NOTICIAS DO RIBATEJO

06-12-2013
marcar artigo

NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -

ABRANTES: FRENTE AOS HOSPITAIS DO CHMT DE ABRANTES, TOMAR e TORRES NOVAS

PELA NOSSA SAÚDE, RESPEITEM AS POPULAÇÕES DO MÉDIO TEJO E A SUA DIGNIDADE! A vida provou que as sucessivas “reorganizações” do Centro Hospitalar do Médio Tejo e do ACES Médio Tejo (antes “Zêzere” e “Aire”), nos últimos dois anos trouxeram mais sofrimento e ansiedade a cada vez mais pessoas na Região. Piorou o acesso aos cuidados de saúde, a concentração de serviços não correspondeu a mais qualidade, as distâncias que doentes e familiares têm de percorrer implicam mais sofrimento físico e mais despesas. Estamos todos preocupados com os tempos de espera no serviço de urgências do CHMT, fruto da má organização das urgências e da descoordenação com os cuidados primários, que nuns locais encerraram os serviços e noutros não têm horários compatíveis com a actividade da população. A maior parte dos centros de saúde não tem médicos em número suficiente para dar resposta aos utentes em termos de cuidados de saúde de proximidade. Estamos preocupados com os sucessivos relatos das dificuldades para chegar a cuidados de saúde, das distâncias e custos a suportar por quem é encaminhado para um serviço a dezenas de quilómetros e que, na falta de capacidade de internamento, é dada alta a meio da noite. Estamos preocupados com os testemunhos de permanência de longas listas de espera para cirurgias e consultas. Estamos preocupados com as políticas de destruição do SNS, promovidas pelo Governo e seguidas localmente pelos gestores das unidades de saúde, que constituem um entrave a actos de gestão corrente de importância vital para os doentes, como sejam a aquisição de medicamentos, a contratação de meios complementares de diagnóstico ou mesmo a gestão de stock’s de material hospitalar. A CUSMT convoca Conferências de Imprensa para o dia 11 de Março, às 18,30 horas, frente aos três hospitais do CHMT, (Abrantes, Tomar e Torres Novas) para denunciar o que está mal e propôr soluções concretas que respeitem as necessidades das populações em cuidados de saúde. Serão tornadas públicas iniciativas de apoio às propostas apresentadas que envolverão dezenas de milhares de cidadãos. dar a conhecer, em concreto, as acções a desenvolver pelas estruturas de utentes, outras organizações sociais e políticas e pela população. A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 20:40

ABRANTES:Centro Hospital Médio Tejo: ‘Compadrio e Justiça’ andam de mãos dadas

O Centro de Radiologia de Tomar reclama uma divida de cerca de 1,8 milhões de euros ao Centro Hospital do Médio Tejo. Convenhamos que é muita radiografia. Mas o facto é que este centro de radiologia avançou, a 28 de Janeiro com três processos de execução de divida no tribunal de Tomar sobre o Hospital do Médio Tejo, conforme se lê no portal Citius, e nos seguintes valores: o primeiro de 411,612 euros, o segundo de 953,796 euros, e o terceiro de 413,75 euros. Enfim, é fazer as contas. Mas como é que a administração hospitalar deixou chegar isto a tribunal, quando ainda há dias foi noticia o chorudo e irregular pagamento, de cerca de meio milhão de euros, à clinica privada de um médico que, por sinal, era simultaneamente director clinico do Hospital do Médio Tejo? Pois parece que há aqui, como agora é moda dizer-se; conseguimentos para uns e inconseguimentos para outros. Do Cetro Hospitalar do Médo Tejo fazem parte os hospitais de: Abrantes, Tomar e Torres Novas «Fonte: ‘O Ribatejo’»

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 10:55

ABRANTES: COMEÇAM A SURGIR SITUAÇÕES DRAMÁTICAS NO CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO -CHMT (Hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas)

COMEÇAM A SURGIR SITUAÇÕES DRAMÁTICAS NO CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO -CHMT (Hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas) Para garantir a mobilidade de funcionários (dos funcionários públicos dos quadros residuais dos hospitais do CHMT) entre hospitais, o CHMT vai alugar 2 autocarros, cujo custo diário será superior a 400 euros. Considerando 22 dias úteis por mês, o custo mensal rondará os 9.000 euros e o custo anual, considerando 25º dias úteis, será superior a 100.000 euros. Por outro lado e segundo o NR conseguiu apurar, não deverão ser assegurados transportes aos trabalhadores em regime de contrato individual de trabalho (cerca de 55% do efectivo do CHMT), como forma de pressionar à demissão de uns quantos. Se considerarmos que um auxiliar operacional ganha por mês 485 euros, como poderá deslocar-se de Tomar para Torres Novas ou Abrantes, ou de qualquer um destes concelhos para outros, pagando combustível e portagens? Situações que já estão a causar situações dramáticas no Centro Hospitalar

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 16:24

TOMAR: SUSPEITAS NA PRIVATIZAÇÃO DO HOSPITAL DE TOMAR

SUSPEITAS NA PRIVATIZAÇÃO DO HOSPITAL DE TOMAR Há fortes indícios e suspeitas na privatização do Hospital de Tomar. Tudo indica que a “Euromedics”, por exemplo, poderá vir a ser a empresa privada que vai no futuro explorar o Hospital de Tomar. Segundo já conseguimos apurar começam a haver movimentações para esvaziar este hospital de forma a abrir a porta para a concessão privada. Miguel Relvas, ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares e presidente da Assembleia Municipal de Tomar, também já disse em entrevista a um semanário que a “reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo, com a redistribuição de valências entre os três hospitais que o compõem é para levar por diante em nome da racionalização dos meios humanos e materiais”. Saliente-se que para além dos hospitais de Abrantes e Torres Novas o Hospital de Tomar faz parte do Centro Hospital do Médio Tejo

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 15:49

TORRES NOVAS - SAÚDE - Problemas e propostas, a opinião do PCP

Debate Público

Num momento em que assistimos a uma ofensiva que visa a destruição do Serviço Nacional de Saúde, em que se insere a chamada reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (hospitais de Tomar, Torres Novas e Abrantes), a C. Concelhia de Tomar do PCP vai promover um debate sobre estes problemas, a opinião e as propostas do PCP para o sector da saúde.Este debate realiza-se no dia 4 de Fevereiro, Sábado, às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Tomar e conta com a participação de: António Filipe – Deputado do PCP na Assembleia da República Jorge Pires, da Comissão Política do PCP Octávio Augusto, da Comissão Política do PCP

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 18:37

TORRES NOVAS - A SAÚDE NO “CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO” TEM QUE PASSAR A SER “UM NEGÓCIO” E LUCRATIVO!

Joaquim Esperancinha (foto), é o novo administrador do CHMT (Centro Hospitalar do Médio Tejo) que pretende reduzir a divida quase de 160 milhões de euros durante o seu mandato como se a saúde seja um “Deve & Haver” ou como se: a saúde seja uma mercadoria.

Curiosamente todos sabem que a Urgência Geral do HRSI (Hospital Rainha Santa Isabel) vai brevemente passar a “Urgência Básica” retirando de Torres Novas a “Cirurgia” inclusive fechando o “Bloco Operatório” centrando-se apenas a “Urgência Pediátrica e Serviço de Pediatria” em Torres Novas, para passar para Abrantes os casos graves.

Com estas situações pergunta-se: Onde está o Presidente da Câmara de Torres Novas que tirou proveito politico e eleitoral da população?

Será por ser o seu último mandato que já se esqueceu dos seus eleitores?

Onde andam os “Movimentos Cívicos” que são tão defensores de convocar a população para manifestações; os trabalhadores para as greves; de protestarem contra tudo e todos e que agora não convocam a população que vai ser deveras prejudicada?

Onde andam os “Movimentos Cívicos Torrejanos”, ao contrários dos de Tomar, para não protestarem com a decisão de quem quer fazer da saúde um negócio lucrativo? Onde andam os “Movimentos Cívicos” que são tão defensores de convocar a população para manifestações; os trabalhadores para as greves; de protestarem contra tudo e todos e que agora não convocam a população que vai ser deveras prejudicada? «De um leitor»

TORRES NOVAS - Nota da CUSMT sobre a reunião com o CA do CHMT

A convite do CA do CHMT, a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo esteve presente numa reunião hoje, 17 de Janeiro, na Unidade Hospitalar de Torres Novas, onde lhe foi apresentado e explicado o Plano de Reorganização do CHMT. A CUSMT teve a oportunidade de expor as suas ideias sobre a organização dos cuidados de saúde na Região e, face à ausência de alguns dados sobre o impacto das medidas anunciadas (p.e. a coordenação funcional com os Cuidados Primários indispensável para haver resposta satisfatória nas urgências), propôs a suspensão temporária do Plano de Reorganização. Assim, em conjunto com todas as entidades interessadas e representativas da comunidade regional, procurar-se-iam as soluções mais correctas para ser salvaguardada a qualidade e a proximidade dos cuidados de saúde. Para análise do Plano que vai ser implementado (pelo CA, com o acordo do Ministro da Saúde), a CUSMT vai reunir na próxima segunda-feira e vai realizar reuniões públicas para debate com as populações sobre a prestação de cuidados de saúde no Médio Tejo. As reuniões realizam-se em: TOMAR, 25 de Janeiro, 21 horas (na JF Sta Maria Olivais, a confirmar); ABRANTES, 26 de Janeiro, 21 horas (na JF S. Vicente, a confirmar); TORRES NOVAS, 27 de Janeiro, 21 horas, no Montepio Nossa Senhora da Nazaré.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 10:11

TORRES NOVAS - Pedido de esclarecimento ao Sr. Presidente do CA do CHMT

Exmo. Senhor

Prersidente do CA do CHMT

Agradecíamos que nos fossem prestadas informações sobre a veracidade da informação (em baixo) divulgada pela RR a propósito do futuro encerramento de unidades do CHMT.

Com os melhores cumprimentos.

A CUSMT Administrador explica reorganização de serviços em Tomar, Abrantes e Torres Novas É apenas o primeiro passo. É quase inevitável, no âmbito do novo mapa hospitalar que o Ministério da Saúde tem em estudo, a região do Médio Tejo venha a perder um ou dois dos três actuais hospitais.

17-01-2012 16:50 por Dora Pires O administrador do Centro Hospitalar do Médio Tejo anda hoje de hospital em hospital a explicar a reorganização de serviços em Tomar, Abrantes e Torres Novas. A Renascença teve acesso ao plano. A partir de 1 de Março - de acordo com o que estava previsto desde 2008 -, Abrantes passa a ter a única urgência médico-cirúrgica da região e uma ambulância de emergência médica e reanimação. Os hospitais de Tomar e Torres Novas passam a ter apenas urgência básica e ambulâncias com suporte imediato de vida. Mas há mais mudanças. Já no fim deste mês, Torres Novas concentra o serviço de cirurgia geral, Abrantes o serviço de ortopedia e Tomar o bloco operatório e o serviço de otorrinolaringologia. Em contrapartida, fecha em Tomar o serviço de medicina interna que se mantém nos outros dois hospitais. Esta reorganização é apenas o primeiro passo. É quase inevitável, no âmbito do novo mapa hospitalar, que o Ministério da Saúde tem em estudo, a região do Médio Tejo venha a perder um ou dois dos três actuais hospitais. CUSMT

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 20:18

SANTARÉM - Candidatura à JS Ribatejo continua a apostar na proximidade com os militantes

• Continua o périplo de discussão das ideias da candidatura pelo distrito

• Santarém e Coruche serão os próximos concelhos a receber Hugo Costa

• Fórum de debate da moção no próximo dia 15 em Torres Novas

A candidatura + Esquerda + Ribatejo continua o seu périplo pelos vários pontos do distrito de Santarém. Depois de ter percorridos os concelhos do Entroncamento, Abrantes, Chamusca e Almeirim, Hugo Costa foi recebido mais recentemente em Benavente e Rio Maior.

Após ter apresentado as linhas gerais desta candidatura, o actual Presidente e candidato à JS Ribatejo não deixou de ouvir os vários militantes presentes em cada acção. Novamente, os jovens socialistas demonstraram preocupações sérias em relação ao futuro do país, e do distrito em particular. Temas como a agricultura, o emprego, os Conselhos Municipais de Juventude, os orçamentos participativos e a reforma administrativa do poder local voltaram a ser focados e debatidos. Nas palavras do candidato: “Estes foram dois momentos de afirmação dos militantes da JS no distrito. No caso de Benavente, pude constatar a imensa vontade que existe nos jovens locais para tentar solucionar algumas questões que estagnam o futuro da nossa geração. Por outro lado, em Rio Maior, senti o pulsar e a vivacidade de uma juventude que não se resigna, que quer ver a JS a debater os temas fundamentais dos dias de hoje”. De realçar o facto de também militantes e simpatizantes do PS se juntarem a estes debates, mostrando bem a total conjugação de vontades entre gerações.

Nos próximos dias mais acções serão levadas a cabo. Já no próximo Sábado, a candidatura + Esquerda + Ribatejo será recebida na capital de distrito e em Coruche, pelas 16h e 19h respectivamente. No Domingo, dia 15, está marcado o fórum de discussão da Moção Global de Estratégia a apresentar ao próximo Congresso Distrital da estrutura. Esta iniciativa terá lugar em Torres Novas pelas 15h. Segundo Hugo Costa: “Desde o primeiro momento em que pensei nesta candidatura, a proximidade com todos os militantes e o auscultar das suas opiniões era um dos pontos basilares da mesma. O fórum de dia 15 será o culminar de um intenso e produtivo debate em todo o distrito. Mais do que propostas pessoais, esta Moção será composta pelos contributos de todos os militantes do distrito de Santarém!”

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:35

TORRES NOVAS - Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), com prejuízo de milhões de euros

A "degradação significativa" da situação financeira do Centro Hospitalar do Médio Tejo não abalaram o Conselho de Administração cessante que disse estar de "consciência tranquila", em hora da despedida. Administrador hospitalar sai de "consciência tranquila" apesar dos problemas financeiros da instituição, noticia o semanário ‘O Mirante’ A situação económica e financeira do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que congrega os hospitais de Torres Novas, Tomar e Abrantes, tem vindo a degradar-se com os resultados líquidos em 2008 a terem um valor negativo de 23,2 milhões de euros e em 2009 de 24,1 milhões, continuando a subir desde então. o CHMT englobe os hospitais de: Abrantes, Tomar e Torres Novas

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:05

SANTARÉM - Deputados socialistas de Santarém realizam sessões de trabalho nas áreas da Saúde e Economia

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém, António Serrano (foto), Idália Salvador Serrão e João Galamba, deslocam-se ao distrito na próxima segunda-feira, dia 10 de Outubro, para sessões de trabalho nas áreas da Saúde e da Economia. Os Deputados estão profundamente preocupados com a decisão do Governo de proceder ao encerramento do Centro de Saúde de Ourém, privando aquela população de acesso aos cuidados de saúde primários. Sobre este assunto, os Deputados do Partido Socialista requereram em 15 de Setembro ao Ministro da Saúde que confirmasse esta decisão e que alternativa vai apresentar a esta população. Por outro lado, os cortes exigidos às administrações dos Hospitais, colocam grandes dificuldades operacionais e dificultam o acesso da população aos cuidados Hospitalares. Para analisar estas matérias os Deputados terão de manhã uma reunião com a administração do Hospital Distrital de Santarém, às 12h00, seguindo-se uma visita ao Centro de Saúde de Ourém, às 15h00. Outra preocupação dos deputados socialistas prende-se com a situação económica do Distrito de Santarém, cujas empresas vivem tempos dramáticos com a ausência de crédito à sua actividade e de uma política do Governo de estímulo à recuperação económica. Para analisar e discutir a situação, os deputados terão uma reunião de trabalho com a Direcção do NERSANT, pelas 18h00, nas suas instalações em Torres Novas.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 08:19

Apresentação do compromisso eleitoral da CDU para o distrito de Santarém

Com o objectivo de darmos a conhecer o compromisso eleitoral da CDU para o distrito de Santarém, realizaremos na próxima Segunda-Feira, 9 de Maio, um conjunto de encontros com a comunicação social do distrito, com a participação de António Filipe: Santarém – 10 horas

Na DORSA do PCP

Abrantes – 15 horas No CT do PCP

Tomar – 17 horas

No CT do PCP

Torres Novas – 18.30 horas

No CT do PCP

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 17:18

SANTAREM - Deputado do PCP apresenta balanço da actividade parlamentar no distrito de Santarém

Com o objectivo de dar a conhecer o balanço da actividade do deputado António Filipe no distrito de Santarém, realizam-se no dia 28 de Abril, Quinta-Feira, vários encontros com a comunicação social do distrito:

Santarém – às 10.30h

Na DORSA do PCP

Abrantes – às 15 horas

No CT do PCP

Tomar – às 17 horas

No CT do PCP

Torres Novas – às 18.30 horas

Na "Taberna do Aspirante" - Lapas

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:09

SANTAREM - DEBATE SOBRE SAÚDE: Sessões Públicas do 1º Congresso Distrital do PSD de Santarém

Na próxima terça-feira, dia 19 de Abril, pelas 21 horas, no Auditório da Albergaria dos Cavaleiros, em Torres Novas, vai decorrer a 2.ª Sessão Pública do 1º Congresso Distrital do PSD de Santarém dedicada ao tema “Saúde para todos: um pacto para a qualificação e para os resultados".

O objectivo desta sessão é, após apresentação de um diagnóstico sobre o estado da saúde no nosso distrito, lançar temas para discussão que possam obter os contributos dos presentes. Estamos na fase de auscultação antes do grupo terminar o seu trabalho com propostas concretas nos 3 sub-temas: Cuidados Primários, Cuidados Hospitalares e Cuidados Continuados.

Nesta iniciativa, participam como orientadores| mediadores do tema:

CUIDADOS PRIMÁRIOS:

· Pedro Marques – Director Executivo do ACES Serra D`Aire

CUIDADOS HOSPITALARES:

· António Pinto Correia – Chefe de Serviço no Hospital de Santarém e Presidente da AM de Santarém

· Jorge Periquito – Director do Bloco Operatório do Hospital de Abrantes

CUIDADOS CONTINUADOS:

· Francisco Eustáquio – Enfermeiro Chefe no HDS e Responsável pela Unidade de Cuidados Continuados de média duração e reabilitação da Liga dos Amigos do HDS

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 21:27

SANTAREM - Ao longo dos últimos anos os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém têm participado e representado a Assembleia da República em várias sessões do «Parlamento dos Jovens».

Ao longo dos últimos anos os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém têm participado e representado a Assembleia da República em várias sessões do «Parlamento dos Jovens». O programa previsto para o início de 2011 é o seguinte: 10h30m – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Maria Lamas, Torres Novas, dia 13/12/2010 – Deputada Carina João; (REALIZADO) 10h15m – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Ourém, no dia 10/01/2011 – Deputada Carina João; 11h30m – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Alcanena, no dia 17/01/2011 – Deputado Vasco Cunha; 14h30m – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Alcanena, no dia 17/01/2011 – Deputado Vasco Cunha; 09h45m – Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário de São Pedro Ferreiro, Ferreira do Zêzere, dia 2011-01-17 – Deputada Carina João O «Parlamento dos Jovens» é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano lectivo com as escolas de todo o País, na qual participam voluntariamente todos os estabelecimentos de ensino do universo do ensino público, privado e cooperativo. O programa culmina com a realização anual de duas sessões nacionais na Assembleia da República. O programa visa educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e debate sobre um tema, definido anualmente; proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; e estimular a capacidade de expressão e argumentação. Para este ano, os temas a desenvolver pelas escolas são: · “A violência em meio escolar” – para os alunos do 2º e 3º ciclo; e · “Que Futuro para a Educação?” – para alunos do ensino secundário.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 10:43

COMUNICADO do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Santarém da GNR

“IDENTIFICAÇÃO/CONSTITUIÇÃO DE ARGUIDOS” Em 12 de Outubro de 2010, os militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Santarém na sequência de diligências de Investigação localizaram, nos arredores da localidade de Pernes, seis (06) indivíduos, dois (02) do sexo feminino e quatro (04) do sexo masculino, com idades compreendidas entre 17 e 23 anos de idade, residentes nos concelhos de Santarém e Rio Maior, tendo procedido à sua detenção pela prática de vários ilícitos, nomeadamente roubos por esticão, com incidência a idosos, sequestro, furtos em residências, furtos de viaturas, incêndios em veículos furtados e veículos estacionados na via pública, nas áreas dos concelhos de Santarém, Torres Novas, Rio Maior e Caldas da Rainha. Aquando da detenção foram apreendidos aos arguidos dois veículos automóveis e um telemóvel proveniente de um roubo por esticão no concelho de Santarém. Os suspeitos foram libertados mediante constituição de arguido, prestação de Termo de Identidade e Residência, tendo o processo passado a inquérito.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:04

SANTAREM - Nersant promove eficiência energética na MERCAR

A Nersant e o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, estiveram na Mercar na passada semana, no sentido de assegurar a continuidade do AUDITEC, projecto dinamizado por esta associação empresarial que permite o acesso das empresas a apoios a fundo perdido para a realização de diagnósticos tecnológicos e de inovação, diagnósticos energéticos e diagnósticos ambientais.

Auditoria Energética terá duas fases

Diagnóstico Energético. É esta a prioridade da Mercar, informou a gerente da empresa, Cláudia Martinho Jorge, na reunião da passada semana, onde estiveram presentes técnicos da Nersant e do ISQ.

A gerente da Mercar explicou na reunião que pretende aumentar em breve as instalações da oficina, tendo em mente uma preocupação fundamental, a iluminação. “A nível de iluminação é muito importante termos o máximo de conforto e proporcionar ao pessoal as melhores condições”, explicou Cláudia Jorge, afirmando ainda que o pretende fazer sem aumento dos custos energéticos e aproveitando toda a luz natural do edifício.

A auditoria energética à Mercar será realizada em duas fases. Na primeira fase, que se iniciou precisamente com a visita dos técnicos do ISQ à Mercar, pretende-se recolher o máximo de informação possível sobre a empresa, nomeadamente a nível de consumos eléctricos de cada equipamento, elaborando o ISQ, posteriormente, um parecer sobre o seu grau de eficiência energética e facultando algumas sugestões de melhoria para aumentar precisamente a eficiência energética da empresa, reduzindo a sua factura mensal.

Na segunda fase, o ISQ dará todo o apoio necessário ao projecto de ampliação da oficina, facultando algumas recomendações ao mesmo, em prol da maximização da sua eficiência energética.

Os custos de realização destes diagnósticos são financiados em 45% no caso de pequenas empresas, e de 35% no caso de médias empresas, uma vez que este é um projecto financiado pelo FEDER no âmbito do sistema de incentivos à qualificação de PME’s.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:18

TORRES NOVAS - Grande Buzinão

Contra as portagens na A23 Torres Novas - Abrantes 8 de Outubro (Sexta-feira) Partida às 17,30 horas junto da "Casa do Guarda" (antiga Nery) em Torres Novas Participe com se carro, carrinha, camião ou TIR A Comissão de Utentes da A23 do Médio Tejo

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 17:20

ALMEIRIM - Municípios Inovadores - Inovação ao serviço da cidadania: uma conferência em prol dos cidadãos

Inovação e desenvolvimento em prol dos cidadãos foi o tema central da conferência “Municípios Inovadores - Inovação ao serviço da cidadania”, que decorreu, dia 24 de Setembro, organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), no âmbito do Portugal Tecnológico 2010.

“Esta iniciativa foi interessante, pois integrou no Portugal Tecnológico os projectos desenvolvidos pelas autarquias da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Vimos diversos serviços administrativos, de georeferenciação, de educação, etc., e assistimos a diferentes formas de prestação de serviços de qualidade aos cidadãos, que é um dos nossos objectivos.” concluiu a Presidente da CCDR-LVT, Teresa Almeida.

Com cerca de uma centena de espectadores a preencher o auditório 1 do Pavilhão 3 da FIL, Parque das Nações, a sessão foi presidida pela Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, seguindo-se a apresentação de projectos de inovação e tecnologia, pelo municípios de Abrantes, Torres Novas, Seixal, Loures, Torres Vedras e Almeirim, bem como pelas Comunidades Intermunicipais do Oeste e Lezíria.

De acordo com Teresa Almeida, ficou claro que a modernização administrativa e a inovação tecnológica são fundamentais para “melhorar os serviços e torná-los mais transparentes.”

Após a conferência, a Presidente da CCDR-LVT recebeu o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas, António Manuel Serrano, numa visita que fez ao stand da CCDR-LVT. Um espaço com cerca de 400 m2 e com a assinatura do artista plástico Leonel Moura. António Centeio (Editor)

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 20:05

TOMAR-Servilena realiza mais um Dia do Cliente Opel

A Servilena, empresa participada pelo Grupo Lena e Distribuidor Opel, vai realizar mais um Dia do Cliente Opel no próximo dia 15 de Maio nas suas instalações em Tomar, Torres Novas e no Pedrome (Santa Catarina da Serra). Esta é já uma tradição entre a rede de Distribuidores Opel, que todos os anos realiza um dia especialmente dedicado a todos os seus clientes. Este ano, o Dia do Cliente Opel vai na sua 12º edição, contando com uma adesão média de sete mil proprietários de veículos da marca. A Servilena vai proporcionar aos seus clientes um conjunto de vantagens exclusivas neste dia. Entre estas incluem-se o check-up gratuito a todas as viaturas Opel, 20% de desconto em peças originais Opel, vales de desconto de 25% para a próxima mudança de óleo e um brinde surpresa para o Mundial de Futebol. A Servilena convida todos os seus clientes Opel a visitarem as suas instalações no dia 15 de Maio e a beneficiarem deste dia exclusivo. Sobre a Lena Automóveis A Lena Automóveis, conselho estratégico do Grupo Lena, abrange seis empresas em Portugal e duas em Angola. Com cerca de 200 colaboradores e uma facturação de cerca de 53 milhões de Euros em 2008, representa cerca de 8% do Volume de Negócios Grupo Lena. Fazem parte deste Conselho Estratégico as empresas: LPM, Rentlei, Servilena, Lenaparts, LizDrive, Filipe Santos Silva (Portugal), TEC e Nova Imagem (Angola

NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -

ABRANTES: FRENTE AOS HOSPITAIS DO CHMT DE ABRANTES, TOMAR e TORRES NOVAS

PELA NOSSA SAÚDE, RESPEITEM AS POPULAÇÕES DO MÉDIO TEJO E A SUA DIGNIDADE! A vida provou que as sucessivas “reorganizações” do Centro Hospitalar do Médio Tejo e do ACES Médio Tejo (antes “Zêzere” e “Aire”), nos últimos dois anos trouxeram mais sofrimento e ansiedade a cada vez mais pessoas na Região. Piorou o acesso aos cuidados de saúde, a concentração de serviços não correspondeu a mais qualidade, as distâncias que doentes e familiares têm de percorrer implicam mais sofrimento físico e mais despesas. Estamos todos preocupados com os tempos de espera no serviço de urgências do CHMT, fruto da má organização das urgências e da descoordenação com os cuidados primários, que nuns locais encerraram os serviços e noutros não têm horários compatíveis com a actividade da população. A maior parte dos centros de saúde não tem médicos em número suficiente para dar resposta aos utentes em termos de cuidados de saúde de proximidade. Estamos preocupados com os sucessivos relatos das dificuldades para chegar a cuidados de saúde, das distâncias e custos a suportar por quem é encaminhado para um serviço a dezenas de quilómetros e que, na falta de capacidade de internamento, é dada alta a meio da noite. Estamos preocupados com os testemunhos de permanência de longas listas de espera para cirurgias e consultas. Estamos preocupados com as políticas de destruição do SNS, promovidas pelo Governo e seguidas localmente pelos gestores das unidades de saúde, que constituem um entrave a actos de gestão corrente de importância vital para os doentes, como sejam a aquisição de medicamentos, a contratação de meios complementares de diagnóstico ou mesmo a gestão de stock’s de material hospitalar. A CUSMT convoca Conferências de Imprensa para o dia 11 de Março, às 18,30 horas, frente aos três hospitais do CHMT, (Abrantes, Tomar e Torres Novas) para denunciar o que está mal e propôr soluções concretas que respeitem as necessidades das populações em cuidados de saúde. Serão tornadas públicas iniciativas de apoio às propostas apresentadas que envolverão dezenas de milhares de cidadãos. dar a conhecer, em concreto, as acções a desenvolver pelas estruturas de utentes, outras organizações sociais e políticas e pela população. A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 20:40

ABRANTES:Centro Hospital Médio Tejo: ‘Compadrio e Justiça’ andam de mãos dadas

O Centro de Radiologia de Tomar reclama uma divida de cerca de 1,8 milhões de euros ao Centro Hospital do Médio Tejo. Convenhamos que é muita radiografia. Mas o facto é que este centro de radiologia avançou, a 28 de Janeiro com três processos de execução de divida no tribunal de Tomar sobre o Hospital do Médio Tejo, conforme se lê no portal Citius, e nos seguintes valores: o primeiro de 411,612 euros, o segundo de 953,796 euros, e o terceiro de 413,75 euros. Enfim, é fazer as contas. Mas como é que a administração hospitalar deixou chegar isto a tribunal, quando ainda há dias foi noticia o chorudo e irregular pagamento, de cerca de meio milhão de euros, à clinica privada de um médico que, por sinal, era simultaneamente director clinico do Hospital do Médio Tejo? Pois parece que há aqui, como agora é moda dizer-se; conseguimentos para uns e inconseguimentos para outros. Do Cetro Hospitalar do Médo Tejo fazem parte os hospitais de: Abrantes, Tomar e Torres Novas «Fonte: ‘O Ribatejo’»

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 10:55

ABRANTES: COMEÇAM A SURGIR SITUAÇÕES DRAMÁTICAS NO CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO -CHMT (Hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas)

COMEÇAM A SURGIR SITUAÇÕES DRAMÁTICAS NO CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO -CHMT (Hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas) Para garantir a mobilidade de funcionários (dos funcionários públicos dos quadros residuais dos hospitais do CHMT) entre hospitais, o CHMT vai alugar 2 autocarros, cujo custo diário será superior a 400 euros. Considerando 22 dias úteis por mês, o custo mensal rondará os 9.000 euros e o custo anual, considerando 25º dias úteis, será superior a 100.000 euros. Por outro lado e segundo o NR conseguiu apurar, não deverão ser assegurados transportes aos trabalhadores em regime de contrato individual de trabalho (cerca de 55% do efectivo do CHMT), como forma de pressionar à demissão de uns quantos. Se considerarmos que um auxiliar operacional ganha por mês 485 euros, como poderá deslocar-se de Tomar para Torres Novas ou Abrantes, ou de qualquer um destes concelhos para outros, pagando combustível e portagens? Situações que já estão a causar situações dramáticas no Centro Hospitalar

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 16:24

TOMAR: SUSPEITAS NA PRIVATIZAÇÃO DO HOSPITAL DE TOMAR

SUSPEITAS NA PRIVATIZAÇÃO DO HOSPITAL DE TOMAR Há fortes indícios e suspeitas na privatização do Hospital de Tomar. Tudo indica que a “Euromedics”, por exemplo, poderá vir a ser a empresa privada que vai no futuro explorar o Hospital de Tomar. Segundo já conseguimos apurar começam a haver movimentações para esvaziar este hospital de forma a abrir a porta para a concessão privada. Miguel Relvas, ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares e presidente da Assembleia Municipal de Tomar, também já disse em entrevista a um semanário que a “reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo, com a redistribuição de valências entre os três hospitais que o compõem é para levar por diante em nome da racionalização dos meios humanos e materiais”. Saliente-se que para além dos hospitais de Abrantes e Torres Novas o Hospital de Tomar faz parte do Centro Hospital do Médio Tejo

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 15:49

TORRES NOVAS - SAÚDE - Problemas e propostas, a opinião do PCP

Debate Público

Num momento em que assistimos a uma ofensiva que visa a destruição do Serviço Nacional de Saúde, em que se insere a chamada reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (hospitais de Tomar, Torres Novas e Abrantes), a C. Concelhia de Tomar do PCP vai promover um debate sobre estes problemas, a opinião e as propostas do PCP para o sector da saúde.Este debate realiza-se no dia 4 de Fevereiro, Sábado, às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Tomar e conta com a participação de: António Filipe – Deputado do PCP na Assembleia da República Jorge Pires, da Comissão Política do PCP Octávio Augusto, da Comissão Política do PCP

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 18:37

TORRES NOVAS - A SAÚDE NO “CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO” TEM QUE PASSAR A SER “UM NEGÓCIO” E LUCRATIVO!

Joaquim Esperancinha (foto), é o novo administrador do CHMT (Centro Hospitalar do Médio Tejo) que pretende reduzir a divida quase de 160 milhões de euros durante o seu mandato como se a saúde seja um “Deve & Haver” ou como se: a saúde seja uma mercadoria.

Curiosamente todos sabem que a Urgência Geral do HRSI (Hospital Rainha Santa Isabel) vai brevemente passar a “Urgência Básica” retirando de Torres Novas a “Cirurgia” inclusive fechando o “Bloco Operatório” centrando-se apenas a “Urgência Pediátrica e Serviço de Pediatria” em Torres Novas, para passar para Abrantes os casos graves.

Com estas situações pergunta-se: Onde está o Presidente da Câmara de Torres Novas que tirou proveito politico e eleitoral da população?

Será por ser o seu último mandato que já se esqueceu dos seus eleitores?

Onde andam os “Movimentos Cívicos” que são tão defensores de convocar a população para manifestações; os trabalhadores para as greves; de protestarem contra tudo e todos e que agora não convocam a população que vai ser deveras prejudicada?

Onde andam os “Movimentos Cívicos Torrejanos”, ao contrários dos de Tomar, para não protestarem com a decisão de quem quer fazer da saúde um negócio lucrativo? Onde andam os “Movimentos Cívicos” que são tão defensores de convocar a população para manifestações; os trabalhadores para as greves; de protestarem contra tudo e todos e que agora não convocam a população que vai ser deveras prejudicada? «De um leitor»

TORRES NOVAS - Nota da CUSMT sobre a reunião com o CA do CHMT

A convite do CA do CHMT, a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo esteve presente numa reunião hoje, 17 de Janeiro, na Unidade Hospitalar de Torres Novas, onde lhe foi apresentado e explicado o Plano de Reorganização do CHMT. A CUSMT teve a oportunidade de expor as suas ideias sobre a organização dos cuidados de saúde na Região e, face à ausência de alguns dados sobre o impacto das medidas anunciadas (p.e. a coordenação funcional com os Cuidados Primários indispensável para haver resposta satisfatória nas urgências), propôs a suspensão temporária do Plano de Reorganização. Assim, em conjunto com todas as entidades interessadas e representativas da comunidade regional, procurar-se-iam as soluções mais correctas para ser salvaguardada a qualidade e a proximidade dos cuidados de saúde. Para análise do Plano que vai ser implementado (pelo CA, com o acordo do Ministro da Saúde), a CUSMT vai reunir na próxima segunda-feira e vai realizar reuniões públicas para debate com as populações sobre a prestação de cuidados de saúde no Médio Tejo. As reuniões realizam-se em: TOMAR, 25 de Janeiro, 21 horas (na JF Sta Maria Olivais, a confirmar); ABRANTES, 26 de Janeiro, 21 horas (na JF S. Vicente, a confirmar); TORRES NOVAS, 27 de Janeiro, 21 horas, no Montepio Nossa Senhora da Nazaré.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 10:11

TORRES NOVAS - Pedido de esclarecimento ao Sr. Presidente do CA do CHMT

Exmo. Senhor

Prersidente do CA do CHMT

Agradecíamos que nos fossem prestadas informações sobre a veracidade da informação (em baixo) divulgada pela RR a propósito do futuro encerramento de unidades do CHMT.

Com os melhores cumprimentos.

A CUSMT Administrador explica reorganização de serviços em Tomar, Abrantes e Torres Novas É apenas o primeiro passo. É quase inevitável, no âmbito do novo mapa hospitalar que o Ministério da Saúde tem em estudo, a região do Médio Tejo venha a perder um ou dois dos três actuais hospitais.

17-01-2012 16:50 por Dora Pires O administrador do Centro Hospitalar do Médio Tejo anda hoje de hospital em hospital a explicar a reorganização de serviços em Tomar, Abrantes e Torres Novas. A Renascença teve acesso ao plano. A partir de 1 de Março - de acordo com o que estava previsto desde 2008 -, Abrantes passa a ter a única urgência médico-cirúrgica da região e uma ambulância de emergência médica e reanimação. Os hospitais de Tomar e Torres Novas passam a ter apenas urgência básica e ambulâncias com suporte imediato de vida. Mas há mais mudanças. Já no fim deste mês, Torres Novas concentra o serviço de cirurgia geral, Abrantes o serviço de ortopedia e Tomar o bloco operatório e o serviço de otorrinolaringologia. Em contrapartida, fecha em Tomar o serviço de medicina interna que se mantém nos outros dois hospitais. Esta reorganização é apenas o primeiro passo. É quase inevitável, no âmbito do novo mapa hospitalar, que o Ministério da Saúde tem em estudo, a região do Médio Tejo venha a perder um ou dois dos três actuais hospitais. CUSMT

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 20:18

SANTARÉM - Candidatura à JS Ribatejo continua a apostar na proximidade com os militantes

• Continua o périplo de discussão das ideias da candidatura pelo distrito

• Santarém e Coruche serão os próximos concelhos a receber Hugo Costa

• Fórum de debate da moção no próximo dia 15 em Torres Novas

A candidatura + Esquerda + Ribatejo continua o seu périplo pelos vários pontos do distrito de Santarém. Depois de ter percorridos os concelhos do Entroncamento, Abrantes, Chamusca e Almeirim, Hugo Costa foi recebido mais recentemente em Benavente e Rio Maior.

Após ter apresentado as linhas gerais desta candidatura, o actual Presidente e candidato à JS Ribatejo não deixou de ouvir os vários militantes presentes em cada acção. Novamente, os jovens socialistas demonstraram preocupações sérias em relação ao futuro do país, e do distrito em particular. Temas como a agricultura, o emprego, os Conselhos Municipais de Juventude, os orçamentos participativos e a reforma administrativa do poder local voltaram a ser focados e debatidos. Nas palavras do candidato: “Estes foram dois momentos de afirmação dos militantes da JS no distrito. No caso de Benavente, pude constatar a imensa vontade que existe nos jovens locais para tentar solucionar algumas questões que estagnam o futuro da nossa geração. Por outro lado, em Rio Maior, senti o pulsar e a vivacidade de uma juventude que não se resigna, que quer ver a JS a debater os temas fundamentais dos dias de hoje”. De realçar o facto de também militantes e simpatizantes do PS se juntarem a estes debates, mostrando bem a total conjugação de vontades entre gerações.

Nos próximos dias mais acções serão levadas a cabo. Já no próximo Sábado, a candidatura + Esquerda + Ribatejo será recebida na capital de distrito e em Coruche, pelas 16h e 19h respectivamente. No Domingo, dia 15, está marcado o fórum de discussão da Moção Global de Estratégia a apresentar ao próximo Congresso Distrital da estrutura. Esta iniciativa terá lugar em Torres Novas pelas 15h. Segundo Hugo Costa: “Desde o primeiro momento em que pensei nesta candidatura, a proximidade com todos os militantes e o auscultar das suas opiniões era um dos pontos basilares da mesma. O fórum de dia 15 será o culminar de um intenso e produtivo debate em todo o distrito. Mais do que propostas pessoais, esta Moção será composta pelos contributos de todos os militantes do distrito de Santarém!”

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:35

TORRES NOVAS - Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), com prejuízo de milhões de euros

A "degradação significativa" da situação financeira do Centro Hospitalar do Médio Tejo não abalaram o Conselho de Administração cessante que disse estar de "consciência tranquila", em hora da despedida. Administrador hospitalar sai de "consciência tranquila" apesar dos problemas financeiros da instituição, noticia o semanário ‘O Mirante’ A situação económica e financeira do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que congrega os hospitais de Torres Novas, Tomar e Abrantes, tem vindo a degradar-se com os resultados líquidos em 2008 a terem um valor negativo de 23,2 milhões de euros e em 2009 de 24,1 milhões, continuando a subir desde então. o CHMT englobe os hospitais de: Abrantes, Tomar e Torres Novas

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:05

SANTARÉM - Deputados socialistas de Santarém realizam sessões de trabalho nas áreas da Saúde e Economia

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém, António Serrano (foto), Idália Salvador Serrão e João Galamba, deslocam-se ao distrito na próxima segunda-feira, dia 10 de Outubro, para sessões de trabalho nas áreas da Saúde e da Economia. Os Deputados estão profundamente preocupados com a decisão do Governo de proceder ao encerramento do Centro de Saúde de Ourém, privando aquela população de acesso aos cuidados de saúde primários. Sobre este assunto, os Deputados do Partido Socialista requereram em 15 de Setembro ao Ministro da Saúde que confirmasse esta decisão e que alternativa vai apresentar a esta população. Por outro lado, os cortes exigidos às administrações dos Hospitais, colocam grandes dificuldades operacionais e dificultam o acesso da população aos cuidados Hospitalares. Para analisar estas matérias os Deputados terão de manhã uma reunião com a administração do Hospital Distrital de Santarém, às 12h00, seguindo-se uma visita ao Centro de Saúde de Ourém, às 15h00. Outra preocupação dos deputados socialistas prende-se com a situação económica do Distrito de Santarém, cujas empresas vivem tempos dramáticos com a ausência de crédito à sua actividade e de uma política do Governo de estímulo à recuperação económica. Para analisar e discutir a situação, os deputados terão uma reunião de trabalho com a Direcção do NERSANT, pelas 18h00, nas suas instalações em Torres Novas.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 08:19

Apresentação do compromisso eleitoral da CDU para o distrito de Santarém

Com o objectivo de darmos a conhecer o compromisso eleitoral da CDU para o distrito de Santarém, realizaremos na próxima Segunda-Feira, 9 de Maio, um conjunto de encontros com a comunicação social do distrito, com a participação de António Filipe: Santarém – 10 horas

Na DORSA do PCP

Abrantes – 15 horas No CT do PCP

Tomar – 17 horas

No CT do PCP

Torres Novas – 18.30 horas

No CT do PCP

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 17:18

SANTAREM - Deputado do PCP apresenta balanço da actividade parlamentar no distrito de Santarém

Com o objectivo de dar a conhecer o balanço da actividade do deputado António Filipe no distrito de Santarém, realizam-se no dia 28 de Abril, Quinta-Feira, vários encontros com a comunicação social do distrito:

Santarém – às 10.30h

Na DORSA do PCP

Abrantes – às 15 horas

No CT do PCP

Tomar – às 17 horas

No CT do PCP

Torres Novas – às 18.30 horas

Na "Taberna do Aspirante" - Lapas

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:09

SANTAREM - DEBATE SOBRE SAÚDE: Sessões Públicas do 1º Congresso Distrital do PSD de Santarém

Na próxima terça-feira, dia 19 de Abril, pelas 21 horas, no Auditório da Albergaria dos Cavaleiros, em Torres Novas, vai decorrer a 2.ª Sessão Pública do 1º Congresso Distrital do PSD de Santarém dedicada ao tema “Saúde para todos: um pacto para a qualificação e para os resultados".

O objectivo desta sessão é, após apresentação de um diagnóstico sobre o estado da saúde no nosso distrito, lançar temas para discussão que possam obter os contributos dos presentes. Estamos na fase de auscultação antes do grupo terminar o seu trabalho com propostas concretas nos 3 sub-temas: Cuidados Primários, Cuidados Hospitalares e Cuidados Continuados.

Nesta iniciativa, participam como orientadores| mediadores do tema:

CUIDADOS PRIMÁRIOS:

· Pedro Marques – Director Executivo do ACES Serra D`Aire

CUIDADOS HOSPITALARES:

· António Pinto Correia – Chefe de Serviço no Hospital de Santarém e Presidente da AM de Santarém

· Jorge Periquito – Director do Bloco Operatório do Hospital de Abrantes

CUIDADOS CONTINUADOS:

· Francisco Eustáquio – Enfermeiro Chefe no HDS e Responsável pela Unidade de Cuidados Continuados de média duração e reabilitação da Liga dos Amigos do HDS

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 21:27

SANTAREM - Ao longo dos últimos anos os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém têm participado e representado a Assembleia da República em várias sessões do «Parlamento dos Jovens».

Ao longo dos últimos anos os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém têm participado e representado a Assembleia da República em várias sessões do «Parlamento dos Jovens». O programa previsto para o início de 2011 é o seguinte: 10h30m – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Maria Lamas, Torres Novas, dia 13/12/2010 – Deputada Carina João; (REALIZADO) 10h15m – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Ourém, no dia 10/01/2011 – Deputada Carina João; 11h30m – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Alcanena, no dia 17/01/2011 – Deputado Vasco Cunha; 14h30m – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Alcanena, no dia 17/01/2011 – Deputado Vasco Cunha; 09h45m – Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário de São Pedro Ferreiro, Ferreira do Zêzere, dia 2011-01-17 – Deputada Carina João O «Parlamento dos Jovens» é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano lectivo com as escolas de todo o País, na qual participam voluntariamente todos os estabelecimentos de ensino do universo do ensino público, privado e cooperativo. O programa culmina com a realização anual de duas sessões nacionais na Assembleia da República. O programa visa educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e debate sobre um tema, definido anualmente; proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; e estimular a capacidade de expressão e argumentação. Para este ano, os temas a desenvolver pelas escolas são: · “A violência em meio escolar” – para os alunos do 2º e 3º ciclo; e · “Que Futuro para a Educação?” – para alunos do ensino secundário.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 10:43

COMUNICADO do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Santarém da GNR

“IDENTIFICAÇÃO/CONSTITUIÇÃO DE ARGUIDOS” Em 12 de Outubro de 2010, os militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Santarém na sequência de diligências de Investigação localizaram, nos arredores da localidade de Pernes, seis (06) indivíduos, dois (02) do sexo feminino e quatro (04) do sexo masculino, com idades compreendidas entre 17 e 23 anos de idade, residentes nos concelhos de Santarém e Rio Maior, tendo procedido à sua detenção pela prática de vários ilícitos, nomeadamente roubos por esticão, com incidência a idosos, sequestro, furtos em residências, furtos de viaturas, incêndios em veículos furtados e veículos estacionados na via pública, nas áreas dos concelhos de Santarém, Torres Novas, Rio Maior e Caldas da Rainha. Aquando da detenção foram apreendidos aos arguidos dois veículos automóveis e um telemóvel proveniente de um roubo por esticão no concelho de Santarém. Os suspeitos foram libertados mediante constituição de arguido, prestação de Termo de Identidade e Residência, tendo o processo passado a inquérito.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:04

SANTAREM - Nersant promove eficiência energética na MERCAR

A Nersant e o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, estiveram na Mercar na passada semana, no sentido de assegurar a continuidade do AUDITEC, projecto dinamizado por esta associação empresarial que permite o acesso das empresas a apoios a fundo perdido para a realização de diagnósticos tecnológicos e de inovação, diagnósticos energéticos e diagnósticos ambientais.

Auditoria Energética terá duas fases

Diagnóstico Energético. É esta a prioridade da Mercar, informou a gerente da empresa, Cláudia Martinho Jorge, na reunião da passada semana, onde estiveram presentes técnicos da Nersant e do ISQ.

A gerente da Mercar explicou na reunião que pretende aumentar em breve as instalações da oficina, tendo em mente uma preocupação fundamental, a iluminação. “A nível de iluminação é muito importante termos o máximo de conforto e proporcionar ao pessoal as melhores condições”, explicou Cláudia Jorge, afirmando ainda que o pretende fazer sem aumento dos custos energéticos e aproveitando toda a luz natural do edifício.

A auditoria energética à Mercar será realizada em duas fases. Na primeira fase, que se iniciou precisamente com a visita dos técnicos do ISQ à Mercar, pretende-se recolher o máximo de informação possível sobre a empresa, nomeadamente a nível de consumos eléctricos de cada equipamento, elaborando o ISQ, posteriormente, um parecer sobre o seu grau de eficiência energética e facultando algumas sugestões de melhoria para aumentar precisamente a eficiência energética da empresa, reduzindo a sua factura mensal.

Na segunda fase, o ISQ dará todo o apoio necessário ao projecto de ampliação da oficina, facultando algumas recomendações ao mesmo, em prol da maximização da sua eficiência energética.

Os custos de realização destes diagnósticos são financiados em 45% no caso de pequenas empresas, e de 35% no caso de médias empresas, uma vez que este é um projecto financiado pelo FEDER no âmbito do sistema de incentivos à qualificação de PME’s.

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 12:18

TORRES NOVAS - Grande Buzinão

Contra as portagens na A23 Torres Novas - Abrantes 8 de Outubro (Sexta-feira) Partida às 17,30 horas junto da "Casa do Guarda" (antiga Nery) em Torres Novas Participe com se carro, carrinha, camião ou TIR A Comissão de Utentes da A23 do Médio Tejo

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 17:20

ALMEIRIM - Municípios Inovadores - Inovação ao serviço da cidadania: uma conferência em prol dos cidadãos

Inovação e desenvolvimento em prol dos cidadãos foi o tema central da conferência “Municípios Inovadores - Inovação ao serviço da cidadania”, que decorreu, dia 24 de Setembro, organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), no âmbito do Portugal Tecnológico 2010.

“Esta iniciativa foi interessante, pois integrou no Portugal Tecnológico os projectos desenvolvidos pelas autarquias da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Vimos diversos serviços administrativos, de georeferenciação, de educação, etc., e assistimos a diferentes formas de prestação de serviços de qualidade aos cidadãos, que é um dos nossos objectivos.” concluiu a Presidente da CCDR-LVT, Teresa Almeida.

Com cerca de uma centena de espectadores a preencher o auditório 1 do Pavilhão 3 da FIL, Parque das Nações, a sessão foi presidida pela Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, seguindo-se a apresentação de projectos de inovação e tecnologia, pelo municípios de Abrantes, Torres Novas, Seixal, Loures, Torres Vedras e Almeirim, bem como pelas Comunidades Intermunicipais do Oeste e Lezíria.

De acordo com Teresa Almeida, ficou claro que a modernização administrativa e a inovação tecnológica são fundamentais para “melhorar os serviços e torná-los mais transparentes.”

Após a conferência, a Presidente da CCDR-LVT recebeu o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas, António Manuel Serrano, numa visita que fez ao stand da CCDR-LVT. Um espaço com cerca de 400 m2 e com a assinatura do artista plástico Leonel Moura. António Centeio (Editor)

link do post | comentar | favorito publicado por Noticias do Ribatejo às 20:05

TOMAR-Servilena realiza mais um Dia do Cliente Opel

A Servilena, empresa participada pelo Grupo Lena e Distribuidor Opel, vai realizar mais um Dia do Cliente Opel no próximo dia 15 de Maio nas suas instalações em Tomar, Torres Novas e no Pedrome (Santa Catarina da Serra). Esta é já uma tradição entre a rede de Distribuidores Opel, que todos os anos realiza um dia especialmente dedicado a todos os seus clientes. Este ano, o Dia do Cliente Opel vai na sua 12º edição, contando com uma adesão média de sete mil proprietários de veículos da marca. A Servilena vai proporcionar aos seus clientes um conjunto de vantagens exclusivas neste dia. Entre estas incluem-se o check-up gratuito a todas as viaturas Opel, 20% de desconto em peças originais Opel, vales de desconto de 25% para a próxima mudança de óleo e um brinde surpresa para o Mundial de Futebol. A Servilena convida todos os seus clientes Opel a visitarem as suas instalações no dia 15 de Maio e a beneficiarem deste dia exclusivo. Sobre a Lena Automóveis A Lena Automóveis, conselho estratégico do Grupo Lena, abrange seis empresas em Portugal e duas em Angola. Com cerca de 200 colaboradores e uma facturação de cerca de 53 milhões de Euros em 2008, representa cerca de 8% do Volume de Negócios Grupo Lena. Fazem parte deste Conselho Estratégico as empresas: LPM, Rentlei, Servilena, Lenaparts, LizDrive, Filipe Santos Silva (Portugal), TEC e Nova Imagem (Angola

marcar artigo