Os Filhos da Madrugada: outubro 2003 Arquivo

02-12-2014
marcar artigo

Será possível Será possível que nada se cumprisse?

Que o roseiral a brisa as folhas da hera

Fossem como palavras sem sentido

- Que nada sejam senão seu rosto ido

Sem regresso nem resposta - só perdido Sophia de Mello Breyner Andresen, "O nome das Coisas" Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:40 PM

"O Inimigo sem Rosto" De um modo geral, a comunicação social esteve bem ao noticiar o lançamento do livro de Maria José Morgado "O Inimigo sem Rosto". A magistrada desdobrou-se em inúmeras entrevistas, onde explicou bem as suas ideias e propostas para combater a corrupção em Portugal.

Porém, penso que todos os portugueses ficaram uma vez mais com a impressão de que é apenas mais uma voz a clamar no deserto.

E lá continuaremos como um dos países mais corruptos da Europa! Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:18 PM

Ainda a viagem de Durão a Angola Miguel de Sousa Tavares tem razão:

"Fossem os amigos de Durão Barroso em Angola um bocado menos insaciáveis, e não haveria dezenas de milhares de crianças angolanas a quem o Estado - o mesmo Estado que todos os dias factura biliões em petróleo e diamantes - não tem dinheiro para pagar sequer umas próteses, já não digo uma vida decente." De facto, foi um escândalo esta ida de Durão Barroso a Angola. O homem não acerta uma! Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:52 PM

A comunicação social já não é o "quarto poder" Ignacio Ramonet escreve no Le Monde Diplomatique:

“Os jornalistas e os média consideraram muitas vezes que era um dever da máxima importância denunciarem as violações dos direitos. (...) Foi por isso que durante muito tempo se falou do “quarto poder”. Este “quarto poder” era afinal graças ao sentido cívico dos media e à coragem de jornalistas audaciosos, aquele de que os cidadãos dispunham para criticar, rejeitar ou contrapor democraticamente decisões ilegais que podiam ser iníquas, injustas e até criminosas contra pessoas inocentes. (...)

Mas desde há uns quinze anos, conforme se foi acelerando a globalização liberal, o sentido deste “quarto poder” acabou por se esvaziar, perdendo pouco a pouco a sua função de contrapoder.” Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:19 PM

Défice entre 5 a 6 por cento? Silva Lopes afirmou que sem as medidas extraordinárias adoptadas e a adoptar pelo Governo, o défice real do Sector Público Administrativo português poderá atingir este ano cinco a seis por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o economista, a política orçamental que tem sido seguida pelo actual Governo "não é tão restritiva quanto parece". O Governo não fez mais do que aplicar "cosmética" contabilística ao OE para 2004, com o objectivo de mostrar maiores receitas. "Olhei para os números e não tenho grande confiança neles. O OE é uma floresta intransponível", acrescentou.

O consultor do Banco de Portugal e antigo governador da instituição afirmou que as regras do Eurostat permitem a "composição contabílistica" das contas nacionais, mas ressalvou que isso não quer dizer que o as contas públicas sejam agora "mais correctas" do que há quatro ou cinco anos.” A confirmarem-se estas palavras de Silva Lopes, restará a este governo alguma credibilidade? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:26 PM

Durão, o advogado e humorista Durão, em Angola, mostrou algumas facetas até agora desconhecidas.

Por exemplo, advogado: “Seremos, sobretudo, o vosso advogado desta causa na Europa.”

E outra, não tão desconhecida - humorista: “Será que, se não tivesse sido a pressão oriunda do espaço da CPLP, Timor-Leste teria sido independente?”

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:22 PM

Os amigos de Durão Depois do seguidismo em relação a Bush, Durão Barroso fortalece a sua amizade com José Eduardo dos Santos.

Que ele escolha para seus amigos quem quer, é natural. Agora, que envolva o nome de Portugal com este tipo de políticos é imperdoável!

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:14 PM

O governo angolano é corrupto Em Março de 2002, a Global Witness, organização de defesa dos direitos humanos, publicou um relatório sobre a corrupção em Angola, onde se afirma que “a essência da corrupção em Angola é que, em vez de somas relativamente pequenas, estamos perante um caso de pilhagem do Estado à escala de Mobutu e Abacha". É uma referência aos falecidos presidentes do Zaire e Nigéria que alegadamente roubaram milhares de milhões de dólares às contas dos seus países.

O documento assinala que “os crescentes rendimentos do petróleo angolano estão a desaparecer em orçamentos paralelos.”(...) “Uma conta bancária no First Virgin Bank nas Ilhas Virgens britânicas com mil e cem milhões de dólares, está ligada a uma companhia que fornece as forças armadas angolanas e cujos signatários estão entre os elementos mais alto nível da vida pública angolana. O mistério sobre esta conta aprofunda-se pois não existe um banco com esse nome a operar naquelas ilhas. A explicação é que o nome First Virgin Bank é o nome usado numa conta num outro banco legítimo. Esta conta poderá ser a razão para o desaparecimento dos mil e 400 milhões de dólares dos rendimentos do petróleo de 2001.”

O relatório afirma ainda que foi feito ao embaixador de Angola em Paris que serviu de intermediário no negócio de compra de armas para Angola, um pagamento de 18 milhões de dólares. “Há indícios de que muito armamento foi comprado em estado inutilizável apenas para pagamento de comissões, enquanto noutros casos, os preços foram inflacionados em quantias até um quarto do seu valor.”

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:35 PM

No tempo do capitalismo total - A servidão do Homem libertado O “Le Monde Diplomatique”, edição portuguesa, inclui na sua edição de Outubro um texto do filósofo Dany-Robert Dufour, professor na Universidade de Paris VII, extraído da sua obra “L’árt de réduire les têtes”.

Transcrevo um parágrafo:

“Estamos pois a penetrar num tempo novo, o do capitalismo total que já não se interessa apenas pelos bens e pela sua capitalização, que não se satisfaz com um controlo social dos corpos, visando também, a pretexto de liberdade, uma profunda remodelação das mentes. Tudo agora tem de entrar na órbita da mercadoria, todas as regiões e todas as actividades do mundo, incluindo os mecanismos de subjectivação. É por isso, ante este perigo absoluto, que o momento é de resistência incluindo nesta todas as formas de resistência que defendam a cultura na sua diversidade a a civilização nas suas conquistas.” Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:11 PM

Vaiado em Lisboa, elogiado em Luanda Para esquecer as vaias dos portugueses no Estádio da Luz, Durão Barroso procurou consolo em Angola. E, de facto, deve ter ficado reconfortado com as palavras simpáticas do presidente angolano, considerado um dos homens mais corruptos do mundo.

É caso para avisar: cuidado com as más companhias.

Por mim, pode demorar-se, lá pelas mares angolanos... Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:49 PM

Ainda há jornalistas honrados! Como cidadão que não quer ver o país amordaçado (em parte já está...), saúdo a atitude digna e corajosa do Conselho de Redacção do "Diário de Notícias".

Ainda há portugueses honrados! Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:40 PM

Coelho & Carrilho Coelho & Carrilho fazem-me lembrar certas duplas famosas, por exemplo a do Bucha e Estica. Fazem-me lembrar também o ditado: “um diz mata, o outro esfola”, ou a célebre canção: “Só nós dois é que sabemos...”

Não os conheço pessoalmente, mas pelo que me dizem, as características humanas são também semelhantes... Uma questão de feitios? (Para evitar falsas interpretações, devo acrescentar que este Coelho é o colunista diário do “Público”, quem é que havia de ser?)

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:07 PM

Escândalos para os portugueses, fado para os londrinos... Enquanto os portugueses se vão deprimindo em frente dos televisores, deleitando-se com crimes, escândalos, acidentes (de que o país é fértil) e com os comentadores políticos, transformados em vedetas (o professor Marcelo esbraceja cada vez mais...) e os políticos em “bombos da festa”, os estrangeiros aplaudem os nossos artistas, mais reconhecidos lá fora do que cá dentro (mas isto não é novo).

Hoje, é a vez de Londres escutar Mariza. Que, recorde-se, foi eleita a melhor artista da Europa de “world music” pela BBC. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:30 PM

Lula da Silva ainda é uma esperança? Faz hoje um ano, foi eleito Lula da Silva. O dia 27 de Outubro de 2002, para bem ou para o mal, ficará na história, não só do Brasil como do Mundo.

Se Lula tiver êxito, isto é, se as suas políticas contribuírem, de facto, para a melhoria das condições económicas, sociais e culturais do povo brasileiro, a sua passagem pela Presidência do Brasil constituirá um factor de esperança para o futuro, num momento em que, por toda a parte, se acentuam as desigualdades sociais e as injustiças de toda a ordem. Ao mesmo tempo, a Esquerda moderada poderá retomar algum ânimo.

Se, pelo contrário, Lula não tiver êxito, então, a desilusão dos brasileiros atingirá nivéis imprevisíveis, tal a confiança nele depositada, e o capitalismo mundial não deixará de mostrar a sua face ainda mais arrogante e sem escrúpulos.

Neste momento, existem opiniões contrárias quanto à actuação do seu governo.

O “Público” refere a opinião do sociólogo Brasílio Sallum que traça um quadro negro da política brasileira: "... revelou-se que os projectos eram inócuos, como o Fome Zero, que teve marketing eficiente, mas, do ponto de vista administrativo, produziu resultados pífios. De resto, nada. Na área económica, o governo seguiu bem a cartilha de uma política conservadora do ponto de vista fiscal e monetário. Conseguiu controlar a inflação, mas levaram tão longe a coisa que a recessão foi brutal. Gerou-se mais desemprego que antes".

Manifestando uma opinião contrária, ontem, no mesmo jornal, o escritor Bernardo Carvalho afirma: “Eu não entendo nada de economia. Mas ao contrário de muita gente, acho que eles estão conseguindo governar surpreendentemente. Têm feito coisas muito interessantes, também têm feito erros incríveis. (...) Não votei no Lula. O discurso me incomodava, tem um monte de hipocrisias, de alianças políticas, que me incomodavam bastante. Mas acho que na prática ele tem governado do jeito que dá, tem feito boas coisas.” Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:08 PM

Shirin Ebadi, Nobel da Paz - o que esperam desta mulher? “Há quem diga que ela tem a fibra de Indira Ghandi ou de Benazir Bhutto.(....)

Depois do Nobel voltou para o Irão sem medo. Defendeu a separação entre a religião e o Estado, e avisou que “se não evoluir, a República Islâmica não pode continuar.” Regressou ao seu país porque, disse, “sou iraniana e quero morrer no meu país”. A razão é muito simples de compreender: “Imagine que está em casa e a sua mãe é uma velha doente, e a vizinha do lado é uma mãe mais jovem e dinâmica. Mesmo assim, você ficará com a sua velha mãe doente, porque ela é a sua mãe”.

Alexandra Prado Coelho, in “Pública”. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:00 PM

Enigma: quem é o autor destas frases? Proponho o seguinte teste. Veja se adivinha quem é o autor destas frases.

Aqui vai a primeira: "Sou um reformista do centro e não um homem de direita.”

E a segunda: “O governo tem uma consciência social”.

E outra: “Portugal é uma história de sucesso na Europa.”

E a quarta frase: “Estamos a reformar gradualmente a economia e estamos a ser bem sucedidos em todas as frentes.”

Dou uma achega: não é um humorista (mas quase...), é um político português.

Estas palavras foram proferidas na reunião da Trilateral. O público (estrangeiro) deve ter achado muita graça; o objectivo deve ter sido mesmo esse: criar um bom momento de humor.

Se não consegue descobrir ou não acredita, leia os jornais de hoje. Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:06 PM

Boa viagem para o Iraque... Boa viagem...é o que lhe desejo.

A entrevista à Antena 1 foi muito esclarecedora. Fiquei a saber que não concordou com a invasão, mas agora trata-se da reconstrução de um país, o que é diferente... E que (imagine-se...) vai em missão de Estado! Que acha natural o seu nome ter sido proposto por um empresário... Que é amigo de Durão Barroso, desde os tempos da Faculdade...Que só tardiamente deu conhecimento ao seu partido da sua ida para o Iraque...etc. etc. Tudo muito bem argumentado. Tudo com muito cinismo!...

Os verdadeiros motivos da ida para o Iraque, esses fiquei sem saber. E é certo que nunca os revelaria...

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:23 AM

Só os mediáticos é que têm voz? O “Público” faz o relato da reunião da comissão política do PS. Segundo esse relato, falaram 18 pessoas, todas elas figuras muito conhecidas e quase todas a viver em Lisboa.

Pergunto: não estavam militantes de Bragança, de Braga, de Viana do Castelo, de Viseu, de Vila Real, de Aveiro, da Guarda, de Coimbra, de Évora, de Beja, de Faro, da Madeira?

Se estavam, por que não falaram? Não têm os mesmos direitos que as figuras mediáticas?

Ou será que para o “Público” só essas figuras é que têm voz?

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 12:51 AM

A imolação foi apenas adiada? Ferro Rodrigues era (é?) a vítima que, segundo os jornalistas e comentadores políticos, todos os portugueses (incluindo os militantes do PS), desejariam ver sacrificada.

Afinal, segundo a opinião dos mesmos jornalistas e comentadores políticos, o sacrifício foi apenas adiado por uns meses...

Motivo: os candidatos à próxima imolação ainda não estão preparados!... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 12:44 AM

A política é "uma coisa desumana" Segundo os jornais, António Costa terá afirmado que a política é "uma coisa desumana".

A questão não é nova. Interessa acrescentar que não é só a política que é desumana. Há desumanidade nas empresas, há desumanidade nas repartições públicas, há desumanidade nas escolas, há desumanidade na comunicação social, há desumanidade nos tribunais, há desumanidade nas famílias e até nas Igrejas há desumanidade!

Sempre foi assim e será sempre assim. No entanto, parece-me que há momentos em que a frase "o homem é o lobo do homem" ganha mais sentido. Estaremos a viver um momento desses ou estarei enganado? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:53 PM

A "independência" do Diário de Notícias... Fiquei pasmado ao ouvir, ontem, à noite, na SIC-Notícias o ainda director do Diário de Notícias, repetir até à exaustão que aquele jornal é independente e assim vai continuar, apesar de o novo director ser quem é.

Que entenderão estes senhores por independência de um jornal? E se Mário Resendes tem a consciência tranquila, por que motivo esteve sempre a repetir que o jornal é independente?

Leio, hoje, no "Público" que há já três semanas o Conselho de Redacção daquele diário criticou "o peso excessivo da governamentalização" do jornal.

Mais palavras para quê? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:45 PM

Eles ainda vão controlar tudo! O novo director do "Diário de Notícias" é um ex-assessor de Cavaco Silva e de Martins da Cruz.

O currículo não poderia ser mais elucidativo. Se aquele jornal já era a voz do dono, então, agora, é a voz oficial do dono... Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:24 PM

Que pena não ter sido freira! Aos 18 anos queria ser freira!

Poderia estar num convento a rezar pelas almas dos socialistas, comunistas, anarquistas, ateus e forças demoníacas!... Em vez disso, está na ex-televisão da Igreja a denegrir as imagens dos políticos e partidos de esquerda.

Quem teve sorte foi o marido, pois esta mulher, que trabalha 10 horas por dia, afirma: “E ainda é preciso tratar dos filhos, da casa e do Zé Eduardo.” Pois é, se fosse freira, quem trataria do Zé? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:09 PM

Parabéns, Lobo Antunes António Lobo Antunes foi distinguido com o prémio internacional União Latina de Literatura, pelo conjunto da sua obra, anunciou o presidente do júri do galardão, Vincenzo Consolo. O prémio foi atribuído a Lobo Antunes porque o escritor português surge “no panorama da literatura europeia como a voz mais expressiva da realidade profunda de Portugal", disse Consolo. Apesar do descrédito que o nosso país actualmente atravesssa, a nossa cultura e os nossos criadores permanecem, resistindo. Será muito difícil aos “cabouqueiros” estrategicamente colocados em postos-chave da Administração do Estado e das empresas de comunicação social minarem os alicerces da nossa cultura e dos nossos valores. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:36 PM

Parabéns, Sofia Branco/”Público” Sofia Branco, do “PÚBLICO”, recebeu o Prémio Natali da Federação Internacional de Jornalistas e da Comissão Europeia, pela reportagem "Mutilação Genital Feminina”, distinção que premeia trabalhos jornalísticos na área dos direitos humanos e do desenvolvimento.

A jornalista considerou que a atribuição do prémio "reflecte como o jornalismo pode contribuir para a promoção dos direitos humanos". Sobre o trabalho, afirmou que tentou "compreender o acto odioso" da mutilação genital feminina para, através da compreensão, "mudar o mundo para melhor". Apesar da situação calamitosa em que, de um modo geral, se encontra a comunicação social (e não apenas a portugesa), cuja prática tem sido a de contribuir para a exploração do ser humano, através da mentira e do sensacionalismo, com o objectivo único de ganhar dinheiro, este prémio e estas palavras vêm mostrar que ainda há jornalistas sérios e empenhados na defesa dos direitos humanos e num mundo melhor! Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:33 PM

Conseguirá Ferro Rodrigues renascer das cinzas? A noite foi longa e a madrugada veio. Mas as dúvidas persistem e novas expectativas surgiram: conseguirá Ferro Rodrigues ressuscitar das cinzas? Assistiremos a uma nova postura do PS? Os dirigentes do PS vão, finalmente, deixar a defesa do Paulo Pedroso entregue ao próprio, ao seu irmão e ao seu advogado, dedicando-se a tempo inteiro ao combate político e à definição de políticas-alternativas ao governo de direita? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:31 PM

Violência doméstica Segundo os dados do Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica, a quase totalidade das vítimas de violência doméstica são mulheres, a maioria das quais casadas ou a viver em regime de união de facto. A faixa etária mais atingida é a dos 25 aos 44 anos.

Os agressores são maioritariamente homens e a maior parte situa-se entre os 25 e os 44 anos. O cônjuge é o principal agressor.

Entretanto, uma boa notícia no apoio às vítimas é a abertura de mais seis casas de abrigo para mulheres e crianças vítimas deste tipo de violência.

Comentários (10) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:59 PM

O enteado Santana Lopes Escreve Santana Lopes no "Diário de Noticias":

"Em Portugal, parece haver sempre dois pesos e duas medidas, parece que existem filhos e enteados."

Apetece dizer: Olha quem fala! Deve querer vestir a pele do enteado. Coitadinho!

Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:47 PM

A liberdade de uns não pode prejudicar a liberdade dos outros Escreve o leitor do "Público", Diogo Miranda:

"Gostava também de deixar a seguinte sugestão sobre as constantes violações do segredo de justiça: se o problema é assim tão grave e aparentemente mais grave ainda quando as informações sob segredo aparecem na comunicação social, que receio tem o Estado de direito de proibir a publicação na comunicação social de informações protegidas por segredo de justiça? Porque não se elimina o incentivo que há actualmente para essas violações? Seria assim tão descabido proibir a publicação dessas matérias e prever na Lei de Imprensa sanções pesadas para quem as publicasse? No estado a que as coisas chegaram, vejo bastantes mais vantagens do que a desvantagem que constitui a limitação pontual à liberdade de imprensa. As liberdades não devem ser valores absolutos, muito menos quando tanto abusam delas." Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:13 PM

Ao que chegámos!... Escreve Eduardo Dâmaso no "Público":

"Nunca chegámos tão baixo na degradação da autoridade política e moral do Estado." Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:13 PM

Crianças com deficiências sem apoios do Estado Enquanto os portugueses andam entretidos e alienados com a telenovela Casa Pia, o Governo agrava os problemas reais.

Os jornais (em pequena notícia escondida nas páginas interiores, como é usual), falam de um novo aumento do desemprego em Setembro, devido ao número extraordinário de professores não colocados em escolas públicas. (Isto num país com as mais baixas taxas de analfabetismo e abandono escolar da Europa!)

Todos os dias há empresas que fecham. Hoje, é notícia o encerramento da Cometna em Odivelas. Entre outros problemas, os jornais (outra notícia escondida nas últimas páginas) referem que há crianças com necessidades educativas especiais que desde o início do ano lectivo não beneficiam de projectos de apoio nas escolas onde estão. Cerca de 1 500 crianças com deficiência mental e multideficiência encontram-se nesta situação.

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:13 PM

A telenovela do processo Casa Pia continua com excelentes audiências... Prossegue a "novela judiciária do processo Casa Pia", em todos os canais da televisão portuguesa.

Os jornais trazem, hoje, as percentagens relativas aos "shares" de terça -feira.

O Jornal Nacional foi o programa televisivo mais visto, com 35,3% de "share". O telejornal ficou em 4º lugar, com 28,2% e o Jornal da Noite em 5º, com 26,3%.

Apesar das palavras do apelo do Presidente da República, a telenovela está para durar!... Até quando? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:12 PM

O País de Luís Figo... Todos nós estamos lembrados da euforia dos portugueses antes do último mundial de futebol. Muitos esperavam até uma vitória de Portugal. O próprio primeiro-ministro pediu aos jogadores: "tragam a taça". Depois foi o que se viu. Veio a depressão e desataram a culpar o treinador, o presidente da Federação e os próprios jogadores, inclusivé o Figo.

Parece que voltou a euforia. E já muitos pensam que Portugal pode ganhar o Euro 2004. Foi necessário o próprio Figo vir acalmar esses lunáticos e chamar a atenção para a simples evidência de que existem outras selecções mais fortes do que a portuguesa. O facto de o campeonato europeu se realizar em Portugal não é motivo suficiente...

E Figo, lúcido, já está a prever que, no caso de a selecção portuguesa não corresponder aos desejos dos portugueses (que, deprimidos como andam, projectam-se no futebol), o treinador e também os jogadores serão criticados e acusados. E decidiu sair após o Europeu. E com razão. De facto, se, de um modo geral, as Instituições do Estado e outras não são dirigidas por pessoas competentes e os melhores portugueses são relegados para tarefas menores ou vão para o estrangeiro, por que motivo a selecção portuguesa de futebol há-de contar com o melhor jogador português?

Somos um país mesquinho, invejoso e ingrato e, por isso, os melhores portugueses afastam-se ou são afastados.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:05 PM

O entusiasmo dos portugueses pelos programas de informação... Um estrangeiro que tivesse acesso à estatística dos “shares” dos programas mais vistos pelos espectadores portugueses, dos diferentes canais televisivos, ficaria muito impressionado com o elevado interesse dos portugueses por se manterem informados sobre os acontecimentos diários. O Jornal Nacional é o segundo programa mais visto pelos portugueses e o Telejornal e Jornal Nacional estão entre os dez primeiros. E se esse estrangeiro soubesse que estes telejornais duram mais de uma hora, mais espantado ficaria.

Claro que se esse estrangeiro presenciasse uma vez que fosse, principalmente, o noticiário da TVI, então, ficaria impressionadíssimo!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:04 PM

M. S.Tavares conseguiu calar Manuela M.G. Os debates à terça-feira, na TVI, entre Manuela Moura Guedes e Miguel Sousa Tavares são sempre hilariantes e patéticos. Mas, hoje, foi o máximo. Às tantas, MST foi obrigado a elevar a voz e quase gritar:

- Olha, Manuela, o prof. Marcelo vem aqui todos os domingos e vocês não o interrompem... Se me impedes de falar, eu calo-me e vou embora. Tens de ouvir-me, Manuela!

Alguém deveria, de facto, mandar calar a senhora, mas para sempre!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:43 PM

Conferência sobre relações transatlânticas Dias 21 e 22 vai decorrer no auditório 2 da Fundação Calouste Culbenkian uma interessantíssimo conferência subordinado ao tema: “Relações Transatlânticas, Europa – Eua”.

Como oradores estarão presentes Eduardo Lourenço, Vitor Constâncio, Adriano Moreira, Paul Kennedy, Dominique Moisi, Alain Minc entre outros. A entrada é livre e o programa pode ser consultado no site da Gulbenkian, www.gulbenkian.pt . Comentários (0) | TrackBack Publicado por miguel aguiar em 07:29 PM

Do Desassossego Assisti, ontem, a uma bela peça de teatro: “Do Desassossego”, em cena na Comuna, até 23 de Novembro.A peça procura, sobretudo, passar a musicalidade do livro para o palco - daí que o personagem Fernando Pessoa seja um músico. Este trabalho, encenado por João Mota e com uma excelente interpretação do igualmente excelente Carlos Paulo dá-nos, sem dúvida, uma perspectiva interessante nesta (re)descoberta de Bernardo Soares. Fragmento 88 do Livro do Desassossego:

"Quando ponho de parte os meus artifícios e arrumo a um canto, com um cuidado cheio de carinho - com vontade de lhes dar beijos - os meus brinquedos, as palavras, as imagens, as frases - fico tão pequeno e inofensivo, tão só num quarto tão grande e tão triste, tão profundamente triste!...

Afinal eu quem sou, quando não brinco? Um pobre órfão abandonado nas ruas das sensações, tiritando de frio às esquinas da Realidade, tendo que dormir nos degraus da Tristeza e comer o pão dado da Fantasia. De meu pai sei o nome; disseram-me que se chamava Deus, mas o nome não me dá idéia de nada. Ás vezes, na noite, quando me sinto só, chamo por ele e choro, e faço-me uma idéia dele a que possa amar...Mas depois penso que o não conheço, que talvez ele não seja assim, que talvez seja nunca esse o pai da minha alma... Quando acabará isso tudo, estas ruas onde arrasto a minha miséria, e estes degraus onde encolho o meu frio e sinto as mãos da noite por entre os meus farrapos? Se um dia Deus me viesse buscar e me levasse para a sua casa e me desse calor e afeição...Ás vezes penso isto e choro com alegria a pensar que o posso pensar...Mas o vento arrasta-se pela rua fora e as folhas caem no passeio...Ergo os olhos e vejo as estrelas que não têm sentido nenhum...E de tudo isto fico apenas eu, uma pobre criança abandonada, que nenhum Amor quis par seu filho adoptivo, nem nehuma Amizade para seu companheiro de brinquedos.

Tenho frio de mais. Estou tão cansado no meu abandono. Vai buscar, ó Vento, a minha Mãe. Leva-me na Noite para a casa que não conheci...Torna a dar-me, ó Silêncio imenso, a minha ama e o meu berço e a minha canção com que eu dormia..." Comentários (0) | TrackBack Publicado por miguel aguiar em 07:25 PM

Super(?)Liga O Benfica ganhou mais um jogo e, mais uma vez, não convenceu. No entanto, não é a esse facto que dirijo a minha atenção, mas sim ao comentário feito pelo treinador do Gil Vicente, Mário Reis.

O treinador afirmou, misteriosamente, que a sua equipa jogou sem medo e que não merecia a derrota. Isto pode explicar muita coisa, considerando que se o Mário Reis acha que defender com 9 homens é jogar sem medo, nem quero pensar o que seria jogar com... E merecia tanto o golo do empate que o Moreira não fez nenhuma defesa... Outra personagem do dia foi o Presidente do Paços de Ferreira que fazendo figura "triste" só consegue minimizar a sua credibilidade e dar má fama ao seu clube.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Serafim Alce em 10:25 PM

Um poema de António Ramos Rosa Também eu gosto muito da poesia de António Ramos Rosa. Deste poema, por exemplo: Estou vivo e escrevo sol

Escrevo versos ao meio-dia

e a morte ao sol é uma cabeleira

que passa em frios frescos sobre a minha cara de vivo

Estou vivo e escrevo sol Se as minhas lágrimas e os meus dentes cantam

no vazio fresco

é porque aboli todas as mentiras

e não sou mais que este momento puro

a coincidência perfeita

no acto de escrever sol A vertigem única da verdade em riste

a nulidade de todas as próximas paragens

navego para o cimo

tombo na claridade simples

e os objectos atiram as suas faces

e na minha língua o sol trepida melhor que beber vinho é mais claro

ser no olhar o próprio olhar

a maravilha é este espaço aberto

a rua

um grito

a grande toalha do silêncio verde António Ramos Rosa, in "Animal Olhar" Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:47 PM

A entrevista A entrevista à "Pública" é um testemunho de inteligência, lucidez e, principalmente, de humanidade.

Há momentos em que nos sentimos mais homens. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:31 PM

Lars von Trier e Thomas Hobbes Dogville é uma esperiência cinematográfica – mas não só, também teatral, literária... – incrível. O regresso de Lars von Trier é amargo e incrivelmente perturbador, perturbador sobretudo porque o que vemos retratado no ecrã é, não um mero devaneio autista – como alguns o proclamam - mas uma realidade possível.

Neste filme Lars estuda o comportamento dos homens no que têm de mais inumano) ou, possivelmente, no que têm de mais humano): a sua malvadez, o desejo de vingança, a podridão, “the horror...”.

Thomas Hobbes (filósofo inglês do sec. XVII) afirmava que no seu estado de natureza – na vivência anárquica que precede a constituição de um Estado, sem ordem, sem leis e sem poder coactivo que as faça cumprir – o Homem seria “o lobo do homem”, ou seja, os homens autodestruir-se-iam, seriam os seus próprios predadores devido à ganância e vileza inerente à sua própria condição.

Ora, é exactamente este “estado de natureza” que vemos retratado em Dogville: uma aldeia americana nos anos trinta, que parece não ser aldeia nenhuma, mas sim um arquétipo intemporal de sociedade humana, que apenas se submete às suas próprias regras cruéis e injustas (afinal, o que é a justiça?), sempre coberto por um manto de moralidade hipócrita.

É nesta aldeia (global?) que se passa este exame da condição humana levado ao grau paroxístico. A crueza do filme é igualmente ajudada por um cenário minimalista, “cénicamente” brilhante.

Um filme imperderdível!

Comentários (2) | TrackBack Publicado por miguel aguiar em 12:34 AM

O Papa e o futuro Papa Comove tanta unanimidade à volta do Papa!

Mas esta (santa) unanimidade é apenas aparente. Existem vozes discordantes, mesmo entre os católicos; é o caso do movimento "Nós Somos Igreja" e mesmo de alguns teólogos. Eis, por exemplo, a opinião do teólogo Hans Kung, expressa no jornal italiano "Corriere della Sera":

“Para a Igreja Católica, este pontificado foi um desastre. Um papa decaído, que não cede seu poder, é o símbolo de uma Igreja oxidada e envelhecida. Este governo rígido matou a vida dentro da Igreja. A credibilidade da Igreja caiu a um nível muito baixo, devido à política da Cúria.”

Ainda assim, o teólogo elogiou a postura de João Paulo II, ao defender a paz no mundo (“O seu apelo claro e firme contra a guerra no Iraque merece o aplauso maior") e considerou que, em relação ao futuro papa, ''a nacionalidade será indiferente'', esperando que seja ''menos ligado ao Opus Dei''. De facto, os maiores elogios ao Papa têm vindo de figuras da “Opus Dei”, esse movimento católico, conhecido pela sua ideologia conservadora. Resta saber se o Papa não condicionou a eleição do seu sucessor, nomeando, ao longo do seu longo mandato, um número razoável de cardeais conservadores, os mesmos que vão eleger o novo papa.

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:02 PM

O novo-riquismo de Santana Lopes Apesar de existirem bons arquitectos em Portugal, Pedro Santana Lopes, para dar um ar de novo-rico resolveu contratar um arquitecto estrangeiro para o Parque Mayer, a obra que o imortalizará – pensa ele.

Conclusão: agora, não tem dinheiro para pagar!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:44 PM

Lá funcionar, funciona... É politicamente correcto dizer que a "Justiça funciona". O problema é que funciona mal.

Até agora tudo se passava no segredo dos deuses. Os juízes eram entendidos como uns seres perfeitos, isentos, incorruptos, acima de qualquer suspeita. O caso Paulo Pedroso teve um grande mérito: veio mostrar que o sistema é defeituoso e que os juízes não são aquilo que o comum das pessoas julgava.

Vejamos: o Ministério Público efectua ilegalmente escutas telefónicas e, mais grave, divulga-as, atingindo a honra de pessoas, mesmo que sejam apenas amigos e conhecidos do arguido. Processos mal elaborados, sem provas consistentes. Juízes inquisidores. Juízes incompetentes. Juízes contra Juízes. Um acórdão (divuldado ontem) com uma linguagem imprópria, quase grosseira. Um procurador-geral insensato, etc. etc.

Quem pode confiar na Justiça portuguesa? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:33 PM

14º Festival de BD da Amadora Teve início hoje e prolonga-se até 2 de Novembro, a 14ª edição do Festival da Banda Desenhada da Amadora. O tema deste ano é "A Mulher na BD".

A todos aqueles que gostam de BD (e não só) aconselhamos uma visita à Escola Intercultural na Venda Nova-Amadora. Vale a pena. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:20 PM

A agitação estudantil O país estava pacificado na questão das propinas. Havia, portanto, ambiente para discutir com calma os problemas relacionados com a qualidade do ensino superior.

Mas para os membros do governo governar é provocar agitação. Para eles, reformar é retirar os direitos dos cidadãos (e isto não é só no ensino, mas em todas as áreas), por isso, para eles, a revolta e a contestação são as consequências naturais dos seus actos.

Resta saber se o povo português vai nessa. Os estudantes estão a mostrar que não. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:28 PM

É preciso falar das desigualdades sociais Hoje é o dia para a erradicação da pobreza e nenhum cidadão pode ficar indiferente. Há pobreza no mundo, há pobreza no nosso país. As desigualdades aumentam, os ricos mais ricos, os pobres mais pobres.

Segundo as estatísticas, entre 1995 e 2000, o governo português conseguiu diminuir (embora ligeiramente) a pobreza em Portugal (cerca de 2%), mas um quinto da população portuguesa (cerca de 21 por cento) ainda vive na pobreza.

Interessa perguntar: Quais as causas por que existem tantos pobres? Estão a acentuar-se as desigualdades sociais? Por que motivos? Quais os factores que impedem que se realizem políticas que combatam este flagelo? Quem é que não está interessado em aliviar o sofrimento destes portugueses e imigrantes sem esperança? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:58 PM

O embrulho de mercearia e o pagem espúrio... A "Visão" insere, hoje, uma entrevista com Miguel Veiga, um histórico do PSD.

Eis como ele define a coligação governamental:

"Esta coligação não é mais do que um embrulho de mercearia."

Eis como define a segunda figura da coligação:

"Eu, como PSD, não estou disposto a levar o doutor Portas para a Europa como meu pajem. Seria um pajem indesejável, esdrúxulo e sobretudo espúrio."

Eis como vai votar para as europeias:

"Vou votar no PSD, como sempre fiz. Se ao lado, no boletim de voto, aparecer o PP, risco. É tão simples como isso. Não violo a minha consciência. É um voto nulo? Será o que for." São críticas de arrasar, vindas do interior do próprio PSD.

Ainda alguém acredita que a coligação vai durar até 2010? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:15 PM

Confesso o meu pecado: gosto da Ana Gomes Apesar da quase (sufocante) unanimidade (dos políticos, jornalistas, editorialistas, comentadores de jornais e tvs e quejandos, atrevo-me a confessar o meu pecado: gosto da Ana Gomes. Mas não sou o único. Ouvi Miguel de Sousa Tavares, (para espanto do jornalista de serviço da TVI), dizer "gosto dela". E leio na "Visão" a opinião de Manuel Alegre - "A Ana Gomes tem duas virtudes que se podem transformar em defeito: tem coragem e sinceridade, quando, em política, há muita intriga."

Na mesma revista, as opiniões cinzentas e "politicamente correctas" dos "burocratas" do PS: José Lello e José Sócrates.

Voltando a Ana Gomes, gostei de ouvi-la falar como "mãe e como avó"; afinal, ainda há políticos com emoções e sentimentos como os comuns dos mortais. Nem todos são eunucos.

E vem-me à memória estes versos de Manuel Alegre: “É possível andar sem olhar para o chão

é possível viver sem que seja de rastos.

Os teus olhos nasceram para olhar os astros

se te apetece dizer não grita comigo: não.” Comentários (3) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:44 PM

E o anão do capachinho não apareceu... Janita Salomé tinha sido avisado (aqui mesmo, por um visitante deste blogue - Pedro Vieira): "Janita, corres perigo, foge do anão de capachinho.”

Mas o anão não apareceu e Janita cantou e encantou todo o auditório da Antena 1, defendendo, com vigor as suas canções. Em defesa da música e das nossas raízes culturais mediterrânicas.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:23 PM

Janita Salomé na RDP Amanhã, pelas 17 horas é a vez de Janita Salomé apresentar o seu mais recente disco "Tão pouco e tanto", no auditório da RDP.

A não perder!

Quem não poder estar presente, pode sempre comprar o disco e ouvi-lo, serenamente, em casa. Um disco notável, onde a fabulosa capacidade vocal de Janita se funde com a tradição árabe, cigana, portuguesa... expressa em canções deslumbrantes. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:58 PM

A política dos EUA favorece o fundamentalismo Islão... Depois de ter recebido o Prémio Nobel da Paz, Shirin Ebadi é vista por muitos iranianos como potencial salvadora do movimento reformista, que nos últimos meses têm vindo a perder terreno face à ofensiva da ala "dura" do regime.

Ontem, no regreso ao Irão, Shirin Ebadi foi saudada por cerca de dois mil iranianos, que cantavam "Libertem os prisioneiros políticos" e "Liberdade e justiça.

Esta ofensiva da ala "dura" do regime tem sido causada pelas crescentes pressões dos EUA, cuja política, como sabemos, em vez de conduzir à democracia, reforça a posição dos fundamentalistas. Não há pior cego do que aquele que não quer ver!... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:28 PM

Afinal, é tudo mentira... É mentira que exista prostituição em Bragança. As meninas brasileiras estão apenas em visita de turismo ao país irmão. As "mães de Bragança são umas imposturas; inventaram tudo. Na verdade, são unânimes os testemunhos da população e dos responsáveis políticos locais. E até o bispo (certamente com conhecimento de causa) opinou sobre a temática. Bragança, é apenas uma cidade bonita, amena, pacata, maravilhosa, absolutamente segura, um verdadeiro oásis.

António Magalhães, comandante da PSP, afirmou ao "Público" que Bragança é "uma cidade linda, pacata, onde as pessoas se podem dar ao luxo de passear às três ou quatro da madrugada em segurança. Esta cidade não tem canto nenhum com mulheres a aliciar cavalheiros... "

José Manuel Ruano, governador civil, garante que "apenas duas casas estão conotadas com a prática da prostituição, duas espeluncas, uma na cidade e outra nos arredores".

Jorge Nunes, presidente da Câmara, afiança que a reportagem da "Time" não corresponde à realidade de Bragança.

Júlio de Carvalho, ex-governador civil de Bragança assegura que "Bragança, nesta matéria, ainda é uma cidade limpa".

Face, pois, a esta realidade, sugiro que, em vez de suspender a publicidade ao Euro 2004, o Governo deveria apenas substituir os "slogans" previstos por outros do tipo: Aproveite o Euro 2004 para visitar a cidade maravilha, a cidade mais limpa da Europa, a cidade-oásis, etc, etc.

Enfim, Portugal continua a ser este país de brandos costumes, à beira-mar plantado. Prostituição? Violência familiar? Maus tratos a crianças? Droga? Alcoolismo? Mortes nas estradas? Em Portugal, não!... As estatísticas mentem... Pedofilia? Apenas uma dúzia de casos!... e já estão presos, pois a Justiça funciona!...

E assim vamos nós!...

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:29 PM

Nova palhaçada assola a campanha para a presidência do Benfica. Mais uma vez, fico com a sensação de que Jaime Antunes não parece levar esta candidatura a sério. Não devido às suas afirmações como das vezes anteriores, mas devido aos seus actos (ou neste caso, o acto).

Acontece que o sr. Antunes foi a Fátima levar o pai de 86 anos, que veio de cadeira de rodas (ao que parece, foi levado enquanto dormia sem saber de nada). E para que Deus não deixasse escapar esta bondade, fez o favor de avisar a comunicação social para ver tão caridosa alma. De facto, vai ser preciso rezar muito para ganhar as eleições, caso continue a fazer estas figuras... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Serafim Alce em 02:54 PM

Poema árabe sou Ibn 'Ammâr: a minha glória

não há quem a possa ignorar

a não ser néscios, deles não reza a história,

pois nem astros conseguem enxergar. se o meu Tempo me despreza

não é motivo de espanto

notas em livros é o que mais se preza

e nas margens se escrevem no entanto. autor: IBN 'AMMÂR, nascido perto de Silves, em 1031.

in "O Meu Coração é Árabe" - antologia organizada por Adalberto Alves, edição da Assírio & Alvim. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:30 PM

O Mundo islâmico está a mudar? Depois da entrega do Prémio Nobel a uma mulher iraniana, lutadora pelos direitos humanos e pela renovação do Islão, boas notícias chegam de Marrocos.

O rei marroquino Mohammed VI acaba de anunciar a reforma da "mudawana", o código pessoal da mulher que até agora fazia dela um ser inferior. As reformas anunciadas concedem às mulheres direitos semelhantes àqueles que vigoram no mundo ocidental. Assim, por exemplo, a "obediência da esposa ao marido" é substituída pela "responsabilidade conjunta dos cônjuges". A idade ideal do casamento para as mulheres passa dos 15 para os 18 anos.

O rei afirmou que as mudanças visam "substituir os conceitos que atentam contra a dignidade das mulheres."

Os líderes do próprio partido islamista manifestaram apoio ao documento, considerando que os "seus fundamentos estão conformes às prescrições da (nossa) religião tolerante."

Perspectivas optimistas, portanto. Oh! Se deixássemos os povos islâmicos construirem o seu próprio processo de emancipação!... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:55 PM

Ao que chegámos! Big Brother para aprender Português É inacreditável o que fizeram aos programas de Português. Substituíram os autores literários por textos dos media e literatura pimba. E logo os autores dos manuais se encarregaram de concretizar as mudanças, introduzindo telenovelas e "reality shows".

David Justino, na oposição, criticou os programas; agora, no governo, diz que não pode alterar, por razões economicistas... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:10 PM

As descobertas de Ferro Rodrigues Ferro Rodrigues criticou, ontem, as televisões, acusando-as de promover a agitação e o populismo, fazendo o jogo da extrema-direita.

Ora, Ferro Rodrigues não diz nenhuma novidade. Toda agente sabe que o papel das televisões e dos tablóides é pernicioso, destrói todos os valores éticos, culturais, políticos, etc. Ainda, ontem, a RTP1 transmitiu o filme “Cidade Louca” que ilustra bem o funcionamento da televisão nos EUA, onde as audiências regulam o desenvolvimento de todas as histórias.

Referindo-se às televisões em Portugal, ainda não há muito tempo, J. M. Nobre-Correia escreveu no “Público”: “Os media portugueses constituem globalmente uma triste ilustração dos efeitos nefastos da concorrência em tempos de neoliberalismo selvagem e de fragilização do poder político ... um espectáculo permanente que transforma as pessoas em actores narcísicos e exibicionistas ou espectadores “voyeurs” e amadores de sensações fortes. A sociedade do consumismo e do “lazerismo” terá pois o futuro garantido. E a democracia?...”

Ora, F. Rodrigues deveria saber que os media explorariam (e explorarão ao máximo) o “caso Pedroso”.

O mais importante, ainda, é que o Secretário Geral do PS vá pensando na forma como poderá regular e meter na ordem as televisões, quando for primeiro-ministro. É que o Governo de Guterres foi incapaz de o fazer. E o governo actual...

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:51 PM

Contra a designação "arte lusófona" Inventaram as expressões "arte lusófona" e "cultura lusófona" para designar as obras de artistas, escritores, músicos, etc. que se expressam em língua portuguesa. Pelos vistos, estas designações estão muito generalizadas.

Há tempos, o escritor angolano, José Eduardo Agualusa, considerava-as inadequadas.

Ontem, no "Público", no decorrer de uma entrevista com António Pinto Ribeiro, director artístico da Culturgest, a questão foi abordada.

Dizia A.P.Ribeiro: "A internacionalização dos nossos criadores só tem alguma eficácia se levar atrás a criação brasileira e africana."

Intervêm as jornalistas: "Arte lusófona?"

Responde A.P.R.:" Não é arte lusófona de todo. Esse é um péssimo termo. O que os une é serem artistas de língua portuguesa."

Também considero que a expressão é incorrecta. Vamos criar outra expressão mais adequada?

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:27 PM

Ao contrário de Bush e seus seguidores... Palavras do primeiro-ministro norueguês, na entrega do Prémio Nobel da Paz:

"É um apoio ao diálogo e a melhores relações entre o mundo ocidental e o mundo islâmico."

Palavras de Shirin Ebadi:

"O combate pelos direitos humanos é travado em cada país pelo seu povo, e tal é o caso do Irão, e nós somos contra toda a intervenção estrangeira no Irão.

O Islão não é incompatível com os direitos humanos... Se lerem o Corão, apercebem-se de que nada contém contra os direitos humanos... O meu problema não é o Islão, mas a cultura patriarcal. Práticas como a lapidação não têm fundamento no Corão."

Palavras sábias, a provar que o prémio foi bem entregue. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:00 PM

"...judiciais incontinentes, povo ávido, justicialistas ignaros, irracionais..." Quando critico os Média, não meto todos os jornalistas no mesmo saco. Ainda existem aqueles que resistem, recusando o sensacionalismo e a mentira. O próprio Sindicato dos Jornalistas tem alertado para o cumprimento dos princípios deontológicos. Quando o jornalismo é sério, presta um grande serviço aos cidadãos.

O "Público" é ainda um jornal de referência. Dele, transcrevo um parágrafo do texto de Ana Sá Lopes acerca do caso Casa Pia:"... na praça pública onde este processo está em julgamento, atropelam-se responsáveis judiciais incontinentes, povo ávido, justicialistas ignaros, irracionais com bons sentimentos e uma população que, ao desejar legitimamente que seja feita justiça num processo escabroso, busca a condenação célere do primeiro alegado "pedófilo" que o Ministério Público lhe apresentar, manifestamente indisposta que está para analisar se os indícios são ou não "fortes". Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 03:38 PM

E assim lá vamos andando entretidos... Num ápice, os Média deram por terminado o folhetim sobre os ex-ministros demissionários e passaram para o sempre presente caso Casa Pia, nos seus capítulos: Caso Pedroso divide o PS e O Procurador Geral - o incendiário. O Secretário Geral do PS ainda não percebeu que não tem apenas um adversário (D.Barroso), mas dois: D.B. e os Média, e que tem de aprender a lidar com eles. Eles estão em todo o lado, vêem tudo, vasculham tudo, ouvem tudo, porventura, ainda mais do que a Judiciária, e principalmente, ampliam tudo e aproveitam-se de tudo!... Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 02:53 PM

Idade dos Média=Idade Média Concordo com a opinião de Carlos Magno:

A Idade dos Média em que vivemos parece-se com a Idade Média. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 02:13 PM

Mais críticas a Rui Teixeira O juiz mais popular de Portugal, a quem já chamaram super-juiz, deve andar, lá por terras de Torres Vedras, com as orelhas bem vermelhas, de tanto dizerem mal dele.

Depois do acórdão em que os juizes do Tribunal da Relação lhe passaram um atestado de incompetência, um desses juízes, aquele que redigiu esse acórdão, Carlos Rodrigues, afirmou, hoje, que "o uso da prisão preventiva com «carácter intimidatório» tem aumentado em Portugal e sem a fundamentação exigida." Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:49 PM

Dia Mundial da Saúde Mental Este ano, o dia é dedicado às perturbações emocionais e comportamentais das crianças e adolescentes.

Segundo a Federação Internacional para a Saúde Mental cerca de 20% das crianças e adolescentes de todo o mundo padecem de uma enfermidade mental incapacitante. E em 2020 cerca de 50% poderão padecer de alguma perturbação de ordem psíquica.

São números alarmantes que nos devem preocupar.

Que tem feito o nosso país junto das famílias e das escolas, no sentido de assegurar o desenvolvimento da personalidade da criança, das suas potencialidades e aptidões mentais e físicas, e do apoio a crianças e adolescentes com problemas?

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:34 PM

Shirin Ebadi venceu o Papa... Quando muitas pessoas julgavam que o laureado com o Nobel da Paz seria o Papa, o Comité do Nobel preferiu a iraniana Shirin Ebadi.

Fixemos uma das suas primeiras frases depois de ter sido galardoada: "O Islão não é incompatível com os direitos do Homem".

Se os ocidentais (principalmente os norte-americanos), em vez de explorarem economicamente os povos islâmicos do Médio-Oriente, sob o pretexto estúpido de que pretendem conduzi-los à democracia, se os respeitassem verdadeiramente, seria bonito vê-los emanciparem-se a si próprios.

É verdade que neste aspecto também o Papa teve o seu papel importante, opondo-se à invasão do Iraque.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:38 PM

As sentenças do Tribunal da Relação Quando o "Público" afirma: "Relação arrasou provas contra Paulo Pedroso" e "Tribunal da Relação desmonta indícios contra Pedroso", não está a exagerar.

Aliás, o que os juízes fizeram não foi mais do que produzir uma "sentença", aliás, duas sentenças, uma condenando Rui Teixeira, outra absolvendo Paulo Pedroso.

Vejamos alguns exemplos:

Quanto à primeira testemunha, afirma o Tribunal: "O depoente não refere ter sido ele próprio vítima de qualquer prática sexual com o arguido, parecendo... que nunca o teria visto..."

Quanto à segunda testemunha: "...o facto de apenas ter sido indicada uma das fotografias (a mais pequena e a menos clara) e as contradições assinaladas fragilizam o valor indiciário destes depoimentos..."

Quanto à terceira testemunha:"... sem qualquer localização temporal e depois de declarações idênticas prestadas por seus conhecidos, o que lhe dá um estatuto muito frágil..."

Quanto à quarta testemunha:"... as indicações fornecidas por algumas testemunhas só por si não podem ter valor como meio de prova (...) O deputado foi sempre reconhecido através da fotografia mais pequena e menos nítida..."

Quanto à quinta testemunha:"A sua inverosimilhança ... é tão notória que não merece outra qualquer referência."

Quanto à sexta e última testemunha: "O contexto em que esta afirmação surge, a estranheza que suscita a conservação em memória deste facto e a ausência de qualquer outro esteio a que se apoie, suscitam-nos as maiores reservas."

E acrescenta ainda o Tribunal: é "por demais evidente que todos os indícios recolhidos são claramente insuficientes para imputar ao arguido a prática de qualquer crime concreto."

Nenhum advogado de defesa faria melhor!

Quanto às palavras do procurador-geral da República, estou de acordo com o editorial do "Público": "é a reacção de um mau perdedor. Lamentável."

Quantos disparates já pronunciou o procurador, desde que foi nomeado para o cargo? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:52 PM

E Rui Teixeira? Não se demite? Como classificar o erro de uma pessoa que coloca outrém em prisão durante 4 meses e meio? E resta saber se o erro foi por incompetência ou por má-fé. Se foi por má-fé não tem perdão, mas se foi por incompetência, que dizer de um sistema de justiça que mantém um juíz tão incompetente?

Dois ministros demitiram-se por muito menos!...Pelo menos os seus actos não mandaram ninguém para a prisão, e por tão longo tempo... Sendo assim, por que é que os políticos hão-de pagar com a demissão os seus erros e os juízes não?

O acórdão do Tribunal da Relação (publicado, hoje, no "Público" ) é um autêntico atestado de incompetência passado ao juíz Rui Teixeira!... Depois de lê-lo, ninguém fica dúvidas... Comentários (3) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:22 PM

Nem tudo vai mal em Portugal... Há portugueses, alguns deles jornalistas e comentadores que só dizem mal de tudo e de todos, principalmente de Portugal. São pessimistas e nostálgicos, os chamados "vencidos da vida".

Um deles é um senhor chamado António Barreto, pessoa conceituada na praça, que escreve no "Público" aos Domingos.

Pois, no Domingo passado resolveu dizer bem... Dizer bem dos... espanhóis, nomeadamente de duas empresas privadas.

Hoje, no mesmo jornal, o médico H. Carmona Mota, responde-lhe:

"Recordo que conheço alguns"Apolónias" e "Cortes Ingleses" nas universidades e nos hospitais portugueses; apenas um exemplo recentemente noticiado: "Urgência pediátrica de Leiria distinguida pela qualidade" (PÚBLICO 1-10-2003).

Mas, ao contrário do Apolónia e do Corte Inglês, os excelentes resultados do serviço de pediatria de Leiria (avaliados por métodos objectivos e onde foi decisivo o factor interno - todos os médicos são ou foram internos em Portugal) não lhe trazem qualquer benefício (nem pessoal nem ao serviço). E, que eu saiba, nem todos os seus dedicados profissionais esperam recompensa na outra vida."

De facto, todos nós sabemos que, um pouco por todo o país, além de alguns serviços de saúde e universidades, existem excelentes resultados em escolas, em tribunais, em empresas, na administração pública e até na política...(Não me refiro à política vigente do actual governo, evidentemente...)

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:23 PM

A caravana passa...e Paulo Portas resiste Enquanto Paulo Portas resiste, em menos de 2 anos, já saíram 4 ministros, todos do PSD. Qual será o próximo ministro a sair? E se Pedro Lynce e Martins da Cruz não cometeram ilegalidades (como afirmam) por que se demitiram? (Também Paulo Portas afirmou que não cometeu ilegalidades, razão por que não se demitiu.) Por fraqueza... ou por serem do PSD? É o PSD o elo mais fraco? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:31 PM

Situação explosiva E agora, depois das últimas revelações da SIC, que fará Durão Barroso se Martins da Cruz não se demitir? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:23 PM

"Alunos esponja" "O objectivo da aprendizagem de Medicina não é saber muito, mas saber (e saber fazer e comportar-se) bem. O objectivo não é a competição, mas a competência; tanto a individual como a de trabalhar em grupo.

Os "exames nacionais", o corolário desta concepção competitiva do sucesso académico, desprezam aquele objectivo, incham a burocracia ministerial e menorizam as universidades que neles colaboram; os "exames nacionais" tendem a privilegiar o saber (e deste, a memória repetitiva, típica dos alunos esponja), em desfavor do saber fazer e das atitudes."

H. Carmona Mota, médico e professor da Faculdade de Medicina de Coimbra, in "Público" de hoje (Cartas ao Director). As reformas dos Ministérios da Educação e do Ensino Superior e Ciência vão no sentido de reforçar este tipo de ensino livresco e repetitivo e favorecem os "alunos-esponja". Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:52 PM

Prioridade à educação no Brasil O Governo do Brasil propõe-se alfabetizar 20 milhões de brasileiros até 2006.

A ideia do programa é fazer convénios com instituições profissionais e igrejas.

A intenção é "erradicar o analfabetismo de forma correcta, para que se ensine o raciocínio e não apenas como escrever o nome". Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:11 PM

Semana contra o cancro Uma semana de sensibilização para a doença e principalmente para a mudança de hábitos...

"O cancro é ainda a segunda causa da morte em Portugal e os tumores provocados por doenças profissionais estão a aumentar no país." Quem o diz é o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:58 PM

Praxes - E não podemos exterminá-las? O Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros tornou-se conhecido, no ano lectivo passado, devido à denúncia de uma estudante vítima de praxes violentas realizadas naquele Instituto.

Este ano, o director da escola afirma: "Vamos preparar uma recepção aos novos alunos, mas nada que tenha a ver com as práticas associadas às praxes, aliás, eliminámos da nossa escola o conceito de caloiros." Afinal, é possível organizar novas formas de acolhimento aos novos alunos!

Será que, um dia, a civilidade e a cidadania chegarão a todas as Escolas do Ensino Superior? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:29 PM

Batota no acesso ao ensino superior Afirma o director do "Público": Há que "devolver às escolas do ensino superior a capacidade de escolherem os alunos que vão acolher ...(...) Um tal sistema descentralizado...acabaria com a "batota"...

Pergunto eu: E quem garante que as Universidades não poderão fazer "batota"? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:35 PM

A mercantilização da Informação "...o desenvolvimento da indústria dos média "(...) exprime "essencialmente uma lógica de capital financeiro, cada vez mais afastada da vocação que a nossa ordem constitucional confere aos meios de comunicação social e estranha às condições que lhe impõe." "Os grupos de média formam verdadeiros cartéis de mão-de-obra jornalística, empregando a maior parte dos profissionais e ditando as regras do seu futuro profissional." "Estão criadas condições específicas para limitar e condicionar a liberdade de expressão e a liberdade de emprego." (Do doc. "Por uma agenda dos poderes públicos para os média", do Sindicato dos Jornalistas, in www.jornalistas.online.pt) Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:19 PM

Dia Mundial do Professor Hoje, é o Dia Mundial do Professor!

Se não fora a FENPROF (Federação Nacional dos Professores), através de um comunicado de que os jornais deram um reduzido destaque e, principalmente, através de um anúncio que, sendo pago, os jornais, naturalmente publicaram, ninguém tinha dado por isso.

Isto mostra o conceito que os média têm do chamado "interesse público"!... Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 03:50 PM

Portugal campeão Nunca entendi a razão (ou razões) que leva (m) os portugueses a não darem importância àquilo em que são bons.

Veja-se o caso do hóquei em patins, uma modalidade em que o nosso país sempre se distinguiu pela qualidade dos seus praticantes.

Esta manhã, fui espreitar as primeiras páginas dos jornais. Alguns nem sequer trazem uma chamada de atenção na primeira página. No interior, a notícia, mas só depois do noticiário futebolístico. Quanto aos desportivos, bem, quanto a estes o escândalo é maior. Todos eles, sem excepção dão mais destaque à vitória do Benfica do que à vitória de Portugal. E veja-se: trata-se de um mero jogo do campeonato, de uma importância muito, muito reduzida: Moreirense-Benfica!

E mais: na final disputada, ontem, à noite, em Oliveira de Azeméis, ou seja, em Portugal (!), não vi, (pelo menos as imagens não mostraram) nenhuma entidade representativa do País. Se fosse futebol (mesmo que o jogo não tivesse uma importância tão decisiva), lá estaria o Presidente da República a representar o povo português, mais o primeiro-ministro a mostrar-se, e não faltariam os deputados em missão de trabalho!... Apenas vi jogadores, treinadores e dirigentes desportivos felizes e emocionados, e público com bandeiras portuguesas. Talvez fosse melhor assim. Sem o pedido “tragam a taça”, os valorosos jogadores de hóquei conquistaram-na com técnica, querer e trabalho!... E, dizem eles, contra muitos que não acreditavam no seu valor! Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 03:38 PM

Outubro, mês da música E não faltam concertos.

O Teatro S. Luis está a comemorar a efeméride com vários concertos, ao longo do mês, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Maria João Pires, Opus Ensemble, Banda da Marinha, Tambores Japoneses, Orquestra do Algarve, Carlos Barreto Quarteto, e outros.

Em Mafra, tem início, hoje, o VII Festival Internacinal de Música, com um programa muito interessante, organizado por Miguel Lobo Antunes.

Entretanto, prossegue em Lisboa o VI Festival Internacional de Órgão de Lisboa.

Em Coimbra e no Porto vão realizar-se os espectáculos de Gilberto Gil e Maria Betânia.

E depois, há os palcos habituais, com músicas de todos os estilos, para todos os gostos, um pouco por todo o país.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por miguel aguiar em 10:04 PM

Doenças atacam membros do Governo Em menos de 24 horas, o ministro do Ensino Superior demitiu-se ou foi convidado a demitir-se...

Por muito mais, o ministro da Defesa não se demitiu, e já lá vão não sei quantos meses...

O demitido não se demitiu por, segundo ele, ter cometido qualquer erro, mas porque a situação poderia "fragilizar o processo em curso.."

Ambos se declaram inocentes, de boa fé e de consciência tranquila...

É, portanto, um problema de situação... de situação clínica.

Se Portas é o tumor que, aos poucos, vai fragilizando o organismo, qual terá sido a doença fulminante de Lynce? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:48 PM

Convocatória do Scolari O Gervázio aprendeu em 180 minutos que o Fernando Couto não devia estar na selecção. E o Scolari? De quanto tempo MAIS é que precisa? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Serafim Alce em 09:38 PM

Gilberto Gil A entrevista de Gilberto Gil, ontem, na RTP1, encheu-me as medidas. Foi um dos melhores momentos televisivos.

Gilberto GIl não é apenas um músico/cantor admirável. É também um excelente comunicador, um homem lúcido, dotado de uma personalidade forte e um Ministro da Cultura muito empenhado, possuidor de um grande idealismo e, simultaneamente, de uma esclarecida visão dos problemas e de um extraordinário sentido das realidades.

Foram momentos inesquecíveis esses em que me iludi da realidade portuguesa. Uma verdadeira lição de política! Que inveja do país irmão!

Quando a entrevista acabou, acordei... e voltei à nossa "apagada e vil tristeza"... Comentários (1) | TrackBack Publicado por Serafim Alce em 09:27 PM

Os portugueses não compreenderam a boa acção do ministro... O ministro demite-se mas, no mesmo momento em que se demite, continua a dizer que está de "consciência tranquila" e a negar qualquer favorecimento ou abuso de poder!

Por seu lado, o primeiro-ministro elogia o ministro, sublinhando a sua "grande dignidade e sentido de Estado notável".

Afinal, o ministro só se demite porque fez uma boa acção e o primeiro-ministro aceitou a sua demissão, porque o ministro revelou um sentido de Estado notável!

O ministro demitiu-se, apenas porque a sua permanência no cargo poderia "prejudicar as reformas" em curso no sector.

Tudo muito claro, portanto. Se alguém tinha dúvidas quanto à ética e ao sentido de Estado deste governo, ficou, certamente esclarecido. É tudo uma questão de reformas!...

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:31 PM

O barrosismo no seu melhor! Depois do caso Maria Elisa, eis um novo favorecimento pessoal e abuso do poder, mostrando que os amigos são para as ocasiões: a filha do Ministro dos Negócios Estrangeiros colocada, ilegalmente, em Medicina, por autorização especial do Ministro do Ensino Superior.

Eis o barrosismo no seu melhor!... Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:41 PM

"O Candidato à presidência do Benfica" numa sala perto de si... E mais uma vez, à semelhança dos anos anteriores, os candidatos à presidência do Benfica fazem figuras cada vez mais tristes... Depois de Vale e Azevedo ter dito que iria contratar Rui Costa, depois de Vilarinho ter dito que iria ser campeão e contratar o Jardel e o Rui Costa, surge agora esta nova personagem de nome Guerra Madaleno, a afirmar que tem condições para que a equipa do Benfica tenha tanta qualidade como o Real Madrid ou o Man. Utd... e também que vai contratar... Rui Costa... qual D. Sebastião.

Não sei se gostam de fazer figuras ridículas, ou se pensam que o Benfica é alguma instituição cómica, mas se querem mentir, então que tenham ideias mais originais... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:10 PM

"Música clássica comercial"- li bem? O País prossegue a maré das reformas. O Governo que nos desgoverna quis acabar com a Antena 2, mas arrepiou caminho.

O objectivo da Antena 2 (leio no "Público") é, agora, imagine-se... "atrair os jovens". Um dos assuntos que vão debater na estação é, precisamente, "música clássica comercial". Confesso a minha ignorância: "música clássica comercial"? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:17 PM

Será possível Será possível que nada se cumprisse?

Que o roseiral a brisa as folhas da hera

Fossem como palavras sem sentido

- Que nada sejam senão seu rosto ido

Sem regresso nem resposta - só perdido Sophia de Mello Breyner Andresen, "O nome das Coisas" Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:40 PM

"O Inimigo sem Rosto" De um modo geral, a comunicação social esteve bem ao noticiar o lançamento do livro de Maria José Morgado "O Inimigo sem Rosto". A magistrada desdobrou-se em inúmeras entrevistas, onde explicou bem as suas ideias e propostas para combater a corrupção em Portugal.

Porém, penso que todos os portugueses ficaram uma vez mais com a impressão de que é apenas mais uma voz a clamar no deserto.

E lá continuaremos como um dos países mais corruptos da Europa! Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:18 PM

Ainda a viagem de Durão a Angola Miguel de Sousa Tavares tem razão:

"Fossem os amigos de Durão Barroso em Angola um bocado menos insaciáveis, e não haveria dezenas de milhares de crianças angolanas a quem o Estado - o mesmo Estado que todos os dias factura biliões em petróleo e diamantes - não tem dinheiro para pagar sequer umas próteses, já não digo uma vida decente." De facto, foi um escândalo esta ida de Durão Barroso a Angola. O homem não acerta uma! Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:52 PM

A comunicação social já não é o "quarto poder" Ignacio Ramonet escreve no Le Monde Diplomatique:

“Os jornalistas e os média consideraram muitas vezes que era um dever da máxima importância denunciarem as violações dos direitos. (...) Foi por isso que durante muito tempo se falou do “quarto poder”. Este “quarto poder” era afinal graças ao sentido cívico dos media e à coragem de jornalistas audaciosos, aquele de que os cidadãos dispunham para criticar, rejeitar ou contrapor democraticamente decisões ilegais que podiam ser iníquas, injustas e até criminosas contra pessoas inocentes. (...)

Mas desde há uns quinze anos, conforme se foi acelerando a globalização liberal, o sentido deste “quarto poder” acabou por se esvaziar, perdendo pouco a pouco a sua função de contrapoder.” Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:19 PM

Défice entre 5 a 6 por cento? Silva Lopes afirmou que sem as medidas extraordinárias adoptadas e a adoptar pelo Governo, o défice real do Sector Público Administrativo português poderá atingir este ano cinco a seis por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o economista, a política orçamental que tem sido seguida pelo actual Governo "não é tão restritiva quanto parece". O Governo não fez mais do que aplicar "cosmética" contabilística ao OE para 2004, com o objectivo de mostrar maiores receitas. "Olhei para os números e não tenho grande confiança neles. O OE é uma floresta intransponível", acrescentou.

O consultor do Banco de Portugal e antigo governador da instituição afirmou que as regras do Eurostat permitem a "composição contabílistica" das contas nacionais, mas ressalvou que isso não quer dizer que o as contas públicas sejam agora "mais correctas" do que há quatro ou cinco anos.” A confirmarem-se estas palavras de Silva Lopes, restará a este governo alguma credibilidade? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:26 PM

Durão, o advogado e humorista Durão, em Angola, mostrou algumas facetas até agora desconhecidas.

Por exemplo, advogado: “Seremos, sobretudo, o vosso advogado desta causa na Europa.”

E outra, não tão desconhecida - humorista: “Será que, se não tivesse sido a pressão oriunda do espaço da CPLP, Timor-Leste teria sido independente?”

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:22 PM

Os amigos de Durão Depois do seguidismo em relação a Bush, Durão Barroso fortalece a sua amizade com José Eduardo dos Santos.

Que ele escolha para seus amigos quem quer, é natural. Agora, que envolva o nome de Portugal com este tipo de políticos é imperdoável!

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:14 PM

O governo angolano é corrupto Em Março de 2002, a Global Witness, organização de defesa dos direitos humanos, publicou um relatório sobre a corrupção em Angola, onde se afirma que “a essência da corrupção em Angola é que, em vez de somas relativamente pequenas, estamos perante um caso de pilhagem do Estado à escala de Mobutu e Abacha". É uma referência aos falecidos presidentes do Zaire e Nigéria que alegadamente roubaram milhares de milhões de dólares às contas dos seus países.

O documento assinala que “os crescentes rendimentos do petróleo angolano estão a desaparecer em orçamentos paralelos.”(...) “Uma conta bancária no First Virgin Bank nas Ilhas Virgens britânicas com mil e cem milhões de dólares, está ligada a uma companhia que fornece as forças armadas angolanas e cujos signatários estão entre os elementos mais alto nível da vida pública angolana. O mistério sobre esta conta aprofunda-se pois não existe um banco com esse nome a operar naquelas ilhas. A explicação é que o nome First Virgin Bank é o nome usado numa conta num outro banco legítimo. Esta conta poderá ser a razão para o desaparecimento dos mil e 400 milhões de dólares dos rendimentos do petróleo de 2001.”

O relatório afirma ainda que foi feito ao embaixador de Angola em Paris que serviu de intermediário no negócio de compra de armas para Angola, um pagamento de 18 milhões de dólares. “Há indícios de que muito armamento foi comprado em estado inutilizável apenas para pagamento de comissões, enquanto noutros casos, os preços foram inflacionados em quantias até um quarto do seu valor.”

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:35 PM

No tempo do capitalismo total - A servidão do Homem libertado O “Le Monde Diplomatique”, edição portuguesa, inclui na sua edição de Outubro um texto do filósofo Dany-Robert Dufour, professor na Universidade de Paris VII, extraído da sua obra “L’árt de réduire les têtes”.

Transcrevo um parágrafo:

“Estamos pois a penetrar num tempo novo, o do capitalismo total que já não se interessa apenas pelos bens e pela sua capitalização, que não se satisfaz com um controlo social dos corpos, visando também, a pretexto de liberdade, uma profunda remodelação das mentes. Tudo agora tem de entrar na órbita da mercadoria, todas as regiões e todas as actividades do mundo, incluindo os mecanismos de subjectivação. É por isso, ante este perigo absoluto, que o momento é de resistência incluindo nesta todas as formas de resistência que defendam a cultura na sua diversidade a a civilização nas suas conquistas.” Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:11 PM

Vaiado em Lisboa, elogiado em Luanda Para esquecer as vaias dos portugueses no Estádio da Luz, Durão Barroso procurou consolo em Angola. E, de facto, deve ter ficado reconfortado com as palavras simpáticas do presidente angolano, considerado um dos homens mais corruptos do mundo.

É caso para avisar: cuidado com as más companhias.

Por mim, pode demorar-se, lá pelas mares angolanos... Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:49 PM

Ainda há jornalistas honrados! Como cidadão que não quer ver o país amordaçado (em parte já está...), saúdo a atitude digna e corajosa do Conselho de Redacção do "Diário de Notícias".

Ainda há portugueses honrados! Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:40 PM

Coelho & Carrilho Coelho & Carrilho fazem-me lembrar certas duplas famosas, por exemplo a do Bucha e Estica. Fazem-me lembrar também o ditado: “um diz mata, o outro esfola”, ou a célebre canção: “Só nós dois é que sabemos...”

Não os conheço pessoalmente, mas pelo que me dizem, as características humanas são também semelhantes... Uma questão de feitios? (Para evitar falsas interpretações, devo acrescentar que este Coelho é o colunista diário do “Público”, quem é que havia de ser?)

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:07 PM

Escândalos para os portugueses, fado para os londrinos... Enquanto os portugueses se vão deprimindo em frente dos televisores, deleitando-se com crimes, escândalos, acidentes (de que o país é fértil) e com os comentadores políticos, transformados em vedetas (o professor Marcelo esbraceja cada vez mais...) e os políticos em “bombos da festa”, os estrangeiros aplaudem os nossos artistas, mais reconhecidos lá fora do que cá dentro (mas isto não é novo).

Hoje, é a vez de Londres escutar Mariza. Que, recorde-se, foi eleita a melhor artista da Europa de “world music” pela BBC. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:30 PM

Lula da Silva ainda é uma esperança? Faz hoje um ano, foi eleito Lula da Silva. O dia 27 de Outubro de 2002, para bem ou para o mal, ficará na história, não só do Brasil como do Mundo.

Se Lula tiver êxito, isto é, se as suas políticas contribuírem, de facto, para a melhoria das condições económicas, sociais e culturais do povo brasileiro, a sua passagem pela Presidência do Brasil constituirá um factor de esperança para o futuro, num momento em que, por toda a parte, se acentuam as desigualdades sociais e as injustiças de toda a ordem. Ao mesmo tempo, a Esquerda moderada poderá retomar algum ânimo.

Se, pelo contrário, Lula não tiver êxito, então, a desilusão dos brasileiros atingirá nivéis imprevisíveis, tal a confiança nele depositada, e o capitalismo mundial não deixará de mostrar a sua face ainda mais arrogante e sem escrúpulos.

Neste momento, existem opiniões contrárias quanto à actuação do seu governo.

O “Público” refere a opinião do sociólogo Brasílio Sallum que traça um quadro negro da política brasileira: "... revelou-se que os projectos eram inócuos, como o Fome Zero, que teve marketing eficiente, mas, do ponto de vista administrativo, produziu resultados pífios. De resto, nada. Na área económica, o governo seguiu bem a cartilha de uma política conservadora do ponto de vista fiscal e monetário. Conseguiu controlar a inflação, mas levaram tão longe a coisa que a recessão foi brutal. Gerou-se mais desemprego que antes".

Manifestando uma opinião contrária, ontem, no mesmo jornal, o escritor Bernardo Carvalho afirma: “Eu não entendo nada de economia. Mas ao contrário de muita gente, acho que eles estão conseguindo governar surpreendentemente. Têm feito coisas muito interessantes, também têm feito erros incríveis. (...) Não votei no Lula. O discurso me incomodava, tem um monte de hipocrisias, de alianças políticas, que me incomodavam bastante. Mas acho que na prática ele tem governado do jeito que dá, tem feito boas coisas.” Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:08 PM

Shirin Ebadi, Nobel da Paz - o que esperam desta mulher? “Há quem diga que ela tem a fibra de Indira Ghandi ou de Benazir Bhutto.(....)

Depois do Nobel voltou para o Irão sem medo. Defendeu a separação entre a religião e o Estado, e avisou que “se não evoluir, a República Islâmica não pode continuar.” Regressou ao seu país porque, disse, “sou iraniana e quero morrer no meu país”. A razão é muito simples de compreender: “Imagine que está em casa e a sua mãe é uma velha doente, e a vizinha do lado é uma mãe mais jovem e dinâmica. Mesmo assim, você ficará com a sua velha mãe doente, porque ela é a sua mãe”.

Alexandra Prado Coelho, in “Pública”. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:00 PM

Enigma: quem é o autor destas frases? Proponho o seguinte teste. Veja se adivinha quem é o autor destas frases.

Aqui vai a primeira: "Sou um reformista do centro e não um homem de direita.”

E a segunda: “O governo tem uma consciência social”.

E outra: “Portugal é uma história de sucesso na Europa.”

E a quarta frase: “Estamos a reformar gradualmente a economia e estamos a ser bem sucedidos em todas as frentes.”

Dou uma achega: não é um humorista (mas quase...), é um político português.

Estas palavras foram proferidas na reunião da Trilateral. O público (estrangeiro) deve ter achado muita graça; o objectivo deve ter sido mesmo esse: criar um bom momento de humor.

Se não consegue descobrir ou não acredita, leia os jornais de hoje. Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:06 PM

Boa viagem para o Iraque... Boa viagem...é o que lhe desejo.

A entrevista à Antena 1 foi muito esclarecedora. Fiquei a saber que não concordou com a invasão, mas agora trata-se da reconstrução de um país, o que é diferente... E que (imagine-se...) vai em missão de Estado! Que acha natural o seu nome ter sido proposto por um empresário... Que é amigo de Durão Barroso, desde os tempos da Faculdade...Que só tardiamente deu conhecimento ao seu partido da sua ida para o Iraque...etc. etc. Tudo muito bem argumentado. Tudo com muito cinismo!...

Os verdadeiros motivos da ida para o Iraque, esses fiquei sem saber. E é certo que nunca os revelaria...

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:23 AM

Só os mediáticos é que têm voz? O “Público” faz o relato da reunião da comissão política do PS. Segundo esse relato, falaram 18 pessoas, todas elas figuras muito conhecidas e quase todas a viver em Lisboa.

Pergunto: não estavam militantes de Bragança, de Braga, de Viana do Castelo, de Viseu, de Vila Real, de Aveiro, da Guarda, de Coimbra, de Évora, de Beja, de Faro, da Madeira?

Se estavam, por que não falaram? Não têm os mesmos direitos que as figuras mediáticas?

Ou será que para o “Público” só essas figuras é que têm voz?

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 12:51 AM

A imolação foi apenas adiada? Ferro Rodrigues era (é?) a vítima que, segundo os jornalistas e comentadores políticos, todos os portugueses (incluindo os militantes do PS), desejariam ver sacrificada.

Afinal, segundo a opinião dos mesmos jornalistas e comentadores políticos, o sacrifício foi apenas adiado por uns meses...

Motivo: os candidatos à próxima imolação ainda não estão preparados!... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 12:44 AM

A política é "uma coisa desumana" Segundo os jornais, António Costa terá afirmado que a política é "uma coisa desumana".

A questão não é nova. Interessa acrescentar que não é só a política que é desumana. Há desumanidade nas empresas, há desumanidade nas repartições públicas, há desumanidade nas escolas, há desumanidade na comunicação social, há desumanidade nos tribunais, há desumanidade nas famílias e até nas Igrejas há desumanidade!

Sempre foi assim e será sempre assim. No entanto, parece-me que há momentos em que a frase "o homem é o lobo do homem" ganha mais sentido. Estaremos a viver um momento desses ou estarei enganado? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:53 PM

A "independência" do Diário de Notícias... Fiquei pasmado ao ouvir, ontem, à noite, na SIC-Notícias o ainda director do Diário de Notícias, repetir até à exaustão que aquele jornal é independente e assim vai continuar, apesar de o novo director ser quem é.

Que entenderão estes senhores por independência de um jornal? E se Mário Resendes tem a consciência tranquila, por que motivo esteve sempre a repetir que o jornal é independente?

Leio, hoje, no "Público" que há já três semanas o Conselho de Redacção daquele diário criticou "o peso excessivo da governamentalização" do jornal.

Mais palavras para quê? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:45 PM

Eles ainda vão controlar tudo! O novo director do "Diário de Notícias" é um ex-assessor de Cavaco Silva e de Martins da Cruz.

O currículo não poderia ser mais elucidativo. Se aquele jornal já era a voz do dono, então, agora, é a voz oficial do dono... Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:24 PM

Que pena não ter sido freira! Aos 18 anos queria ser freira!

Poderia estar num convento a rezar pelas almas dos socialistas, comunistas, anarquistas, ateus e forças demoníacas!... Em vez disso, está na ex-televisão da Igreja a denegrir as imagens dos políticos e partidos de esquerda.

Quem teve sorte foi o marido, pois esta mulher, que trabalha 10 horas por dia, afirma: “E ainda é preciso tratar dos filhos, da casa e do Zé Eduardo.” Pois é, se fosse freira, quem trataria do Zé? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:09 PM

Parabéns, Lobo Antunes António Lobo Antunes foi distinguido com o prémio internacional União Latina de Literatura, pelo conjunto da sua obra, anunciou o presidente do júri do galardão, Vincenzo Consolo. O prémio foi atribuído a Lobo Antunes porque o escritor português surge “no panorama da literatura europeia como a voz mais expressiva da realidade profunda de Portugal", disse Consolo. Apesar do descrédito que o nosso país actualmente atravesssa, a nossa cultura e os nossos criadores permanecem, resistindo. Será muito difícil aos “cabouqueiros” estrategicamente colocados em postos-chave da Administração do Estado e das empresas de comunicação social minarem os alicerces da nossa cultura e dos nossos valores. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:36 PM

Parabéns, Sofia Branco/”Público” Sofia Branco, do “PÚBLICO”, recebeu o Prémio Natali da Federação Internacional de Jornalistas e da Comissão Europeia, pela reportagem "Mutilação Genital Feminina”, distinção que premeia trabalhos jornalísticos na área dos direitos humanos e do desenvolvimento.

A jornalista considerou que a atribuição do prémio "reflecte como o jornalismo pode contribuir para a promoção dos direitos humanos". Sobre o trabalho, afirmou que tentou "compreender o acto odioso" da mutilação genital feminina para, através da compreensão, "mudar o mundo para melhor". Apesar da situação calamitosa em que, de um modo geral, se encontra a comunicação social (e não apenas a portugesa), cuja prática tem sido a de contribuir para a exploração do ser humano, através da mentira e do sensacionalismo, com o objectivo único de ganhar dinheiro, este prémio e estas palavras vêm mostrar que ainda há jornalistas sérios e empenhados na defesa dos direitos humanos e num mundo melhor! Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:33 PM

Conseguirá Ferro Rodrigues renascer das cinzas? A noite foi longa e a madrugada veio. Mas as dúvidas persistem e novas expectativas surgiram: conseguirá Ferro Rodrigues ressuscitar das cinzas? Assistiremos a uma nova postura do PS? Os dirigentes do PS vão, finalmente, deixar a defesa do Paulo Pedroso entregue ao próprio, ao seu irmão e ao seu advogado, dedicando-se a tempo inteiro ao combate político e à definição de políticas-alternativas ao governo de direita? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:31 PM

Violência doméstica Segundo os dados do Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica, a quase totalidade das vítimas de violência doméstica são mulheres, a maioria das quais casadas ou a viver em regime de união de facto. A faixa etária mais atingida é a dos 25 aos 44 anos.

Os agressores são maioritariamente homens e a maior parte situa-se entre os 25 e os 44 anos. O cônjuge é o principal agressor.

Entretanto, uma boa notícia no apoio às vítimas é a abertura de mais seis casas de abrigo para mulheres e crianças vítimas deste tipo de violência.

Comentários (10) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:59 PM

O enteado Santana Lopes Escreve Santana Lopes no "Diário de Noticias":

"Em Portugal, parece haver sempre dois pesos e duas medidas, parece que existem filhos e enteados."

Apetece dizer: Olha quem fala! Deve querer vestir a pele do enteado. Coitadinho!

Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:47 PM

A liberdade de uns não pode prejudicar a liberdade dos outros Escreve o leitor do "Público", Diogo Miranda:

"Gostava também de deixar a seguinte sugestão sobre as constantes violações do segredo de justiça: se o problema é assim tão grave e aparentemente mais grave ainda quando as informações sob segredo aparecem na comunicação social, que receio tem o Estado de direito de proibir a publicação na comunicação social de informações protegidas por segredo de justiça? Porque não se elimina o incentivo que há actualmente para essas violações? Seria assim tão descabido proibir a publicação dessas matérias e prever na Lei de Imprensa sanções pesadas para quem as publicasse? No estado a que as coisas chegaram, vejo bastantes mais vantagens do que a desvantagem que constitui a limitação pontual à liberdade de imprensa. As liberdades não devem ser valores absolutos, muito menos quando tanto abusam delas." Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:13 PM

Ao que chegámos!... Escreve Eduardo Dâmaso no "Público":

"Nunca chegámos tão baixo na degradação da autoridade política e moral do Estado." Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:13 PM

Crianças com deficiências sem apoios do Estado Enquanto os portugueses andam entretidos e alienados com a telenovela Casa Pia, o Governo agrava os problemas reais.

Os jornais (em pequena notícia escondida nas páginas interiores, como é usual), falam de um novo aumento do desemprego em Setembro, devido ao número extraordinário de professores não colocados em escolas públicas. (Isto num país com as mais baixas taxas de analfabetismo e abandono escolar da Europa!)

Todos os dias há empresas que fecham. Hoje, é notícia o encerramento da Cometna em Odivelas. Entre outros problemas, os jornais (outra notícia escondida nas últimas páginas) referem que há crianças com necessidades educativas especiais que desde o início do ano lectivo não beneficiam de projectos de apoio nas escolas onde estão. Cerca de 1 500 crianças com deficiência mental e multideficiência encontram-se nesta situação.

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:13 PM

A telenovela do processo Casa Pia continua com excelentes audiências... Prossegue a "novela judiciária do processo Casa Pia", em todos os canais da televisão portuguesa.

Os jornais trazem, hoje, as percentagens relativas aos "shares" de terça -feira.

O Jornal Nacional foi o programa televisivo mais visto, com 35,3% de "share". O telejornal ficou em 4º lugar, com 28,2% e o Jornal da Noite em 5º, com 26,3%.

Apesar das palavras do apelo do Presidente da República, a telenovela está para durar!... Até quando? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:12 PM

O País de Luís Figo... Todos nós estamos lembrados da euforia dos portugueses antes do último mundial de futebol. Muitos esperavam até uma vitória de Portugal. O próprio primeiro-ministro pediu aos jogadores: "tragam a taça". Depois foi o que se viu. Veio a depressão e desataram a culpar o treinador, o presidente da Federação e os próprios jogadores, inclusivé o Figo.

Parece que voltou a euforia. E já muitos pensam que Portugal pode ganhar o Euro 2004. Foi necessário o próprio Figo vir acalmar esses lunáticos e chamar a atenção para a simples evidência de que existem outras selecções mais fortes do que a portuguesa. O facto de o campeonato europeu se realizar em Portugal não é motivo suficiente...

E Figo, lúcido, já está a prever que, no caso de a selecção portuguesa não corresponder aos desejos dos portugueses (que, deprimidos como andam, projectam-se no futebol), o treinador e também os jogadores serão criticados e acusados. E decidiu sair após o Europeu. E com razão. De facto, se, de um modo geral, as Instituições do Estado e outras não são dirigidas por pessoas competentes e os melhores portugueses são relegados para tarefas menores ou vão para o estrangeiro, por que motivo a selecção portuguesa de futebol há-de contar com o melhor jogador português?

Somos um país mesquinho, invejoso e ingrato e, por isso, os melhores portugueses afastam-se ou são afastados.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:05 PM

O entusiasmo dos portugueses pelos programas de informação... Um estrangeiro que tivesse acesso à estatística dos “shares” dos programas mais vistos pelos espectadores portugueses, dos diferentes canais televisivos, ficaria muito impressionado com o elevado interesse dos portugueses por se manterem informados sobre os acontecimentos diários. O Jornal Nacional é o segundo programa mais visto pelos portugueses e o Telejornal e Jornal Nacional estão entre os dez primeiros. E se esse estrangeiro soubesse que estes telejornais duram mais de uma hora, mais espantado ficaria.

Claro que se esse estrangeiro presenciasse uma vez que fosse, principalmente, o noticiário da TVI, então, ficaria impressionadíssimo!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:04 PM

M. S.Tavares conseguiu calar Manuela M.G. Os debates à terça-feira, na TVI, entre Manuela Moura Guedes e Miguel Sousa Tavares são sempre hilariantes e patéticos. Mas, hoje, foi o máximo. Às tantas, MST foi obrigado a elevar a voz e quase gritar:

- Olha, Manuela, o prof. Marcelo vem aqui todos os domingos e vocês não o interrompem... Se me impedes de falar, eu calo-me e vou embora. Tens de ouvir-me, Manuela!

Alguém deveria, de facto, mandar calar a senhora, mas para sempre!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:43 PM

Conferência sobre relações transatlânticas Dias 21 e 22 vai decorrer no auditório 2 da Fundação Calouste Culbenkian uma interessantíssimo conferência subordinado ao tema: “Relações Transatlânticas, Europa – Eua”.

Como oradores estarão presentes Eduardo Lourenço, Vitor Constâncio, Adriano Moreira, Paul Kennedy, Dominique Moisi, Alain Minc entre outros. A entrada é livre e o programa pode ser consultado no site da Gulbenkian, www.gulbenkian.pt . Comentários (0) | TrackBack Publicado por miguel aguiar em 07:29 PM

Do Desassossego Assisti, ontem, a uma bela peça de teatro: “Do Desassossego”, em cena na Comuna, até 23 de Novembro.A peça procura, sobretudo, passar a musicalidade do livro para o palco - daí que o personagem Fernando Pessoa seja um músico. Este trabalho, encenado por João Mota e com uma excelente interpretação do igualmente excelente Carlos Paulo dá-nos, sem dúvida, uma perspectiva interessante nesta (re)descoberta de Bernardo Soares. Fragmento 88 do Livro do Desassossego:

"Quando ponho de parte os meus artifícios e arrumo a um canto, com um cuidado cheio de carinho - com vontade de lhes dar beijos - os meus brinquedos, as palavras, as imagens, as frases - fico tão pequeno e inofensivo, tão só num quarto tão grande e tão triste, tão profundamente triste!...

Afinal eu quem sou, quando não brinco? Um pobre órfão abandonado nas ruas das sensações, tiritando de frio às esquinas da Realidade, tendo que dormir nos degraus da Tristeza e comer o pão dado da Fantasia. De meu pai sei o nome; disseram-me que se chamava Deus, mas o nome não me dá idéia de nada. Ás vezes, na noite, quando me sinto só, chamo por ele e choro, e faço-me uma idéia dele a que possa amar...Mas depois penso que o não conheço, que talvez ele não seja assim, que talvez seja nunca esse o pai da minha alma... Quando acabará isso tudo, estas ruas onde arrasto a minha miséria, e estes degraus onde encolho o meu frio e sinto as mãos da noite por entre os meus farrapos? Se um dia Deus me viesse buscar e me levasse para a sua casa e me desse calor e afeição...Ás vezes penso isto e choro com alegria a pensar que o posso pensar...Mas o vento arrasta-se pela rua fora e as folhas caem no passeio...Ergo os olhos e vejo as estrelas que não têm sentido nenhum...E de tudo isto fico apenas eu, uma pobre criança abandonada, que nenhum Amor quis par seu filho adoptivo, nem nehuma Amizade para seu companheiro de brinquedos.

Tenho frio de mais. Estou tão cansado no meu abandono. Vai buscar, ó Vento, a minha Mãe. Leva-me na Noite para a casa que não conheci...Torna a dar-me, ó Silêncio imenso, a minha ama e o meu berço e a minha canção com que eu dormia..." Comentários (0) | TrackBack Publicado por miguel aguiar em 07:25 PM

Super(?)Liga O Benfica ganhou mais um jogo e, mais uma vez, não convenceu. No entanto, não é a esse facto que dirijo a minha atenção, mas sim ao comentário feito pelo treinador do Gil Vicente, Mário Reis.

O treinador afirmou, misteriosamente, que a sua equipa jogou sem medo e que não merecia a derrota. Isto pode explicar muita coisa, considerando que se o Mário Reis acha que defender com 9 homens é jogar sem medo, nem quero pensar o que seria jogar com... E merecia tanto o golo do empate que o Moreira não fez nenhuma defesa... Outra personagem do dia foi o Presidente do Paços de Ferreira que fazendo figura "triste" só consegue minimizar a sua credibilidade e dar má fama ao seu clube.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Serafim Alce em 10:25 PM

Um poema de António Ramos Rosa Também eu gosto muito da poesia de António Ramos Rosa. Deste poema, por exemplo: Estou vivo e escrevo sol

Escrevo versos ao meio-dia

e a morte ao sol é uma cabeleira

que passa em frios frescos sobre a minha cara de vivo

Estou vivo e escrevo sol Se as minhas lágrimas e os meus dentes cantam

no vazio fresco

é porque aboli todas as mentiras

e não sou mais que este momento puro

a coincidência perfeita

no acto de escrever sol A vertigem única da verdade em riste

a nulidade de todas as próximas paragens

navego para o cimo

tombo na claridade simples

e os objectos atiram as suas faces

e na minha língua o sol trepida melhor que beber vinho é mais claro

ser no olhar o próprio olhar

a maravilha é este espaço aberto

a rua

um grito

a grande toalha do silêncio verde António Ramos Rosa, in "Animal Olhar" Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:47 PM

A entrevista A entrevista à "Pública" é um testemunho de inteligência, lucidez e, principalmente, de humanidade.

Há momentos em que nos sentimos mais homens. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:31 PM

Lars von Trier e Thomas Hobbes Dogville é uma esperiência cinematográfica – mas não só, também teatral, literária... – incrível. O regresso de Lars von Trier é amargo e incrivelmente perturbador, perturbador sobretudo porque o que vemos retratado no ecrã é, não um mero devaneio autista – como alguns o proclamam - mas uma realidade possível.

Neste filme Lars estuda o comportamento dos homens no que têm de mais inumano) ou, possivelmente, no que têm de mais humano): a sua malvadez, o desejo de vingança, a podridão, “the horror...”.

Thomas Hobbes (filósofo inglês do sec. XVII) afirmava que no seu estado de natureza – na vivência anárquica que precede a constituição de um Estado, sem ordem, sem leis e sem poder coactivo que as faça cumprir – o Homem seria “o lobo do homem”, ou seja, os homens autodestruir-se-iam, seriam os seus próprios predadores devido à ganância e vileza inerente à sua própria condição.

Ora, é exactamente este “estado de natureza” que vemos retratado em Dogville: uma aldeia americana nos anos trinta, que parece não ser aldeia nenhuma, mas sim um arquétipo intemporal de sociedade humana, que apenas se submete às suas próprias regras cruéis e injustas (afinal, o que é a justiça?), sempre coberto por um manto de moralidade hipócrita.

É nesta aldeia (global?) que se passa este exame da condição humana levado ao grau paroxístico. A crueza do filme é igualmente ajudada por um cenário minimalista, “cénicamente” brilhante.

Um filme imperderdível!

Comentários (2) | TrackBack Publicado por miguel aguiar em 12:34 AM

O Papa e o futuro Papa Comove tanta unanimidade à volta do Papa!

Mas esta (santa) unanimidade é apenas aparente. Existem vozes discordantes, mesmo entre os católicos; é o caso do movimento "Nós Somos Igreja" e mesmo de alguns teólogos. Eis, por exemplo, a opinião do teólogo Hans Kung, expressa no jornal italiano "Corriere della Sera":

“Para a Igreja Católica, este pontificado foi um desastre. Um papa decaído, que não cede seu poder, é o símbolo de uma Igreja oxidada e envelhecida. Este governo rígido matou a vida dentro da Igreja. A credibilidade da Igreja caiu a um nível muito baixo, devido à política da Cúria.”

Ainda assim, o teólogo elogiou a postura de João Paulo II, ao defender a paz no mundo (“O seu apelo claro e firme contra a guerra no Iraque merece o aplauso maior") e considerou que, em relação ao futuro papa, ''a nacionalidade será indiferente'', esperando que seja ''menos ligado ao Opus Dei''. De facto, os maiores elogios ao Papa têm vindo de figuras da “Opus Dei”, esse movimento católico, conhecido pela sua ideologia conservadora. Resta saber se o Papa não condicionou a eleição do seu sucessor, nomeando, ao longo do seu longo mandato, um número razoável de cardeais conservadores, os mesmos que vão eleger o novo papa.

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:02 PM

O novo-riquismo de Santana Lopes Apesar de existirem bons arquitectos em Portugal, Pedro Santana Lopes, para dar um ar de novo-rico resolveu contratar um arquitecto estrangeiro para o Parque Mayer, a obra que o imortalizará – pensa ele.

Conclusão: agora, não tem dinheiro para pagar!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:44 PM

Lá funcionar, funciona... É politicamente correcto dizer que a "Justiça funciona". O problema é que funciona mal.

Até agora tudo se passava no segredo dos deuses. Os juízes eram entendidos como uns seres perfeitos, isentos, incorruptos, acima de qualquer suspeita. O caso Paulo Pedroso teve um grande mérito: veio mostrar que o sistema é defeituoso e que os juízes não são aquilo que o comum das pessoas julgava.

Vejamos: o Ministério Público efectua ilegalmente escutas telefónicas e, mais grave, divulga-as, atingindo a honra de pessoas, mesmo que sejam apenas amigos e conhecidos do arguido. Processos mal elaborados, sem provas consistentes. Juízes inquisidores. Juízes incompetentes. Juízes contra Juízes. Um acórdão (divuldado ontem) com uma linguagem imprópria, quase grosseira. Um procurador-geral insensato, etc. etc.

Quem pode confiar na Justiça portuguesa? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:33 PM

14º Festival de BD da Amadora Teve início hoje e prolonga-se até 2 de Novembro, a 14ª edição do Festival da Banda Desenhada da Amadora. O tema deste ano é "A Mulher na BD".

A todos aqueles que gostam de BD (e não só) aconselhamos uma visita à Escola Intercultural na Venda Nova-Amadora. Vale a pena. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:20 PM

A agitação estudantil O país estava pacificado na questão das propinas. Havia, portanto, ambiente para discutir com calma os problemas relacionados com a qualidade do ensino superior.

Mas para os membros do governo governar é provocar agitação. Para eles, reformar é retirar os direitos dos cidadãos (e isto não é só no ensino, mas em todas as áreas), por isso, para eles, a revolta e a contestação são as consequências naturais dos seus actos.

Resta saber se o povo português vai nessa. Os estudantes estão a mostrar que não. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:28 PM

É preciso falar das desigualdades sociais Hoje é o dia para a erradicação da pobreza e nenhum cidadão pode ficar indiferente. Há pobreza no mundo, há pobreza no nosso país. As desigualdades aumentam, os ricos mais ricos, os pobres mais pobres.

Segundo as estatísticas, entre 1995 e 2000, o governo português conseguiu diminuir (embora ligeiramente) a pobreza em Portugal (cerca de 2%), mas um quinto da população portuguesa (cerca de 21 por cento) ainda vive na pobreza.

Interessa perguntar: Quais as causas por que existem tantos pobres? Estão a acentuar-se as desigualdades sociais? Por que motivos? Quais os factores que impedem que se realizem políticas que combatam este flagelo? Quem é que não está interessado em aliviar o sofrimento destes portugueses e imigrantes sem esperança? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:58 PM

O embrulho de mercearia e o pagem espúrio... A "Visão" insere, hoje, uma entrevista com Miguel Veiga, um histórico do PSD.

Eis como ele define a coligação governamental:

"Esta coligação não é mais do que um embrulho de mercearia."

Eis como define a segunda figura da coligação:

"Eu, como PSD, não estou disposto a levar o doutor Portas para a Europa como meu pajem. Seria um pajem indesejável, esdrúxulo e sobretudo espúrio."

Eis como vai votar para as europeias:

"Vou votar no PSD, como sempre fiz. Se ao lado, no boletim de voto, aparecer o PP, risco. É tão simples como isso. Não violo a minha consciência. É um voto nulo? Será o que for." São críticas de arrasar, vindas do interior do próprio PSD.

Ainda alguém acredita que a coligação vai durar até 2010? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:15 PM

Confesso o meu pecado: gosto da Ana Gomes Apesar da quase (sufocante) unanimidade (dos políticos, jornalistas, editorialistas, comentadores de jornais e tvs e quejandos, atrevo-me a confessar o meu pecado: gosto da Ana Gomes. Mas não sou o único. Ouvi Miguel de Sousa Tavares, (para espanto do jornalista de serviço da TVI), dizer "gosto dela". E leio na "Visão" a opinião de Manuel Alegre - "A Ana Gomes tem duas virtudes que se podem transformar em defeito: tem coragem e sinceridade, quando, em política, há muita intriga."

Na mesma revista, as opiniões cinzentas e "politicamente correctas" dos "burocratas" do PS: José Lello e José Sócrates.

Voltando a Ana Gomes, gostei de ouvi-la falar como "mãe e como avó"; afinal, ainda há políticos com emoções e sentimentos como os comuns dos mortais. Nem todos são eunucos.

E vem-me à memória estes versos de Manuel Alegre: “É possível andar sem olhar para o chão

é possível viver sem que seja de rastos.

Os teus olhos nasceram para olhar os astros

se te apetece dizer não grita comigo: não.” Comentários (3) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:44 PM

E o anão do capachinho não apareceu... Janita Salomé tinha sido avisado (aqui mesmo, por um visitante deste blogue - Pedro Vieira): "Janita, corres perigo, foge do anão de capachinho.”

Mas o anão não apareceu e Janita cantou e encantou todo o auditório da Antena 1, defendendo, com vigor as suas canções. Em defesa da música e das nossas raízes culturais mediterrânicas.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:23 PM

Janita Salomé na RDP Amanhã, pelas 17 horas é a vez de Janita Salomé apresentar o seu mais recente disco "Tão pouco e tanto", no auditório da RDP.

A não perder!

Quem não poder estar presente, pode sempre comprar o disco e ouvi-lo, serenamente, em casa. Um disco notável, onde a fabulosa capacidade vocal de Janita se funde com a tradição árabe, cigana, portuguesa... expressa em canções deslumbrantes. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:58 PM

A política dos EUA favorece o fundamentalismo Islão... Depois de ter recebido o Prémio Nobel da Paz, Shirin Ebadi é vista por muitos iranianos como potencial salvadora do movimento reformista, que nos últimos meses têm vindo a perder terreno face à ofensiva da ala "dura" do regime.

Ontem, no regreso ao Irão, Shirin Ebadi foi saudada por cerca de dois mil iranianos, que cantavam "Libertem os prisioneiros políticos" e "Liberdade e justiça.

Esta ofensiva da ala "dura" do regime tem sido causada pelas crescentes pressões dos EUA, cuja política, como sabemos, em vez de conduzir à democracia, reforça a posição dos fundamentalistas. Não há pior cego do que aquele que não quer ver!... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:28 PM

Afinal, é tudo mentira... É mentira que exista prostituição em Bragança. As meninas brasileiras estão apenas em visita de turismo ao país irmão. As "mães de Bragança são umas imposturas; inventaram tudo. Na verdade, são unânimes os testemunhos da população e dos responsáveis políticos locais. E até o bispo (certamente com conhecimento de causa) opinou sobre a temática. Bragança, é apenas uma cidade bonita, amena, pacata, maravilhosa, absolutamente segura, um verdadeiro oásis.

António Magalhães, comandante da PSP, afirmou ao "Público" que Bragança é "uma cidade linda, pacata, onde as pessoas se podem dar ao luxo de passear às três ou quatro da madrugada em segurança. Esta cidade não tem canto nenhum com mulheres a aliciar cavalheiros... "

José Manuel Ruano, governador civil, garante que "apenas duas casas estão conotadas com a prática da prostituição, duas espeluncas, uma na cidade e outra nos arredores".

Jorge Nunes, presidente da Câmara, afiança que a reportagem da "Time" não corresponde à realidade de Bragança.

Júlio de Carvalho, ex-governador civil de Bragança assegura que "Bragança, nesta matéria, ainda é uma cidade limpa".

Face, pois, a esta realidade, sugiro que, em vez de suspender a publicidade ao Euro 2004, o Governo deveria apenas substituir os "slogans" previstos por outros do tipo: Aproveite o Euro 2004 para visitar a cidade maravilha, a cidade mais limpa da Europa, a cidade-oásis, etc, etc.

Enfim, Portugal continua a ser este país de brandos costumes, à beira-mar plantado. Prostituição? Violência familiar? Maus tratos a crianças? Droga? Alcoolismo? Mortes nas estradas? Em Portugal, não!... As estatísticas mentem... Pedofilia? Apenas uma dúzia de casos!... e já estão presos, pois a Justiça funciona!...

E assim vamos nós!...

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:29 PM

Nova palhaçada assola a campanha para a presidência do Benfica. Mais uma vez, fico com a sensação de que Jaime Antunes não parece levar esta candidatura a sério. Não devido às suas afirmações como das vezes anteriores, mas devido aos seus actos (ou neste caso, o acto).

Acontece que o sr. Antunes foi a Fátima levar o pai de 86 anos, que veio de cadeira de rodas (ao que parece, foi levado enquanto dormia sem saber de nada). E para que Deus não deixasse escapar esta bondade, fez o favor de avisar a comunicação social para ver tão caridosa alma. De facto, vai ser preciso rezar muito para ganhar as eleições, caso continue a fazer estas figuras... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Serafim Alce em 02:54 PM

Poema árabe sou Ibn 'Ammâr: a minha glória

não há quem a possa ignorar

a não ser néscios, deles não reza a história,

pois nem astros conseguem enxergar. se o meu Tempo me despreza

não é motivo de espanto

notas em livros é o que mais se preza

e nas margens se escrevem no entanto. autor: IBN 'AMMÂR, nascido perto de Silves, em 1031.

in "O Meu Coração é Árabe" - antologia organizada por Adalberto Alves, edição da Assírio & Alvim. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:30 PM

O Mundo islâmico está a mudar? Depois da entrega do Prémio Nobel a uma mulher iraniana, lutadora pelos direitos humanos e pela renovação do Islão, boas notícias chegam de Marrocos.

O rei marroquino Mohammed VI acaba de anunciar a reforma da "mudawana", o código pessoal da mulher que até agora fazia dela um ser inferior. As reformas anunciadas concedem às mulheres direitos semelhantes àqueles que vigoram no mundo ocidental. Assim, por exemplo, a "obediência da esposa ao marido" é substituída pela "responsabilidade conjunta dos cônjuges". A idade ideal do casamento para as mulheres passa dos 15 para os 18 anos.

O rei afirmou que as mudanças visam "substituir os conceitos que atentam contra a dignidade das mulheres."

Os líderes do próprio partido islamista manifestaram apoio ao documento, considerando que os "seus fundamentos estão conformes às prescrições da (nossa) religião tolerante."

Perspectivas optimistas, portanto. Oh! Se deixássemos os povos islâmicos construirem o seu próprio processo de emancipação!... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:55 PM

Ao que chegámos! Big Brother para aprender Português É inacreditável o que fizeram aos programas de Português. Substituíram os autores literários por textos dos media e literatura pimba. E logo os autores dos manuais se encarregaram de concretizar as mudanças, introduzindo telenovelas e "reality shows".

David Justino, na oposição, criticou os programas; agora, no governo, diz que não pode alterar, por razões economicistas... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:10 PM

As descobertas de Ferro Rodrigues Ferro Rodrigues criticou, ontem, as televisões, acusando-as de promover a agitação e o populismo, fazendo o jogo da extrema-direita.

Ora, Ferro Rodrigues não diz nenhuma novidade. Toda agente sabe que o papel das televisões e dos tablóides é pernicioso, destrói todos os valores éticos, culturais, políticos, etc. Ainda, ontem, a RTP1 transmitiu o filme “Cidade Louca” que ilustra bem o funcionamento da televisão nos EUA, onde as audiências regulam o desenvolvimento de todas as histórias.

Referindo-se às televisões em Portugal, ainda não há muito tempo, J. M. Nobre-Correia escreveu no “Público”: “Os media portugueses constituem globalmente uma triste ilustração dos efeitos nefastos da concorrência em tempos de neoliberalismo selvagem e de fragilização do poder político ... um espectáculo permanente que transforma as pessoas em actores narcísicos e exibicionistas ou espectadores “voyeurs” e amadores de sensações fortes. A sociedade do consumismo e do “lazerismo” terá pois o futuro garantido. E a democracia?...”

Ora, F. Rodrigues deveria saber que os media explorariam (e explorarão ao máximo) o “caso Pedroso”.

O mais importante, ainda, é que o Secretário Geral do PS vá pensando na forma como poderá regular e meter na ordem as televisões, quando for primeiro-ministro. É que o Governo de Guterres foi incapaz de o fazer. E o governo actual...

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:51 PM

Contra a designação "arte lusófona" Inventaram as expressões "arte lusófona" e "cultura lusófona" para designar as obras de artistas, escritores, músicos, etc. que se expressam em língua portuguesa. Pelos vistos, estas designações estão muito generalizadas.

Há tempos, o escritor angolano, José Eduardo Agualusa, considerava-as inadequadas.

Ontem, no "Público", no decorrer de uma entrevista com António Pinto Ribeiro, director artístico da Culturgest, a questão foi abordada.

Dizia A.P.Ribeiro: "A internacionalização dos nossos criadores só tem alguma eficácia se levar atrás a criação brasileira e africana."

Intervêm as jornalistas: "Arte lusófona?"

Responde A.P.R.:" Não é arte lusófona de todo. Esse é um péssimo termo. O que os une é serem artistas de língua portuguesa."

Também considero que a expressão é incorrecta. Vamos criar outra expressão mais adequada?

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:27 PM

Ao contrário de Bush e seus seguidores... Palavras do primeiro-ministro norueguês, na entrega do Prémio Nobel da Paz:

"É um apoio ao diálogo e a melhores relações entre o mundo ocidental e o mundo islâmico."

Palavras de Shirin Ebadi:

"O combate pelos direitos humanos é travado em cada país pelo seu povo, e tal é o caso do Irão, e nós somos contra toda a intervenção estrangeira no Irão.

O Islão não é incompatível com os direitos humanos... Se lerem o Corão, apercebem-se de que nada contém contra os direitos humanos... O meu problema não é o Islão, mas a cultura patriarcal. Práticas como a lapidação não têm fundamento no Corão."

Palavras sábias, a provar que o prémio foi bem entregue. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:00 PM

"...judiciais incontinentes, povo ávido, justicialistas ignaros, irracionais..." Quando critico os Média, não meto todos os jornalistas no mesmo saco. Ainda existem aqueles que resistem, recusando o sensacionalismo e a mentira. O próprio Sindicato dos Jornalistas tem alertado para o cumprimento dos princípios deontológicos. Quando o jornalismo é sério, presta um grande serviço aos cidadãos.

O "Público" é ainda um jornal de referência. Dele, transcrevo um parágrafo do texto de Ana Sá Lopes acerca do caso Casa Pia:"... na praça pública onde este processo está em julgamento, atropelam-se responsáveis judiciais incontinentes, povo ávido, justicialistas ignaros, irracionais com bons sentimentos e uma população que, ao desejar legitimamente que seja feita justiça num processo escabroso, busca a condenação célere do primeiro alegado "pedófilo" que o Ministério Público lhe apresentar, manifestamente indisposta que está para analisar se os indícios são ou não "fortes". Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 03:38 PM

E assim lá vamos andando entretidos... Num ápice, os Média deram por terminado o folhetim sobre os ex-ministros demissionários e passaram para o sempre presente caso Casa Pia, nos seus capítulos: Caso Pedroso divide o PS e O Procurador Geral - o incendiário. O Secretário Geral do PS ainda não percebeu que não tem apenas um adversário (D.Barroso), mas dois: D.B. e os Média, e que tem de aprender a lidar com eles. Eles estão em todo o lado, vêem tudo, vasculham tudo, ouvem tudo, porventura, ainda mais do que a Judiciária, e principalmente, ampliam tudo e aproveitam-se de tudo!... Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 02:53 PM

Idade dos Média=Idade Média Concordo com a opinião de Carlos Magno:

A Idade dos Média em que vivemos parece-se com a Idade Média. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 02:13 PM

Mais críticas a Rui Teixeira O juiz mais popular de Portugal, a quem já chamaram super-juiz, deve andar, lá por terras de Torres Vedras, com as orelhas bem vermelhas, de tanto dizerem mal dele.

Depois do acórdão em que os juizes do Tribunal da Relação lhe passaram um atestado de incompetência, um desses juízes, aquele que redigiu esse acórdão, Carlos Rodrigues, afirmou, hoje, que "o uso da prisão preventiva com «carácter intimidatório» tem aumentado em Portugal e sem a fundamentação exigida." Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:49 PM

Dia Mundial da Saúde Mental Este ano, o dia é dedicado às perturbações emocionais e comportamentais das crianças e adolescentes.

Segundo a Federação Internacional para a Saúde Mental cerca de 20% das crianças e adolescentes de todo o mundo padecem de uma enfermidade mental incapacitante. E em 2020 cerca de 50% poderão padecer de alguma perturbação de ordem psíquica.

São números alarmantes que nos devem preocupar.

Que tem feito o nosso país junto das famílias e das escolas, no sentido de assegurar o desenvolvimento da personalidade da criança, das suas potencialidades e aptidões mentais e físicas, e do apoio a crianças e adolescentes com problemas?

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:34 PM

Shirin Ebadi venceu o Papa... Quando muitas pessoas julgavam que o laureado com o Nobel da Paz seria o Papa, o Comité do Nobel preferiu a iraniana Shirin Ebadi.

Fixemos uma das suas primeiras frases depois de ter sido galardoada: "O Islão não é incompatível com os direitos do Homem".

Se os ocidentais (principalmente os norte-americanos), em vez de explorarem economicamente os povos islâmicos do Médio-Oriente, sob o pretexto estúpido de que pretendem conduzi-los à democracia, se os respeitassem verdadeiramente, seria bonito vê-los emanciparem-se a si próprios.

É verdade que neste aspecto também o Papa teve o seu papel importante, opondo-se à invasão do Iraque.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:38 PM

As sentenças do Tribunal da Relação Quando o "Público" afirma: "Relação arrasou provas contra Paulo Pedroso" e "Tribunal da Relação desmonta indícios contra Pedroso", não está a exagerar.

Aliás, o que os juízes fizeram não foi mais do que produzir uma "sentença", aliás, duas sentenças, uma condenando Rui Teixeira, outra absolvendo Paulo Pedroso.

Vejamos alguns exemplos:

Quanto à primeira testemunha, afirma o Tribunal: "O depoente não refere ter sido ele próprio vítima de qualquer prática sexual com o arguido, parecendo... que nunca o teria visto..."

Quanto à segunda testemunha: "...o facto de apenas ter sido indicada uma das fotografias (a mais pequena e a menos clara) e as contradições assinaladas fragilizam o valor indiciário destes depoimentos..."

Quanto à terceira testemunha:"... sem qualquer localização temporal e depois de declarações idênticas prestadas por seus conhecidos, o que lhe dá um estatuto muito frágil..."

Quanto à quarta testemunha:"... as indicações fornecidas por algumas testemunhas só por si não podem ter valor como meio de prova (...) O deputado foi sempre reconhecido através da fotografia mais pequena e menos nítida..."

Quanto à quinta testemunha:"A sua inverosimilhança ... é tão notória que não merece outra qualquer referência."

Quanto à sexta e última testemunha: "O contexto em que esta afirmação surge, a estranheza que suscita a conservação em memória deste facto e a ausência de qualquer outro esteio a que se apoie, suscitam-nos as maiores reservas."

E acrescenta ainda o Tribunal: é "por demais evidente que todos os indícios recolhidos são claramente insuficientes para imputar ao arguido a prática de qualquer crime concreto."

Nenhum advogado de defesa faria melhor!

Quanto às palavras do procurador-geral da República, estou de acordo com o editorial do "Público": "é a reacção de um mau perdedor. Lamentável."

Quantos disparates já pronunciou o procurador, desde que foi nomeado para o cargo? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:52 PM

E Rui Teixeira? Não se demite? Como classificar o erro de uma pessoa que coloca outrém em prisão durante 4 meses e meio? E resta saber se o erro foi por incompetência ou por má-fé. Se foi por má-fé não tem perdão, mas se foi por incompetência, que dizer de um sistema de justiça que mantém um juíz tão incompetente?

Dois ministros demitiram-se por muito menos!...Pelo menos os seus actos não mandaram ninguém para a prisão, e por tão longo tempo... Sendo assim, por que é que os políticos hão-de pagar com a demissão os seus erros e os juízes não?

O acórdão do Tribunal da Relação (publicado, hoje, no "Público" ) é um autêntico atestado de incompetência passado ao juíz Rui Teixeira!... Depois de lê-lo, ninguém fica dúvidas... Comentários (3) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:22 PM

Nem tudo vai mal em Portugal... Há portugueses, alguns deles jornalistas e comentadores que só dizem mal de tudo e de todos, principalmente de Portugal. São pessimistas e nostálgicos, os chamados "vencidos da vida".

Um deles é um senhor chamado António Barreto, pessoa conceituada na praça, que escreve no "Público" aos Domingos.

Pois, no Domingo passado resolveu dizer bem... Dizer bem dos... espanhóis, nomeadamente de duas empresas privadas.

Hoje, no mesmo jornal, o médico H. Carmona Mota, responde-lhe:

"Recordo que conheço alguns"Apolónias" e "Cortes Ingleses" nas universidades e nos hospitais portugueses; apenas um exemplo recentemente noticiado: "Urgência pediátrica de Leiria distinguida pela qualidade" (PÚBLICO 1-10-2003).

Mas, ao contrário do Apolónia e do Corte Inglês, os excelentes resultados do serviço de pediatria de Leiria (avaliados por métodos objectivos e onde foi decisivo o factor interno - todos os médicos são ou foram internos em Portugal) não lhe trazem qualquer benefício (nem pessoal nem ao serviço). E, que eu saiba, nem todos os seus dedicados profissionais esperam recompensa na outra vida."

De facto, todos nós sabemos que, um pouco por todo o país, além de alguns serviços de saúde e universidades, existem excelentes resultados em escolas, em tribunais, em empresas, na administração pública e até na política...(Não me refiro à política vigente do actual governo, evidentemente...)

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:23 PM

A caravana passa...e Paulo Portas resiste Enquanto Paulo Portas resiste, em menos de 2 anos, já saíram 4 ministros, todos do PSD. Qual será o próximo ministro a sair? E se Pedro Lynce e Martins da Cruz não cometeram ilegalidades (como afirmam) por que se demitiram? (Também Paulo Portas afirmou que não cometeu ilegalidades, razão por que não se demitiu.) Por fraqueza... ou por serem do PSD? É o PSD o elo mais fraco? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:31 PM

Situação explosiva E agora, depois das últimas revelações da SIC, que fará Durão Barroso se Martins da Cruz não se demitir? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:23 PM

"Alunos esponja" "O objectivo da aprendizagem de Medicina não é saber muito, mas saber (e saber fazer e comportar-se) bem. O objectivo não é a competição, mas a competência; tanto a individual como a de trabalhar em grupo.

Os "exames nacionais", o corolário desta concepção competitiva do sucesso académico, desprezam aquele objectivo, incham a burocracia ministerial e menorizam as universidades que neles colaboram; os "exames nacionais" tendem a privilegiar o saber (e deste, a memória repetitiva, típica dos alunos esponja), em desfavor do saber fazer e das atitudes."

H. Carmona Mota, médico e professor da Faculdade de Medicina de Coimbra, in "Público" de hoje (Cartas ao Director). As reformas dos Ministérios da Educação e do Ensino Superior e Ciência vão no sentido de reforçar este tipo de ensino livresco e repetitivo e favorecem os "alunos-esponja". Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:52 PM

Prioridade à educação no Brasil O Governo do Brasil propõe-se alfabetizar 20 milhões de brasileiros até 2006.

A ideia do programa é fazer convénios com instituições profissionais e igrejas.

A intenção é "erradicar o analfabetismo de forma correcta, para que se ensine o raciocínio e não apenas como escrever o nome". Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:11 PM

Semana contra o cancro Uma semana de sensibilização para a doença e principalmente para a mudança de hábitos...

"O cancro é ainda a segunda causa da morte em Portugal e os tumores provocados por doenças profissionais estão a aumentar no país." Quem o diz é o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:58 PM

Praxes - E não podemos exterminá-las? O Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros tornou-se conhecido, no ano lectivo passado, devido à denúncia de uma estudante vítima de praxes violentas realizadas naquele Instituto.

Este ano, o director da escola afirma: "Vamos preparar uma recepção aos novos alunos, mas nada que tenha a ver com as práticas associadas às praxes, aliás, eliminámos da nossa escola o conceito de caloiros." Afinal, é possível organizar novas formas de acolhimento aos novos alunos!

Será que, um dia, a civilidade e a cidadania chegarão a todas as Escolas do Ensino Superior? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:29 PM

Batota no acesso ao ensino superior Afirma o director do "Público": Há que "devolver às escolas do ensino superior a capacidade de escolherem os alunos que vão acolher ...(...) Um tal sistema descentralizado...acabaria com a "batota"...

Pergunto eu: E quem garante que as Universidades não poderão fazer "batota"? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:35 PM

A mercantilização da Informação "...o desenvolvimento da indústria dos média "(...) exprime "essencialmente uma lógica de capital financeiro, cada vez mais afastada da vocação que a nossa ordem constitucional confere aos meios de comunicação social e estranha às condições que lhe impõe." "Os grupos de média formam verdadeiros cartéis de mão-de-obra jornalística, empregando a maior parte dos profissionais e ditando as regras do seu futuro profissional." "Estão criadas condições específicas para limitar e condicionar a liberdade de expressão e a liberdade de emprego." (Do doc. "Por uma agenda dos poderes públicos para os média", do Sindicato dos Jornalistas, in www.jornalistas.online.pt) Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:19 PM

Dia Mundial do Professor Hoje, é o Dia Mundial do Professor!

Se não fora a FENPROF (Federação Nacional dos Professores), através de um comunicado de que os jornais deram um reduzido destaque e, principalmente, através de um anúncio que, sendo pago, os jornais, naturalmente publicaram, ninguém tinha dado por isso.

Isto mostra o conceito que os média têm do chamado "interesse público"!... Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 03:50 PM

Portugal campeão Nunca entendi a razão (ou razões) que leva (m) os portugueses a não darem importância àquilo em que são bons.

Veja-se o caso do hóquei em patins, uma modalidade em que o nosso país sempre se distinguiu pela qualidade dos seus praticantes.

Esta manhã, fui espreitar as primeiras páginas dos jornais. Alguns nem sequer trazem uma chamada de atenção na primeira página. No interior, a notícia, mas só depois do noticiário futebolístico. Quanto aos desportivos, bem, quanto a estes o escândalo é maior. Todos eles, sem excepção dão mais destaque à vitória do Benfica do que à vitória de Portugal. E veja-se: trata-se de um mero jogo do campeonato, de uma importância muito, muito reduzida: Moreirense-Benfica!

E mais: na final disputada, ontem, à noite, em Oliveira de Azeméis, ou seja, em Portugal (!), não vi, (pelo menos as imagens não mostraram) nenhuma entidade representativa do País. Se fosse futebol (mesmo que o jogo não tivesse uma importância tão decisiva), lá estaria o Presidente da República a representar o povo português, mais o primeiro-ministro a mostrar-se, e não faltariam os deputados em missão de trabalho!... Apenas vi jogadores, treinadores e dirigentes desportivos felizes e emocionados, e público com bandeiras portuguesas. Talvez fosse melhor assim. Sem o pedido “tragam a taça”, os valorosos jogadores de hóquei conquistaram-na com técnica, querer e trabalho!... E, dizem eles, contra muitos que não acreditavam no seu valor! Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 03:38 PM

Outubro, mês da música E não faltam concertos.

O Teatro S. Luis está a comemorar a efeméride com vários concertos, ao longo do mês, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Maria João Pires, Opus Ensemble, Banda da Marinha, Tambores Japoneses, Orquestra do Algarve, Carlos Barreto Quarteto, e outros.

Em Mafra, tem início, hoje, o VII Festival Internacinal de Música, com um programa muito interessante, organizado por Miguel Lobo Antunes.

Entretanto, prossegue em Lisboa o VI Festival Internacional de Órgão de Lisboa.

Em Coimbra e no Porto vão realizar-se os espectáculos de Gilberto Gil e Maria Betânia.

E depois, há os palcos habituais, com músicas de todos os estilos, para todos os gostos, um pouco por todo o país.

Comentários (0) | TrackBack Publicado por miguel aguiar em 10:04 PM

Doenças atacam membros do Governo Em menos de 24 horas, o ministro do Ensino Superior demitiu-se ou foi convidado a demitir-se...

Por muito mais, o ministro da Defesa não se demitiu, e já lá vão não sei quantos meses...

O demitido não se demitiu por, segundo ele, ter cometido qualquer erro, mas porque a situação poderia "fragilizar o processo em curso.."

Ambos se declaram inocentes, de boa fé e de consciência tranquila...

É, portanto, um problema de situação... de situação clínica.

Se Portas é o tumor que, aos poucos, vai fragilizando o organismo, qual terá sido a doença fulminante de Lynce? Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:48 PM

Convocatória do Scolari O Gervázio aprendeu em 180 minutos que o Fernando Couto não devia estar na selecção. E o Scolari? De quanto tempo MAIS é que precisa? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Serafim Alce em 09:38 PM

Gilberto Gil A entrevista de Gilberto Gil, ontem, na RTP1, encheu-me as medidas. Foi um dos melhores momentos televisivos.

Gilberto GIl não é apenas um músico/cantor admirável. É também um excelente comunicador, um homem lúcido, dotado de uma personalidade forte e um Ministro da Cultura muito empenhado, possuidor de um grande idealismo e, simultaneamente, de uma esclarecida visão dos problemas e de um extraordinário sentido das realidades.

Foram momentos inesquecíveis esses em que me iludi da realidade portuguesa. Uma verdadeira lição de política! Que inveja do país irmão!

Quando a entrevista acabou, acordei... e voltei à nossa "apagada e vil tristeza"... Comentários (1) | TrackBack Publicado por Serafim Alce em 09:27 PM

Os portugueses não compreenderam a boa acção do ministro... O ministro demite-se mas, no mesmo momento em que se demite, continua a dizer que está de "consciência tranquila" e a negar qualquer favorecimento ou abuso de poder!

Por seu lado, o primeiro-ministro elogia o ministro, sublinhando a sua "grande dignidade e sentido de Estado notável".

Afinal, o ministro só se demite porque fez uma boa acção e o primeiro-ministro aceitou a sua demissão, porque o ministro revelou um sentido de Estado notável!

O ministro demitiu-se, apenas porque a sua permanência no cargo poderia "prejudicar as reformas" em curso no sector.

Tudo muito claro, portanto. Se alguém tinha dúvidas quanto à ética e ao sentido de Estado deste governo, ficou, certamente esclarecido. É tudo uma questão de reformas!...

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:31 PM

O barrosismo no seu melhor! Depois do caso Maria Elisa, eis um novo favorecimento pessoal e abuso do poder, mostrando que os amigos são para as ocasiões: a filha do Ministro dos Negócios Estrangeiros colocada, ilegalmente, em Medicina, por autorização especial do Ministro do Ensino Superior.

Eis o barrosismo no seu melhor!... Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:41 PM

"O Candidato à presidência do Benfica" numa sala perto de si... E mais uma vez, à semelhança dos anos anteriores, os candidatos à presidência do Benfica fazem figuras cada vez mais tristes... Depois de Vale e Azevedo ter dito que iria contratar Rui Costa, depois de Vilarinho ter dito que iria ser campeão e contratar o Jardel e o Rui Costa, surge agora esta nova personagem de nome Guerra Madaleno, a afirmar que tem condições para que a equipa do Benfica tenha tanta qualidade como o Real Madrid ou o Man. Utd... e também que vai contratar... Rui Costa... qual D. Sebastião.

Não sei se gostam de fazer figuras ridículas, ou se pensam que o Benfica é alguma instituição cómica, mas se querem mentir, então que tenham ideias mais originais... Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:10 PM

"Música clássica comercial"- li bem? O País prossegue a maré das reformas. O Governo que nos desgoverna quis acabar com a Antena 2, mas arrepiou caminho.

O objectivo da Antena 2 (leio no "Público") é, agora, imagine-se... "atrair os jovens". Um dos assuntos que vão debater na estação é, precisamente, "música clássica comercial". Confesso a minha ignorância: "música clássica comercial"? Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:17 PM

marcar artigo