volvo

20-10-2013
marcar artigo

A Volvo aproveitou o início do Verão para fazer um refresh a seis modelos. A realidade do mercado atual de ligeiros na Europa não é famosa. A nível global as contas são bem diferentes, como explicou Thomas Schmutz - diretor-geral da Volvo Cars Portugal - no encontro informal com a imprensa. "Os seis renovados Volvo que se juntam às novas V40 vão ajudar-nos a aumentar as vendas e a consolidar a quota. Pretendemos terminar o ano com uma quota de mercado de 2%". Dos nove modelos em comercialização, oito são novos - V40 e V40 Cross Country - ou foram profundamente renovados (S60, S80, V60, V70, XC60 e XC70).

As contas da marca sueca até ao final de Maio indicam que a Volvo vendeu 170.000 automóveis, o que representa 1700 novos carros por dia, em todo o mundo. A marca registou um resultado 27% superior ao previsto e registado em igual período do ano passado no emergente mercado chinês. Destaque, ainda, para a liderança na Suécia e o melhor mês de sempre para o S60 nos Estados Unidos.

A nova fábrica chinesa em Chengdu é imponente. A fábrica estende-se por 500.000 metros quadrados e empregará 1.100 trabalhadores. Da linha de produção sairão 120.000 automóveis/ano, correspondendo a uma velocidade de 30 viaturas por hora.

Um novo olhar

A presença na estrada do novo S60 é agora mais marcante com a nova e redesenhada frente. "Os novos faróis são inspirados nos olhos de um lobo", explica Fedde Talsma, Diretor de Design Exterior. Ele acrescenta: "Apostamos em linhas horizontais e nos detalhes, como a grelha de maiores dimensões, as luzes de circulação diurna e um novo conjunto de LED nas luzes traseiras.

Os novos modelos oferecem uma panóplia de novas jantes que aumentam as possibilidades de personalização. No caso do S60 é possível escolher jantes de 19 polegadas e manter a mesma altura de perfil de um carro calçado com jantes de 18 polegadas, a bem do conforto. O XC60 está disponível com jantes de 20 polegadas.

No interior, a marca apresenta novas cores de estofos, novos acabamentos em madeira e detalhes em aço escovado: "O efeito geral é muito aconchegante - é como estar no conforto de uma casa sueca, numa noite fria, com neve lá fora. Os temas de cor combinam bem com os controlos brancos em contraluz no painel e em outras partes do automóvel", acrescenta Lena Jiseborn, Diretora de Design da Volvo. Para uma condução mais entusiasmante os volantes de três raios podem, agora, ter patilhas (caixa automática). No que toca à experiência de condução, existe uma variedade nas configurações do chassis: Chassis Base, Chassis Four-C (Continuously Controlled Chassis Concept) e Chassis Desportivo R-Design.

A nova Volvo V60 é um automóvel a pensar nos clientes que não dispensam a versatilidade de uma carrinha aliada à dinâmica de um desportivo. No centro da versatilidade da V60 estão os seus assentos traseiros que podem ser dobrados em 40/20/40, de modo a aumentar a capacidade de carga de 430 litros. Para as crianças, a V60 oferece bancos integrados de duas alturas - com um movimento, o reforço almofadas pop-up a partir da base do assento dá uma altura confortável e segura para crianças com mais de três anos.

O best-seller da Volvo, o XC60, recebe um toque mais urbano. A frente redesenhada apresenta um novo capô e uma nova grelha - o automóvel ganha um novo olhar. O sistema de Controlo de Tração é agora de série - este sistema ajuda o condutor a evitar a subviragem. Com All Wheel Drive, o XC60 está pronto para as estradas mais difíceis. O Hill Descent Control (opcional) aumenta essa capacidade, controlando automaticamente a velocidade do automóvel ao descer encostas íngremes.

Todos ligados

Sensus é o nome da Volvo para a nova funcionalidade HMI (Human Machine Interface) e o novo Sensus Connected Touch a sua mais recente criação. O sistema permite conetividade e acesso à internet no automóvel e funciona através de um ecrã tátil de 7 polegadas. A conexão é feita através da ligação 3 ou 4G do próprio automóvel ou do telemóvel do condutor ou de qualquer um dos passageiros. O utilizador tem acesso a navegação internet completa (exceto durante a condução), streaming de música, rádio online com milhares de canais de todo o mundo, Google Maps e Pesquisa. Tem ainda acesso a navegação 3D com informações on-line de trânsito e avisos de perigo. O sistema inclui, ainda, um localizador de estacionamento, informações sobre o tempo, uma série de aplicações, por exemplo o Spotify, e um serviço localizador de concessionários e oficinas. O Display Digital Adaptativo, estreado na Nova Volvo V40, está agora disponível no S60, V60 e XC60.

Poupar combustível é palavra de ordem

O consumo de combustível do motor D2 de 115 CV, no caso do novo Volvo S60 com uma caixa manual foi melhorado - 4,0 km l/100 (a marca indica como consumo combinado), e emissões de CO2 de apenas 106g /km. Os valores correspondentes com a caixa de velocidades automática são de 4,1 l/100 km e 107g/km (dados anunciados pela marca e que temos depois de verificar no nosso ensaio). A nova Volvo V60 D2, também tem um consumo de 4,1 l/100 km (109g/ km) com caixa manual e 4,2 l/100 km (110g/km) com caixa automática (dados preliminares). O novo Volvo XC60 também promete um melhor desempenho, tanto com o motor D5 (215 CV) como com o D4 (163 CV) isto em versões com caixa manual e All Wheel Drive, proporcionando um consumo de combustível combinado de 5,3 l/100 km (139g/km).

Active Control High Beam/máximos sempre ligados

A tecnologia elimina a necessidade de alternar entre médios e máximos. O Active Controle High Beam torna possível manter os faróis acesos em máximos continuamente. Quando um outro automóvel se aproxima em sentido oposto (ou circula na mesma faixa a menor velocidade), o sistema evita o encandeamento do condutor que se aproxima sombreando, conforme necessário, a zona do farol que provocaria o encadeamento.

IntelliSafe - Segurança inteligente

IntelliSafe é o nome da Volvo para todos os sistemas de segurança ativa desenvolvidos pela marca sueca. Destes, destacamos, o City Safety, de série em todos os modelos Volvo, que funciona, agora, até 50 km/h. Todos os modelos podem ser também equipados com deteção de peões com travagem automática completa, que evita atropelamentos em tráfego urbano.

Uma última nota para o novo responsável de design da Volvo que assume funções a partir de dia 1 de Julho. Chama-se Thomas Ingelath e já tivemos oportunidade de ver um breve desenho com a sua visão para a evolução das linhas da marca. Será sua responsabilidade o lançamento dos novos noventa.

Categorias

Entidades

A Volvo aproveitou o início do Verão para fazer um refresh a seis modelos. A realidade do mercado atual de ligeiros na Europa não é famosa. A nível global as contas são bem diferentes, como explicou Thomas Schmutz - diretor-geral da Volvo Cars Portugal - no encontro informal com a imprensa. "Os seis renovados Volvo que se juntam às novas V40 vão ajudar-nos a aumentar as vendas e a consolidar a quota. Pretendemos terminar o ano com uma quota de mercado de 2%". Dos nove modelos em comercialização, oito são novos - V40 e V40 Cross Country - ou foram profundamente renovados (S60, S80, V60, V70, XC60 e XC70).

As contas da marca sueca até ao final de Maio indicam que a Volvo vendeu 170.000 automóveis, o que representa 1700 novos carros por dia, em todo o mundo. A marca registou um resultado 27% superior ao previsto e registado em igual período do ano passado no emergente mercado chinês. Destaque, ainda, para a liderança na Suécia e o melhor mês de sempre para o S60 nos Estados Unidos.

A nova fábrica chinesa em Chengdu é imponente. A fábrica estende-se por 500.000 metros quadrados e empregará 1.100 trabalhadores. Da linha de produção sairão 120.000 automóveis/ano, correspondendo a uma velocidade de 30 viaturas por hora.

Um novo olhar

A presença na estrada do novo S60 é agora mais marcante com a nova e redesenhada frente. "Os novos faróis são inspirados nos olhos de um lobo", explica Fedde Talsma, Diretor de Design Exterior. Ele acrescenta: "Apostamos em linhas horizontais e nos detalhes, como a grelha de maiores dimensões, as luzes de circulação diurna e um novo conjunto de LED nas luzes traseiras.

Os novos modelos oferecem uma panóplia de novas jantes que aumentam as possibilidades de personalização. No caso do S60 é possível escolher jantes de 19 polegadas e manter a mesma altura de perfil de um carro calçado com jantes de 18 polegadas, a bem do conforto. O XC60 está disponível com jantes de 20 polegadas.

No interior, a marca apresenta novas cores de estofos, novos acabamentos em madeira e detalhes em aço escovado: "O efeito geral é muito aconchegante - é como estar no conforto de uma casa sueca, numa noite fria, com neve lá fora. Os temas de cor combinam bem com os controlos brancos em contraluz no painel e em outras partes do automóvel", acrescenta Lena Jiseborn, Diretora de Design da Volvo. Para uma condução mais entusiasmante os volantes de três raios podem, agora, ter patilhas (caixa automática). No que toca à experiência de condução, existe uma variedade nas configurações do chassis: Chassis Base, Chassis Four-C (Continuously Controlled Chassis Concept) e Chassis Desportivo R-Design.

A nova Volvo V60 é um automóvel a pensar nos clientes que não dispensam a versatilidade de uma carrinha aliada à dinâmica de um desportivo. No centro da versatilidade da V60 estão os seus assentos traseiros que podem ser dobrados em 40/20/40, de modo a aumentar a capacidade de carga de 430 litros. Para as crianças, a V60 oferece bancos integrados de duas alturas - com um movimento, o reforço almofadas pop-up a partir da base do assento dá uma altura confortável e segura para crianças com mais de três anos.

O best-seller da Volvo, o XC60, recebe um toque mais urbano. A frente redesenhada apresenta um novo capô e uma nova grelha - o automóvel ganha um novo olhar. O sistema de Controlo de Tração é agora de série - este sistema ajuda o condutor a evitar a subviragem. Com All Wheel Drive, o XC60 está pronto para as estradas mais difíceis. O Hill Descent Control (opcional) aumenta essa capacidade, controlando automaticamente a velocidade do automóvel ao descer encostas íngremes.

Todos ligados

Sensus é o nome da Volvo para a nova funcionalidade HMI (Human Machine Interface) e o novo Sensus Connected Touch a sua mais recente criação. O sistema permite conetividade e acesso à internet no automóvel e funciona através de um ecrã tátil de 7 polegadas. A conexão é feita através da ligação 3 ou 4G do próprio automóvel ou do telemóvel do condutor ou de qualquer um dos passageiros. O utilizador tem acesso a navegação internet completa (exceto durante a condução), streaming de música, rádio online com milhares de canais de todo o mundo, Google Maps e Pesquisa. Tem ainda acesso a navegação 3D com informações on-line de trânsito e avisos de perigo. O sistema inclui, ainda, um localizador de estacionamento, informações sobre o tempo, uma série de aplicações, por exemplo o Spotify, e um serviço localizador de concessionários e oficinas. O Display Digital Adaptativo, estreado na Nova Volvo V40, está agora disponível no S60, V60 e XC60.

Poupar combustível é palavra de ordem

O consumo de combustível do motor D2 de 115 CV, no caso do novo Volvo S60 com uma caixa manual foi melhorado - 4,0 km l/100 (a marca indica como consumo combinado), e emissões de CO2 de apenas 106g /km. Os valores correspondentes com a caixa de velocidades automática são de 4,1 l/100 km e 107g/km (dados anunciados pela marca e que temos depois de verificar no nosso ensaio). A nova Volvo V60 D2, também tem um consumo de 4,1 l/100 km (109g/ km) com caixa manual e 4,2 l/100 km (110g/km) com caixa automática (dados preliminares). O novo Volvo XC60 também promete um melhor desempenho, tanto com o motor D5 (215 CV) como com o D4 (163 CV) isto em versões com caixa manual e All Wheel Drive, proporcionando um consumo de combustível combinado de 5,3 l/100 km (139g/km).

Active Control High Beam/máximos sempre ligados

A tecnologia elimina a necessidade de alternar entre médios e máximos. O Active Controle High Beam torna possível manter os faróis acesos em máximos continuamente. Quando um outro automóvel se aproxima em sentido oposto (ou circula na mesma faixa a menor velocidade), o sistema evita o encandeamento do condutor que se aproxima sombreando, conforme necessário, a zona do farol que provocaria o encadeamento.

IntelliSafe - Segurança inteligente

IntelliSafe é o nome da Volvo para todos os sistemas de segurança ativa desenvolvidos pela marca sueca. Destes, destacamos, o City Safety, de série em todos os modelos Volvo, que funciona, agora, até 50 km/h. Todos os modelos podem ser também equipados com deteção de peões com travagem automática completa, que evita atropelamentos em tráfego urbano.

Uma última nota para o novo responsável de design da Volvo que assume funções a partir de dia 1 de Julho. Chama-se Thomas Ingelath e já tivemos oportunidade de ver um breve desenho com a sua visão para a evolução das linhas da marca. Será sua responsabilidade o lançamento dos novos noventa.

marcar artigo