O Acidental: Ninguém reparou?

24-01-2012
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Ontem à noite vi um anúncio da Refer na televisão. Para quem não sabe a Refer é a empresa que faz a gestão da rede ferroviária nacional. Na prática, são os donos dos carris onde andam os comboios.
Era um anúncio engraçado com desenhos de crianças. Bem pensado, bem realizado e bem produzido. Nada a dizer quanto à campanha… à excepção de um pequeno pormenor: que raio tem a Refer de gastar dinheiro a fazer campanhas na televisão?
Vamos recapitular. A Refer é uma empresa com capitais exclusivamente públicos. A Refer é uma empresa deficitária e alimenta-se do orçamento geral do Estado. A Refer não tem contacto directo com o grande público, não lhes vende nada e tem apenas um cliente a CP. Portanto, para que raio anda a gastar dinheiro do erário público a fazer anúncios na televisão?
É preciso lembrar os velhos tempos do Guterrismo quando qualquer instituto, câmara ou empresa pública tinha direito a gastar uns cobres valentes em publicidade para fazerem de conta que faziam qualquer coisa?
Qualquer campanha deste género custa uns milhares de contos. Pode não ser muito quando comparado com o orçamento milionário de algumas destas empresas públicas. Mas é dinheiro. É dinheiro meu e do resto dos contribuintes que vão pagando impostos. Ver um anúncio na televisão que serve apenas a vaidade dos seus administradores é mais do que um insulto à nossa inteligência é uma falta de respeito por quem lhes paga os ordenados.
[Rodrigo Moita de Deus]

Ontem à noite vi um anúncio da Refer na televisão. Para quem não sabe a Refer é a empresa que faz a gestão da rede ferroviária nacional. Na prática, são os donos dos carris onde andam os comboios.
Era um anúncio engraçado com desenhos de crianças. Bem pensado, bem realizado e bem produzido. Nada a dizer quanto à campanha… à excepção de um pequeno pormenor: que raio tem a Refer de gastar dinheiro a fazer campanhas na televisão?
Vamos recapitular. A Refer é uma empresa com capitais exclusivamente públicos. A Refer é uma empresa deficitária e alimenta-se do orçamento geral do Estado. A Refer não tem contacto directo com o grande público, não lhes vende nada e tem apenas um cliente a CP. Portanto, para que raio anda a gastar dinheiro do erário público a fazer anúncios na televisão?
É preciso lembrar os velhos tempos do Guterrismo quando qualquer instituto, câmara ou empresa pública tinha direito a gastar uns cobres valentes em publicidade para fazerem de conta que faziam qualquer coisa?
Qualquer campanha deste género custa uns milhares de contos. Pode não ser muito quando comparado com o orçamento milionário de algumas destas empresas públicas. Mas é dinheiro. É dinheiro meu e do resto dos contribuintes que vão pagando impostos. Ver um anúncio na televisão que serve apenas a vaidade dos seus administradores é mais do que um insulto à nossa inteligência é uma falta de respeito por quem lhes paga os ordenados.
[Rodrigo Moita de Deus]

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