CIDADANIA LX: Comboios menos poluentes em 2008

22-01-2012
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O comboio da Fertagus, empresa concessionária da gestão e exploração ferroviária do Eixo Norte/Sul, contribuiu para a redução de 13 mil toneladas de CO2 enviadas para a atmosfera em 2008, revelou a transportadora.O primeiro relatório de sustentabilidade da Fertagus, que dá a conhecer o impacto económico, social e ambiental da actividade da empresa em 2008, mostra ainda que, através do sistema de frenagem das suas composições, a empresa recuperou 33 % da energia eléctrica de tracção. "Quando se desloca, o comboio usa energia, mas quando trava, parte dessa energia é reposta na rede e fica disponível para ser consumida por outros comboios", explicou à Lusa Cristina Dourado, administradora-delegada da Fertagus.Este estudo, explicou ainda a responsável que detém as ligações ferroviárias entre as duas margens do Tejo, surge "devido à necessidade de sistematizar e analisar todo o trabalho que temos vindo a fazer no sentindo de nos afirmarmos enquanto alternativa de mobilidade, de sustentabilidade e de qualidade de vida para os cidadãos, e para apontar os aspectos em que devemos trabalhar para melhorar a sustentabilidade da empresa".Cristina Dourado revelou ainda que "em 2011 a Fertagus deixará de precisar de apoio do Estado": "Somos o exemplo de que é possível oferecer aos cidadãos transporte público de qualidade e economicamente sustentável", disse. No futuro, a empresa pretende "continuar a fomentar o desenvolvimento da mobilidade dentro da Área Metropolitana de Lisboa (AML)".A Fertagus, empresa do Grupo Barraqueiro que venceu o concurso público internacional para a exploração do Eixo Ferroviário Norte/Sul, transporta actualmente 85 mil passageiros por diaIn JN


O comboio da Fertagus, empresa concessionária da gestão e exploração ferroviária do Eixo Norte/Sul, contribuiu para a redução de 13 mil toneladas de CO2 enviadas para a atmosfera em 2008, revelou a transportadora.O primeiro relatório de sustentabilidade da Fertagus, que dá a conhecer o impacto económico, social e ambiental da actividade da empresa em 2008, mostra ainda que, através do sistema de frenagem das suas composições, a empresa recuperou 33 % da energia eléctrica de tracção. "Quando se desloca, o comboio usa energia, mas quando trava, parte dessa energia é reposta na rede e fica disponível para ser consumida por outros comboios", explicou à Lusa Cristina Dourado, administradora-delegada da Fertagus.Este estudo, explicou ainda a responsável que detém as ligações ferroviárias entre as duas margens do Tejo, surge "devido à necessidade de sistematizar e analisar todo o trabalho que temos vindo a fazer no sentindo de nos afirmarmos enquanto alternativa de mobilidade, de sustentabilidade e de qualidade de vida para os cidadãos, e para apontar os aspectos em que devemos trabalhar para melhorar a sustentabilidade da empresa".Cristina Dourado revelou ainda que "em 2011 a Fertagus deixará de precisar de apoio do Estado": "Somos o exemplo de que é possível oferecer aos cidadãos transporte público de qualidade e economicamente sustentável", disse. No futuro, a empresa pretende "continuar a fomentar o desenvolvimento da mobilidade dentro da Área Metropolitana de Lisboa (AML)".A Fertagus, empresa do Grupo Barraqueiro que venceu o concurso público internacional para a exploração do Eixo Ferroviário Norte/Sul, transporta actualmente 85 mil passageiros por diaIn JN

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