PNL-PORTUGAL: Cursos de introdução

30-06-2011
marcar artigo


Atingir mais com menos esforço
(programa de inscrição aberta)
em 2 dias

Realizar objectivos com maior entusiasmo e menos esforço é possível ao compreendermos melhor os mecanismos do funcionamento da mente e da motivação. E analisar e compreender não é suficiente. Há que ver com os próprios olhos como é que esses mecanismos funcionam, escutar interiormente esses processos e há que senti-los no corpo.
É com base na compreensão destes mecanismos que se desenvolveu toda uma tecnologia para desprogramar limitações e ancorarmo-nos com programas facilitadores do "êxito", quer dizer, aquele sucesso interior que dá maior significado às nossas vidas.

Condições indispensáveis
O "sucesso" da realização pessoal e a realização de objectivos, depende directamente do grau de ecologia, quer dizer, na medida em que consegue evitar consequências não desejadas. Fundamental é a congruência interna e o caminho para uma paz interior maior. Por isso, o programa dá uma grande atenção aos processos de funcionamento da mente e dos motores que estão na origem dos nossos pensamentos, sensações e acções.

Dois dias de auto-descoberta altamente intensivos que, segundo centenas de pessoas que frequenataram este curso, marcaram as suas vidas.

O que pode esperar?
Em 16 horas (dois dias), um programa ambicioso e prático:

- Objectivos: começamos por definir o(s) nosso(s) objectivos e aprendemos algumas condições de os formular de tal forma que aumentemos as possibilidades de realização dos mesmos; fazemos algumas experiências práticas para sentir os efeitos da focalização.
- A estrutura da mente: tornamo-nos mais conscientes dos processos internos da mente e sobre o que faz a congruência neste sistema interno de interacção que é o ser humano; aprendemos também como um estímulo externo se torna acção.
- Competências: utilizamos o conhecimento destes processos para os pôr ao nosso serviço na concretização dos nossos objectivos, para tornar a nossa vida ainda mais agradável e significativa, a caminho duma crescente coerência interna.
- Convicções: vamos identificar aquilo que nos tem impedido de pôr em prática os sonhos que ainda não realizámos e tornar mais consciente formas para neutralizar esses impedimentos e torná-los forças ao nosso serviço.
- Valores: investigamos os motores atrás das nossas acções, os gatilhos que disparam as nossas sensações e comportamentos, e vamos descobrir a diferença entre fazer as coisas com desgaste de energias ou com menos esforço.
- Identidade: ajustamos a nossa auto-imagem aos resultados que desejamos adquirir; empregamos até a energia latente nos aspectos de nós que detestamos, apaziguamo-nos com eles e tornamo-los nossos colaboradores para realizar os nossos projectos de vida.
- Missão: tornamos ainda mais congruentes os nossos níveis neurológicos para que todo o nosso ser se empenhe na vivência da vida e realizemos os nossos sonhos contribuindo de forma ecológica para um mundo melhor.

PNL (Programação NeuroLinguística)
auto-descobertasentir maior liberdade interiorum futuro ainda mais atraenteencontrar maior harmonia e calma interiorusar ferramentas para maior satisfação pessoaltransformação evolução espiritualidade"mindfulness"ferramentas para comunicar melhorrealizar objectivos de forma mais fácil
"Processos Pessoais"Ao encontro do nosso cerneAgir cada vez mais a partir do cerne

Eficiência pessoal com a PNL(programa de inscrição fechada, reservado para empresas e outras organizações)Um conhecimento mais aprofundado da PNL,
em 6 dias (especial para empresas)

Objectivos do programaO treino “Eficiência Pessoal com a Programação NeuroLinguística (PNL)” tem como objectivo a consciencialização, transformação, enriquecimento e aprendizagem de competências pessoais partindo do princípio que para atingir isso já possuímos todos os recursos necessários.O fim é o aumento da eficiência pessoal na realização de metas e na comunicação consigo mesmo e com os outros, assim como perceber e neutralizar bloqueios que estão impedindo o emprego eficiente das habilidades, qualidades e capacidades pessoais.
Características do programa “Eficiência pessoal com a PNL”- O ponto de partida é que o maior efeito na transformação, enriquecimento, aprendizagem ao nível das competências, qualidades, habilidades, capacidades pessoais, se adquire através de transformações a nível mais profundo, ao nível do inconsciente;- A efectividade é o resultado da congruência entre as competências e os factores de motivação subjacentes, factores como valores pessoais, convicções próprias, preferências baseadas em características da personalidade - a história emocional pessoal;- O treino faz por isso a ligação entre comportamentos/competências e a subjectividade, torna conscientes e visa a transformação de factores a nível inconsciente;- Como o curso parte duma visão da pessoa na sua totalidade, o resultado na prática é sempre uma aplicação do aprendido que vai para além do campo do trabalho, provoca em geral uma melhoria significativa na qualidade de vida;- Num só treino trabalha-se com toda uma gama de competências que interagem, o que pode equivaler a muitos cursos para desenvolvimento de competências particulares;- O treino tem um teor altamente prático e o cursista estará até em estado, se o desejar, sozinho ou em companhia, continuar a trabalhar no seu próprio desenvolvimento pessoal empregando as técnicas aprendidas.
ProgramaO programa divide-se globalmente em duas partes – o nível específico do comportamento e das competências necessárias (a parte visível de um iceberg) e o nível da motivação. Sem ter em conta este nível de motivação, em grande parte inconsciente (a parte do iceberg invisível), os resultados da formação seriam menos efectivos.
O NÍVEL DAS COMPETÊNCIAS:- atingir metas com sucesso e de forma efectiva- auto responsabilidade e auto liderança- emprego da criatividade e talentos- flexibilidade em pensamento e acção- despertar talentos e traduzi-las em objectivos realizáveis- avaliar riscos e impedimentos- atingir resultados baseados em objectivos responsáveis, positivos, realistas, em esquemas de tempo definidos e ecológicos, dentro dum quadro de objectivos mais abrangentes e significativos- comunicação efectiva, capacidade de escutar, reconhecer sinais não-verbais- comunicar consigo mesmo como base para uma comunicação efectiva com o outro- emprego efectivo da linguagem - perceber a linguagem oculta do outro, influenciar positivamente de forma altamente efectiva, aprender a utilizar diferentes padrões linguísticos de grande influência - apresentação efectiva, influenciar de forma positiva- inspirar e activar capacidades e qualidades do ouvinte, captar e cativar todos os tipos psicológicos na assistência- relações efectivas e trabalho de equipa, direccionado para o serviço ao cliente, tomar a responsabilidade pelo grau de satisfação do cliente- assertividade através de eficiente feedback construtivo- reconhecimento das estratégias mentais do cliente, colega, do amigo- lidar com crítica, negociar e lidar com conflitos
- participação activa em trabalho de grupo e contribuição para um espírito de grupo com alto grau de rentabilidade e satisfação

O NÍVEL DA MOTIVAÇÃO
- valores e convicções, consciencialização dos valores pessoais como fonte básica da motivação
- transformação de convicções limitadoras
- características psicológicas pessoais, o papel das preferências pessoais no sucesso e qualidade da vida
- relação entre características psicológicas e o grau de satisfação pessoal em diversos contextos, relação tipo psicológico com a espécie de trabalho e função
-história Pessoal (recordações), neutralização de emoções negativas
- lidar e resolver conflitos internos

As técnicas da PNL empregues no treino
Os diferentes módulos serão tratados com emprego directo de técnicas da PNL. As técnicas são as estruturas consideradas de sucesso em diversas áreas, modeladas segundo as técnicas de modelagem específicas da PNL e mundialmente experimentadas e comprovadas nos milhares de cursos que correm diariamente em todo o mundo. O conteúdo é o material pessoal do cursista. Assim ele trabalha directamente com os seus próprios casos.
Em cada novo módulo são aplicadas estruturas dos módulos anteriores e apresentadas novas técnicas.
Tudo se resumo numa pergunta: COMO?
Como se realizam objectivos? Como se comunica eficazmente? Como empregar uma linguagem com o mínimo de esforço e o máximo de efeito? Como atingir um máximo de resultados numa exposição? Como criar relações profundas? Como lidar eficazmente com conflitos? Como tirar o máximo de si e como activar o preenchimento máximo do outro? Como construir o ambiente de aprendizagem e crescimento contínuo? E, o mais importante, como lidar comigo, com as minhas preferências, com aquilo que me faz feliz, com os meus conflitos internos, com os meus bloqueios do passado e como posso utilizar isso tudo na realização dos meus objectivos pessoais, no trabalho, na família, nas relações, no mundo... “Como?” é pois a palavra-chave em Programação NeuroLinguística.
Este “como” traduz-se em técnicas específicas e em constante crescimento que podem ser empregues por toda a gente independentemente de credo, formação, curso universitário, etc.:

Módulo 1 - Introdução
Introdução à PNL, processos de aprendizagem, um modelo básico de comunicação, níveis lógicos na comunicação, 4 princípios básicos de sucesso em todas as áreas, 15 convicções fundamentais que diferenciam o sucesso do fracasso, algumas funções do inconsciente humano como base de crescimento e realização pessoal.
Módulo 2 - Realização de metas
Formulação de objectivos, condições de formulação de objectivos realizáveis. Chaves para a realização dum futuro com sucesso, 5 princípios básicos para obter êxito.
Módulo 3 - Comunicação efectiva
Acuidade sensorial, calibragem dos sinais verbais e não verbais do outro, sistemas de representação mental (modalidades, emprego de predicados com base na preferência sensorial e sub modalidades – formulado de maneira mais simples: a estrutura do pensamento), rapport (empatia), ancoragem (criação de estados de competência disponíveis quando necessários), modelagem (copiar excelência).
Módulo 4 - Emprego efectivo da linguagem
Pressupostos da linguagem, diferença entre a linguagem expressa e o significado oculto, hierarquia de ideias, dois modelos linguísticos (o Modelo Meta e o Modelo hipnótico de Milton Ericson), Metáforas.
Módulo 5 - Apresentação efectiva
Empatia, fisiologia, tonalidade, linguagem, “up time en down time”, visão periférica, estilos de apresentação, emprego de energia, construção do discurso, relação com crenças pessoais e estados emocionais.
Módulo 6 - Relações efectivas e trabalho de equipa
O sanduíche feedback, reenquadramento e posições perceptivas, resolução de conflitos, algumas estratégias mentais, o alinhamento duma equipa a diversos níveis de comunicação.
Módulo 7 - Características psicológicas pessoais
Carácter e tipos temperamentais, o método Myers-Briggs e/ou os Metaprogramas complexos em PNL
Módulo 8 - Valores e convicções
Investigação detalhada dos valores e convicções como base da motivação no trabalho e eventualmente em outras áreas da vida. Reflexão sobre os valores pessoais e a realização no trabalho. Transformação de convicções.
Módulo 9 - História Pessoal (recordações)
Trabalho com partes (sub-personalidades) empregando “visual squash” e eventualmente o “reenquadramento em 6 passos”, terapias da linha do tempo visual ou cinestésica.
Módulo 10 - Fecho
Integração neurológica da aprendizagem no contexto de trabalho, a transposição para outros contextos da vida particular e a sua manifestação no comportamento. Integração das novas habilidades, qualidades, capacidades (competências) em relação com o apoio a nível dos valores e convicções. Integração do enriquecimento ao nível da identidade (auto imagem) e missão no mundo.

Como surgiu este programa?
O Programa “Eficiência Pessoal com o emprego das técnicas da PNL” foi originalmente um programa desenvolvido por José Figueira para uma empresa de formação Holandesa. Ele mesmo conduziu alguns cursos na Holanda, sobretudo no quadro de reintegração de altos cargos nas empresas após problemas de burn out e stress, assim como formação integrada no quadro de outplacement.
O programa destina-se não só a empresas comerciais como a institutos estatais e outras organizações e responde à necessidade crescente das organizações em contínuo processo de aprendizagem. O programa conjuga os aspectos de desenvolvimento de competências necessárias ao crescimento das empresas com a necessidade fundamental do indivíduo de formação e crescimento global.
Num mundo altamente competitivo, em que todos podem adquirir facilmente os conhecimentos técnicos, o que vai fazer a grande distinção é a diferença na qualidade do pessoal.

Para quem?
Para quem quer mais do que uma simples iniciação à PNL e não está interessado numa certificação que exige uma avaliação pessoal e demonstração no domínio das técnicas;
Para quem num único curso queira usufruir de praticamente todos os elementos que contribuem para uma melhoria substancial da comunicação, tanto no trabalho como na vida privada;
Para quem em pouco tempo queira ver maiores resultados no estabelecimento e realização de objectivos, influência, liderança, trabalho de equipa, gestão de conflitos, selecção de pessoal, apresentar em público…
Para quem quer conseguir muito mais de forma mais fácil, coerente consigo mesmo e por isso mais feliz.

A Programação Neuro-Linguística
Desenvolveu-se a partir dos anos 70. Os seus fundadores são Richard Bandler, então estudante de matemática e informática e mais tarde de psicologia e John Grinder, professor em linguista. É uma ciência prática de carácter eclético que continua, mais do que nunca, activamente criando uma renovação a partir de diversas correntes dentro e fora da psicologia.
Diversas disciplinas formaram a base da PNL. Algumas das mais importantes figuras da ciência e terapia a que os fundadores da PNL estão ligados são Fritz Perls (Terapia Gestalte), Virgínia Satir (Terapia Familiar), Milton Ericson (Hipnoterapia), Gregory Bateson (Teoria dos Sistemas), Korzybski (Teoria do Conhecimento e Linguagem), Noam Chomski (Gramática Transformacional).
A PNL estuda o comportamento de pessoas consideradas de “sucesso” em qualquer contexto. É uma busca à procura de receitas de” êxito” - em PNL chama-se a isso “Modelagem”.
A pergunta é: - O que faz a excelência nas pessoas excelentes em determinada área?
A PNL está desde 1975 até esta data num contínuo desenvolvimento.
Por um lado é estudada a estrutura e os processos dos nossos padrões mentais e, por outro lado, são modeladas e desenvolvidas novas técnicas para transformar os padrões mentais não funcionais; essas técnicas são postas ao alcance de todos nós para podermos criar novas estratégias mentais para o desenvolvimento eficiente excelente de qualidades, capacidades e habilidades (competências) e para crescer em harmonia connosco e com os outros.
Em Portugal a PNL é ainda muito desconhecida mas há milhares de institutos em todo o mundo e por toda a parte podem ser seguidos cursos básicos (denominados “practitioner” e “master-practitioner”.) Um papel muito importante no desenvolvimento da PNL tem sido jogado na Califórnia sob a inspiração de Robert Dilts.
Assim como a PNL recebe a sua inspiração e modela tudo o que leva a resultados excelentes, assim também há cada vez mais, espalhados pelo mercado e em diversas formações na área comportamental, diversas técnicas da PNL em que os autores por vezes não mencionam a sua origem.

José Figueira Unipessoal Lda.
ProgramaçãoNeuroLinguística
PNL- José Figueira

www.pnl-portugal.com
www.pnl-portugal.blogspot.com
www.panorama-social.blogspot.com

jose.figueira@pnl-portugal.com
00351 96 653 47 05


Atingir mais com menos esforço
(programa de inscrição aberta)
em 2 dias

Realizar objectivos com maior entusiasmo e menos esforço é possível ao compreendermos melhor os mecanismos do funcionamento da mente e da motivação. E analisar e compreender não é suficiente. Há que ver com os próprios olhos como é que esses mecanismos funcionam, escutar interiormente esses processos e há que senti-los no corpo.
É com base na compreensão destes mecanismos que se desenvolveu toda uma tecnologia para desprogramar limitações e ancorarmo-nos com programas facilitadores do "êxito", quer dizer, aquele sucesso interior que dá maior significado às nossas vidas.

Condições indispensáveis
O "sucesso" da realização pessoal e a realização de objectivos, depende directamente do grau de ecologia, quer dizer, na medida em que consegue evitar consequências não desejadas. Fundamental é a congruência interna e o caminho para uma paz interior maior. Por isso, o programa dá uma grande atenção aos processos de funcionamento da mente e dos motores que estão na origem dos nossos pensamentos, sensações e acções.

Dois dias de auto-descoberta altamente intensivos que, segundo centenas de pessoas que frequenataram este curso, marcaram as suas vidas.

O que pode esperar?
Em 16 horas (dois dias), um programa ambicioso e prático:

- Objectivos: começamos por definir o(s) nosso(s) objectivos e aprendemos algumas condições de os formular de tal forma que aumentemos as possibilidades de realização dos mesmos; fazemos algumas experiências práticas para sentir os efeitos da focalização.
- A estrutura da mente: tornamo-nos mais conscientes dos processos internos da mente e sobre o que faz a congruência neste sistema interno de interacção que é o ser humano; aprendemos também como um estímulo externo se torna acção.
- Competências: utilizamos o conhecimento destes processos para os pôr ao nosso serviço na concretização dos nossos objectivos, para tornar a nossa vida ainda mais agradável e significativa, a caminho duma crescente coerência interna.
- Convicções: vamos identificar aquilo que nos tem impedido de pôr em prática os sonhos que ainda não realizámos e tornar mais consciente formas para neutralizar esses impedimentos e torná-los forças ao nosso serviço.
- Valores: investigamos os motores atrás das nossas acções, os gatilhos que disparam as nossas sensações e comportamentos, e vamos descobrir a diferença entre fazer as coisas com desgaste de energias ou com menos esforço.
- Identidade: ajustamos a nossa auto-imagem aos resultados que desejamos adquirir; empregamos até a energia latente nos aspectos de nós que detestamos, apaziguamo-nos com eles e tornamo-los nossos colaboradores para realizar os nossos projectos de vida.
- Missão: tornamos ainda mais congruentes os nossos níveis neurológicos para que todo o nosso ser se empenhe na vivência da vida e realizemos os nossos sonhos contribuindo de forma ecológica para um mundo melhor.

PNL (Programação NeuroLinguística)
auto-descobertasentir maior liberdade interiorum futuro ainda mais atraenteencontrar maior harmonia e calma interiorusar ferramentas para maior satisfação pessoaltransformação evolução espiritualidade"mindfulness"ferramentas para comunicar melhorrealizar objectivos de forma mais fácil
"Processos Pessoais"Ao encontro do nosso cerneAgir cada vez mais a partir do cerne

Eficiência pessoal com a PNL(programa de inscrição fechada, reservado para empresas e outras organizações)Um conhecimento mais aprofundado da PNL,
em 6 dias (especial para empresas)

Objectivos do programaO treino “Eficiência Pessoal com a Programação NeuroLinguística (PNL)” tem como objectivo a consciencialização, transformação, enriquecimento e aprendizagem de competências pessoais partindo do princípio que para atingir isso já possuímos todos os recursos necessários.O fim é o aumento da eficiência pessoal na realização de metas e na comunicação consigo mesmo e com os outros, assim como perceber e neutralizar bloqueios que estão impedindo o emprego eficiente das habilidades, qualidades e capacidades pessoais.
Características do programa “Eficiência pessoal com a PNL”- O ponto de partida é que o maior efeito na transformação, enriquecimento, aprendizagem ao nível das competências, qualidades, habilidades, capacidades pessoais, se adquire através de transformações a nível mais profundo, ao nível do inconsciente;- A efectividade é o resultado da congruência entre as competências e os factores de motivação subjacentes, factores como valores pessoais, convicções próprias, preferências baseadas em características da personalidade - a história emocional pessoal;- O treino faz por isso a ligação entre comportamentos/competências e a subjectividade, torna conscientes e visa a transformação de factores a nível inconsciente;- Como o curso parte duma visão da pessoa na sua totalidade, o resultado na prática é sempre uma aplicação do aprendido que vai para além do campo do trabalho, provoca em geral uma melhoria significativa na qualidade de vida;- Num só treino trabalha-se com toda uma gama de competências que interagem, o que pode equivaler a muitos cursos para desenvolvimento de competências particulares;- O treino tem um teor altamente prático e o cursista estará até em estado, se o desejar, sozinho ou em companhia, continuar a trabalhar no seu próprio desenvolvimento pessoal empregando as técnicas aprendidas.
ProgramaO programa divide-se globalmente em duas partes – o nível específico do comportamento e das competências necessárias (a parte visível de um iceberg) e o nível da motivação. Sem ter em conta este nível de motivação, em grande parte inconsciente (a parte do iceberg invisível), os resultados da formação seriam menos efectivos.
O NÍVEL DAS COMPETÊNCIAS:- atingir metas com sucesso e de forma efectiva- auto responsabilidade e auto liderança- emprego da criatividade e talentos- flexibilidade em pensamento e acção- despertar talentos e traduzi-las em objectivos realizáveis- avaliar riscos e impedimentos- atingir resultados baseados em objectivos responsáveis, positivos, realistas, em esquemas de tempo definidos e ecológicos, dentro dum quadro de objectivos mais abrangentes e significativos- comunicação efectiva, capacidade de escutar, reconhecer sinais não-verbais- comunicar consigo mesmo como base para uma comunicação efectiva com o outro- emprego efectivo da linguagem - perceber a linguagem oculta do outro, influenciar positivamente de forma altamente efectiva, aprender a utilizar diferentes padrões linguísticos de grande influência - apresentação efectiva, influenciar de forma positiva- inspirar e activar capacidades e qualidades do ouvinte, captar e cativar todos os tipos psicológicos na assistência- relações efectivas e trabalho de equipa, direccionado para o serviço ao cliente, tomar a responsabilidade pelo grau de satisfação do cliente- assertividade através de eficiente feedback construtivo- reconhecimento das estratégias mentais do cliente, colega, do amigo- lidar com crítica, negociar e lidar com conflitos
- participação activa em trabalho de grupo e contribuição para um espírito de grupo com alto grau de rentabilidade e satisfação

O NÍVEL DA MOTIVAÇÃO
- valores e convicções, consciencialização dos valores pessoais como fonte básica da motivação
- transformação de convicções limitadoras
- características psicológicas pessoais, o papel das preferências pessoais no sucesso e qualidade da vida
- relação entre características psicológicas e o grau de satisfação pessoal em diversos contextos, relação tipo psicológico com a espécie de trabalho e função
-história Pessoal (recordações), neutralização de emoções negativas
- lidar e resolver conflitos internos

As técnicas da PNL empregues no treino
Os diferentes módulos serão tratados com emprego directo de técnicas da PNL. As técnicas são as estruturas consideradas de sucesso em diversas áreas, modeladas segundo as técnicas de modelagem específicas da PNL e mundialmente experimentadas e comprovadas nos milhares de cursos que correm diariamente em todo o mundo. O conteúdo é o material pessoal do cursista. Assim ele trabalha directamente com os seus próprios casos.
Em cada novo módulo são aplicadas estruturas dos módulos anteriores e apresentadas novas técnicas.
Tudo se resumo numa pergunta: COMO?
Como se realizam objectivos? Como se comunica eficazmente? Como empregar uma linguagem com o mínimo de esforço e o máximo de efeito? Como atingir um máximo de resultados numa exposição? Como criar relações profundas? Como lidar eficazmente com conflitos? Como tirar o máximo de si e como activar o preenchimento máximo do outro? Como construir o ambiente de aprendizagem e crescimento contínuo? E, o mais importante, como lidar comigo, com as minhas preferências, com aquilo que me faz feliz, com os meus conflitos internos, com os meus bloqueios do passado e como posso utilizar isso tudo na realização dos meus objectivos pessoais, no trabalho, na família, nas relações, no mundo... “Como?” é pois a palavra-chave em Programação NeuroLinguística.
Este “como” traduz-se em técnicas específicas e em constante crescimento que podem ser empregues por toda a gente independentemente de credo, formação, curso universitário, etc.:

Módulo 1 - Introdução
Introdução à PNL, processos de aprendizagem, um modelo básico de comunicação, níveis lógicos na comunicação, 4 princípios básicos de sucesso em todas as áreas, 15 convicções fundamentais que diferenciam o sucesso do fracasso, algumas funções do inconsciente humano como base de crescimento e realização pessoal.
Módulo 2 - Realização de metas
Formulação de objectivos, condições de formulação de objectivos realizáveis. Chaves para a realização dum futuro com sucesso, 5 princípios básicos para obter êxito.
Módulo 3 - Comunicação efectiva
Acuidade sensorial, calibragem dos sinais verbais e não verbais do outro, sistemas de representação mental (modalidades, emprego de predicados com base na preferência sensorial e sub modalidades – formulado de maneira mais simples: a estrutura do pensamento), rapport (empatia), ancoragem (criação de estados de competência disponíveis quando necessários), modelagem (copiar excelência).
Módulo 4 - Emprego efectivo da linguagem
Pressupostos da linguagem, diferença entre a linguagem expressa e o significado oculto, hierarquia de ideias, dois modelos linguísticos (o Modelo Meta e o Modelo hipnótico de Milton Ericson), Metáforas.
Módulo 5 - Apresentação efectiva
Empatia, fisiologia, tonalidade, linguagem, “up time en down time”, visão periférica, estilos de apresentação, emprego de energia, construção do discurso, relação com crenças pessoais e estados emocionais.
Módulo 6 - Relações efectivas e trabalho de equipa
O sanduíche feedback, reenquadramento e posições perceptivas, resolução de conflitos, algumas estratégias mentais, o alinhamento duma equipa a diversos níveis de comunicação.
Módulo 7 - Características psicológicas pessoais
Carácter e tipos temperamentais, o método Myers-Briggs e/ou os Metaprogramas complexos em PNL
Módulo 8 - Valores e convicções
Investigação detalhada dos valores e convicções como base da motivação no trabalho e eventualmente em outras áreas da vida. Reflexão sobre os valores pessoais e a realização no trabalho. Transformação de convicções.
Módulo 9 - História Pessoal (recordações)
Trabalho com partes (sub-personalidades) empregando “visual squash” e eventualmente o “reenquadramento em 6 passos”, terapias da linha do tempo visual ou cinestésica.
Módulo 10 - Fecho
Integração neurológica da aprendizagem no contexto de trabalho, a transposição para outros contextos da vida particular e a sua manifestação no comportamento. Integração das novas habilidades, qualidades, capacidades (competências) em relação com o apoio a nível dos valores e convicções. Integração do enriquecimento ao nível da identidade (auto imagem) e missão no mundo.

Como surgiu este programa?
O Programa “Eficiência Pessoal com o emprego das técnicas da PNL” foi originalmente um programa desenvolvido por José Figueira para uma empresa de formação Holandesa. Ele mesmo conduziu alguns cursos na Holanda, sobretudo no quadro de reintegração de altos cargos nas empresas após problemas de burn out e stress, assim como formação integrada no quadro de outplacement.
O programa destina-se não só a empresas comerciais como a institutos estatais e outras organizações e responde à necessidade crescente das organizações em contínuo processo de aprendizagem. O programa conjuga os aspectos de desenvolvimento de competências necessárias ao crescimento das empresas com a necessidade fundamental do indivíduo de formação e crescimento global.
Num mundo altamente competitivo, em que todos podem adquirir facilmente os conhecimentos técnicos, o que vai fazer a grande distinção é a diferença na qualidade do pessoal.

Para quem?
Para quem quer mais do que uma simples iniciação à PNL e não está interessado numa certificação que exige uma avaliação pessoal e demonstração no domínio das técnicas;
Para quem num único curso queira usufruir de praticamente todos os elementos que contribuem para uma melhoria substancial da comunicação, tanto no trabalho como na vida privada;
Para quem em pouco tempo queira ver maiores resultados no estabelecimento e realização de objectivos, influência, liderança, trabalho de equipa, gestão de conflitos, selecção de pessoal, apresentar em público…
Para quem quer conseguir muito mais de forma mais fácil, coerente consigo mesmo e por isso mais feliz.

A Programação Neuro-Linguística
Desenvolveu-se a partir dos anos 70. Os seus fundadores são Richard Bandler, então estudante de matemática e informática e mais tarde de psicologia e John Grinder, professor em linguista. É uma ciência prática de carácter eclético que continua, mais do que nunca, activamente criando uma renovação a partir de diversas correntes dentro e fora da psicologia.
Diversas disciplinas formaram a base da PNL. Algumas das mais importantes figuras da ciência e terapia a que os fundadores da PNL estão ligados são Fritz Perls (Terapia Gestalte), Virgínia Satir (Terapia Familiar), Milton Ericson (Hipnoterapia), Gregory Bateson (Teoria dos Sistemas), Korzybski (Teoria do Conhecimento e Linguagem), Noam Chomski (Gramática Transformacional).
A PNL estuda o comportamento de pessoas consideradas de “sucesso” em qualquer contexto. É uma busca à procura de receitas de” êxito” - em PNL chama-se a isso “Modelagem”.
A pergunta é: - O que faz a excelência nas pessoas excelentes em determinada área?
A PNL está desde 1975 até esta data num contínuo desenvolvimento.
Por um lado é estudada a estrutura e os processos dos nossos padrões mentais e, por outro lado, são modeladas e desenvolvidas novas técnicas para transformar os padrões mentais não funcionais; essas técnicas são postas ao alcance de todos nós para podermos criar novas estratégias mentais para o desenvolvimento eficiente excelente de qualidades, capacidades e habilidades (competências) e para crescer em harmonia connosco e com os outros.
Em Portugal a PNL é ainda muito desconhecida mas há milhares de institutos em todo o mundo e por toda a parte podem ser seguidos cursos básicos (denominados “practitioner” e “master-practitioner”.) Um papel muito importante no desenvolvimento da PNL tem sido jogado na Califórnia sob a inspiração de Robert Dilts.
Assim como a PNL recebe a sua inspiração e modela tudo o que leva a resultados excelentes, assim também há cada vez mais, espalhados pelo mercado e em diversas formações na área comportamental, diversas técnicas da PNL em que os autores por vezes não mencionam a sua origem.

José Figueira Unipessoal Lda.
ProgramaçãoNeuroLinguística
PNL- José Figueira

www.pnl-portugal.com
www.pnl-portugal.blogspot.com
www.panorama-social.blogspot.com

jose.figueira@pnl-portugal.com
00351 96 653 47 05

marcar artigo