Motores: Ao volante do Hyundai i30 station wagon

15-01-2013
marcar artigo

Depois do sucesso da versão de cinco portas, a Hyundai aposta no i30 station wagon para atrair um número cada vez maior de consumidores no mercado europeu, principalmente entre as jovens famílias. Com mais espaço interior, devido a uma carroçaria mais longa, mas sem que isso comprometa um excelente comportamento dinâmico, a nova carrinha i30 partilha os motores e as transmissões da versão 5 portas, que, acrescento, dão muito bem conta do recado. Falo de um motor a gasolina e três a diesel, com potências entre os 90 cv e os 128 cv.

E porque um carro familiar significa espaço e capacidade de carga, a Hyundai acrescentou a esta versão as barras de tejadilho e muitas outras funcionalidades, entre elas, o rebatimento total dos bancos traseiros, que criam uma superfície plana com uma capacidade de carga de 1.642 litros. Com os bancos abertos, a i30 dispõe de uma bagageira com capacidade de 528 litros, uma das maiores do seu segmento.

Esteticamente, o i30 station wagon é um modelo bastante apelativo, seguindo a linha dos mais recentes modelos da marca. A frente é, na minha opinião, um dos pontos fortes, com destaque para os faróis em forma de diamante que ladeiam a grelha, e que ganham mais impacto com a inclusão de luzes de circulação diurna de LED.

Interessante por fora, confortável e completo por dentro, o i30 station wagon chega repleto de equipamento de série. Entre os opcionais, destaque para o sistema de navegação exibido através de um ecrã de 7 polegadas sensível ao toque. O habitáculo torna-se ainda mais interessante e luminoso com o tejadilho de abrir panorâmico em vidro, desenhado para ser totalmente aberto ou apenas parcialmente.

Como já referi, a nova geração i30 está disponível em quatro motores. Nos Diesel, o renovado 1.6 com 110 cv de potência e consumos combinados na ordem dos 4,4 l/100 Km é uma excelente opção. Porém, a estreia neste modelo do motor Diesel CRDi de 1.396 cc e 90 cv de potência promete atrair muitos clientes. Para este motor, com caixa manual de seis velocidades, a marca anuncia consumos na ordem dos 4,2 l/100 Km e uma velocidade máxima de 170 Km/h. O mais potente da gama é o 1.6 CRDi de 128 cv de potência.

Na gasolina, é proposto o motor 1.4 com 100 cv de potência e consumos na ordem dos 6,2 l/100 Km. Todos os motores podem ser combinados com caixa manual de seis velocidades ou caixa automática, dependendo da versão e nível de equipamento.

A nível de comportamento dinâmico o i30 station wagon surpreende pela positiva, algo que se deve ao inovador sistema FLEX STEER, que oferece três modos de utilização: Confort, Normal e Sport. Este sistema permite-nos adaptar o automóvel às condições da estrada ou ao nosso próprio estilo de condução, tornando as viagens mais agradáveis.

O espaço no i30 station wagon é bastante aceitável, com uma boa altura ao teto e espaço suficiente para as pernas. Os passageiros do banco traseiro também viajam de forma confortável.

E porque a segurança é cada vez mais uma prioridade para as marcas de automóveis, a Hyundai dotou o i30 das mais recentes tecnologias de segurança ativa e passiva, entre elas, o sistema de assistência ao arranque em declive ou a sinalização de travagem de emergência, que faz as luzes piscar quando uma travagem de emergência é detetada.

Para maximizar a segurança durante as manobras de marcha-atrás , está disponível como opção uma câmara com lente de grande ocular.

À semelhança do que acontece com todos os modelos da marca, o i30 station wagon tem 5 anos de garantia integral sem limite de quilometragem

Preços:

1.4 a gasolina 100 cv – desde 18.750 euros

1.4 CRDi 90 cv – desde 23.250 euros

1.6 CRDi 110 cv – desde 24.250 euros

1.6 CRDi 128 cv – desde 25.750 euros

Depois do sucesso da versão de cinco portas, a Hyundai aposta no i30 station wagon para atrair um número cada vez maior de consumidores no mercado europeu, principalmente entre as jovens famílias. Com mais espaço interior, devido a uma carroçaria mais longa, mas sem que isso comprometa um excelente comportamento dinâmico, a nova carrinha i30 partilha os motores e as transmissões da versão 5 portas, que, acrescento, dão muito bem conta do recado. Falo de um motor a gasolina e três a diesel, com potências entre os 90 cv e os 128 cv.

E porque um carro familiar significa espaço e capacidade de carga, a Hyundai acrescentou a esta versão as barras de tejadilho e muitas outras funcionalidades, entre elas, o rebatimento total dos bancos traseiros, que criam uma superfície plana com uma capacidade de carga de 1.642 litros. Com os bancos abertos, a i30 dispõe de uma bagageira com capacidade de 528 litros, uma das maiores do seu segmento.

Esteticamente, o i30 station wagon é um modelo bastante apelativo, seguindo a linha dos mais recentes modelos da marca. A frente é, na minha opinião, um dos pontos fortes, com destaque para os faróis em forma de diamante que ladeiam a grelha, e que ganham mais impacto com a inclusão de luzes de circulação diurna de LED.

Interessante por fora, confortável e completo por dentro, o i30 station wagon chega repleto de equipamento de série. Entre os opcionais, destaque para o sistema de navegação exibido através de um ecrã de 7 polegadas sensível ao toque. O habitáculo torna-se ainda mais interessante e luminoso com o tejadilho de abrir panorâmico em vidro, desenhado para ser totalmente aberto ou apenas parcialmente.

Como já referi, a nova geração i30 está disponível em quatro motores. Nos Diesel, o renovado 1.6 com 110 cv de potência e consumos combinados na ordem dos 4,4 l/100 Km é uma excelente opção. Porém, a estreia neste modelo do motor Diesel CRDi de 1.396 cc e 90 cv de potência promete atrair muitos clientes. Para este motor, com caixa manual de seis velocidades, a marca anuncia consumos na ordem dos 4,2 l/100 Km e uma velocidade máxima de 170 Km/h. O mais potente da gama é o 1.6 CRDi de 128 cv de potência.

Na gasolina, é proposto o motor 1.4 com 100 cv de potência e consumos na ordem dos 6,2 l/100 Km. Todos os motores podem ser combinados com caixa manual de seis velocidades ou caixa automática, dependendo da versão e nível de equipamento.

A nível de comportamento dinâmico o i30 station wagon surpreende pela positiva, algo que se deve ao inovador sistema FLEX STEER, que oferece três modos de utilização: Confort, Normal e Sport. Este sistema permite-nos adaptar o automóvel às condições da estrada ou ao nosso próprio estilo de condução, tornando as viagens mais agradáveis.

O espaço no i30 station wagon é bastante aceitável, com uma boa altura ao teto e espaço suficiente para as pernas. Os passageiros do banco traseiro também viajam de forma confortável.

E porque a segurança é cada vez mais uma prioridade para as marcas de automóveis, a Hyundai dotou o i30 das mais recentes tecnologias de segurança ativa e passiva, entre elas, o sistema de assistência ao arranque em declive ou a sinalização de travagem de emergência, que faz as luzes piscar quando uma travagem de emergência é detetada.

Para maximizar a segurança durante as manobras de marcha-atrás , está disponível como opção uma câmara com lente de grande ocular.

À semelhança do que acontece com todos os modelos da marca, o i30 station wagon tem 5 anos de garantia integral sem limite de quilometragem

Preços:

1.4 a gasolina 100 cv – desde 18.750 euros

1.4 CRDi 90 cv – desde 23.250 euros

1.6 CRDi 110 cv – desde 24.250 euros

1.6 CRDi 128 cv – desde 25.750 euros

marcar artigo