Motores: Ao volante do Citroën DS4 1.6 THP 200

13-09-2012
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Em maio do ano passado viajei até Barcelona a convite da Citroën para conhecer o DS4, o segundo elemento da exclusiva linha DS. A experiência foi bastante positiva e regressei a Portugal muito bem impressionado. Na altura, tive oportunidade de conduzir duas versões a diesel: o 1.6 HDI e o 2.0 HDI. Ficava a faltar o potente motor a gasolina 1.6 THP 200, em relação ao qual já tinha ouvido tecer rasgados elogios.

Por isso mesmo, foi com especial expetativa que me sentei ao volante do mais potente dos DS4. E bastaram alguns quilómetros para concluir que este motor de 200 cv, de origem BMW, nada tem a ver com as motorizações a Diesel, começando pelo som que emite à medida que pisamos o acelerador. O comportamento em estrada é excelente, aliado a uma posição de condução que me agrada particularmente, e a performance é de fazer inveja a muitos modelos que se assumem muito mais desportivos. Este DS4 chega aos 100 Km/h em 7,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 235 Km/h. Quanto a consumos, e tendo em conta de que estamos a falar de um motor a gasolina com 200 cv, os 6,5 l/100 Km chegam a impressionar.

Apesar de algumas diferenças notórias, O DS4 herdou grande parte do habitáculo do C4, exemplo do volante, painel de instrumentos e comandos do ar condicionado. A versão ensaiada vinha com o nível de equipamento Sport Chic, que inclui o sistema de ajuda ao estacionamento, sistema de vigilância do ângulo morto, retrovisores exteriores elétricos e jantes de liga leve de 18 polegadas. A nível de conforto, destaque para os bancos com regulação elétrica e função de massagem lombar. O DS4 apresenta várias propostas ao nível do revestimento dos estofos, em apenas um tom ou na combinação de duas cores. Neste caso, os bancos em pele preta e branca assentam na perfeição ao carácter desportivo do THP 200.

Quanto a preços, a versão ensaiada ronda os 37 mil euros. Porém, caso opte por uma versão mais modesta, o Citroën DS4 está disponível a partir de 24.783 euros.

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Em maio do ano passado viajei até Barcelona a convite da Citroën para conhecer o DS4, o segundo elemento da exclusiva linha DS. A experiência foi bastante positiva e regressei a Portugal muito bem impressionado. Na altura, tive oportunidade de conduzir duas versões a diesel: o 1.6 HDI e o 2.0 HDI. Ficava a faltar o potente motor a gasolina 1.6 THP 200, em relação ao qual já tinha ouvido tecer rasgados elogios.

Por isso mesmo, foi com especial expetativa que me sentei ao volante do mais potente dos DS4. E bastaram alguns quilómetros para concluir que este motor de 200 cv, de origem BMW, nada tem a ver com as motorizações a Diesel, começando pelo som que emite à medida que pisamos o acelerador. O comportamento em estrada é excelente, aliado a uma posição de condução que me agrada particularmente, e a performance é de fazer inveja a muitos modelos que se assumem muito mais desportivos. Este DS4 chega aos 100 Km/h em 7,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 235 Km/h. Quanto a consumos, e tendo em conta de que estamos a falar de um motor a gasolina com 200 cv, os 6,5 l/100 Km chegam a impressionar.

Apesar de algumas diferenças notórias, O DS4 herdou grande parte do habitáculo do C4, exemplo do volante, painel de instrumentos e comandos do ar condicionado. A versão ensaiada vinha com o nível de equipamento Sport Chic, que inclui o sistema de ajuda ao estacionamento, sistema de vigilância do ângulo morto, retrovisores exteriores elétricos e jantes de liga leve de 18 polegadas. A nível de conforto, destaque para os bancos com regulação elétrica e função de massagem lombar. O DS4 apresenta várias propostas ao nível do revestimento dos estofos, em apenas um tom ou na combinação de duas cores. Neste caso, os bancos em pele preta e branca assentam na perfeição ao carácter desportivo do THP 200.

Quanto a preços, a versão ensaiada ronda os 37 mil euros. Porém, caso opte por uma versão mais modesta, o Citroën DS4 está disponível a partir de 24.783 euros.

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