Se o Facebook mandasse, Nobre seria o novo Presidente

12-09-2015
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As eleições do passado dia 23 de Janeiro poderiam ter tido um resultado muito diferente se os boletins de voto se preenchessem através de uma página do Facebook, um vídeo no YouTube, um ‘tweet' ou uma série de fotografias FlickR.

Segundo uma análise aos conteúdos de conversação em várias plataformas digitais durante as eleições presidenciais, a empresa Mediabrands descobriu o que os portugueses que utilizam a Internet pensam sobre os candidatos Cavaco Silva, Manuel Alegre, Fernando Nobre, Francisco Lopes, Defensor Moura e José Manuel Coelho.

Graças à "Prophesee", uma ferramenta exclusiva que consegue aferir o volume e o conteúdo do diálogo entre cibernautas tanto na blogosfera como nos media sociais - entre 1 de Novembro de 2010 e 21 de Janeiro de 2011 - foi possível determinar Fernando Nobre como o "Presidente" do Facebook ou Cavaco Silva como o "Rei" das multiplataformas.

Ao longo de toda a campanha, Fernando Nobre foi quem registou um maior número de ‘likes':no total, 38.584, gerando também, segundo a mesma análise, o maior sentimento positivo na blogosfera. São-lhe reconhecidas características como "coragem" e "iniciativa", com as suas experiências como Médico Sem Fronteiras e Presidente da AMI a pesar na balança dos internautas. A sua candidatura independente gera controvérsia, ao ser apreciada pelos ‘bloggers' descontentes com a situação política actual, mas vista com desconfiança por não se saber exactamente "o que esperar" do candidato. A sua indeterminação política e a "dramatização" do discurso pesaram no ‘buzz' negativo, que chegou aos 52%, face aos 34% de ‘buzz' positivo e aos 14% de neutro.

Cavaco Silva, que garantiu ter abdicado da campanha dos ‘outdoors', apostou nos media sociais e garantiu presença em oito plataformas. Dos 28.964 ‘likes' no Facebook, registou-se anda um movimento contra a sua candidatura, numa página que cativou quase 500 pessoas.

Os internautas portugueses revelaram ter confiança nas capacidades e conhecimentos económicos do candidato que segue agora para o segundo mandato, mas o caso BPN e a polémica em torno da compra da sua propriedade na Coelha justificaram 74% de ‘buzz' negativo na blogosfera, contra os 54% de Manuel Alegre.

O "candidato-poeta" viu a sua postura considerada demasiado "idealista" e os apoios do PS e do Bloco de Esquerda prejudicarem-no nesta jornada, registando-se como ponto positivo o facto de ser o candidato com maior probabilidade de vencer a "direita".

Defensor Moura, Francisco Lopes e José Manuel Coelho tiveram, por outro lado, segundo o estudo da Mediabrands "uma tímida presença no Facebook".

BPN (des)une os candidatos

Uma análise detalhada entre ‘bloggers' que falaram de Cavaco Silva, Manuel Alegre e Fernando Nobre revelou que os tópicos mais discutidos foram "candidato", "campanha" e "BPN", com Cavaco Silva particularmente enredado na teia do Banco Português de Negócios. A "Sociedade Lusa de Negócios" também é mencionada, como vizinha da "Casa da Coelha", quando se falava de Cavaco Silva. Manuel Alegre surge relacionado a nomes como "Sócrates", "apoiante", "esquerda". Fernando Nobre surgia como ligação entre outros dois candidatos, Defensor Moura e Francisco Lopes, com Miguel Silva, director do departamento digital da Mediabrands a justificar a tendência pelo facto de ter sido veiculada a mensagem de que o voto em Fernando Nobre seria "útil" face aos outros dois candidatos.

Os resultados e as sondagens

Para o mesmo responsável da empresa do grupo Interpublic, comparado com as projecções (sondagem Marktest para Económico/TSF, de Outubro de 2010) - e na qual Cavaco Silva perdeu 18 pontos percentuais de - "a quebra nas intenções de voto em Cavaco Silva é consistente com o desgaste da imagem indiciado". E acrescenta: "de igual modo, o ‘mood' mais favorável das conversações em torno de Fernando Nobre espelha os resultados alcançados face às projecções de Outubro", onde registou mais nove pontos percentuais do que o inicialmente sondado.

Para Joaquim Caetano, especialista em ‘marketing' político e professor no Instituto Português de Administração de Marketing, estes dados fazem sentido na medida em que "Cavaco Silva tinha uma equipa a funcionar em pleno e tinha toda a campanha montada a nível estrutural. Manuel Alegre, que sempre foi um homem de causas, este ano, encostou-se aos partidos, ficou refém do PS e depois vemos Fernando Nobre a ocupar um espaço que era o de Alegre", explicou, ao Diário Económico.

As eleições do passado dia 23 de Janeiro poderiam ter tido um resultado muito diferente se os boletins de voto se preenchessem através de uma página do Facebook, um vídeo no YouTube, um ‘tweet' ou uma série de fotografias FlickR.

Segundo uma análise aos conteúdos de conversação em várias plataformas digitais durante as eleições presidenciais, a empresa Mediabrands descobriu o que os portugueses que utilizam a Internet pensam sobre os candidatos Cavaco Silva, Manuel Alegre, Fernando Nobre, Francisco Lopes, Defensor Moura e José Manuel Coelho.

Graças à "Prophesee", uma ferramenta exclusiva que consegue aferir o volume e o conteúdo do diálogo entre cibernautas tanto na blogosfera como nos media sociais - entre 1 de Novembro de 2010 e 21 de Janeiro de 2011 - foi possível determinar Fernando Nobre como o "Presidente" do Facebook ou Cavaco Silva como o "Rei" das multiplataformas.

Ao longo de toda a campanha, Fernando Nobre foi quem registou um maior número de ‘likes':no total, 38.584, gerando também, segundo a mesma análise, o maior sentimento positivo na blogosfera. São-lhe reconhecidas características como "coragem" e "iniciativa", com as suas experiências como Médico Sem Fronteiras e Presidente da AMI a pesar na balança dos internautas. A sua candidatura independente gera controvérsia, ao ser apreciada pelos ‘bloggers' descontentes com a situação política actual, mas vista com desconfiança por não se saber exactamente "o que esperar" do candidato. A sua indeterminação política e a "dramatização" do discurso pesaram no ‘buzz' negativo, que chegou aos 52%, face aos 34% de ‘buzz' positivo e aos 14% de neutro.

Cavaco Silva, que garantiu ter abdicado da campanha dos ‘outdoors', apostou nos media sociais e garantiu presença em oito plataformas. Dos 28.964 ‘likes' no Facebook, registou-se anda um movimento contra a sua candidatura, numa página que cativou quase 500 pessoas.

Os internautas portugueses revelaram ter confiança nas capacidades e conhecimentos económicos do candidato que segue agora para o segundo mandato, mas o caso BPN e a polémica em torno da compra da sua propriedade na Coelha justificaram 74% de ‘buzz' negativo na blogosfera, contra os 54% de Manuel Alegre.

O "candidato-poeta" viu a sua postura considerada demasiado "idealista" e os apoios do PS e do Bloco de Esquerda prejudicarem-no nesta jornada, registando-se como ponto positivo o facto de ser o candidato com maior probabilidade de vencer a "direita".

Defensor Moura, Francisco Lopes e José Manuel Coelho tiveram, por outro lado, segundo o estudo da Mediabrands "uma tímida presença no Facebook".

BPN (des)une os candidatos

Uma análise detalhada entre ‘bloggers' que falaram de Cavaco Silva, Manuel Alegre e Fernando Nobre revelou que os tópicos mais discutidos foram "candidato", "campanha" e "BPN", com Cavaco Silva particularmente enredado na teia do Banco Português de Negócios. A "Sociedade Lusa de Negócios" também é mencionada, como vizinha da "Casa da Coelha", quando se falava de Cavaco Silva. Manuel Alegre surge relacionado a nomes como "Sócrates", "apoiante", "esquerda". Fernando Nobre surgia como ligação entre outros dois candidatos, Defensor Moura e Francisco Lopes, com Miguel Silva, director do departamento digital da Mediabrands a justificar a tendência pelo facto de ter sido veiculada a mensagem de que o voto em Fernando Nobre seria "útil" face aos outros dois candidatos.

Os resultados e as sondagens

Para o mesmo responsável da empresa do grupo Interpublic, comparado com as projecções (sondagem Marktest para Económico/TSF, de Outubro de 2010) - e na qual Cavaco Silva perdeu 18 pontos percentuais de - "a quebra nas intenções de voto em Cavaco Silva é consistente com o desgaste da imagem indiciado". E acrescenta: "de igual modo, o ‘mood' mais favorável das conversações em torno de Fernando Nobre espelha os resultados alcançados face às projecções de Outubro", onde registou mais nove pontos percentuais do que o inicialmente sondado.

Para Joaquim Caetano, especialista em ‘marketing' político e professor no Instituto Português de Administração de Marketing, estes dados fazem sentido na medida em que "Cavaco Silva tinha uma equipa a funcionar em pleno e tinha toda a campanha montada a nível estrutural. Manuel Alegre, que sempre foi um homem de causas, este ano, encostou-se aos partidos, ficou refém do PS e depois vemos Fernando Nobre a ocupar um espaço que era o de Alegre", explicou, ao Diário Económico.

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