110 ENTIDADES JÁ GARANTIRAM CERTIFICAÇÃO DE QUAILIDADE

24-03-2020
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A implementação de sistemas de certificação de qualidade não pára de crescer nas entidades e empresas madeirenses, sendo que os últimos dados dão conta de um número acima de 110, algumas com mais de uma certificação, seja ela nos serviços, em produtos ou sistema.Estes números, por alto (ainda faltam os números reais deste ano), foram avançados ontem pela directora regional do Comércio, Indústria e Energia, Isabel Rodrigues. "A última informação que tenho é que já ultrapassa as 110 empresas ou entidades públicas que já implementaram e receberam certificados de qualidade", números que têm aumentado nos últimos três anos.No entanto, é de realçar que este ano assinala-se o 10º aniversário da primeira certificação de qualidade conseguida por uma empresa madeirense, a Ricmade - Redes Informática e Comunicação da Madeira, através da Associação Portuguesa de Certificação (APCER). Entre 1998 até Março de 2007, este que é um objectivo exigente e passou a ser 'obrigatório' nas relações empresariais internacionais, tinham sido certificadas 95, ascendendo agora a mais de 110, como referido.Só este ano, já foram certificadas, entre outras entidades e empresas, o Arquivo regional da Madeira, a Direcção regional de Agricultura, o Departamento de Atendimento e Informação da CMF, a Câmara do Porto Moniz, o Germobanco Agrícola da Madeira, a Serlima Clean, a Casa Velha do Palheiro.Ao encontro da EstratégiaSegundo a responsável, estas certificações estão a ir de encontro à Estratégia Regional para a Qualidade (QUAL&RAM), cujo desenvolvimento começou a sair para o terreno no ano passado e deverá se estender, em termos do programa inicial, até 2013. Ou seja, em cinco anos, o objectivo é fazer da Madeira uma Região modelo nesta área.Após o arranque, no qual se destacou a criação de um Barómetro da Qualidade, Isabel Rodrigues salienta que já em plena fase de implementação, também já foi elaborado um documento enquadrador, denominado 'Estrela da Qualidade'. "Este documento sintetiza e dá a conhecer aquilo que é a Estratégia, o que é esperado de cada um de nós, Governo, serviços públicos, empresas e dos cidadãos", explica.Já no que toca ao Barómetro da Qualidade, a directora regional disse que, sendo uma das "acções estruturantes" da QUAL&RAM e com os primeiros resultados apresentados, agora trabalha-se "no sentido de fazer uma actualização dos dados, para que se possa comparar a evolução que a Madeira tem tido na matéria da Qualidade", mas só em 2009.Associações colaboramDe acordo com Isabel Rodrigues, é de realçar a colaboração das associações empresariais, que muito têm feito para incutir novos modelos de gestão pela qualidade.É o caso da ACIF, que está a implementar sistemas de qualidade no comércio e na restauração, incluídas nesta Estratégia Regional para a Qualidade. "Sei que estão, nesta fase, a implementar projectos-piloto em lojas comerciais e restaurantes", exemplifica Isabel Rodrigues.Há ainda a Associação de Comércio e Serviços que, ainda este ano, pretende certificar 23 restaurantes com o sistema HACCP. Dois exemplos do empenho associativo.No entanto, tendo em conta que 97% do sector empresarial madeirense são micro e pequenas empresas, há um longo trabalho a fazer neste objectivo da Qualidade.'Prémios da qualidade' em 2011Um dos projectos da Estratégia para Qualidade passa pela atribuição de prémios às entidades ou empresas que mais se destacam nesta matéria, sendo previsto que o trabalho comece a ser feito em 2009, para que a atribuição dos prémios aconteça em 2011. Como refere Isabel Rodrigues, "estes 'Prémios para a Qualidade' vão abarcar os serviços da Administração Pública, as empresas e, porque não, premiar artigos sobre esta temática na comunicação social".Para dar a conhecer à sociedade civil mais sobre a QUAL&RAM, já foi criado uma imagem que será lançada numa campanha de comunicação, através de "cartazes, 'muppies' e autocolantes para serem colocados em autocarros, mas será lá para o final deste ano", adianta. "Está a ser realizado um spot televisivo e para a rádio, que dará a conhecer a Estratégia e as suas acções".E como em quase tudo é preciso começar com os mais novos, a "estamos a trabalhar para que, no decurso de 2008, continuem as acções pelas escolas do 1º ciclo de outros concelhos da Região", garante. Também vão ser elaborados manuais pedagógicos para os outros níveis de ensino. "Daqui a dois anos, após esta fase de sensibilização, vamos realizar as 'Olimpíadas da Qualidade' em todas as escolas da Madeira e do Porto Santo", salienta.Para 2009 ou 2010, será publicado um livro denominado 'Testemunhos da Qualidade na Madeira'. "Irá dar a conhecer os bons exemplos de organizações que apostaram na implementação de sistemas de gestão da qualidade", conclui.Fonte: DN


A implementação de sistemas de certificação de qualidade não pára de crescer nas entidades e empresas madeirenses, sendo que os últimos dados dão conta de um número acima de 110, algumas com mais de uma certificação, seja ela nos serviços, em produtos ou sistema.Estes números, por alto (ainda faltam os números reais deste ano), foram avançados ontem pela directora regional do Comércio, Indústria e Energia, Isabel Rodrigues. "A última informação que tenho é que já ultrapassa as 110 empresas ou entidades públicas que já implementaram e receberam certificados de qualidade", números que têm aumentado nos últimos três anos.No entanto, é de realçar que este ano assinala-se o 10º aniversário da primeira certificação de qualidade conseguida por uma empresa madeirense, a Ricmade - Redes Informática e Comunicação da Madeira, através da Associação Portuguesa de Certificação (APCER). Entre 1998 até Março de 2007, este que é um objectivo exigente e passou a ser 'obrigatório' nas relações empresariais internacionais, tinham sido certificadas 95, ascendendo agora a mais de 110, como referido.Só este ano, já foram certificadas, entre outras entidades e empresas, o Arquivo regional da Madeira, a Direcção regional de Agricultura, o Departamento de Atendimento e Informação da CMF, a Câmara do Porto Moniz, o Germobanco Agrícola da Madeira, a Serlima Clean, a Casa Velha do Palheiro.Ao encontro da EstratégiaSegundo a responsável, estas certificações estão a ir de encontro à Estratégia Regional para a Qualidade (QUAL&RAM), cujo desenvolvimento começou a sair para o terreno no ano passado e deverá se estender, em termos do programa inicial, até 2013. Ou seja, em cinco anos, o objectivo é fazer da Madeira uma Região modelo nesta área.Após o arranque, no qual se destacou a criação de um Barómetro da Qualidade, Isabel Rodrigues salienta que já em plena fase de implementação, também já foi elaborado um documento enquadrador, denominado 'Estrela da Qualidade'. "Este documento sintetiza e dá a conhecer aquilo que é a Estratégia, o que é esperado de cada um de nós, Governo, serviços públicos, empresas e dos cidadãos", explica.Já no que toca ao Barómetro da Qualidade, a directora regional disse que, sendo uma das "acções estruturantes" da QUAL&RAM e com os primeiros resultados apresentados, agora trabalha-se "no sentido de fazer uma actualização dos dados, para que se possa comparar a evolução que a Madeira tem tido na matéria da Qualidade", mas só em 2009.Associações colaboramDe acordo com Isabel Rodrigues, é de realçar a colaboração das associações empresariais, que muito têm feito para incutir novos modelos de gestão pela qualidade.É o caso da ACIF, que está a implementar sistemas de qualidade no comércio e na restauração, incluídas nesta Estratégia Regional para a Qualidade. "Sei que estão, nesta fase, a implementar projectos-piloto em lojas comerciais e restaurantes", exemplifica Isabel Rodrigues.Há ainda a Associação de Comércio e Serviços que, ainda este ano, pretende certificar 23 restaurantes com o sistema HACCP. Dois exemplos do empenho associativo.No entanto, tendo em conta que 97% do sector empresarial madeirense são micro e pequenas empresas, há um longo trabalho a fazer neste objectivo da Qualidade.'Prémios da qualidade' em 2011Um dos projectos da Estratégia para Qualidade passa pela atribuição de prémios às entidades ou empresas que mais se destacam nesta matéria, sendo previsto que o trabalho comece a ser feito em 2009, para que a atribuição dos prémios aconteça em 2011. Como refere Isabel Rodrigues, "estes 'Prémios para a Qualidade' vão abarcar os serviços da Administração Pública, as empresas e, porque não, premiar artigos sobre esta temática na comunicação social".Para dar a conhecer à sociedade civil mais sobre a QUAL&RAM, já foi criado uma imagem que será lançada numa campanha de comunicação, através de "cartazes, 'muppies' e autocolantes para serem colocados em autocarros, mas será lá para o final deste ano", adianta. "Está a ser realizado um spot televisivo e para a rádio, que dará a conhecer a Estratégia e as suas acções".E como em quase tudo é preciso começar com os mais novos, a "estamos a trabalhar para que, no decurso de 2008, continuem as acções pelas escolas do 1º ciclo de outros concelhos da Região", garante. Também vão ser elaborados manuais pedagógicos para os outros níveis de ensino. "Daqui a dois anos, após esta fase de sensibilização, vamos realizar as 'Olimpíadas da Qualidade' em todas as escolas da Madeira e do Porto Santo", salienta.Para 2009 ou 2010, será publicado um livro denominado 'Testemunhos da Qualidade na Madeira'. "Irá dar a conhecer os bons exemplos de organizações que apostaram na implementação de sistemas de gestão da qualidade", conclui.Fonte: DN

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