Vale do Sousa em Destaque

19-11-2014
marcar artigo

Paredes: 47ª Caminhada pela Saúde

06.01.14 O Grupo de Ginástica AeroLight do Centro Social de Cête realiza e organiza a 47ª Caminhada pela Saúde. Esta edição realizar-se-à dia 12 de Janeiro e tem concentração marcada para as 8:30 no Largo da Senhora do Vale, Cête. Inscrições através dos seguintes contactos: - 255755099 ou caminhadasaude@iol.pt Compareça! Tags:

paredes

Lousada: Nove anos de Espaço AJE em Dia de Reis

06.01.14 Comemoração é hoje a partir das 15h00 O Espaço AJE (Artes, Juventude e Europa), assinala o 9.º aniversário hoje, dia 6. Desta forma estão previstas diversas atividades para as pessoas que por lá passam habitualmente. A partir das 15h00 são inauguradas duas exposições que vão estra patentes até final do mês. Uma delas é de Artes manuais, da lousadense Ângela Cosme e a outra é relativa a Fotografia de Recursos Turísticos do Marco de Canaveses, pelos alunos do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses. Para além destas atividades iniciais está prevista a atuação da Tuna da Usalou e vários apontamentos com os Coros do Conservatório do Vale do Sousa. A tarde de festejos termina, cerca das 17h00 com um Bolo-Rei Jovem, onde vão ser relembrados os nove anos de existência deste espaço. A festa é retomada a partir das 21h00 até cerca das 24h00 com a “After School Party in the AJE” dedicada aos mais jovens de idade. Estão já confirmadas as atuações de Gonçalo Santos, Luciana Martins, Gonçalo Babo, entre outros artistas lousadenses. A noite termina com os parabéns ao AJE, em Dia de Reis, e o respetivo bolo de aniversário para os jovens que participam na festa e que, habitualmente, frequentam este local que se assume como rei da juventude. Tags:

lousada

Desqualificar tribunal de Castelo de Paiva espelha "retrocesso civilizacional" - Marinho PInto

04.01.14 Desqualificar tribunal de Castelo de Paiva espelha "retrocesso civilizacional" - Marinho PInto

30-12-2013 17:07 | Norte

Fonte: Agência Lusa

Castelo de Paiva, 30 dez (lusa) - O bastonário da Ordem dos Advogados ainda em funções manifestou-se hoje em Castelo de Paiva contra a desqualificação do tribunal local, defendendo que a atual proposta do novo mapa judiciário assenta em "divisões artificiais" e representa "um retrocesso civilizacional".

"Não se pode governar contra a vontade e os interesses do povo, sobretudo tendo por base divisões artificiais", afirmou Marinho e Pinho, num ponto prévio da ordem de trabalhos da sessão de hoje da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva - em que também se mostraram contra a reforma judicial os parlamentares Pedro Filipe Soares (BE), Filipe Neto Brandão (PS) e os líderes locais do PS, do PSD e da CDU.

Recordando a filosofia do anterior ministro da Justiça Alberto Costa - "honra lhe seja feita, dizia que qualquer localidade com dignidade para ser sede de concelho tem que ter um tribunal" -, Marinho e Pinto criticou a estratégia do Governo expressa na atual proposta do novo mapa judiciário.

"O Governo está praticamente a dizer às pessoas: 'Em matéria de Justiça, amanhem-se!'. E isto representa um retrocesso civilizacional", explicou o bastonário que cessa funções no próximo dia 10 de janeiro.

No caso de Castelo de Paiva, que, de acordo com a atual proposta de reforma, deixará de ser comarca autónoma e passará a integrar a de Aveiro, um dos motivos da crítica prende-se com o facto de essa ligação à sede do distrito ser uma escolha menos adequada ao contexto real da população paivense, que se considera mais próxima de Penafiel e da comarca do Porto - tanto em termos de geografia como da procura de serviços públicos.

"Se houver um homicídio em Castelo de Paiva, por que é que o homicida há de ser julgado em Santa Maria da Feira?", questionou Marinho Pinto. "E por que é que duas empresas com um litígio de 250.000 euros não hão de ter julgamento cá?", continuou.

Admitindo um tom "provocatório", o representante dos advogados portugueses argumentou que a reforma falha por ser definida por "betinhos e betinhas de Lisboa que não conhecem o país nem sabem governar, tratando os tribunais como se fossem peças de xadrez".

Marinho e Pinto também não aceita que a necessidade de cortes orçamentais na Justiça seja justificação para a atual proposta de reforma, porque "só o que o Estado gasta em cultura em Lisboa dava para manter centenas ou milhares de tribunais".

Na mesma sessão especial, o deputado da Assembleia da República Pedro Filipe Soares declarou que "o Governo não sabe onde fica Castelo de Paiva".

"Tiram de cá médicos, fecham extensões de saúde e tentam tirar tribunais e repartições de finanças, como se não vivessem pessoas aqui", realçou o líder parlamentar do BE.

"Isto é porque não conhecem o terreno e não sabem que estão a falar de um concelho com dificuldades de mobilidade reais, com falta de transportes públicos e com uma população extremamente envelhecida", acrescentou.

Filipe Neto Brandão, atual parlamentar pelo PS e ex-governador civil de Aveiro, também participou da sessão, afirmando que as mudanças previstas para o tribunal local demonstram a "má consciência lisboeta em relação a Castelo de Paiva".

Realçando que o encerramento dos palácios da Justiça "é uma opção política e não um constrangimento orçamental", o deputado disse-se mandatado pela estrutura nacional do seu partido "para afirmar que o PS não encerrará qualquer tribunal".

"A vossa luta é justa", declarou à audiência da Assembleia Municipal. "E têm o apoio do PS", acrescentou.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

DELEGAÇÃO ARTES MARCIAIS PAÇOS DE FERREIRA/FRAZÃO

03.01.14 No dia 21 de Dezembro realizou-se o 2º Torneio Nacional Kung Fu Choy Lee Fut e Sanda que decorreu no Pavilhão Municipal nº2 de Modelos. A organização deste torneio foi da Delegação Pacense e da Associação Neijia. A Associação de Artes Marciais Desportos de Combate Vale do Sousa esteve presente com 37 atletas e 4 árbitros. Da Delegação de Paços/Frazão estiveram 23 atletas. Os resultados foram 7 vezes campeões nacionais, 15 vice campeões e 10 terceiros lugares num total de 32 medalhas para Paços de Ferreira. Um evento de um único estilo que vem assim dignificar o trabalho feito pelos Mestres ao longo dos anos e que estamos vivos para continuar com o estilo de CHOY LEE FUT em Portugal. Paulo Sousa agradece a todos os que marcaram presença neste evento e também há Pastelaria Lordoce, Distroenergy, Paulo Coutinho equipamentos de artes marciais pelo apoio e dá os parabéns a todos os atletas pelos resultados obtidos neste evento. Paulo Sousa termina o ano com o objetivo de dever comprido, formar crianças e adultos quer em termos físicos como psicológicos incutindo-lhes valores que no futuro irão fazer parte do seu mundo através das artes marciais. Queria também dar os parabéns a todos os atletas pelos resultados obtidos durante este ano que muito têm dignificado o trabalho individual como coletivo da Delegação de Kung Fu de Paços de Ferreira, parabéns a todos. Tags:

pacos_de_ferreira

Penafiel: Casa cheia na Festa de Natal do CHTS

03.01.14 Artistas da região animaram os hospitais de Amarante e Penafiel Casa cheia na Festa de Natal do CHTS Não faltou a música e animação na Festa de Natal do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que se dividiu pelos hospitais de Amarante e Penafiel. Realizadas em parceria com a Rádio Clube de Penafiel, a ERA FM e a Valsousa TV, as festas reuniram mais de 700 pessoas, entre utentes e profissionais das duas unidades hospitalares. A animação não se limitou ao auditório e, para além das emissões em directo nas rádios e na Valsousa TV, a festa foi também transmitida pelo Hospital TV, o canal interno de televisão do CHTS.

No final da festa não faltaram os presentes para os mais novos e também não foram esquecidos os meninos da Pediatria que não puderam deslocar-se ao auditório. Tags:

penafiel

Penafiel: Rodrigo é o bebé do ano do CHTS

03.01.14 É de Boelhe, Penafiel, e nasceu às 7h51 no Hospital Padre Américo Rodrigo é o bebé do ano do CHTS Chama-se Rodrigo Eduardo e é de Penafiel o ‘bebé do ano’ do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). Eram quase 8h da manhã quando o pequeno Rodrigo veio ao mundo de parto natural. Mais precisamente, às 7h51, como indicam os registos, que dizem também ser um bebé bem robusto, com perto de quatro quilos. O menino é o primeiro filho de Liliana Inverneiro e Vítor Ferreira, dois jovens naturais de Castelo de Paiva. Pouco tempo depois, às 8h26, nascia Rafaela, a segunda filha de Daniela Ribeiro e Carlos Santos, dois empregados fabris de Lustosa, Lousada. Também de parto normal, Rafaela não tardou em chegar. “Foi muito rápido”, conta a mãe, que chegou ao hospital perto das 6h e, em pouco menos de três horas, já tinha a menina nos braços. Tags:

penafiel

Paredes: 47ª Caminhada pela Saúde

06.01.14 O Grupo de Ginástica AeroLight do Centro Social de Cête realiza e organiza a 47ª Caminhada pela Saúde. Esta edição realizar-se-à dia 12 de Janeiro e tem concentração marcada para as 8:30 no Largo da Senhora do Vale, Cête. Inscrições através dos seguintes contactos: - 255755099 ou caminhadasaude@iol.pt Compareça! Tags:

paredes

Lousada: Nove anos de Espaço AJE em Dia de Reis

06.01.14 Comemoração é hoje a partir das 15h00 O Espaço AJE (Artes, Juventude e Europa), assinala o 9.º aniversário hoje, dia 6. Desta forma estão previstas diversas atividades para as pessoas que por lá passam habitualmente. A partir das 15h00 são inauguradas duas exposições que vão estra patentes até final do mês. Uma delas é de Artes manuais, da lousadense Ângela Cosme e a outra é relativa a Fotografia de Recursos Turísticos do Marco de Canaveses, pelos alunos do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses. Para além destas atividades iniciais está prevista a atuação da Tuna da Usalou e vários apontamentos com os Coros do Conservatório do Vale do Sousa. A tarde de festejos termina, cerca das 17h00 com um Bolo-Rei Jovem, onde vão ser relembrados os nove anos de existência deste espaço. A festa é retomada a partir das 21h00 até cerca das 24h00 com a “After School Party in the AJE” dedicada aos mais jovens de idade. Estão já confirmadas as atuações de Gonçalo Santos, Luciana Martins, Gonçalo Babo, entre outros artistas lousadenses. A noite termina com os parabéns ao AJE, em Dia de Reis, e o respetivo bolo de aniversário para os jovens que participam na festa e que, habitualmente, frequentam este local que se assume como rei da juventude. Tags:

lousada

Desqualificar tribunal de Castelo de Paiva espelha "retrocesso civilizacional" - Marinho PInto

04.01.14 Desqualificar tribunal de Castelo de Paiva espelha "retrocesso civilizacional" - Marinho PInto

30-12-2013 17:07 | Norte

Fonte: Agência Lusa

Castelo de Paiva, 30 dez (lusa) - O bastonário da Ordem dos Advogados ainda em funções manifestou-se hoje em Castelo de Paiva contra a desqualificação do tribunal local, defendendo que a atual proposta do novo mapa judiciário assenta em "divisões artificiais" e representa "um retrocesso civilizacional".

"Não se pode governar contra a vontade e os interesses do povo, sobretudo tendo por base divisões artificiais", afirmou Marinho e Pinho, num ponto prévio da ordem de trabalhos da sessão de hoje da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva - em que também se mostraram contra a reforma judicial os parlamentares Pedro Filipe Soares (BE), Filipe Neto Brandão (PS) e os líderes locais do PS, do PSD e da CDU.

Recordando a filosofia do anterior ministro da Justiça Alberto Costa - "honra lhe seja feita, dizia que qualquer localidade com dignidade para ser sede de concelho tem que ter um tribunal" -, Marinho e Pinto criticou a estratégia do Governo expressa na atual proposta do novo mapa judiciário.

"O Governo está praticamente a dizer às pessoas: 'Em matéria de Justiça, amanhem-se!'. E isto representa um retrocesso civilizacional", explicou o bastonário que cessa funções no próximo dia 10 de janeiro.

No caso de Castelo de Paiva, que, de acordo com a atual proposta de reforma, deixará de ser comarca autónoma e passará a integrar a de Aveiro, um dos motivos da crítica prende-se com o facto de essa ligação à sede do distrito ser uma escolha menos adequada ao contexto real da população paivense, que se considera mais próxima de Penafiel e da comarca do Porto - tanto em termos de geografia como da procura de serviços públicos.

"Se houver um homicídio em Castelo de Paiva, por que é que o homicida há de ser julgado em Santa Maria da Feira?", questionou Marinho Pinto. "E por que é que duas empresas com um litígio de 250.000 euros não hão de ter julgamento cá?", continuou.

Admitindo um tom "provocatório", o representante dos advogados portugueses argumentou que a reforma falha por ser definida por "betinhos e betinhas de Lisboa que não conhecem o país nem sabem governar, tratando os tribunais como se fossem peças de xadrez".

Marinho e Pinto também não aceita que a necessidade de cortes orçamentais na Justiça seja justificação para a atual proposta de reforma, porque "só o que o Estado gasta em cultura em Lisboa dava para manter centenas ou milhares de tribunais".

Na mesma sessão especial, o deputado da Assembleia da República Pedro Filipe Soares declarou que "o Governo não sabe onde fica Castelo de Paiva".

"Tiram de cá médicos, fecham extensões de saúde e tentam tirar tribunais e repartições de finanças, como se não vivessem pessoas aqui", realçou o líder parlamentar do BE.

"Isto é porque não conhecem o terreno e não sabem que estão a falar de um concelho com dificuldades de mobilidade reais, com falta de transportes públicos e com uma população extremamente envelhecida", acrescentou.

Filipe Neto Brandão, atual parlamentar pelo PS e ex-governador civil de Aveiro, também participou da sessão, afirmando que as mudanças previstas para o tribunal local demonstram a "má consciência lisboeta em relação a Castelo de Paiva".

Realçando que o encerramento dos palácios da Justiça "é uma opção política e não um constrangimento orçamental", o deputado disse-se mandatado pela estrutura nacional do seu partido "para afirmar que o PS não encerrará qualquer tribunal".

"A vossa luta é justa", declarou à audiência da Assembleia Municipal. "E têm o apoio do PS", acrescentou.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

DELEGAÇÃO ARTES MARCIAIS PAÇOS DE FERREIRA/FRAZÃO

03.01.14 No dia 21 de Dezembro realizou-se o 2º Torneio Nacional Kung Fu Choy Lee Fut e Sanda que decorreu no Pavilhão Municipal nº2 de Modelos. A organização deste torneio foi da Delegação Pacense e da Associação Neijia. A Associação de Artes Marciais Desportos de Combate Vale do Sousa esteve presente com 37 atletas e 4 árbitros. Da Delegação de Paços/Frazão estiveram 23 atletas. Os resultados foram 7 vezes campeões nacionais, 15 vice campeões e 10 terceiros lugares num total de 32 medalhas para Paços de Ferreira. Um evento de um único estilo que vem assim dignificar o trabalho feito pelos Mestres ao longo dos anos e que estamos vivos para continuar com o estilo de CHOY LEE FUT em Portugal. Paulo Sousa agradece a todos os que marcaram presença neste evento e também há Pastelaria Lordoce, Distroenergy, Paulo Coutinho equipamentos de artes marciais pelo apoio e dá os parabéns a todos os atletas pelos resultados obtidos neste evento. Paulo Sousa termina o ano com o objetivo de dever comprido, formar crianças e adultos quer em termos físicos como psicológicos incutindo-lhes valores que no futuro irão fazer parte do seu mundo através das artes marciais. Queria também dar os parabéns a todos os atletas pelos resultados obtidos durante este ano que muito têm dignificado o trabalho individual como coletivo da Delegação de Kung Fu de Paços de Ferreira, parabéns a todos. Tags:

pacos_de_ferreira

Penafiel: Casa cheia na Festa de Natal do CHTS

03.01.14 Artistas da região animaram os hospitais de Amarante e Penafiel Casa cheia na Festa de Natal do CHTS Não faltou a música e animação na Festa de Natal do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que se dividiu pelos hospitais de Amarante e Penafiel. Realizadas em parceria com a Rádio Clube de Penafiel, a ERA FM e a Valsousa TV, as festas reuniram mais de 700 pessoas, entre utentes e profissionais das duas unidades hospitalares. A animação não se limitou ao auditório e, para além das emissões em directo nas rádios e na Valsousa TV, a festa foi também transmitida pelo Hospital TV, o canal interno de televisão do CHTS.

No final da festa não faltaram os presentes para os mais novos e também não foram esquecidos os meninos da Pediatria que não puderam deslocar-se ao auditório. Tags:

penafiel

Penafiel: Rodrigo é o bebé do ano do CHTS

03.01.14 É de Boelhe, Penafiel, e nasceu às 7h51 no Hospital Padre Américo Rodrigo é o bebé do ano do CHTS Chama-se Rodrigo Eduardo e é de Penafiel o ‘bebé do ano’ do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). Eram quase 8h da manhã quando o pequeno Rodrigo veio ao mundo de parto natural. Mais precisamente, às 7h51, como indicam os registos, que dizem também ser um bebé bem robusto, com perto de quatro quilos. O menino é o primeiro filho de Liliana Inverneiro e Vítor Ferreira, dois jovens naturais de Castelo de Paiva. Pouco tempo depois, às 8h26, nascia Rafaela, a segunda filha de Daniela Ribeiro e Carlos Santos, dois empregados fabris de Lustosa, Lousada. Também de parto normal, Rafaela não tardou em chegar. “Foi muito rápido”, conta a mãe, que chegou ao hospital perto das 6h e, em pouco menos de três horas, já tinha a menina nos braços. Tags:

penafiel

marcar artigo