Peão: Allgarve, Poortugal

01-07-2011
marcar artigo


Leio no site da TSF que a nova campanha do governo para promover o Algarve como destino turístico está a provocar a indignação de autarcas, políticos e hoteleiros algarvios. Eu não sabia, mas na nova campanha o Algarve aparece assim: Perante isto, o blogger emigrado, descendente de algarvia, com uma infância e adolescência bafejada da luz do Sotavento e da Ria Formosa, tem duas hipóteses:a) ou escreve pontos de exclamação até lá abaixo, ao fim da página (técnica pouco eficaz porque ninguém lê um blogue até ao fim da página e porque só o partir do écrã do computador poderia traduzir fielmente a indignação sentida ao ler a notícia)b) ou goza com o assunto e junta-se à nobre tradição clássica dos cínicos (vamos por esta segunda hipótese, porque o computador saiu caro).VALHA-ME SÃO DIÓGENES!!!!O QUE DIZ EM DEFESA DA CAMPANHA O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO, BERNARDO TRINDADE, TAMBÉM É GIRO: "UM DOS PONTOS A MELHORAR É A INEXISTÊNCIA DE UMA ANIMAÇÃO COM GLAMOUR NO ALGARVE". (Ponham maminhas, senhores governantes, maminhas verdadeiras à mostra à passagem em Alljezur. Ponham maminhas em Allcantarilha, em Allbufeira, em São Brás de Allportel. Ponham maminhas nas estações de serviço e nos apeadeiros, do Allentejo ao Allgarve. E ponham rabos de rapazes jeitosos, também, que o glamour hoje é para todos.)O pior desta história é que os autharcs, hotellers e politicallers allgarvios, estando desta vez carregados de razão, são cúmplices. Cúmplices por estarem ligados, há anos e anos, a uma gestão da região unicamente como objecto turístico. E, como objecto turístico, um puro objecto mercantil. A prova é que hoje a sua defesa do "bom nome" do Algarve, por mais honrosa que possa parecer, é só a defesa do bom nome de uma marca. Como diz o presidente da Associação dos Hoteleiros Algarvios, Elidérico Viegas, «Isto é no mínimo ofensivo, não só para os algarvios mas também para as mais elementares regras do marketing político. O Algarve é das marcas mais consolidadas a nível internacional, e isto revela uma incompetência técnica quase a 100 por cento».Digam-me que não tenho razão, por favor.Mas o Algarve é uma região reduzida a uma marca. No fundo, é como a Coca-Cola passar a chamar-se "Corca-Cola" e ficarmos escandalizados por isso. O Ministério da Economia (e da Inovação, pour cause) limita-se a seguir os ventos publicitários.Valha-me, valha-me Santa Bárbara de Nexe.


Leio no site da TSF que a nova campanha do governo para promover o Algarve como destino turístico está a provocar a indignação de autarcas, políticos e hoteleiros algarvios. Eu não sabia, mas na nova campanha o Algarve aparece assim: Perante isto, o blogger emigrado, descendente de algarvia, com uma infância e adolescência bafejada da luz do Sotavento e da Ria Formosa, tem duas hipóteses:a) ou escreve pontos de exclamação até lá abaixo, ao fim da página (técnica pouco eficaz porque ninguém lê um blogue até ao fim da página e porque só o partir do écrã do computador poderia traduzir fielmente a indignação sentida ao ler a notícia)b) ou goza com o assunto e junta-se à nobre tradição clássica dos cínicos (vamos por esta segunda hipótese, porque o computador saiu caro).VALHA-ME SÃO DIÓGENES!!!!O QUE DIZ EM DEFESA DA CAMPANHA O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO, BERNARDO TRINDADE, TAMBÉM É GIRO: "UM DOS PONTOS A MELHORAR É A INEXISTÊNCIA DE UMA ANIMAÇÃO COM GLAMOUR NO ALGARVE". (Ponham maminhas, senhores governantes, maminhas verdadeiras à mostra à passagem em Alljezur. Ponham maminhas em Allcantarilha, em Allbufeira, em São Brás de Allportel. Ponham maminhas nas estações de serviço e nos apeadeiros, do Allentejo ao Allgarve. E ponham rabos de rapazes jeitosos, também, que o glamour hoje é para todos.)O pior desta história é que os autharcs, hotellers e politicallers allgarvios, estando desta vez carregados de razão, são cúmplices. Cúmplices por estarem ligados, há anos e anos, a uma gestão da região unicamente como objecto turístico. E, como objecto turístico, um puro objecto mercantil. A prova é que hoje a sua defesa do "bom nome" do Algarve, por mais honrosa que possa parecer, é só a defesa do bom nome de uma marca. Como diz o presidente da Associação dos Hoteleiros Algarvios, Elidérico Viegas, «Isto é no mínimo ofensivo, não só para os algarvios mas também para as mais elementares regras do marketing político. O Algarve é das marcas mais consolidadas a nível internacional, e isto revela uma incompetência técnica quase a 100 por cento».Digam-me que não tenho razão, por favor.Mas o Algarve é uma região reduzida a uma marca. No fundo, é como a Coca-Cola passar a chamar-se "Corca-Cola" e ficarmos escandalizados por isso. O Ministério da Economia (e da Inovação, pour cause) limita-se a seguir os ventos publicitários.Valha-me, valha-me Santa Bárbara de Nexe.

marcar artigo