Motores: Novo SEAT Leon ST

20-10-2013
marcar artigo

O novo Leon ST, a versão familiar do compacto da Seat que têm vencido vários comparativos na imprensa especializada, é o terceiro membro da família Leon.

Com um comprimento de 4,54 metros, o volume da mala é de 587 litros, que pode ir até aos 1.470 litros com o encosto dos bancos traseiros rebatidos.

A versão de acesso à gama pesa 1.233 quilos, apenas mais 45 kg que o Leon de 5 portas. A parte traseira foi esticada 27 centímetros, enquanto que a maior inclinação do vidro traseiro, o ligeiro arqueio do tejadilho e uns ombros marcados realçam a presença do novo modelo da marca. Por outro lado, os faróis integrais de LEDs em combinação com os grupos ópticos traseiros, também em LEDs, acentuam a elegância do novo modelo.

Motores para todos os gostos

O novo ST conta com uma gama de propulsores muito parecidos com a do Leon 5 portas e do Leon SC. A oferta de motores a gasolina engloba um leque alargado de potências. Os clientes podem optar por duas variantes do propulsor 1.2 TSI: um com 86 CV e o outro com 105 CV de potência. Equipado com o sistema Start/Stop e a função de recuperação de energia, o motor de 105 CV consegue consumos, de acordo as primeiras informações avançadas pela marca, 4,9 litros aos 100 km e as emissões situam-se nos 114 g/km. Os 1.4 TSI que desenvolvem 122 e 140 CV consomem 5,3 litros aos 100 km. O exponente máximo da oferta a gasolina é o propulsor 1.8 TSI, que desenvolve 180 CV de potência e 250 Nm de binário.

A gama de propulsores TDI CR apresenta potências que vão desde os 90 CV aos 184 CV. O motor de acesso é o 1.6 TDI CR com 90 CV de potência e um binário de 230 Nm. O 2.0 TDI CR com 150 CV de potência e 320 Nm de binário. Não posso deixar de chamar a atenção para o propulsor 2.0 TDI CR de 184 CV de potência e 380 Nm de binário, disponível exclusivamente na versão FR.

Controlo de Chassis Adaptativo DCC e Cruise Control Adaptativo ACC

No caso da versão FR, a Seat oferece a última geração de Controlo de Chassis Adaptativo DCC com três modos distintos de condução que se podem escolher mediante o Seat Drive Profile. O Pacote Dinâmico opcional inclui DCC e direção progressiva que, em função da velocidade do automóvel, facilita as manobras de estacionamento e permite conduzir por estradas mais sinuosas com mais intensidade.

O Seat Leon ST estreia o Cruise Control Adaptativo ACC no pacote de sistemas de assistência ao condutor. Este sistema utiliza sinais de radar para manter a velocidade desejada a uma distância de segurança predeterminada, acelerando e desacelerando o veículo de modo automático dependendo do trânsito. Pode estabelecer-se uma velocidade de cruzeiro entre 30 e 160 km/h. O controlo inteligente de velocidade ACC pode usar-se de forma indistinta com uma caixa de velocidade manual ou DSG.

O novo Leon ST apresenta uma longa lista de avanços tecnológicos na matéria de assistência ao condutor que inclui um travão multicolisão de série, detector de fadiga, assistente de máximos e assistente de faixa de rodagem.

O preço da nova carrinha ainda não foi divulgado. De qualquer forma, apenas como referência, a berlina mais acessível da nova gama Leon com o motor 1.2 a gasolina custa 17.477 euros.

O novo Leon ST chegará ao mercado no final deste ano de 2013.

O novo Leon ST, a versão familiar do compacto da Seat que têm vencido vários comparativos na imprensa especializada, é o terceiro membro da família Leon.

Com um comprimento de 4,54 metros, o volume da mala é de 587 litros, que pode ir até aos 1.470 litros com o encosto dos bancos traseiros rebatidos.

A versão de acesso à gama pesa 1.233 quilos, apenas mais 45 kg que o Leon de 5 portas. A parte traseira foi esticada 27 centímetros, enquanto que a maior inclinação do vidro traseiro, o ligeiro arqueio do tejadilho e uns ombros marcados realçam a presença do novo modelo da marca. Por outro lado, os faróis integrais de LEDs em combinação com os grupos ópticos traseiros, também em LEDs, acentuam a elegância do novo modelo.

Motores para todos os gostos

O novo ST conta com uma gama de propulsores muito parecidos com a do Leon 5 portas e do Leon SC. A oferta de motores a gasolina engloba um leque alargado de potências. Os clientes podem optar por duas variantes do propulsor 1.2 TSI: um com 86 CV e o outro com 105 CV de potência. Equipado com o sistema Start/Stop e a função de recuperação de energia, o motor de 105 CV consegue consumos, de acordo as primeiras informações avançadas pela marca, 4,9 litros aos 100 km e as emissões situam-se nos 114 g/km. Os 1.4 TSI que desenvolvem 122 e 140 CV consomem 5,3 litros aos 100 km. O exponente máximo da oferta a gasolina é o propulsor 1.8 TSI, que desenvolve 180 CV de potência e 250 Nm de binário.

A gama de propulsores TDI CR apresenta potências que vão desde os 90 CV aos 184 CV. O motor de acesso é o 1.6 TDI CR com 90 CV de potência e um binário de 230 Nm. O 2.0 TDI CR com 150 CV de potência e 320 Nm de binário. Não posso deixar de chamar a atenção para o propulsor 2.0 TDI CR de 184 CV de potência e 380 Nm de binário, disponível exclusivamente na versão FR.

Controlo de Chassis Adaptativo DCC e Cruise Control Adaptativo ACC

No caso da versão FR, a Seat oferece a última geração de Controlo de Chassis Adaptativo DCC com três modos distintos de condução que se podem escolher mediante o Seat Drive Profile. O Pacote Dinâmico opcional inclui DCC e direção progressiva que, em função da velocidade do automóvel, facilita as manobras de estacionamento e permite conduzir por estradas mais sinuosas com mais intensidade.

O Seat Leon ST estreia o Cruise Control Adaptativo ACC no pacote de sistemas de assistência ao condutor. Este sistema utiliza sinais de radar para manter a velocidade desejada a uma distância de segurança predeterminada, acelerando e desacelerando o veículo de modo automático dependendo do trânsito. Pode estabelecer-se uma velocidade de cruzeiro entre 30 e 160 km/h. O controlo inteligente de velocidade ACC pode usar-se de forma indistinta com uma caixa de velocidade manual ou DSG.

O novo Leon ST apresenta uma longa lista de avanços tecnológicos na matéria de assistência ao condutor que inclui um travão multicolisão de série, detector de fadiga, assistente de máximos e assistente de faixa de rodagem.

O preço da nova carrinha ainda não foi divulgado. De qualquer forma, apenas como referência, a berlina mais acessível da nova gama Leon com o motor 1.2 a gasolina custa 17.477 euros.

O novo Leon ST chegará ao mercado no final deste ano de 2013.

marcar artigo