Vendas do Apple Watch atrapalham mercado de relógios tradicionais nos EUA

09-08-2015
marcar artigo

A venda de relógios no mercado norte-americano decresceu 14% em Junho em relação ao ano passado, uma queda que é atribuída ao facto dos consumidores preferirem o Apple Watch.

De acordo com o NPD Group, citado pela agência de notícias "Bloomberg", este é um dos primeiros sinais de que o Apple Watch está a ganhar terreno em relação aos relógios tradicionais. As receitas dos revendedores de relógios desceram 11%, em comparação com igual período do ano passado, para os 375 milhões de dólares (344 milhões de euros). Esta é a maior queda no sector desde 2008.

Fred Levin, director da divisão de luxo do NPD Group, disse que "o Apple Watch vai ter um grande impacto no mercado". O segmento de relógios que custam mais de mil dólares é o que, segundo Fred Levin "está mais em risco, já que os consumidores de relógios desse valor dizem que é mais provável que comprem um Apple Watch".

As vendas de relógios entre os 50 dólares e os 999 dólares registaram uma queda em Junho, sendo que a maior descida (24%) foi sentida nos relógios entre os 100 dólares e os 149,99 dólares, refere a NPD.

Os relógios de preços mais baixos, de marcas como a Timex, Guess, Burberry e Tissot, também estão a sofrer uma quebra nas vendas.

A Apple recusa-se, para já, a revelar o número de vendas do Apple Watch que foi lançado em Abril deste ano. No entanto, ao contrário da NPD várias consultoras já avançaram que as vendas do relógio da marca da maça estão a ser uma decepção.

No início da semana, a Advanced Semiconductor Engineering Inc., em Taiwan, que monta todas as peças internas do Apple Watch, avançou que as metas de vendas mensais do Apple Watch têm falhado no último trimestre.

O jornal "Wall Street Journal" disse que as expectativas da tecnológica de Cupertino é vender todos os meses dois milhões de unidades do seu relógio inteligente, um objectivo que deverá ter falhado e que agora até coloca em causa os 18 milhões esperados até ao final de 2015.

Tim Cook, CEO da Apple, já veio em defesa do seu mais recente produto (sem revelar números) e informou que o primeiro relógio inteligente feito por Cupertino teve o seu melhor desempenho de vendas em Junho. Segundo o site "AppleInsider", o CEO da maçã revelou que no mês de Junho, as vendas do produto conseguiram ultrapassar as unidades no mês de lançamento e em Maio. O presidente-executivo afirma ainda que as vendas do ‘gadget' ultrapassaram as expectativas internas, e conseguiram ultrapassar o volume gerado com a venda de iPod.

A Apple apresentou os resultados do segundo trimestre do ano em Julho, onde revelou as vendas de iPhone e iPad mas não as do Apple Watch.

A "BBC" estima que o Apple Watch terá vendido entre 2,5 e três milhões de unidades.

A venda de relógios no mercado norte-americano decresceu 14% em Junho em relação ao ano passado, uma queda que é atribuída ao facto dos consumidores preferirem o Apple Watch.

De acordo com o NPD Group, citado pela agência de notícias "Bloomberg", este é um dos primeiros sinais de que o Apple Watch está a ganhar terreno em relação aos relógios tradicionais. As receitas dos revendedores de relógios desceram 11%, em comparação com igual período do ano passado, para os 375 milhões de dólares (344 milhões de euros). Esta é a maior queda no sector desde 2008.

Fred Levin, director da divisão de luxo do NPD Group, disse que "o Apple Watch vai ter um grande impacto no mercado". O segmento de relógios que custam mais de mil dólares é o que, segundo Fred Levin "está mais em risco, já que os consumidores de relógios desse valor dizem que é mais provável que comprem um Apple Watch".

As vendas de relógios entre os 50 dólares e os 999 dólares registaram uma queda em Junho, sendo que a maior descida (24%) foi sentida nos relógios entre os 100 dólares e os 149,99 dólares, refere a NPD.

Os relógios de preços mais baixos, de marcas como a Timex, Guess, Burberry e Tissot, também estão a sofrer uma quebra nas vendas.

A Apple recusa-se, para já, a revelar o número de vendas do Apple Watch que foi lançado em Abril deste ano. No entanto, ao contrário da NPD várias consultoras já avançaram que as vendas do relógio da marca da maça estão a ser uma decepção.

No início da semana, a Advanced Semiconductor Engineering Inc., em Taiwan, que monta todas as peças internas do Apple Watch, avançou que as metas de vendas mensais do Apple Watch têm falhado no último trimestre.

O jornal "Wall Street Journal" disse que as expectativas da tecnológica de Cupertino é vender todos os meses dois milhões de unidades do seu relógio inteligente, um objectivo que deverá ter falhado e que agora até coloca em causa os 18 milhões esperados até ao final de 2015.

Tim Cook, CEO da Apple, já veio em defesa do seu mais recente produto (sem revelar números) e informou que o primeiro relógio inteligente feito por Cupertino teve o seu melhor desempenho de vendas em Junho. Segundo o site "AppleInsider", o CEO da maçã revelou que no mês de Junho, as vendas do produto conseguiram ultrapassar as unidades no mês de lançamento e em Maio. O presidente-executivo afirma ainda que as vendas do ‘gadget' ultrapassaram as expectativas internas, e conseguiram ultrapassar o volume gerado com a venda de iPod.

A Apple apresentou os resultados do segundo trimestre do ano em Julho, onde revelou as vendas de iPhone e iPad mas não as do Apple Watch.

A "BBC" estima que o Apple Watch terá vendido entre 2,5 e três milhões de unidades.

marcar artigo