Vale do Sousa em Destaque

31-05-2015
marcar artigo

Lousada + promove a inclusão social

24.09.09 Contrato Local de Desenvolvimento Social em acção O Contrato Local de Desenvolvimento Social - Lousada + (CLDS) foi apresentado na passada sexta-feira e já está a ser implementado no concelho. A promoção da inclusão social é o principal objectivo dos Contratos Locais que se enquadram no Programa Operacional de Potencial Humano (POPH). Este projecto é promovido pela Câmara de Lousada, tendo como entidade coordenadora a Associação Coração Solidário de S. Miguel e, entidade executora do Eixo 2, a Associação “Ao Encontro das raízes”. Para o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Jorge Magalhães, “ a concretização do Contrato de Desenvolvimento Social em Lousada assume-se como mais um instrumento, de suma importância, no combate à exclusão social”. Da Associação Coração Solidário de S. Miguel, o Eng.º Couto dos Reis, realçou o desafio lançado pela autarquia tendo anunciado a constituição da equipa técnica do projecto. O investimento total ascende a 520 mil euros, num projecto que estende por três anos e que vai funcionai na Rua António Gomes Ribeiro. Tendo como base a Rede Social e o Plano de Desenvolvimento Social, o projecto possui quatro áreas de intervenção, designadas como eixos. O emprego, formação e qualificação surge como o primeiro eixo, materializado no Gabinete de Empregabilidade e Formação (GEF), cujos objectivos são a inserção socio-profissional, o apoio aos agentes económicos e a criação de uma plataforma concelhia de formação e qualificação profissional. Intervenção familiar e parental é a designação do eixo n.º2 que pretende implementar a Agência de Protecção e Promoção da Família como um espaço de mediação, orientação e aconselhamento com intervenção nos filhos, nos mais idosos, nos pais e ainda na formação dos técnicos desta área. O eixo número 3 tem como função a capacitação da comunidade e das instituições através do Gabinete de Apoio ao Associativismo. O último eixo relaciona-se com as acessibilidades e as tecnologias de informação e comunicação e inclui acções de formação para os mais novos, assim como, para os utilizadores do Movimento Sénior. CM Lousada Tags:

lousada

Penafiel: INAUGURAÇÃO DA 1ª FEIRA DO LIVRO AEP

24.09.09 No próximo dia 26 de Setembro, pelas 10 horas, ocorrerá a abertura oficial da 1ª Feira do Livro AEP, no Largo da Misericórdia, em Penafiel. Na oportunidade e para além das Entidades presentes, entre as quais se contam o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e o Sr. Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. Rodrigo Lopes, espera-se ter ainda a presença do Sr. Afonso Leal, emérito poeta popular de Penafiel que aproveitará a ocasião para dizer algumas das suas quadras, a que se seguirá um Porto de Honra. Tags:

penafiel

Paredes: Obras inauguradas vão ao encontro dos desejos das populações

24.09.09 Sobrosa tem mais encanto Foi no passado Sábado que a freguesia de Sobrosa foi palco de visitas e inaugurações realizados pelos executivos da Junta e da Câmara Municipal de Paredes. Celso Ferreira e André Santos percorreram a freguesia visitando várias obras que têm beneficiado os habitantes da bonita vila de Sobrosa. Após a passagem por algumas ruas da localidade, foram inauguradas as Ruas de Ferreiros, da Cruz, do Ousarém, Dr. Acácio Alves Pereira e um espaço de lazer - Parque de Alvites. O Presidente da Junta de Freguesia de Sobrosa, André Santos, referiu que estas obras eram necessárias para o desenvolvimento da sua terra e agradeceu o executivo municipal pela sua concretização. O Presidente da Câmara, Celso Ferreira, referiu a beleza paisagística invulgar de Sobrosa, “um património que é importante preservar”, assim as obras feitas são a resposta às necessidades das populações, havendo no entanto o cuidado do progresso não significar “estragar a beleza natural”. Celso Ferreira fez votos para que as obras cumprissem o seu objectivo: melhorar a vida das populações. Os proprietários que cederam terreno para o alargamento e requalificação das ruas não foram esquecidos e a eles foi dirigido um agradecimento especial. As obras viárias agora inauguradas irão proporcionar à população uma maior segurança e eficiência nas deslocações, características fundamentais para o bem-estar e progresso social. “Não é preciso gastar fortunas para se fazerem coisas bonitas, bem feitas e que as pessoas realmente precisam” A última paragem deste dia foi a inauguração de mais um espaço de lazer em Sobrosa: depois do Jardim Soverosa, foi agora inaugurado o Parque de Alvites. Um Parque dedicado às famílias e claramente concebido numa estratégia de desenvolvimento regional com sensibilidade social. Espaços públicos para as gentes de Sobrosa usufruírem, mas que não se esgotam aqui pois há espaço para expandir. O Parque de Alvites conta com várias mesas e outros equipamentos de apoio para as típicas merendas familiares. “Arranjem os terrenos que nós fazemos a obra” O Presidente da Câmara lançou ainda mais um desafio às Juntas de Freguesia: “Arranjem os espaços que a Câmara desenha e constrói os Parques.” CM Paredes Tags:

paredes

CELSO FERREIRA ACUSA GOVERNO DE RETARDAR DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO DE SANEAMENTO BÁSICO EM PAREDES E NO VALE DO SOUSA

23.09.09 A propósito de declarações do Secretário de Estado do Ambiente O candidato do PSD à Câmara Municipal de Paredes, e actual presidente da autarquia, acusou ontem o Governo de ter atrasado o desenvolvimento do projecto de saneamento básico do concelho, por ter demorado “mais de três anos a aprovar a criação de uma empresa intermunicipal que irá permitir resolver os problemas de toda a Região do Vale do Sousa”. O candidato falava numa conferência sobre desenvolvimento regional, promovida pela candidata a deputada Raquel Coelho, a primeira mulher da lista do partido pelo Círculo Eleitoral do Porto e que é natural de Paredes. Celso Ferreira disse não compreender como pode o PS mandar a Paredes um Secretário de Estado gabar-se de ter aprovado uma empresa que lançada pelos concelhos do Vale do Sousa e que esperou mais de três anos pela sua assinatura: “O Governo não fez mais do que a sua obrigação ao aprovar a empresa. Não pedíamos nada diferente do que têm Lisboa ou o Porto, mas como era para resolver os problemas do Vale do Sousa, a proposta esteve congelada três anos”, disse, recordando que “apenas em Julho o Governo do PS aceitou despachar aquilo que as pessoas de Paredes e de outros municípios vizinhos há tanto ansiavam”. O candidato do PS disse mesmo que “é preciso até algum descaramento para fazer disto aproveitamento político. Se os projectos não avançaram mais cedo, a culpa é do Governo, do PS e não de quem há mais de três anos lançou as bases para o desenvolvimento do projecto. E aqui incluo os meus companheiros de outros municípios da Região”, concluiu. Celso Ferreira assinalou a presença do Secretário de Estado em Paredes em vésperas de eleições como “um acto de campanha eleitoral estranho, porquanto, nesta matéria, o PS apenas tem a perder. Os paredenses sabem o que já fizemos em matéria de ambiente e sabem o que estamos a fazer”, acrescentou. Na presença de Raquel Coelho, que o PSD de Paredes conseguiu incluir em terceiro lugar nas listas para o Parlamento pelo Distrito do Porto, o candidato do PSD frisou que “é por isso que é necessário votar no PSD em ambas as eleições. O PS de Paredes não existe e não conseguiu, por isso, colocar ninguém de Paredes em lugar elegível para a Assembleia da República. Votar num deputado nosso é também uma forma de sermos ouvidos mais longe de ganharmos importância política nas instituições, para que possamos defender os interesses de Paredes e da Região do Vale do Sousa”, disse. PSD Paredes Tags:

paredes

Obras do Centro Escolar de Paços de Ferreira avançam esta semana

23.09.09 Começam na próxima quinta-feira, dia 24, as obras de construção do Centro Escolar de Paços de Ferreira, junto à Inspecção de Veículos, na Rua do Mosteiro de Ferreira. As camionetas da Auto-Viação Pacense começaram a ser retiradas ao longo do dia de hoje e transferidas para o local onde vão ficar as futuras instalações da transportadora, na Via do Poder Local. Para além da aposta num Centro Escolar por freguesia, que permite dar condições modernas e de futuro à Educação/Formação das crianças do concelho, o Centro Escolar de Paços de Ferreira permite com esta localização (resultado da negociação entre o Município e a Auto-Viação Pacense) retirar os autocarros da Cidade sede do concelho. O novo Centro Escolar, que custará quase 3 milhões de euros, terá 16 salas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), para 400 alunos , e 6 salas de Jardim de Infância, para 150 alunos. O Centro Escolar permitirá também aliviar o pólo B (junto ao Pavilhão Desportivo) que será depois requalificado. Desactivadas serão as instalações da Escola da Sede A e do Jardim de Infância, junto ao Parque Urbano. CM Paços de Ferreira Tags:

pacos_de_ferreira

Novo Cemitério de Sanfins em Paços de Ferreira

23.09.09 O Pe. António Martins, pároco de Paços de Ferreira e o Pe. Mário Barbosa, de Sanfins, procederam no passado domingo de manhã à bênção da 1ª fase do novo Cemitério de Sanfins, que a Câmara Municipal construiu no Lugar da Senhora da Guia. Trata-se da 1ª fase, com 60 jazigos, estando já murada a 2ª fase, que depois de concluída dará uma capacidade total de 400 sepulturas ao Cemitério. No final da cerimónia da bênção, Joaquim Santos, presidente da Junta de Freguesia de Sanfins e Pedro Pinto, presidente do Município, realçaram nas suas intervenções a importância desta nova infra-estrutura para a freguesia e a dignidade da nova estrutura. De salientar que o antigo Cemitério tinha a sua capacidade quase esgotada. A construção do Cemitério acabou por permitir a requalificação de toda a envolvente, com um loteamento de 21 lotes, tendo permitido também uma nova ligação a Vila Cova, facilitando o acesso da população daquele lugar à Igreja, aos Cemitérios e Casa Mortuária. CM Paços de Ferreira Tags:

pacos_de_ferreira

Fim de semana da Juventude em Penafiel

23.09.09 A Juventude Socialista de Paço de Sousa, organizou no passado fim-de-semana um fim de semana com várias actividades, desde um torneio de futebol até um passeio de cicloturismo realizado nas artérias da nossa Vila, iniciativas que contaram com dezenas de participantes. O ponto alto deste fim de semana foi o debate subordinado ao tema: O Sistema Nacional de Saúde e a Gripe A. Os oradores convidados foram o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde Manuel Pizarro e o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, José Alberto Marques. Os oradores convidados esclareceram as dúvidas dos presentes na iniciativa e aconselharam algumas medidas a adoptar no sentido de minimizar os efeitos da pandemia em causa. Para José Alberto Marques, o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa está preparado e equipado para acudir aos efeitos da pandemia, realçando o facto de até à data não obstante terem já sido internados doentes com sintomas da Gripe A, ainda não se verificou nenhum caso concreto desta pandemia, frisa. Já Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, salientou o esforço do Governo da República, para responderem aos efeitos da Gripe A, reiterando o facto de disporem em termos médicos e medicamentosos das condições necessárias para castrarem dentro do possível os efeitos da mesma. Realçou ainda alguns cuidados a adoptar por parte dos portugueses, no sentido de se evitar a propagação da mesma, nomeadamente o uso por parte dos profissionais de saúde de máscaras de protecção, sempre que se desconfie de um caso gripal com características semelhantes à Gripe A, assim como formas de se espirrar, procurando utilizar sempre um lenço de papel ou algo que funcione como protecção. No final, e já respondendo às questões do público presente, os oradores foram confrontados com a falta de médicos na região, por um lado, bem como o modo de funcionando da urgência no Hospital de Penafiel. José Alberto Marques, administrador daquela unidade referiu os avanços que o hospital em termos de resposta aos utentes conheceu ao longo dos últimos anos, assim como as obras de ampliação de parte da urgência hospitalar. Por seu turno, Manuel Pizarro, respondendo às questões da falta de médicos, elencou que desde o inicio da actual legislatura as vagas de admissão em Medicina aumentaram substancialmente, pois com o Governo PS as mesmas atingiram o seu expoente máximo. De 1185 vagas em 2004, passamos para 1658 em 2009, sinal evidente da aposta que fizemos neste domínio. No final, ambos os oradores elogiaram a iniciativa da JS, sendo um exemplo a seguir. Tags:

penafiel

Penafiel: Rotaract Club juntou Juventudes partidárias

22.09.09 O Rotaract Club de Penafiel organizou no dia 18 de Setembro o debate ”Portugal 2009: Que Futuro para a Juventude”, uma iniciativa que contou com a presença de dirigentes nacionais das várias estruturas de juventude partidárias. O debate foi moderado por Luís Castro, coordenador do Telejornal da RTP, que começou por afirmar que, ao contrário do que acontece na Europa, os jovens portugueses aumentam o interesse pela política quando chegam aos 18 anos. Tanto Nuno Moniz como José Tiago, representantes do Bloco de Esquerda e da Juventude Comunista Portuguesa, respectivamente, defenderam a abolição das propinas no ensino superior e focaram-se essencialmente nas questões relacionadas com a educação sexual e o casamento homossexual. A representante e vice-presidente da Juventude Popular, Vera Rodrigues, apelou a uma cultura de exigência na educação dizendo que programas como as Novas Oportunidades são importantes, mas é necessário garantir a qualidade da formação. A Juventude Social Democrata fez-se representar pelo seu presidente, Pedro Rodrigues, que começou por apelar a uma nova política, protagonizada por uma nova geração de políticos. Nesse sentido, os candidatos a deputados da JSD assinaram um contracto eleitoral com o qual pretendem impor maior transparência na actividade política e contribuir por um lado para a credibilização dos actores políticos e, por outro, para o aumento dos mecanismos de controlo dos eleitos, referiu Pedro Rodrigues. O representante da Juventude Socialista, Nuno Araújo, elencou um conjunto de medidas que o actual Governo socialista tomou e que, segundo o líder da distrital do Porto, manifestaram uma preocupação com as questões relacionadas com a juventude. Perante uma jovem audiência que encheu a sede do Rotary Club de Penafiel os oradores sujeitaram-se ainda a um período de perguntas que variaram entre as coligações pós-eleitorais, saúde, economia e empreendedorismo. Rotaract Club de Penafiel Tags:

penafiel

Paços de Ferreira: Inaugurada 2.ª fase da Bancada do Campo do Águias de Eiriz

22.09.09 O presidente do município e restante vereação e os membros do executivo da Junta de Freguesia de Eiriz dedicaram parte da tarde do passado domingo à visita e inauguração da 2.ª fase da bancada do Campo de Jogos do Clube Desportivo Águias de Eiriz. A 1.ª fase da bancada foi inaugurada há três anos, tendo-se seguido desde então outras intervenções, ao nível dos camarotes, escadaria de acesso, salas de apoio, caixilharia e pintura exterior. No final da cerimónia, realizou-se um jogo de futebol entre o clube local, da 1ª divisão regional, e a equipa de Santa Maria do Zêzere. Gabinete de Comunicação e Imagem CMPF Tags:

pacos_de_ferreira

Lousada: Projecto hoteleiro procura investidores

22.09.09 O projecto denominado “Lousada Life Park Hotel” foi apresentado na segunda-feira, dia 21 de3 Setembro, no Espaço AJE, numa cerimónia que visou captar investidores para o equipamento. A infra-estrutura que se pretende construir em Cristelos, junto ao Complexo Desportivo de Lousada, engloba um hotel de quatro estrelas, com 100 quartos, uma unidade de saúde privada, ligada à medicina física e de reabilitação, e ainda um SPA. O investimento total ascende a 11 milhões de euros e o equipamento estende-se por mais de 13 mil metros quadrados, numa extensa zona verde. O conceito e o projecto apresentados têm sido objecto de estudo, análise e discussão ao longo de um ano, tendo sido classificado como Projecto PROVERE, aumentando a probabilidade de financiamento e de acesso a linhas de crédito bonificado. A S7VEN foi a empresa de desenvolveu o projecto com a estreita colaboração da autarquia. “Este é um projecto essencial para o concelho, quer pelo número de atletas que se deslocam a Lousada para a prática do desporto, quer pelo número, cada vez mais crescente, de visitantes da Rota do Românico, das Rotas Gourmet ou ainda dos que vêm assistir a um espectáculo de teatro no Auditório Municipal”, disse a vereadora do Turismo, Cristina Moreira, que enfatizou os pontos fortes do município num apelo aos potenciais investidores. “O conceito do Lousada Life Park Hotel é inovador, diferente e interioriza as especificidades do concelho” – realçou a Vereadora do Turismo. O ponto mais forte para o sucesso deste equipamento está no Complexo Desportivo de Lousada e no conjunto de atletas, de várias modalidades, como hóquei, futebol, râguebi ou ténis, que utilizam as instalações desportivas para um estágio, uma competição oficial ou para um estágio internacional. O Complexo Desportivo foi apresentado pelo vereador do Desporto, Eduardo Vilar, que realçou o número de utilizadores do equipamento, cerca de 215 mil atletas só no ano passado. “Os equipamentos já construídos afirmam-se pela sua qualidade pelo que são, frequentemente, escolhidos como locais de estágios para equipas nacionais e internacionais e ainda são palco de competições nacionais e internacionais”, sublinhou o autarca. Gabinete de Imprensa CML ( Ver mais... ) Tags:

lousada

Autárquicas 2009 (Castelo de Paiva): Candidatos à Junta de Real vão ser apresentados

22.09.09 Os candidatos à Junta de Freguesia de Real pelo Partido Social Democrata (PSD) serão apresentados no próximo dia 25, sexta-feira, no salão do Restaurante “O Malhadoura”, pelas 20:30.

Esta apresentação pública servirá para que todos os Realenses tomem conhecimento dos membros que irão acompanhar Filipe Valente na sua candidatura àquela junta de freguesia.

Filipe Valente já teve oportunidade de apresentar o executivo da Junta que irá propor ao eleitorado (Nuno Sousa e Dulce Marçal).

Na cerimónia serão ainda dadas a conhecer as linhas gerais do seu programa eleitoral, onde a aposta no apoio social, acessibilidades e educação figuram como uma prioridade PSD/Castelo Paiva Tags:

castelo_de_paiva

Paços de Ferreira: Município cede edifícios a Carvalhosa

22.09.09 Há três edifícios na freguesia de Carvalhosa que vão ser aproveitados para outros fins, em resultado da construção do novo Centro Escolar, quase concluído. A Escola EB 1 de S. Roque, na Rua de S. Tiago vai transformar-se em sede de associações da freguesia, a Escola Básica na Rua de S. Roque vai passar a sede da Junta de Freguesia, depois de obras de requalificação, e a actual sede da Junta de Freguesia de Carvalhosa vai dar lugar, em breve, à sede de diversas associações da freguesia. Pelo facto dos edifícios serem propriedade da Câmara Municipal, na reunião do Executivo Municipal de segunda-feira, dia 21 de Setembro, foram aprovados os protocolos em que o município cede as três instalações à freguesia de Carvalhosa. Gabinete de Comunicação e Imagem CMPF ( Ver mais... ) Tags:

pacos_de_ferreira

Autárquicas 2009 (Penafiel): Candidato do BE em Irivo

22.09.09 O Candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Penafiel vai efectuar na quarta-feira, dia 23 de Setembro, pelas 21:00, uma visita ao Centro Cultural recreativo e Desportivo de S. Vicente de Irivo. A iniciativa visa apoiar o associativismo do concelho e entender melhor o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos por aquele centro na freguesia de Irivo. Secretariado do Bloco de Esquerda do vale do Sousa Tags:

penafiel

Paços de Ferreira: Centro Escolar de Eiriz pronto no próximo ano

22.09.09 Decorreu na tarde do passado domingo a cerimónia de colocação da 1ª pedra da obra do Centro Escolar de Eiriz, um edifício moderno e de grande qualidade, com capacidade para 300 alunos. Na cerimónia, o presidente do município, Pedro Pinto, anunciou que o edifico da Escola do Paraíso não vai ser vendido, depois da conclusão do novo Centro Escolar, mas vai permitir a instalação de uma creche e apoio para a terceira idade. O novo Centro Escolar de Eiriz terá 8 salas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), para 200 alunos, e 4 salas de Jardim de Infância, para 100 alunos, ou seja, ficará com uma capacidade instalada para 300 alunos. Integrado na política defendida na Carta Educativa, que prevê um Centro Escolar para cada freguesia, o presidente do Município, Pedro Pinto, voltou a salientar o forte investimento que a Câmara Municipal tem feito para concretizar estes projectos, para além dos valores financiados por Fundos Comunitários. Nesta cerimónia foi também realçada a colaboração da família de Luís Moura Guimarães na libertação de alguns terrenos que permitiram a viabilização desta obra na Rua Alto do Paraíso, para além de outros terrenos, como aquele que é ocupado agora pelo novo Cemitério de Eiriz e pela cedência do terreno do Circuito de Manutenção S. Gonçalo. O novo Centro Escolar permitirá excelentes condições aos alunos que o vão frequentar, bem como aos professores, pais, auxiliares, entre outros. Todos os novos Centros Escolares estão dotados de um polidesportivo, que poderá ser também utilizado pelas populações para actividades diversas. Depois de concluído o Centro Escolar, a Escola do Paraíso ficará vazia, sendo que o Município vai cedê-la à freguesia para instalar uma creche e um espaço para a terceira idade. Pedro Pinto lembrou a importância da valência da creche para as famílias que trabalham todo o dia e não têm onde deixar os filhos. Gabinete de Comunicação e Imagem CMPF Tags:

pacos_de_ferreira

Lousada + promove a inclusão social

24.09.09 Contrato Local de Desenvolvimento Social em acção O Contrato Local de Desenvolvimento Social - Lousada + (CLDS) foi apresentado na passada sexta-feira e já está a ser implementado no concelho. A promoção da inclusão social é o principal objectivo dos Contratos Locais que se enquadram no Programa Operacional de Potencial Humano (POPH). Este projecto é promovido pela Câmara de Lousada, tendo como entidade coordenadora a Associação Coração Solidário de S. Miguel e, entidade executora do Eixo 2, a Associação “Ao Encontro das raízes”. Para o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Jorge Magalhães, “ a concretização do Contrato de Desenvolvimento Social em Lousada assume-se como mais um instrumento, de suma importância, no combate à exclusão social”. Da Associação Coração Solidário de S. Miguel, o Eng.º Couto dos Reis, realçou o desafio lançado pela autarquia tendo anunciado a constituição da equipa técnica do projecto. O investimento total ascende a 520 mil euros, num projecto que estende por três anos e que vai funcionai na Rua António Gomes Ribeiro. Tendo como base a Rede Social e o Plano de Desenvolvimento Social, o projecto possui quatro áreas de intervenção, designadas como eixos. O emprego, formação e qualificação surge como o primeiro eixo, materializado no Gabinete de Empregabilidade e Formação (GEF), cujos objectivos são a inserção socio-profissional, o apoio aos agentes económicos e a criação de uma plataforma concelhia de formação e qualificação profissional. Intervenção familiar e parental é a designação do eixo n.º2 que pretende implementar a Agência de Protecção e Promoção da Família como um espaço de mediação, orientação e aconselhamento com intervenção nos filhos, nos mais idosos, nos pais e ainda na formação dos técnicos desta área. O eixo número 3 tem como função a capacitação da comunidade e das instituições através do Gabinete de Apoio ao Associativismo. O último eixo relaciona-se com as acessibilidades e as tecnologias de informação e comunicação e inclui acções de formação para os mais novos, assim como, para os utilizadores do Movimento Sénior. CM Lousada Tags:

lousada

Penafiel: INAUGURAÇÃO DA 1ª FEIRA DO LIVRO AEP

24.09.09 No próximo dia 26 de Setembro, pelas 10 horas, ocorrerá a abertura oficial da 1ª Feira do Livro AEP, no Largo da Misericórdia, em Penafiel. Na oportunidade e para além das Entidades presentes, entre as quais se contam o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e o Sr. Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. Rodrigo Lopes, espera-se ter ainda a presença do Sr. Afonso Leal, emérito poeta popular de Penafiel que aproveitará a ocasião para dizer algumas das suas quadras, a que se seguirá um Porto de Honra. Tags:

penafiel

Paredes: Obras inauguradas vão ao encontro dos desejos das populações

24.09.09 Sobrosa tem mais encanto Foi no passado Sábado que a freguesia de Sobrosa foi palco de visitas e inaugurações realizados pelos executivos da Junta e da Câmara Municipal de Paredes. Celso Ferreira e André Santos percorreram a freguesia visitando várias obras que têm beneficiado os habitantes da bonita vila de Sobrosa. Após a passagem por algumas ruas da localidade, foram inauguradas as Ruas de Ferreiros, da Cruz, do Ousarém, Dr. Acácio Alves Pereira e um espaço de lazer - Parque de Alvites. O Presidente da Junta de Freguesia de Sobrosa, André Santos, referiu que estas obras eram necessárias para o desenvolvimento da sua terra e agradeceu o executivo municipal pela sua concretização. O Presidente da Câmara, Celso Ferreira, referiu a beleza paisagística invulgar de Sobrosa, “um património que é importante preservar”, assim as obras feitas são a resposta às necessidades das populações, havendo no entanto o cuidado do progresso não significar “estragar a beleza natural”. Celso Ferreira fez votos para que as obras cumprissem o seu objectivo: melhorar a vida das populações. Os proprietários que cederam terreno para o alargamento e requalificação das ruas não foram esquecidos e a eles foi dirigido um agradecimento especial. As obras viárias agora inauguradas irão proporcionar à população uma maior segurança e eficiência nas deslocações, características fundamentais para o bem-estar e progresso social. “Não é preciso gastar fortunas para se fazerem coisas bonitas, bem feitas e que as pessoas realmente precisam” A última paragem deste dia foi a inauguração de mais um espaço de lazer em Sobrosa: depois do Jardim Soverosa, foi agora inaugurado o Parque de Alvites. Um Parque dedicado às famílias e claramente concebido numa estratégia de desenvolvimento regional com sensibilidade social. Espaços públicos para as gentes de Sobrosa usufruírem, mas que não se esgotam aqui pois há espaço para expandir. O Parque de Alvites conta com várias mesas e outros equipamentos de apoio para as típicas merendas familiares. “Arranjem os terrenos que nós fazemos a obra” O Presidente da Câmara lançou ainda mais um desafio às Juntas de Freguesia: “Arranjem os espaços que a Câmara desenha e constrói os Parques.” CM Paredes Tags:

paredes

CELSO FERREIRA ACUSA GOVERNO DE RETARDAR DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO DE SANEAMENTO BÁSICO EM PAREDES E NO VALE DO SOUSA

23.09.09 A propósito de declarações do Secretário de Estado do Ambiente O candidato do PSD à Câmara Municipal de Paredes, e actual presidente da autarquia, acusou ontem o Governo de ter atrasado o desenvolvimento do projecto de saneamento básico do concelho, por ter demorado “mais de três anos a aprovar a criação de uma empresa intermunicipal que irá permitir resolver os problemas de toda a Região do Vale do Sousa”. O candidato falava numa conferência sobre desenvolvimento regional, promovida pela candidata a deputada Raquel Coelho, a primeira mulher da lista do partido pelo Círculo Eleitoral do Porto e que é natural de Paredes. Celso Ferreira disse não compreender como pode o PS mandar a Paredes um Secretário de Estado gabar-se de ter aprovado uma empresa que lançada pelos concelhos do Vale do Sousa e que esperou mais de três anos pela sua assinatura: “O Governo não fez mais do que a sua obrigação ao aprovar a empresa. Não pedíamos nada diferente do que têm Lisboa ou o Porto, mas como era para resolver os problemas do Vale do Sousa, a proposta esteve congelada três anos”, disse, recordando que “apenas em Julho o Governo do PS aceitou despachar aquilo que as pessoas de Paredes e de outros municípios vizinhos há tanto ansiavam”. O candidato do PS disse mesmo que “é preciso até algum descaramento para fazer disto aproveitamento político. Se os projectos não avançaram mais cedo, a culpa é do Governo, do PS e não de quem há mais de três anos lançou as bases para o desenvolvimento do projecto. E aqui incluo os meus companheiros de outros municípios da Região”, concluiu. Celso Ferreira assinalou a presença do Secretário de Estado em Paredes em vésperas de eleições como “um acto de campanha eleitoral estranho, porquanto, nesta matéria, o PS apenas tem a perder. Os paredenses sabem o que já fizemos em matéria de ambiente e sabem o que estamos a fazer”, acrescentou. Na presença de Raquel Coelho, que o PSD de Paredes conseguiu incluir em terceiro lugar nas listas para o Parlamento pelo Distrito do Porto, o candidato do PSD frisou que “é por isso que é necessário votar no PSD em ambas as eleições. O PS de Paredes não existe e não conseguiu, por isso, colocar ninguém de Paredes em lugar elegível para a Assembleia da República. Votar num deputado nosso é também uma forma de sermos ouvidos mais longe de ganharmos importância política nas instituições, para que possamos defender os interesses de Paredes e da Região do Vale do Sousa”, disse. PSD Paredes Tags:

paredes

Obras do Centro Escolar de Paços de Ferreira avançam esta semana

23.09.09 Começam na próxima quinta-feira, dia 24, as obras de construção do Centro Escolar de Paços de Ferreira, junto à Inspecção de Veículos, na Rua do Mosteiro de Ferreira. As camionetas da Auto-Viação Pacense começaram a ser retiradas ao longo do dia de hoje e transferidas para o local onde vão ficar as futuras instalações da transportadora, na Via do Poder Local. Para além da aposta num Centro Escolar por freguesia, que permite dar condições modernas e de futuro à Educação/Formação das crianças do concelho, o Centro Escolar de Paços de Ferreira permite com esta localização (resultado da negociação entre o Município e a Auto-Viação Pacense) retirar os autocarros da Cidade sede do concelho. O novo Centro Escolar, que custará quase 3 milhões de euros, terá 16 salas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), para 400 alunos , e 6 salas de Jardim de Infância, para 150 alunos. O Centro Escolar permitirá também aliviar o pólo B (junto ao Pavilhão Desportivo) que será depois requalificado. Desactivadas serão as instalações da Escola da Sede A e do Jardim de Infância, junto ao Parque Urbano. CM Paços de Ferreira Tags:

pacos_de_ferreira

Novo Cemitério de Sanfins em Paços de Ferreira

23.09.09 O Pe. António Martins, pároco de Paços de Ferreira e o Pe. Mário Barbosa, de Sanfins, procederam no passado domingo de manhã à bênção da 1ª fase do novo Cemitério de Sanfins, que a Câmara Municipal construiu no Lugar da Senhora da Guia. Trata-se da 1ª fase, com 60 jazigos, estando já murada a 2ª fase, que depois de concluída dará uma capacidade total de 400 sepulturas ao Cemitério. No final da cerimónia da bênção, Joaquim Santos, presidente da Junta de Freguesia de Sanfins e Pedro Pinto, presidente do Município, realçaram nas suas intervenções a importância desta nova infra-estrutura para a freguesia e a dignidade da nova estrutura. De salientar que o antigo Cemitério tinha a sua capacidade quase esgotada. A construção do Cemitério acabou por permitir a requalificação de toda a envolvente, com um loteamento de 21 lotes, tendo permitido também uma nova ligação a Vila Cova, facilitando o acesso da população daquele lugar à Igreja, aos Cemitérios e Casa Mortuária. CM Paços de Ferreira Tags:

pacos_de_ferreira

Fim de semana da Juventude em Penafiel

23.09.09 A Juventude Socialista de Paço de Sousa, organizou no passado fim-de-semana um fim de semana com várias actividades, desde um torneio de futebol até um passeio de cicloturismo realizado nas artérias da nossa Vila, iniciativas que contaram com dezenas de participantes. O ponto alto deste fim de semana foi o debate subordinado ao tema: O Sistema Nacional de Saúde e a Gripe A. Os oradores convidados foram o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde Manuel Pizarro e o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, José Alberto Marques. Os oradores convidados esclareceram as dúvidas dos presentes na iniciativa e aconselharam algumas medidas a adoptar no sentido de minimizar os efeitos da pandemia em causa. Para José Alberto Marques, o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa está preparado e equipado para acudir aos efeitos da pandemia, realçando o facto de até à data não obstante terem já sido internados doentes com sintomas da Gripe A, ainda não se verificou nenhum caso concreto desta pandemia, frisa. Já Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, salientou o esforço do Governo da República, para responderem aos efeitos da Gripe A, reiterando o facto de disporem em termos médicos e medicamentosos das condições necessárias para castrarem dentro do possível os efeitos da mesma. Realçou ainda alguns cuidados a adoptar por parte dos portugueses, no sentido de se evitar a propagação da mesma, nomeadamente o uso por parte dos profissionais de saúde de máscaras de protecção, sempre que se desconfie de um caso gripal com características semelhantes à Gripe A, assim como formas de se espirrar, procurando utilizar sempre um lenço de papel ou algo que funcione como protecção. No final, e já respondendo às questões do público presente, os oradores foram confrontados com a falta de médicos na região, por um lado, bem como o modo de funcionando da urgência no Hospital de Penafiel. José Alberto Marques, administrador daquela unidade referiu os avanços que o hospital em termos de resposta aos utentes conheceu ao longo dos últimos anos, assim como as obras de ampliação de parte da urgência hospitalar. Por seu turno, Manuel Pizarro, respondendo às questões da falta de médicos, elencou que desde o inicio da actual legislatura as vagas de admissão em Medicina aumentaram substancialmente, pois com o Governo PS as mesmas atingiram o seu expoente máximo. De 1185 vagas em 2004, passamos para 1658 em 2009, sinal evidente da aposta que fizemos neste domínio. No final, ambos os oradores elogiaram a iniciativa da JS, sendo um exemplo a seguir. Tags:

penafiel

Penafiel: Rotaract Club juntou Juventudes partidárias

22.09.09 O Rotaract Club de Penafiel organizou no dia 18 de Setembro o debate ”Portugal 2009: Que Futuro para a Juventude”, uma iniciativa que contou com a presença de dirigentes nacionais das várias estruturas de juventude partidárias. O debate foi moderado por Luís Castro, coordenador do Telejornal da RTP, que começou por afirmar que, ao contrário do que acontece na Europa, os jovens portugueses aumentam o interesse pela política quando chegam aos 18 anos. Tanto Nuno Moniz como José Tiago, representantes do Bloco de Esquerda e da Juventude Comunista Portuguesa, respectivamente, defenderam a abolição das propinas no ensino superior e focaram-se essencialmente nas questões relacionadas com a educação sexual e o casamento homossexual. A representante e vice-presidente da Juventude Popular, Vera Rodrigues, apelou a uma cultura de exigência na educação dizendo que programas como as Novas Oportunidades são importantes, mas é necessário garantir a qualidade da formação. A Juventude Social Democrata fez-se representar pelo seu presidente, Pedro Rodrigues, que começou por apelar a uma nova política, protagonizada por uma nova geração de políticos. Nesse sentido, os candidatos a deputados da JSD assinaram um contracto eleitoral com o qual pretendem impor maior transparência na actividade política e contribuir por um lado para a credibilização dos actores políticos e, por outro, para o aumento dos mecanismos de controlo dos eleitos, referiu Pedro Rodrigues. O representante da Juventude Socialista, Nuno Araújo, elencou um conjunto de medidas que o actual Governo socialista tomou e que, segundo o líder da distrital do Porto, manifestaram uma preocupação com as questões relacionadas com a juventude. Perante uma jovem audiência que encheu a sede do Rotary Club de Penafiel os oradores sujeitaram-se ainda a um período de perguntas que variaram entre as coligações pós-eleitorais, saúde, economia e empreendedorismo. Rotaract Club de Penafiel Tags:

penafiel

Paços de Ferreira: Inaugurada 2.ª fase da Bancada do Campo do Águias de Eiriz

22.09.09 O presidente do município e restante vereação e os membros do executivo da Junta de Freguesia de Eiriz dedicaram parte da tarde do passado domingo à visita e inauguração da 2.ª fase da bancada do Campo de Jogos do Clube Desportivo Águias de Eiriz. A 1.ª fase da bancada foi inaugurada há três anos, tendo-se seguido desde então outras intervenções, ao nível dos camarotes, escadaria de acesso, salas de apoio, caixilharia e pintura exterior. No final da cerimónia, realizou-se um jogo de futebol entre o clube local, da 1ª divisão regional, e a equipa de Santa Maria do Zêzere. Gabinete de Comunicação e Imagem CMPF Tags:

pacos_de_ferreira

Lousada: Projecto hoteleiro procura investidores

22.09.09 O projecto denominado “Lousada Life Park Hotel” foi apresentado na segunda-feira, dia 21 de3 Setembro, no Espaço AJE, numa cerimónia que visou captar investidores para o equipamento. A infra-estrutura que se pretende construir em Cristelos, junto ao Complexo Desportivo de Lousada, engloba um hotel de quatro estrelas, com 100 quartos, uma unidade de saúde privada, ligada à medicina física e de reabilitação, e ainda um SPA. O investimento total ascende a 11 milhões de euros e o equipamento estende-se por mais de 13 mil metros quadrados, numa extensa zona verde. O conceito e o projecto apresentados têm sido objecto de estudo, análise e discussão ao longo de um ano, tendo sido classificado como Projecto PROVERE, aumentando a probabilidade de financiamento e de acesso a linhas de crédito bonificado. A S7VEN foi a empresa de desenvolveu o projecto com a estreita colaboração da autarquia. “Este é um projecto essencial para o concelho, quer pelo número de atletas que se deslocam a Lousada para a prática do desporto, quer pelo número, cada vez mais crescente, de visitantes da Rota do Românico, das Rotas Gourmet ou ainda dos que vêm assistir a um espectáculo de teatro no Auditório Municipal”, disse a vereadora do Turismo, Cristina Moreira, que enfatizou os pontos fortes do município num apelo aos potenciais investidores. “O conceito do Lousada Life Park Hotel é inovador, diferente e interioriza as especificidades do concelho” – realçou a Vereadora do Turismo. O ponto mais forte para o sucesso deste equipamento está no Complexo Desportivo de Lousada e no conjunto de atletas, de várias modalidades, como hóquei, futebol, râguebi ou ténis, que utilizam as instalações desportivas para um estágio, uma competição oficial ou para um estágio internacional. O Complexo Desportivo foi apresentado pelo vereador do Desporto, Eduardo Vilar, que realçou o número de utilizadores do equipamento, cerca de 215 mil atletas só no ano passado. “Os equipamentos já construídos afirmam-se pela sua qualidade pelo que são, frequentemente, escolhidos como locais de estágios para equipas nacionais e internacionais e ainda são palco de competições nacionais e internacionais”, sublinhou o autarca. Gabinete de Imprensa CML ( Ver mais... ) Tags:

lousada

Autárquicas 2009 (Castelo de Paiva): Candidatos à Junta de Real vão ser apresentados

22.09.09 Os candidatos à Junta de Freguesia de Real pelo Partido Social Democrata (PSD) serão apresentados no próximo dia 25, sexta-feira, no salão do Restaurante “O Malhadoura”, pelas 20:30.

Esta apresentação pública servirá para que todos os Realenses tomem conhecimento dos membros que irão acompanhar Filipe Valente na sua candidatura àquela junta de freguesia.

Filipe Valente já teve oportunidade de apresentar o executivo da Junta que irá propor ao eleitorado (Nuno Sousa e Dulce Marçal).

Na cerimónia serão ainda dadas a conhecer as linhas gerais do seu programa eleitoral, onde a aposta no apoio social, acessibilidades e educação figuram como uma prioridade PSD/Castelo Paiva Tags:

castelo_de_paiva

Paços de Ferreira: Município cede edifícios a Carvalhosa

22.09.09 Há três edifícios na freguesia de Carvalhosa que vão ser aproveitados para outros fins, em resultado da construção do novo Centro Escolar, quase concluído. A Escola EB 1 de S. Roque, na Rua de S. Tiago vai transformar-se em sede de associações da freguesia, a Escola Básica na Rua de S. Roque vai passar a sede da Junta de Freguesia, depois de obras de requalificação, e a actual sede da Junta de Freguesia de Carvalhosa vai dar lugar, em breve, à sede de diversas associações da freguesia. Pelo facto dos edifícios serem propriedade da Câmara Municipal, na reunião do Executivo Municipal de segunda-feira, dia 21 de Setembro, foram aprovados os protocolos em que o município cede as três instalações à freguesia de Carvalhosa. Gabinete de Comunicação e Imagem CMPF ( Ver mais... ) Tags:

pacos_de_ferreira

Autárquicas 2009 (Penafiel): Candidato do BE em Irivo

22.09.09 O Candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Penafiel vai efectuar na quarta-feira, dia 23 de Setembro, pelas 21:00, uma visita ao Centro Cultural recreativo e Desportivo de S. Vicente de Irivo. A iniciativa visa apoiar o associativismo do concelho e entender melhor o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos por aquele centro na freguesia de Irivo. Secretariado do Bloco de Esquerda do vale do Sousa Tags:

penafiel

Paços de Ferreira: Centro Escolar de Eiriz pronto no próximo ano

22.09.09 Decorreu na tarde do passado domingo a cerimónia de colocação da 1ª pedra da obra do Centro Escolar de Eiriz, um edifício moderno e de grande qualidade, com capacidade para 300 alunos. Na cerimónia, o presidente do município, Pedro Pinto, anunciou que o edifico da Escola do Paraíso não vai ser vendido, depois da conclusão do novo Centro Escolar, mas vai permitir a instalação de uma creche e apoio para a terceira idade. O novo Centro Escolar de Eiriz terá 8 salas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), para 200 alunos, e 4 salas de Jardim de Infância, para 100 alunos, ou seja, ficará com uma capacidade instalada para 300 alunos. Integrado na política defendida na Carta Educativa, que prevê um Centro Escolar para cada freguesia, o presidente do Município, Pedro Pinto, voltou a salientar o forte investimento que a Câmara Municipal tem feito para concretizar estes projectos, para além dos valores financiados por Fundos Comunitários. Nesta cerimónia foi também realçada a colaboração da família de Luís Moura Guimarães na libertação de alguns terrenos que permitiram a viabilização desta obra na Rua Alto do Paraíso, para além de outros terrenos, como aquele que é ocupado agora pelo novo Cemitério de Eiriz e pela cedência do terreno do Circuito de Manutenção S. Gonçalo. O novo Centro Escolar permitirá excelentes condições aos alunos que o vão frequentar, bem como aos professores, pais, auxiliares, entre outros. Todos os novos Centros Escolares estão dotados de um polidesportivo, que poderá ser também utilizado pelas populações para actividades diversas. Depois de concluído o Centro Escolar, a Escola do Paraíso ficará vazia, sendo que o Município vai cedê-la à freguesia para instalar uma creche e um espaço para a terceira idade. Pedro Pinto lembrou a importância da valência da creche para as famílias que trabalham todo o dia e não têm onde deixar os filhos. Gabinete de Comunicação e Imagem CMPF Tags:

pacos_de_ferreira

marcar artigo