Vendas do retalho da Sonae sobem 0,3% para os 4,5 mil milhões de euros

30-03-2012
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A Sonae destaca que o crescimento das vendas foi conseguido apesar do ambiente económico vivido na Península Ibérica e “resulta de um desempenho superior ao mercado, traduzido em ganhos de quota decorrentes da oferta dos melhores produtos e dos preços mais baixos aos seus clientes, bem como do processo de internacionalização”. De acordo com um comunicado do grupo (proprietário do PÚBLICO), a Sonae MC reforçou no ano passado a sua posição de liderança no mercado alimentar em Portugal em cerca de 1 ponto percentual de quota. Em vendas, o negócio de base alimentar cresceeu 2%.

A Sonae SR, unidade de retalho especializado (dona de marcas como a Worten e a Zippy), reforçou a sua aposta na internacionalização, com o incremento da presença em Espanha e a abertura de lojas na Turquia, Cazaquistão e Egipto, o que lhe permitiu minimizar o impacto da quebra do consumo na Península Ibérica. O volume de negócios global da Sonae SR atingiu os 1235 milhões de euros, ligeiramente menos que os 1272 milhões de euros registados no ano anterior.

A empresa destaca o crescimento de 43% das vendas nos mercados internacionais, com as vendas em Espanha a representarem já 25% do total das vendas da unidade, 5 pontos percentuais acima do valor registado em 2010.

Em 2011 a Sonae SR abriu 79 lojas, totalizando as 1016 unidades e uma área de venda de quase 1 milhão de metros quadrados.

Comentando os resultados alcançados, Paulo Azevedo, CEO da Sonae , destacou “a performance de vendas dos negócios de retalho da Sonae no último trimestre de 2011”, que superou as expectativas, nomeadamente face ao previsível impacto do imposto extraordinário aplicado em Portugal sobre o subsídio de Natal”.

Paulo Azevedo adianta, no entanto, que “apesar do resultado positivo”, o grupo permanece “cauteloso em relação à evolução das vendas de retalho em Portugal e Espanha no curto prazo, dadas as incertezas económicas e os baixos níveis de confiança dos consumidores, que não deverão sofrer alterações significativas ao longo do ano de 2012.”

A Sonae destaca que o crescimento das vendas foi conseguido apesar do ambiente económico vivido na Península Ibérica e “resulta de um desempenho superior ao mercado, traduzido em ganhos de quota decorrentes da oferta dos melhores produtos e dos preços mais baixos aos seus clientes, bem como do processo de internacionalização”. De acordo com um comunicado do grupo (proprietário do PÚBLICO), a Sonae MC reforçou no ano passado a sua posição de liderança no mercado alimentar em Portugal em cerca de 1 ponto percentual de quota. Em vendas, o negócio de base alimentar cresceeu 2%.

A Sonae SR, unidade de retalho especializado (dona de marcas como a Worten e a Zippy), reforçou a sua aposta na internacionalização, com o incremento da presença em Espanha e a abertura de lojas na Turquia, Cazaquistão e Egipto, o que lhe permitiu minimizar o impacto da quebra do consumo na Península Ibérica. O volume de negócios global da Sonae SR atingiu os 1235 milhões de euros, ligeiramente menos que os 1272 milhões de euros registados no ano anterior.

A empresa destaca o crescimento de 43% das vendas nos mercados internacionais, com as vendas em Espanha a representarem já 25% do total das vendas da unidade, 5 pontos percentuais acima do valor registado em 2010.

Em 2011 a Sonae SR abriu 79 lojas, totalizando as 1016 unidades e uma área de venda de quase 1 milhão de metros quadrados.

Comentando os resultados alcançados, Paulo Azevedo, CEO da Sonae , destacou “a performance de vendas dos negócios de retalho da Sonae no último trimestre de 2011”, que superou as expectativas, nomeadamente face ao previsível impacto do imposto extraordinário aplicado em Portugal sobre o subsídio de Natal”.

Paulo Azevedo adianta, no entanto, que “apesar do resultado positivo”, o grupo permanece “cauteloso em relação à evolução das vendas de retalho em Portugal e Espanha no curto prazo, dadas as incertezas económicas e os baixos níveis de confiança dos consumidores, que não deverão sofrer alterações significativas ao longo do ano de 2012.”

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