Motores: Sobre rodas com a Piaggio MP3 Touring 500ie

20-10-2013
marcar artigo

Parecem não existir grandes dúvidas de que a Piaggio MP3 Touring veio revolucionar o cada vez mais concorrido segmento das scooters. Há muito que os veículos de 'duas rodas' se tornaram uma excelente opção para quem procura mobilidade e economia, principalmente para quem vive ou trabalha na cidade, onde a MP3 Touring se sente verdadeiramente em casa. Extremamente fácil de conduzir, e basta ser titular de carta de condução normal de veículos ligeiros, a MP3 Touring garante níveis de estabilidade nas curvas muito superiores aos de quaisquer scooter normal, graças ao seu sistema dianteiro de duas rodas. Confesso que a minha estreia aos comandos de um veículo de três rodas se revelou uma experiência bastante interessante e segura, até porque este modelo está dotado de vários sistemas de segurança, entre eles, o sistema que mantém a moto na posição vertical e que faz com que não necessitemos de recorrer ao descanso quando queremos estacionar. Para além disso, não posso deixar de salientar o poderoso sistema de travagem.

Depois das versões 125, 300 e 400, a MP3 Touring está também disponível com um motor de 500 cc nas versões Sport e Business, que foi a que experimentámos. Com este motor, aumentam as potencialidades em estrada, já que nos oferece um desempenho superior, atingindo os 145 Km/h, sem descurar o conforto e a elegância.

Se a versão Sport apresenta vários detalhes inspirados no mundo da competição, a versão Business apresenta um look mais discreto e elegante. Apresenta uma nova grelha frontal e um acabamento acetinado no escudo de proteção central que lhe confere um visual totalmemte renovado. O design do para-brisas também é novo e oferece uma maior preteção, uma vez que é regulável em três alturas, eliminando a turbulência em médias e baixas velocidades. Ao nível de funcionalidades e conforto, o modelo mantem as características base da MP3 original: o largo e ergonómico punho traseiro e o compartimento de bagagem, acessível por baixo do selim ou a partir do depósito, com capacidade para transportar um volume de até 65 litros ou objetos até 1 metro de comprimento.

A MP3 Touring é a única scooter no mundo acima de 125 cc que pode ser conduzida por titulares de carta de condução de automóveis ligeiros, já que inclui uma série de modificações, necessárias à sua homologação, como por exemplo, uma faixa frontal de 465 mm ou o sistema de travagem integral, que premite que ambos os travões, dianteiros e traseiros, sejam acionados simultaneamente através de um pedal de travão adicional sobre o apoio para os pés.

A Piaggio MP3 Touring 500ie tem um depósito de combustível de 12 litros, que já incluem 1,8 litros de reserva. Tanto a versão Business como a versão Sport estão disponíveis por 8.733 euros.

Parecem não existir grandes dúvidas de que a Piaggio MP3 Touring veio revolucionar o cada vez mais concorrido segmento das scooters. Há muito que os veículos de 'duas rodas' se tornaram uma excelente opção para quem procura mobilidade e economia, principalmente para quem vive ou trabalha na cidade, onde a MP3 Touring se sente verdadeiramente em casa. Extremamente fácil de conduzir, e basta ser titular de carta de condução normal de veículos ligeiros, a MP3 Touring garante níveis de estabilidade nas curvas muito superiores aos de quaisquer scooter normal, graças ao seu sistema dianteiro de duas rodas. Confesso que a minha estreia aos comandos de um veículo de três rodas se revelou uma experiência bastante interessante e segura, até porque este modelo está dotado de vários sistemas de segurança, entre eles, o sistema que mantém a moto na posição vertical e que faz com que não necessitemos de recorrer ao descanso quando queremos estacionar. Para além disso, não posso deixar de salientar o poderoso sistema de travagem.

Depois das versões 125, 300 e 400, a MP3 Touring está também disponível com um motor de 500 cc nas versões Sport e Business, que foi a que experimentámos. Com este motor, aumentam as potencialidades em estrada, já que nos oferece um desempenho superior, atingindo os 145 Km/h, sem descurar o conforto e a elegância.

Se a versão Sport apresenta vários detalhes inspirados no mundo da competição, a versão Business apresenta um look mais discreto e elegante. Apresenta uma nova grelha frontal e um acabamento acetinado no escudo de proteção central que lhe confere um visual totalmemte renovado. O design do para-brisas também é novo e oferece uma maior preteção, uma vez que é regulável em três alturas, eliminando a turbulência em médias e baixas velocidades. Ao nível de funcionalidades e conforto, o modelo mantem as características base da MP3 original: o largo e ergonómico punho traseiro e o compartimento de bagagem, acessível por baixo do selim ou a partir do depósito, com capacidade para transportar um volume de até 65 litros ou objetos até 1 metro de comprimento.

A MP3 Touring é a única scooter no mundo acima de 125 cc que pode ser conduzida por titulares de carta de condução de automóveis ligeiros, já que inclui uma série de modificações, necessárias à sua homologação, como por exemplo, uma faixa frontal de 465 mm ou o sistema de travagem integral, que premite que ambos os travões, dianteiros e traseiros, sejam acionados simultaneamente através de um pedal de travão adicional sobre o apoio para os pés.

A Piaggio MP3 Touring 500ie tem um depósito de combustível de 12 litros, que já incluem 1,8 litros de reserva. Tanto a versão Business como a versão Sport estão disponíveis por 8.733 euros.

marcar artigo