TeK > TeK Expert > GameShifters desafia empreendedores. O que mudou para quem já venceu?

06-03-2015
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Com mais de 150 inscrições já acolhidas, a segunda edição do GameShifters está mais focada. Este ano pretende encontrar projetos, ideias, tecnologias, que ajudem a revolucionar o sector bancário. Em troca, tem para oferecer prémios entre os 1.500 e os 15 mil euros, às três ideias mais inovadoras, ainda que o dinheiro nem sempre se revele o mais importante para quem tem uma boa ideia e precisa de encontrar o caminho certo para a lançar.

Em 2014 venceram o desafio dois projetos, um foi selecionado pelo júri, outro pelos participantes no evento. Um ano depois fomos ver o que mudou, nas iniciativas que se destacaram na centena de participantes que a edição de estreia do evento conseguiu atrair. Os concursos de ideias e o apoio a iniciativas empreendedoras estão na moda mas que impacto têm na vida dos projetos?

O Portal da Sabedoria e a MyiArts foram os vencedores do primeiro GameShifters. O primeiro é um projeto de formação online, desenvolvido para alunos do secundário e universitários e centrado na disponibilização online de aulas em vídeo, que são produzidas por alunos de mérito. O MyiArts é também uma plataforma online, mas neste caso centrada na divulgação de eventos culturais e artistas.

Ganhar impulso para novos voos

Um ano depois ambos deram mais alguns passos para atingir os objetivos que definiram e dizem que a passagem pelo GameShiferts foi sobretudo uma rampa de lançamento, para a ideia sair do papel, para ganhar notoriedade e para atrair outras oportunidades importantes para desenvolver o negócio.

"Desde a participação no Novabase GameShifters muita coisa mudou", admite Ivan da Silva Braz, CEO da MyiArts. A projeção do projeto foi um dos benefícios mais relevantes e acabou por abrir portas à participação no WebSummit em Dublin, um dos maiores eventos europeus de startups.

No último ano o projeto também foi escolhido para integrar o programa de aceleração do MIT-BGI em Portugal. No âmbito da experiência houve espaço para rever a estratégia, fazer alterações à equipa TI e redesenhar o look and feel da plataforma, que em breve será lançada em Portugal e nos Estados Unidos.

Mesmo antes do lançamento, os indicadores são positivos e revelam que o interesse no MyiArts existe. Há 20 mil utilizadores pré-registados nesta fase de pré-lançamento do site, um número animador mas que é pequeno para as ambições da equipa, que quer chegar ao milhão de utilizadores no final do primeiro ano de atividade.

O investimento é um elemento chave para crescer e para já está garantido. A empresa conseguiu atrair o interesse de um investidor nacional e de um investidor internacional, que vão reforçar o capital disponível e continuar a assegurar recursos para continuar com o projeto.

Focar a estratégia para apontar na melhor direção

Para o outro projeto vencedor da primeira edição do Gameshiferts (escolha do júri), o último ano serviu para amadurecer, ganhar consistência enquanto estrutura e dar foco à estratégia, sublinha Francisco João Lopes, CEO. "A maturidade está refletida num maior planeamento da estratégia que queremos seguir, dos objetivos que queremos alcançar no médio e longo prazo, mas também na consciência de que há ainda muito para fazer, espaço para melhorar e evoluir", acrescenta.

O mentorship é aliás o beneficio mais destacado por Francisco Lopes relativamente à participação num programa de apoio ao empreendedorismo, neste caso o Gameshifters. "Os mentores ajudaram-nos a perceber que não basta só ter uma boa ideia, não baste implementá-la, é preciso saber comunicá-la. E comunicar não é uma tarefa simples". O impulso que a participação numa iniciativa deste tipo dá para começar a transformar uma ideia num projeto concreto também merece o destaque do empreendedor.

Na face visível, o Portal da Sabedoria também mudou ao longo do último ano, lançando um novo site em novembro de 2014, que ganhou informação sistematizada por temas e áreas científicas, bem como novas categorias de conteúdos, como a medicina.

A segunda edição do Gameshifters arranca no próximo dia 13 de março e prolonga-se pelas 24 horas seguintes. A participação é gratuita, pode acontecer de forma individual ou em equipas com um máximo de quatro elementos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Com mais de 150 inscrições já acolhidas, a segunda edição do GameShifters está mais focada. Este ano pretende encontrar projetos, ideias, tecnologias, que ajudem a revolucionar o sector bancário. Em troca, tem para oferecer prémios entre os 1.500 e os 15 mil euros, às três ideias mais inovadoras, ainda que o dinheiro nem sempre se revele o mais importante para quem tem uma boa ideia e precisa de encontrar o caminho certo para a lançar.

Em 2014 venceram o desafio dois projetos, um foi selecionado pelo júri, outro pelos participantes no evento. Um ano depois fomos ver o que mudou, nas iniciativas que se destacaram na centena de participantes que a edição de estreia do evento conseguiu atrair. Os concursos de ideias e o apoio a iniciativas empreendedoras estão na moda mas que impacto têm na vida dos projetos?

O Portal da Sabedoria e a MyiArts foram os vencedores do primeiro GameShifters. O primeiro é um projeto de formação online, desenvolvido para alunos do secundário e universitários e centrado na disponibilização online de aulas em vídeo, que são produzidas por alunos de mérito. O MyiArts é também uma plataforma online, mas neste caso centrada na divulgação de eventos culturais e artistas.

Ganhar impulso para novos voos

Um ano depois ambos deram mais alguns passos para atingir os objetivos que definiram e dizem que a passagem pelo GameShiferts foi sobretudo uma rampa de lançamento, para a ideia sair do papel, para ganhar notoriedade e para atrair outras oportunidades importantes para desenvolver o negócio.

"Desde a participação no Novabase GameShifters muita coisa mudou", admite Ivan da Silva Braz, CEO da MyiArts. A projeção do projeto foi um dos benefícios mais relevantes e acabou por abrir portas à participação no WebSummit em Dublin, um dos maiores eventos europeus de startups.

No último ano o projeto também foi escolhido para integrar o programa de aceleração do MIT-BGI em Portugal. No âmbito da experiência houve espaço para rever a estratégia, fazer alterações à equipa TI e redesenhar o look and feel da plataforma, que em breve será lançada em Portugal e nos Estados Unidos.

Mesmo antes do lançamento, os indicadores são positivos e revelam que o interesse no MyiArts existe. Há 20 mil utilizadores pré-registados nesta fase de pré-lançamento do site, um número animador mas que é pequeno para as ambições da equipa, que quer chegar ao milhão de utilizadores no final do primeiro ano de atividade.

O investimento é um elemento chave para crescer e para já está garantido. A empresa conseguiu atrair o interesse de um investidor nacional e de um investidor internacional, que vão reforçar o capital disponível e continuar a assegurar recursos para continuar com o projeto.

Focar a estratégia para apontar na melhor direção

Para o outro projeto vencedor da primeira edição do Gameshiferts (escolha do júri), o último ano serviu para amadurecer, ganhar consistência enquanto estrutura e dar foco à estratégia, sublinha Francisco João Lopes, CEO. "A maturidade está refletida num maior planeamento da estratégia que queremos seguir, dos objetivos que queremos alcançar no médio e longo prazo, mas também na consciência de que há ainda muito para fazer, espaço para melhorar e evoluir", acrescenta.

O mentorship é aliás o beneficio mais destacado por Francisco Lopes relativamente à participação num programa de apoio ao empreendedorismo, neste caso o Gameshifters. "Os mentores ajudaram-nos a perceber que não basta só ter uma boa ideia, não baste implementá-la, é preciso saber comunicá-la. E comunicar não é uma tarefa simples". O impulso que a participação numa iniciativa deste tipo dá para começar a transformar uma ideia num projeto concreto também merece o destaque do empreendedor.

Na face visível, o Portal da Sabedoria também mudou ao longo do último ano, lançando um novo site em novembro de 2014, que ganhou informação sistematizada por temas e áreas científicas, bem como novas categorias de conteúdos, como a medicina.

A segunda edição do Gameshifters arranca no próximo dia 13 de março e prolonga-se pelas 24 horas seguintes. A participação é gratuita, pode acontecer de forma individual ou em equipas com um máximo de quatro elementos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

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