CIDADANIA LX: Parabens a Sá Fernandes pelo seu Programa

07-07-2011
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Estive a ouvir a entrevista de Sá Fernandes à TSF, e apesar de não concordar com partido que o apoia estou em total acordo com o candidato, é o único que apresenta um programa humanista e civilizacional, um urbanismo sustentavel que projecta a cidade de Lisboa para o século XXI.Resalvo algumas ideais fundamentais para a recuperação da Cidade de Lisboa.1º-Cotas Habitacionais - Fundamental, é intoleravel o que se tem vindo a fazer na cidade de Lisboa, é necessário maior equidade social, não se pode dividir a cidade entre ricos e pobres.2º- Ligação Xabregas-Algés- Electrico rápido na frente riberinha.3º- Não ao Terminal de Cruzeiros e outros projectos da APL- A APL tem demonstrado uma total incapacidade de gestão e prejudicado o natural desenvolvimento da frente rio de Lisboa com projectos irreversíveis, (e não chega dizer que a culpa é da CML) a saber a Agência Europeia para a Segurança Marítima e Observatório Europeu para a Toxicodependência. O interface do Cais do Sodré prejudicou definitivamente a possibilidade e necessidade de reestruturação da Avenida 24 de Julho, de forma a transformá-la numa via local.Atenção pois o Terminal de Cruzeiros já se encontra em construção ou trabalhos preparatórios.4º- Não ao Projecto da Baixa-Chiado- Este plano contem diversos projectos que não resolvem os problemas da Baixa, a saber: A "Circular das Colinas", que pretende realizar vários túneis em zonas sensíveis; a ideia de "Centro Comercial" em algumas ruas na Baixa (muito grave); "Terminal de Cruzeiros" irá bloquear a frente rio histórica.Acrescentava outras ideias:-Aumento e avanço da via marginal de 10 metros sobre o rio em frente ao Terreiro do Paço, arranjo urbano da Praça do Comércio, em termos de vias, de mobiliário urbano, iluminação. alteração da localização da saída do Metro, e ou demolição do murete desta saída que prejudica/bloqueia a vista das arcadas. Recuperação da espectacularidade do Terreiro do Paço, os espaços urbanos do Arsenal da Marinha e Campo das Cebolas estão a competir com a praça.Estacionamento publico na Doca da Aporvela, Jardim do Tabaco e transformação da Doca da Marinha em marina internacional.-Instalação de interface de Santa Apolónia idêntico (Metro-Refer-Transtejo) ao do Cais do Sodré em Santa Apolónia, e libertação da estação Sulsudoeste para outra função junto ao Terreiro do Paço.-Densificação da Cidade e programa de recuperação urbana do Vale de Marvila, terminar com a terminologia Chelas. Programar a demolição das habitações sociais num prazo de 30 anos, programa a desenvolver em conjunto com as cotas habitacionais. Instalação de um Interface em Olaias de ligação, Metro-Refer (linha de cintura interna)-ligação margem sul/aeroporto através da terceira travesia.-Alterações ao trânsito, dificultar e provocar cruzamentos de forma disuadora do trafego em Lisboa, retirar e alterar os volumosos porticos de informação do tipo autoestrada.-Promover e ajudar o Comercio de Rua, taxar os comerciantes que se instalam em centros comerciais e que no fundo não contribuem para uma saudável vida citadina.-Transformar espaços de verdes urbanos em parques e jardins


Estive a ouvir a entrevista de Sá Fernandes à TSF, e apesar de não concordar com partido que o apoia estou em total acordo com o candidato, é o único que apresenta um programa humanista e civilizacional, um urbanismo sustentavel que projecta a cidade de Lisboa para o século XXI.Resalvo algumas ideais fundamentais para a recuperação da Cidade de Lisboa.1º-Cotas Habitacionais - Fundamental, é intoleravel o que se tem vindo a fazer na cidade de Lisboa, é necessário maior equidade social, não se pode dividir a cidade entre ricos e pobres.2º- Ligação Xabregas-Algés- Electrico rápido na frente riberinha.3º- Não ao Terminal de Cruzeiros e outros projectos da APL- A APL tem demonstrado uma total incapacidade de gestão e prejudicado o natural desenvolvimento da frente rio de Lisboa com projectos irreversíveis, (e não chega dizer que a culpa é da CML) a saber a Agência Europeia para a Segurança Marítima e Observatório Europeu para a Toxicodependência. O interface do Cais do Sodré prejudicou definitivamente a possibilidade e necessidade de reestruturação da Avenida 24 de Julho, de forma a transformá-la numa via local.Atenção pois o Terminal de Cruzeiros já se encontra em construção ou trabalhos preparatórios.4º- Não ao Projecto da Baixa-Chiado- Este plano contem diversos projectos que não resolvem os problemas da Baixa, a saber: A "Circular das Colinas", que pretende realizar vários túneis em zonas sensíveis; a ideia de "Centro Comercial" em algumas ruas na Baixa (muito grave); "Terminal de Cruzeiros" irá bloquear a frente rio histórica.Acrescentava outras ideias:-Aumento e avanço da via marginal de 10 metros sobre o rio em frente ao Terreiro do Paço, arranjo urbano da Praça do Comércio, em termos de vias, de mobiliário urbano, iluminação. alteração da localização da saída do Metro, e ou demolição do murete desta saída que prejudica/bloqueia a vista das arcadas. Recuperação da espectacularidade do Terreiro do Paço, os espaços urbanos do Arsenal da Marinha e Campo das Cebolas estão a competir com a praça.Estacionamento publico na Doca da Aporvela, Jardim do Tabaco e transformação da Doca da Marinha em marina internacional.-Instalação de interface de Santa Apolónia idêntico (Metro-Refer-Transtejo) ao do Cais do Sodré em Santa Apolónia, e libertação da estação Sulsudoeste para outra função junto ao Terreiro do Paço.-Densificação da Cidade e programa de recuperação urbana do Vale de Marvila, terminar com a terminologia Chelas. Programar a demolição das habitações sociais num prazo de 30 anos, programa a desenvolver em conjunto com as cotas habitacionais. Instalação de um Interface em Olaias de ligação, Metro-Refer (linha de cintura interna)-ligação margem sul/aeroporto através da terceira travesia.-Alterações ao trânsito, dificultar e provocar cruzamentos de forma disuadora do trafego em Lisboa, retirar e alterar os volumosos porticos de informação do tipo autoestrada.-Promover e ajudar o Comercio de Rua, taxar os comerciantes que se instalam em centros comerciais e que no fundo não contribuem para uma saudável vida citadina.-Transformar espaços de verdes urbanos em parques e jardins

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