CIDADANIA LX: Nova ponte: protesto e duas dúvidas ingénuas

30-06-2011
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Faço minhas as palavras do Paulo Ferrero n'O Carmo e a Trindade a propósito da notícia no post imediatamente anterior, a dos 69 mil automóveis diários a entrar em Lisboa.Fico também indignado com a atitude de António Costa, que dá o dado por adquirido sem a mínima oposição (adenda: ler comentários) e que exige mais vias para Lisboa. Argumenta ele que não deve ser egoísta face aos anseios da população do Barreiro. Então e se amanhã Cacilhas, Trafaria, Monte da Caparica, Seixal e Montijo também quiserem uma ponte, seria ser egoísta dizer que não concordamos com 5 novas pontes? Não estou a querer ser maniqueísta, mas a querer esclarecer uma dúvida legítima. Quanto a novas vias para "mitigar" os efeitos nefastos da nova ponte, julgo que os efeitos desastrosos da construção de inúmeras novas vias nos últimos 15, 20 anos na cidade é prova suficiente que deveremos ter muito cuidado com isto.Para o fim duas questões ingénuas, que aparentemente só eu as tenho:- Estando a Ponte Vasco da Gama bem longe da sua capacidade máxima e estando prevista a nova travessia ferroviária (que obviamente anuviará as necessidades rodoviárias), será mesmo necessária uma nova travessia rodoviária?- Se o Aeroporto e as novas deslocações serão para leste de Alcochete, para que servirá construir uma ponte a oeste de uma outra ponte, também ela a oeste de Alcochete? (Não estou a querer defender uma ponte a montante da Vasco da Gama!)


Faço minhas as palavras do Paulo Ferrero n'O Carmo e a Trindade a propósito da notícia no post imediatamente anterior, a dos 69 mil automóveis diários a entrar em Lisboa.Fico também indignado com a atitude de António Costa, que dá o dado por adquirido sem a mínima oposição (adenda: ler comentários) e que exige mais vias para Lisboa. Argumenta ele que não deve ser egoísta face aos anseios da população do Barreiro. Então e se amanhã Cacilhas, Trafaria, Monte da Caparica, Seixal e Montijo também quiserem uma ponte, seria ser egoísta dizer que não concordamos com 5 novas pontes? Não estou a querer ser maniqueísta, mas a querer esclarecer uma dúvida legítima. Quanto a novas vias para "mitigar" os efeitos nefastos da nova ponte, julgo que os efeitos desastrosos da construção de inúmeras novas vias nos últimos 15, 20 anos na cidade é prova suficiente que deveremos ter muito cuidado com isto.Para o fim duas questões ingénuas, que aparentemente só eu as tenho:- Estando a Ponte Vasco da Gama bem longe da sua capacidade máxima e estando prevista a nova travessia ferroviária (que obviamente anuviará as necessidades rodoviárias), será mesmo necessária uma nova travessia rodoviária?- Se o Aeroporto e as novas deslocações serão para leste de Alcochete, para que servirá construir uma ponte a oeste de uma outra ponte, também ela a oeste de Alcochete? (Não estou a querer defender uma ponte a montante da Vasco da Gama!)

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