Anadia Sem Gente

21-01-2012
marcar artigo

Um desentendimento entre duas primas esteve, ontem, na origem de uma agressão grave, à saída da Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada. Uma jovem aluna daquele estabelecimento de ensino, de 18 anos, golpeou com um x-ato, a prima, de 21, no pescoço. Tudo aconteceu na sequência de uma discussão à saída da escola, por volta das 13h30.

As jovens, de nacionalidade cabo-verdiana, estudam naquele estabelecimento de ensino, embora em anos diferentes.

A aluna, ferida com gravidade, recebeu tratamento na Consulta Aberta de Anadia, tendo sido transferida pelos Bombeiros Voluntários de Anadia para os Hospitais da Universidade de Coimbra, com apoio da VMER. A jovem, atingida no pescoço, numa zona próxima da carótida, já se encontra em casa, a recuperar.

Segundo apurámos, a GNR de Anadia esteve no local e está a investigar os contornos desta agressão.

Um grupo de senhoras da Capela de São Sebastião, em Anadia, não querendo deixar morrer a tradição de celebrar a festa em honra do padroeiro de Anadia (S. Sebastião) vai levar a efeito as festividades.

O programa é o seguinte:

Após a recepção de informações solicitadas à CCDR-C sobre o ponto da situação relativamente à revisão do PDM de Anadia, a “concelhia” do CDS-PP, divulgando os dados fornecidos por aquele organismo, culpa o presidente da câmara pelo atraso na revisão do PDM.

A resposta que nos chegou da CCDR-C “vem desmentir categoricamente as respostas que o sr. presidente da Câmara de Anadia tem dado a este respeito aos diferentes partidos da oposição democrática (CDS-PP, PS e CDU) em Assembleia Municipal”, referem os populares.

Dizendo “condenar as atitudes” do presidente da autarquia, por procurar “atribuir a culpa a terceiros, da sua responsabilidade sobre o estado em que se encontra a revisão do PDM de Anadia, dando a entender sempre que é questionado, que está a defender os interesses dos munícipes e que só não está concluída a revisão do PDM porque a CCDR-C não responde ao processo que lhe remeteu em 2009”, o CDS-PP diz que a realidade é que “não conseguiu em três mandatos, fazer o trabalho de casa, de modo a concluir a referida revisão”.

Jornalista: António Jorge Pires

Edição de: Terça, Janeiro 17, 2012

(DA) Ler notícia completa na edição em papel

Fernanda Oliveira cliente do Intermarché, ganhou o primeiro prémio do Sorteio de Natal do Comércio Local dos Concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, cuja extracção decorreu no passado dia 05, pelas 19h30, na sede da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, promotora das iniciativas.

O primeiro prémio é uma viagem à Madeira para duas pessoas. A listagem dos vencedores dos prémios a concurso é:

- 1º prémio: Fernanda Oliveira, de Lavandeira, Oliveira do Bairro;

- 2º prémio: Anabela Brandão, de Vila Verde, Oliveira do Bairro;

- 3º prémio: Fernando Jorge A. Pereira, de Passadouro, Aguada de Baixo;

- 4º prémio: Maria Arlete Maia dos Santos, de Oliveira do Bairro;

- 5º prémio: Regina Maria Sampaio;

- 6º prémio: Laurinda Ferrão, de Mamodeiro;

- 7º prémio: Dulcínea Rato Marques, de Montelongo D’Areias;

- 8º prémio: António Santos Adão, de Ancas;

- 9º prémio: Simão Quintaneiro, de Montelongo D’Areias;

- 10º prémio: Margarida Augusta Martins, de Sangalhos;

- 11º prémio: Maria Alice da Silva Oliveira, do Troviscal;

- 12º prémio: Maria Lizete Seabra, de Ancas;

- 13º prémio: Maria Olinda S. Ferreira, de Oliveira do Bairro;

- 14º prémio: Maria Helena Pires Nunes, de Sangalhos;

- 15º prémio: Graça Marlene Almeida, de Caneira de Vila Verde;

- 16º prémio: Ema Ferreira Pinto, de Cercal, Oliveira do Bairro;

- 17º prémio: Maria Manuela R. Ferreira, de Repolão, Oliveira do Bairro;

- 18º prémio: António Silva, da Palhaça;

- 19º prémio: Sandra Lopes, de Oiã;

- 20º prémio: Maria Antónia S. Campar, de Sangalhos;

- 21º prémio: Erik Maciel Moreira Santos, de Oiã;

- 22º prémio: Elisete Branco, de Recardães, Águeda:

- 23º prémio: António Eusébio, da Pedralva;

- 24º prémio: Benilde Fernandes, de Oiã;

- 25º prémio: Marília R. O. Rodrigues, de Sangalhos;

- 26º prémio: Maria de Fátima Silva Tavares Teixeira, da Póvoa do Forno;

- 27º prémio: Paula Simões, de Malhapão;

- 28º prémio: Norma A. A. J. Carvalho, de Aguada de Cima;

- 29º prémio: Fernando Jorge A. Pereira, de Passadouro, Aguada de Baixo;

- 30º prémio: Ana Pires, de Oliveira do Bairro;

- 31º prémio: Regina Maria Gomes Pedreira, do Troviscal;

- 32º prémio: Lurdes Assunção, Oliveira do Bairro;

- 33º prémio: Ana Paula Oliveira Costa, de Sangalhos.

Os premiados deverão contactar a ACIB, através do telefone 234 730 320, para levantarem o respectivo prémio, tendo até 05 de Março para o fazer. Caso os prémios não sejam reclamados pelos vencedores, os mesmos reverterão para os suplentes, que terão 30 dias para reclamar os prémios, a partir de 05 de Março.

Pelo seu documentário científico «Mondego», Daniel Pinheiro será distinguido com um «Seed of Science» especial. O jovem realizador concebeu este filme no âmbito do mestrado Wildlife Documentary Production, da Universidade de Salford (Inglaterra), onde teve possibilidade de aprender com importantes nomes do documentarismo científico britânico, nomeadamente da ‘escola BBC’ (BBC Natural History Unit ), como Paul Reddish, Neil Lucas e David Attenborough.

«Mondego» foi classificado com “distinção” e, além de ser cinematograficamente apelativo é um singular documento científico sobre a fauna do Mondego e não só, visto abranger algumas espécies com uma cobertura nacional mais ampla.

A ideia de fazer um filme sobre o Mondego já vinha de trás, até porque é natural da Anadia. “É interessante fazer um filme sobre um rio, pode-se explorar a ideia de viagem, as variedades de habitats e de espécies”, explica.

O trabalho exigiu quatro meses de pesquisa científica. Seguiram-se as filmagens com algumas atribulações, principalmente nos 15 dias na Serra da Estrela, nos quais se perdeu várias vezes, e mais dois meses para edição das imagens.

Os prémios «Seeds of Science» serão entregues durante a V Gala da Ciência, que se realiza dia 26 de Maio na Figueira da Foz.

Reportagem completa em Ciência Hoje

Um grupo de cidadãos promete debater o assunto quando mais ninguém o faz. O Documento Verde vai alterar o município, mas - preocupada em sobreviver no dia-a-dia - a população parece passar completamente ao lado destes assuntos.

Idos são os tempos em que sentados nos cafés ou nos bancos de jardins os homens-livres ousavam pensar. Em que a esfera pública servia para o debate e para os intentos de uma sociedade melhor.

Este blogue que agora nasce é a prova que o pensamento não morreu. Pode estar escondido, pode estar adormecido ou até emigrado - caso tenha ouvido Passos Coelho falar. Mas existe, saiu dos cafés porque a bica está cara, levantou-se dos bancos de jardim porque a Democracia e a Liberdade estão em jogo mas, tal como a água, encontra sempre novos recantos por onde jorrar.

O presente documento é fruto da intervenção cívica de um grupo de munícipes desejosos que o Documento Verde da Reforma da Administração Local e as modificações que introduz sejam discutidas a nível local e analisadas de forma comprometida com a defesa dos legítimos interesses dos munícipes de Anadia.

Visa incentivar o diálogo frutífero entre eleitores e eleitos, estando aberto à participação popular.

Convidamo-lo a participar, sugerir, comentar.

Documento de trabalho Por todos nós. Por si

O Grupo de Trabalho:

Alfredo Matos

André Ferreira de Oliveira

Arsénio Almeida

Sérgio Bandeira

O ex-presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Anadia começou a ser julgado no tribunal de Anadia.

Acácio Lucas está acusado pelo Ministério Público da Comarca do Baixo Vouga de peculato.O antigo dirigente terá decidido empregar na instituição o filho, com uma incapacidade permanente global de 65%, atribuindo-lhe uma remuneração de sub-encarregado, tarefas que nunca terá desempenhado.

Acácio Lucas colaborou com o tribunal, respondendo às questões do colectivo e do Ministério Público. Foram também ouvidas testemunhas da acusação durante a parte da manhã, nomeadamente elementos da inspeção da Segurança Social e inspetores da Polícia Judiciária.

Os elementos da Assembleia de Freguesia vão reunir novamente esta 6ª feira para tomar uma decisão sobre o Documento Verde.

A Assembleia de Freguesia da Moita reuniu, na passada sexta-feira à noite, com a participação de uma parte da população, para debater o Documento Verde sobre a Reforma Administrativa, mas não chegou a um consenso, tendo sido adiada a decisão (manter-se como freguesia ou poder agregar-se) para a próxima sexta-feira, dia 13, pelas 20h00.

O presidente da Assembleia de Freguesia, José Simões, referiu que o objectivo desta reunião é esclarecer a população sobre esta questão, daí que “tenhamos convidado o presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Luis Santos, para nos dar mais esclarecimentos”.

Luis Santos começou por dizer que o que se pretende “é levar ao conhecimento das pessoas o que está a acontecer”, referindo que “o Governo se comprometeu com a troika a reduzir o número de municípios e de freguesias, tendo sido definidas regras e critérios para essa redução”.

Explicou que, segundo o Documento Verde, no concelho de Anadia apenas duas freguesias (Vila Nova de Monsarros e Avelãs de Cima) poderão manter-se como tal, contudo, se as populações destas freguesias quiserem podem agregrar-se a outras. As restantes 13 terão que se agregar entre elas, criando novas freguesias com uma média de cinco mil habitantes cada.

Explicou que “aqui nenhuma freguesia agrega outra. O que vai acontecer é que os territórios das actuais juntas criarão uma nova freguesia com uma designação diferente”.

Adiantou ainda que a primeira fase do processo, auscultação das assembleias de freguesias, está a terminar. Para além da Moita faltam apenas reunir Ancas e São Lourenço do Bairro. No final do corrente mês, haverá uma reunião da Assembleia Municipal de Anadia que também tomará uma posição, a qual será enviada, juntamente com as das Assembleias de Freguesia, para o Ministro da Administração Interna.

Notícia completa em RB

Um grupo de munícipes de Anadia decidiu mobilizar-se para discutir e analisar o Documento Verde da Reforma da Administração Local. Este grupo “apartidário” prepara-se para apresentar o seu documento de trabalho aos diversos órgãos autárquicos locais e espera estimular o debate em torno da reforma, especialmente no que concerne aos efeitos práticos da aplicação do Documento Verde no concelho.

“Com a colaboração de autarcas e munícipes fizemos um retrato global do município e de cada uma das suas freguesias, analisando, entre outros parâmetros, o retrato demográfico de cada uma delas e as infra-estruturas existentes”, introduz André Ferreira Oliveira, um dos membros do grupo de trabalho.

No caso concreto de Anadia, a aplicarem-se as regras definidas no Documento Verde, “das actuais 15 freguesias passaríamos a ter apenas seis ou sete”, nota aquele elemento do grupo.

Anadia (02.10.1926) - Lisboa (04.10) - Paris

porte

porte simples (até 20g) - 1$60

prémio de registo - $80

A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover uma acção de formação subordinada ao tema: Novos Regimes de Normalização Contabilística – Micro Entidades e Entidades do Sector Não Lucrativo, que decorrerá a 20 e 27 de Janeiro, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde.

Esta acção, com a duração de 17horas em horário laboral (09h às 18h30m), é certificada pela OTOC, tendo 25,5 créditos. O curso destina-se a Técnicos Oficiais de Contas, Contabilistas, Directores Financeiros, Analistas Financeiros, Auditores, Controllers, Professores de Contabilidade.

A formação será ministrada por Fábio Pinho e Davide Ribeiro, consultores e auditores financeiros da Jorge Silva - Consultores e Auditores, Lda.

Para mais informações e/ou inscrições, contacte o Departamento de Formação da ACIB através do telefone: 234 730 320 ou via o e-mail: formacao@acib.pt.

De 30 de Janeiro a 3 de Abril

A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover a 16ª edição do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, acção homologada pelo IEFP, de 30 de Janeiro a 03 de Abril, em horário pós-laboral, na sede da Associação, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

Os principais destinatários desta acção são quadros de empresas, recém-licenciados, activos ou desempregados que pretendam vir a ministrar formação ou aperfeiçoar as suas competências nesta área.

Esta acção possibilita aos participantes a aquisição e desenvolvimento de competências pedagógicas que lhes permitam preparar e animar eficazmente sessões de formação, bem como compreender e assumir com qualidade e profissionalismo o papel de formador.

Relembramos que, de acordo com o Código de Trabalho, o empregador tem o dever de proporcionar ao trabalhador acções de formação profissional adequadas às suas qualificações, podendo recorrer a quadros internos das próprias empresas para promover essa mesma formação.

Para mais informações, pode contactar o Departamento de Formação da ACIB através do telefone: 234 730 320 ou via e-mail: formacao@acib.pt .

As eleições terão lugar no final do mês de Janeiro

Henrique Fidalgo recandidata-se a um novo mandato à frente da Juventude Social Democrata de Anadia. As eleições decorrem no próximo dia 21.

"Entendo que ainda existe muito trabalho a fazer em Anadia, num concelho despido de políticas de juventude, onde nos últimos anos se foi esquecendo da importância do dinamismo que os jovens dão a qualquer comunidade", critica o jovem "laranja" - há dois anos à frente da JSD.

"O projecto em que já estamos a trabalhar engloba as seguintes áreas: educação, a saúde, o desporto e o associativismo. Este projecto tem a preocupação de trazer à discussão a importância do empreendedorismo jovem, como uma forma de capitalizar o potencial que existe nas nossas escolas e colocá-lo em prática a favor da nossa comunidade. A JSD de Anadia irá trabalhar no sentido recolher informações importantes junto da população jovem, para que com base nesses dados sejam tomadas medidas que traduzam um impacto positivo nos interesses e preocupações da juventude", promete Henrique Fidalgo em nota enviada.

A Câmara Municipal de Anadia já recebeu 28 propostas de empreiteiros para a construção do novo Pavilhão Desportivo do Sangalhos Desporto Clube (SDC), que será uma realidade, no próximo ano. Esta indicação foi deixada aos jornalistas, na última reunião do executivo anadiense, realizada no passado dia 28 de dezembro. Muito embora a Câmara Municipal de Anadia já tenha procedido à abertura das propostas a escolha do empreiteiro a quem será entregue a obra só deverá ser conhecida aproximadamente dentro de um mês.

Este novo equipamento desportivo, orçado em 808 mil euros, há muito desejado pelos sangalhenses, virá criar melhores condições para preparar e formar atletas para competições a nível nacional e internacional, na medida em que o atual pavilhão existente já não consegue dar resposta à quantidade de atletas que o solicitam.

Segundo a Câmara Municipal de Anadia, a obra será implantada, no local do atual pavilhão, ocupando ainda o espaço da velha pista de ciclismo que será demolida.

O novo pavilhão contempla a ligação do pavilhão a erigir com o pavilhão existente, num edifício único composto por três corpos que se encontram interligados entre si.

De destacar que o recinto desportivo irá permitir ainda a sua subdivisão em função da sua utilização por duas classes de atletas, em simultâneo, e ficará preparado para receber modalidades como o andebol, basquetebol, voleibol ou futebol.

catarina@jb.pt

Há 200 portugueses em Pequim, empresas lusas são 20. A TVI foi à China perceber os segredos do sucesso do gigante asiático.

O rápido crescimento económico da China tem atraído empresas de todo o mundo. Portuguesas já são duas dezenas. Empurrados pela crise, são dezenas de portugueses que todos os dias fazem as malas e partem para um país diferente.

Rui Ribeiro tem 40 anos e está na China há dez. Trocou a Anadia por Zuhai. É a partir daí que produz vinho de líchias e ameixas e exporta para toda a Europa.

Em 2011 as exportações de vinho para a china aumentaram 80 % e é já o 15º mercado do vinho português.

A reduzida carga fiscal e os apoios do Estado atraem empresas portuguesas.

TVI. Conheça esta terra de oportunidades na reportagem da

Litério Marques o disse: no dia 31 de Dezembro de 2011 a obra do Projeto de Regeneração Urbana do Centro de Anadia estaria concluida.

Está?

NÃO!

Qual a reação da Câmara Municipal de Anadia?

Quais as consequências contratuais?

Cumpriu a CMA o que dita o Código dos Contratos Públicos?

Qual a posição dos Vereadores da Oposição? E dos diversos partidos da Oposição?

E dos Munícipes?

Sara Neves tornou-se Campeã Nacional feminia sub 23 pela segunda vez consecutiva.

No dia 28 de Dezembro, disputou-se o ultimo titulo nacional de 2011, o Campeonato Nacional sub 23, nas instalações do Solinca Dragão, e teve a participação de catorze atletas, cinco femininos e nove masculinos, do Agrupamento de Escolas de Anadia - Anadia Squash Clube.

No sector feminino, Sara Neves consagrou-se Campeã Nacional ao vencer Catarina Nunes (Porto) por 3-1 na final deste Campeonato. A Sara tinha vencido na primeira ronda Matilde Pereira (Anadia), na segunda ronda, antes de atingir a final venceu Rita Quintas (Porto).

Também Alexandra Santos, classificou-se num honroso quinto lugar. Matilde Pereira ficou em 8º, Matilde Belo em 9º e Rita Cruz em 10º.

No sector masculino, os nove atletas anadienses, ainda muito jovens, pertencem todoas aos escalões de sub 15 e sub 13, participaram com o intuito de recolher e aquirir experiencias e ritmo de jogo. Mesmo assim, Simão Neves classificou-se em 10º, Gonçalo Santos 12º, Francisco Belo 13º, Xavier Oliveira 14,º, Pedro Alegre 15º, Rui Neves 16º, Jose´Maria Belo 17º, André Canas 18º e Miguel Andrade 19º.

Paulo Mamede

Agrupamento de Escolas de Anadia

Anadia Squash Clube

O ponteiro do relógio marcava 03h00 e a operação de fiscalização do destacamento da GNR de Anadia, iniciada às 23h00 de quinta-feira, estava a chegar ao fim. Mas à passagem pelo supermercado Continente, à face da EN1/IC2, um alarme soava. De imediato, os carros entraram no parque do supermercado e o edifício foi cercado pelos guardas e elementos do Pelotão de Intervenção e do Núcleo de Investigação Criminal. A porta frontal estava aberta.

"Não há dúvidas de que foi arrombada", disse logo o capitão Tiago Silva, que de imediato deu ordens para que todas as ruas das redondezas fossem vistoriadas ao pormenor. Mas dos ladrões nem sinal. Fugiram um minuto antes da chegada da GNR, como demonstraram depois as imagens de videovigilância. "Terão sido avisados por algum vigia colocado num ponto estratégico e que percebeu que estávamos a chegar", comentou o capitão.

CM A operação da GNR que o CM acompanhou teve como alvo fiscalizar o trânsito e estabelecimentos de diversão nocturna na Curia, Mealhada e Anadia. Foi no bar Repuxo que o ‘Crack’ – cão da GNR – encontrou 21 gramas de haxixe. A droga estava no caixote do lixo na cozinha e pertencia ao dono do bar. O homem de 34 anos acabou detido.

Fica a entrevista para quem ainda não entendeu a importância do Documento Verde, sobretudo em Anadia:Dia 20: 19h30 – Missa na Capela S.Sebastião com o coro da IgrejaDia 21: Os gaiteiros “Katembas” percorerá as principais ruas de AnadiaDia 22: 8h00: Salva de 21 tiros10h00: Missa na Capela S.Sebastião, seguida de procissão15h30: Animação no jardim em frente à Capela.

Um desentendimento entre duas primas esteve, ontem, na origem de uma agressão grave, à saída da Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada. Uma jovem aluna daquele estabelecimento de ensino, de 18 anos, golpeou com um x-ato, a prima, de 21, no pescoço. Tudo aconteceu na sequência de uma discussão à saída da escola, por volta das 13h30.

As jovens, de nacionalidade cabo-verdiana, estudam naquele estabelecimento de ensino, embora em anos diferentes.

A aluna, ferida com gravidade, recebeu tratamento na Consulta Aberta de Anadia, tendo sido transferida pelos Bombeiros Voluntários de Anadia para os Hospitais da Universidade de Coimbra, com apoio da VMER. A jovem, atingida no pescoço, numa zona próxima da carótida, já se encontra em casa, a recuperar.

Segundo apurámos, a GNR de Anadia esteve no local e está a investigar os contornos desta agressão.

Um grupo de senhoras da Capela de São Sebastião, em Anadia, não querendo deixar morrer a tradição de celebrar a festa em honra do padroeiro de Anadia (S. Sebastião) vai levar a efeito as festividades.

O programa é o seguinte:

Após a recepção de informações solicitadas à CCDR-C sobre o ponto da situação relativamente à revisão do PDM de Anadia, a “concelhia” do CDS-PP, divulgando os dados fornecidos por aquele organismo, culpa o presidente da câmara pelo atraso na revisão do PDM.

A resposta que nos chegou da CCDR-C “vem desmentir categoricamente as respostas que o sr. presidente da Câmara de Anadia tem dado a este respeito aos diferentes partidos da oposição democrática (CDS-PP, PS e CDU) em Assembleia Municipal”, referem os populares.

Dizendo “condenar as atitudes” do presidente da autarquia, por procurar “atribuir a culpa a terceiros, da sua responsabilidade sobre o estado em que se encontra a revisão do PDM de Anadia, dando a entender sempre que é questionado, que está a defender os interesses dos munícipes e que só não está concluída a revisão do PDM porque a CCDR-C não responde ao processo que lhe remeteu em 2009”, o CDS-PP diz que a realidade é que “não conseguiu em três mandatos, fazer o trabalho de casa, de modo a concluir a referida revisão”.

Jornalista: António Jorge Pires

Edição de: Terça, Janeiro 17, 2012

(DA) Ler notícia completa na edição em papel

Fernanda Oliveira cliente do Intermarché, ganhou o primeiro prémio do Sorteio de Natal do Comércio Local dos Concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, cuja extracção decorreu no passado dia 05, pelas 19h30, na sede da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, promotora das iniciativas.

O primeiro prémio é uma viagem à Madeira para duas pessoas. A listagem dos vencedores dos prémios a concurso é:

- 1º prémio: Fernanda Oliveira, de Lavandeira, Oliveira do Bairro;

- 2º prémio: Anabela Brandão, de Vila Verde, Oliveira do Bairro;

- 3º prémio: Fernando Jorge A. Pereira, de Passadouro, Aguada de Baixo;

- 4º prémio: Maria Arlete Maia dos Santos, de Oliveira do Bairro;

- 5º prémio: Regina Maria Sampaio;

- 6º prémio: Laurinda Ferrão, de Mamodeiro;

- 7º prémio: Dulcínea Rato Marques, de Montelongo D’Areias;

- 8º prémio: António Santos Adão, de Ancas;

- 9º prémio: Simão Quintaneiro, de Montelongo D’Areias;

- 10º prémio: Margarida Augusta Martins, de Sangalhos;

- 11º prémio: Maria Alice da Silva Oliveira, do Troviscal;

- 12º prémio: Maria Lizete Seabra, de Ancas;

- 13º prémio: Maria Olinda S. Ferreira, de Oliveira do Bairro;

- 14º prémio: Maria Helena Pires Nunes, de Sangalhos;

- 15º prémio: Graça Marlene Almeida, de Caneira de Vila Verde;

- 16º prémio: Ema Ferreira Pinto, de Cercal, Oliveira do Bairro;

- 17º prémio: Maria Manuela R. Ferreira, de Repolão, Oliveira do Bairro;

- 18º prémio: António Silva, da Palhaça;

- 19º prémio: Sandra Lopes, de Oiã;

- 20º prémio: Maria Antónia S. Campar, de Sangalhos;

- 21º prémio: Erik Maciel Moreira Santos, de Oiã;

- 22º prémio: Elisete Branco, de Recardães, Águeda:

- 23º prémio: António Eusébio, da Pedralva;

- 24º prémio: Benilde Fernandes, de Oiã;

- 25º prémio: Marília R. O. Rodrigues, de Sangalhos;

- 26º prémio: Maria de Fátima Silva Tavares Teixeira, da Póvoa do Forno;

- 27º prémio: Paula Simões, de Malhapão;

- 28º prémio: Norma A. A. J. Carvalho, de Aguada de Cima;

- 29º prémio: Fernando Jorge A. Pereira, de Passadouro, Aguada de Baixo;

- 30º prémio: Ana Pires, de Oliveira do Bairro;

- 31º prémio: Regina Maria Gomes Pedreira, do Troviscal;

- 32º prémio: Lurdes Assunção, Oliveira do Bairro;

- 33º prémio: Ana Paula Oliveira Costa, de Sangalhos.

Os premiados deverão contactar a ACIB, através do telefone 234 730 320, para levantarem o respectivo prémio, tendo até 05 de Março para o fazer. Caso os prémios não sejam reclamados pelos vencedores, os mesmos reverterão para os suplentes, que terão 30 dias para reclamar os prémios, a partir de 05 de Março.

Pelo seu documentário científico «Mondego», Daniel Pinheiro será distinguido com um «Seed of Science» especial. O jovem realizador concebeu este filme no âmbito do mestrado Wildlife Documentary Production, da Universidade de Salford (Inglaterra), onde teve possibilidade de aprender com importantes nomes do documentarismo científico britânico, nomeadamente da ‘escola BBC’ (BBC Natural History Unit ), como Paul Reddish, Neil Lucas e David Attenborough.

«Mondego» foi classificado com “distinção” e, além de ser cinematograficamente apelativo é um singular documento científico sobre a fauna do Mondego e não só, visto abranger algumas espécies com uma cobertura nacional mais ampla.

A ideia de fazer um filme sobre o Mondego já vinha de trás, até porque é natural da Anadia. “É interessante fazer um filme sobre um rio, pode-se explorar a ideia de viagem, as variedades de habitats e de espécies”, explica.

O trabalho exigiu quatro meses de pesquisa científica. Seguiram-se as filmagens com algumas atribulações, principalmente nos 15 dias na Serra da Estrela, nos quais se perdeu várias vezes, e mais dois meses para edição das imagens.

Os prémios «Seeds of Science» serão entregues durante a V Gala da Ciência, que se realiza dia 26 de Maio na Figueira da Foz.

Reportagem completa em Ciência Hoje

Um grupo de cidadãos promete debater o assunto quando mais ninguém o faz. O Documento Verde vai alterar o município, mas - preocupada em sobreviver no dia-a-dia - a população parece passar completamente ao lado destes assuntos.

Idos são os tempos em que sentados nos cafés ou nos bancos de jardins os homens-livres ousavam pensar. Em que a esfera pública servia para o debate e para os intentos de uma sociedade melhor.

Este blogue que agora nasce é a prova que o pensamento não morreu. Pode estar escondido, pode estar adormecido ou até emigrado - caso tenha ouvido Passos Coelho falar. Mas existe, saiu dos cafés porque a bica está cara, levantou-se dos bancos de jardim porque a Democracia e a Liberdade estão em jogo mas, tal como a água, encontra sempre novos recantos por onde jorrar.

O presente documento é fruto da intervenção cívica de um grupo de munícipes desejosos que o Documento Verde da Reforma da Administração Local e as modificações que introduz sejam discutidas a nível local e analisadas de forma comprometida com a defesa dos legítimos interesses dos munícipes de Anadia.

Visa incentivar o diálogo frutífero entre eleitores e eleitos, estando aberto à participação popular.

Convidamo-lo a participar, sugerir, comentar.

Documento de trabalho Por todos nós. Por si

O Grupo de Trabalho:

Alfredo Matos

André Ferreira de Oliveira

Arsénio Almeida

Sérgio Bandeira

O ex-presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Anadia começou a ser julgado no tribunal de Anadia.

Acácio Lucas está acusado pelo Ministério Público da Comarca do Baixo Vouga de peculato.O antigo dirigente terá decidido empregar na instituição o filho, com uma incapacidade permanente global de 65%, atribuindo-lhe uma remuneração de sub-encarregado, tarefas que nunca terá desempenhado.

Acácio Lucas colaborou com o tribunal, respondendo às questões do colectivo e do Ministério Público. Foram também ouvidas testemunhas da acusação durante a parte da manhã, nomeadamente elementos da inspeção da Segurança Social e inspetores da Polícia Judiciária.

Os elementos da Assembleia de Freguesia vão reunir novamente esta 6ª feira para tomar uma decisão sobre o Documento Verde.

A Assembleia de Freguesia da Moita reuniu, na passada sexta-feira à noite, com a participação de uma parte da população, para debater o Documento Verde sobre a Reforma Administrativa, mas não chegou a um consenso, tendo sido adiada a decisão (manter-se como freguesia ou poder agregar-se) para a próxima sexta-feira, dia 13, pelas 20h00.

O presidente da Assembleia de Freguesia, José Simões, referiu que o objectivo desta reunião é esclarecer a população sobre esta questão, daí que “tenhamos convidado o presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Luis Santos, para nos dar mais esclarecimentos”.

Luis Santos começou por dizer que o que se pretende “é levar ao conhecimento das pessoas o que está a acontecer”, referindo que “o Governo se comprometeu com a troika a reduzir o número de municípios e de freguesias, tendo sido definidas regras e critérios para essa redução”.

Explicou que, segundo o Documento Verde, no concelho de Anadia apenas duas freguesias (Vila Nova de Monsarros e Avelãs de Cima) poderão manter-se como tal, contudo, se as populações destas freguesias quiserem podem agregrar-se a outras. As restantes 13 terão que se agregar entre elas, criando novas freguesias com uma média de cinco mil habitantes cada.

Explicou que “aqui nenhuma freguesia agrega outra. O que vai acontecer é que os territórios das actuais juntas criarão uma nova freguesia com uma designação diferente”.

Adiantou ainda que a primeira fase do processo, auscultação das assembleias de freguesias, está a terminar. Para além da Moita faltam apenas reunir Ancas e São Lourenço do Bairro. No final do corrente mês, haverá uma reunião da Assembleia Municipal de Anadia que também tomará uma posição, a qual será enviada, juntamente com as das Assembleias de Freguesia, para o Ministro da Administração Interna.

Notícia completa em RB

Um grupo de munícipes de Anadia decidiu mobilizar-se para discutir e analisar o Documento Verde da Reforma da Administração Local. Este grupo “apartidário” prepara-se para apresentar o seu documento de trabalho aos diversos órgãos autárquicos locais e espera estimular o debate em torno da reforma, especialmente no que concerne aos efeitos práticos da aplicação do Documento Verde no concelho.

“Com a colaboração de autarcas e munícipes fizemos um retrato global do município e de cada uma das suas freguesias, analisando, entre outros parâmetros, o retrato demográfico de cada uma delas e as infra-estruturas existentes”, introduz André Ferreira Oliveira, um dos membros do grupo de trabalho.

No caso concreto de Anadia, a aplicarem-se as regras definidas no Documento Verde, “das actuais 15 freguesias passaríamos a ter apenas seis ou sete”, nota aquele elemento do grupo.

Anadia (02.10.1926) - Lisboa (04.10) - Paris

porte

porte simples (até 20g) - 1$60

prémio de registo - $80

A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover uma acção de formação subordinada ao tema: Novos Regimes de Normalização Contabilística – Micro Entidades e Entidades do Sector Não Lucrativo, que decorrerá a 20 e 27 de Janeiro, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde.

Esta acção, com a duração de 17horas em horário laboral (09h às 18h30m), é certificada pela OTOC, tendo 25,5 créditos. O curso destina-se a Técnicos Oficiais de Contas, Contabilistas, Directores Financeiros, Analistas Financeiros, Auditores, Controllers, Professores de Contabilidade.

A formação será ministrada por Fábio Pinho e Davide Ribeiro, consultores e auditores financeiros da Jorge Silva - Consultores e Auditores, Lda.

Para mais informações e/ou inscrições, contacte o Departamento de Formação da ACIB através do telefone: 234 730 320 ou via o e-mail: formacao@acib.pt.

De 30 de Janeiro a 3 de Abril

A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover a 16ª edição do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, acção homologada pelo IEFP, de 30 de Janeiro a 03 de Abril, em horário pós-laboral, na sede da Associação, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

Os principais destinatários desta acção são quadros de empresas, recém-licenciados, activos ou desempregados que pretendam vir a ministrar formação ou aperfeiçoar as suas competências nesta área.

Esta acção possibilita aos participantes a aquisição e desenvolvimento de competências pedagógicas que lhes permitam preparar e animar eficazmente sessões de formação, bem como compreender e assumir com qualidade e profissionalismo o papel de formador.

Relembramos que, de acordo com o Código de Trabalho, o empregador tem o dever de proporcionar ao trabalhador acções de formação profissional adequadas às suas qualificações, podendo recorrer a quadros internos das próprias empresas para promover essa mesma formação.

Para mais informações, pode contactar o Departamento de Formação da ACIB através do telefone: 234 730 320 ou via e-mail: formacao@acib.pt .

As eleições terão lugar no final do mês de Janeiro

Henrique Fidalgo recandidata-se a um novo mandato à frente da Juventude Social Democrata de Anadia. As eleições decorrem no próximo dia 21.

"Entendo que ainda existe muito trabalho a fazer em Anadia, num concelho despido de políticas de juventude, onde nos últimos anos se foi esquecendo da importância do dinamismo que os jovens dão a qualquer comunidade", critica o jovem "laranja" - há dois anos à frente da JSD.

"O projecto em que já estamos a trabalhar engloba as seguintes áreas: educação, a saúde, o desporto e o associativismo. Este projecto tem a preocupação de trazer à discussão a importância do empreendedorismo jovem, como uma forma de capitalizar o potencial que existe nas nossas escolas e colocá-lo em prática a favor da nossa comunidade. A JSD de Anadia irá trabalhar no sentido recolher informações importantes junto da população jovem, para que com base nesses dados sejam tomadas medidas que traduzam um impacto positivo nos interesses e preocupações da juventude", promete Henrique Fidalgo em nota enviada.

A Câmara Municipal de Anadia já recebeu 28 propostas de empreiteiros para a construção do novo Pavilhão Desportivo do Sangalhos Desporto Clube (SDC), que será uma realidade, no próximo ano. Esta indicação foi deixada aos jornalistas, na última reunião do executivo anadiense, realizada no passado dia 28 de dezembro. Muito embora a Câmara Municipal de Anadia já tenha procedido à abertura das propostas a escolha do empreiteiro a quem será entregue a obra só deverá ser conhecida aproximadamente dentro de um mês.

Este novo equipamento desportivo, orçado em 808 mil euros, há muito desejado pelos sangalhenses, virá criar melhores condições para preparar e formar atletas para competições a nível nacional e internacional, na medida em que o atual pavilhão existente já não consegue dar resposta à quantidade de atletas que o solicitam.

Segundo a Câmara Municipal de Anadia, a obra será implantada, no local do atual pavilhão, ocupando ainda o espaço da velha pista de ciclismo que será demolida.

O novo pavilhão contempla a ligação do pavilhão a erigir com o pavilhão existente, num edifício único composto por três corpos que se encontram interligados entre si.

De destacar que o recinto desportivo irá permitir ainda a sua subdivisão em função da sua utilização por duas classes de atletas, em simultâneo, e ficará preparado para receber modalidades como o andebol, basquetebol, voleibol ou futebol.

catarina@jb.pt

Há 200 portugueses em Pequim, empresas lusas são 20. A TVI foi à China perceber os segredos do sucesso do gigante asiático.

O rápido crescimento económico da China tem atraído empresas de todo o mundo. Portuguesas já são duas dezenas. Empurrados pela crise, são dezenas de portugueses que todos os dias fazem as malas e partem para um país diferente.

Rui Ribeiro tem 40 anos e está na China há dez. Trocou a Anadia por Zuhai. É a partir daí que produz vinho de líchias e ameixas e exporta para toda a Europa.

Em 2011 as exportações de vinho para a china aumentaram 80 % e é já o 15º mercado do vinho português.

A reduzida carga fiscal e os apoios do Estado atraem empresas portuguesas.

TVI. Conheça esta terra de oportunidades na reportagem da

Litério Marques o disse: no dia 31 de Dezembro de 2011 a obra do Projeto de Regeneração Urbana do Centro de Anadia estaria concluida.

Está?

NÃO!

Qual a reação da Câmara Municipal de Anadia?

Quais as consequências contratuais?

Cumpriu a CMA o que dita o Código dos Contratos Públicos?

Qual a posição dos Vereadores da Oposição? E dos diversos partidos da Oposição?

E dos Munícipes?

Sara Neves tornou-se Campeã Nacional feminia sub 23 pela segunda vez consecutiva.

No dia 28 de Dezembro, disputou-se o ultimo titulo nacional de 2011, o Campeonato Nacional sub 23, nas instalações do Solinca Dragão, e teve a participação de catorze atletas, cinco femininos e nove masculinos, do Agrupamento de Escolas de Anadia - Anadia Squash Clube.

No sector feminino, Sara Neves consagrou-se Campeã Nacional ao vencer Catarina Nunes (Porto) por 3-1 na final deste Campeonato. A Sara tinha vencido na primeira ronda Matilde Pereira (Anadia), na segunda ronda, antes de atingir a final venceu Rita Quintas (Porto).

Também Alexandra Santos, classificou-se num honroso quinto lugar. Matilde Pereira ficou em 8º, Matilde Belo em 9º e Rita Cruz em 10º.

No sector masculino, os nove atletas anadienses, ainda muito jovens, pertencem todoas aos escalões de sub 15 e sub 13, participaram com o intuito de recolher e aquirir experiencias e ritmo de jogo. Mesmo assim, Simão Neves classificou-se em 10º, Gonçalo Santos 12º, Francisco Belo 13º, Xavier Oliveira 14,º, Pedro Alegre 15º, Rui Neves 16º, Jose´Maria Belo 17º, André Canas 18º e Miguel Andrade 19º.

Paulo Mamede

Agrupamento de Escolas de Anadia

Anadia Squash Clube

O ponteiro do relógio marcava 03h00 e a operação de fiscalização do destacamento da GNR de Anadia, iniciada às 23h00 de quinta-feira, estava a chegar ao fim. Mas à passagem pelo supermercado Continente, à face da EN1/IC2, um alarme soava. De imediato, os carros entraram no parque do supermercado e o edifício foi cercado pelos guardas e elementos do Pelotão de Intervenção e do Núcleo de Investigação Criminal. A porta frontal estava aberta.

"Não há dúvidas de que foi arrombada", disse logo o capitão Tiago Silva, que de imediato deu ordens para que todas as ruas das redondezas fossem vistoriadas ao pormenor. Mas dos ladrões nem sinal. Fugiram um minuto antes da chegada da GNR, como demonstraram depois as imagens de videovigilância. "Terão sido avisados por algum vigia colocado num ponto estratégico e que percebeu que estávamos a chegar", comentou o capitão.

CM A operação da GNR que o CM acompanhou teve como alvo fiscalizar o trânsito e estabelecimentos de diversão nocturna na Curia, Mealhada e Anadia. Foi no bar Repuxo que o ‘Crack’ – cão da GNR – encontrou 21 gramas de haxixe. A droga estava no caixote do lixo na cozinha e pertencia ao dono do bar. O homem de 34 anos acabou detido.

Fica a entrevista para quem ainda não entendeu a importância do Documento Verde, sobretudo em Anadia:Dia 20: 19h30 – Missa na Capela S.Sebastião com o coro da IgrejaDia 21: Os gaiteiros “Katembas” percorerá as principais ruas de AnadiaDia 22: 8h00: Salva de 21 tiros10h00: Missa na Capela S.Sebastião, seguida de procissão15h30: Animação no jardim em frente à Capela.

marcar artigo