Spectrum: março 2005 Arquivos

02-12-2014
marcar artigo

The Polyphonic Spree

It's The Sun

Sun

Take some time, get away

Sun

Suicide is a shame

Sun

Soon, you'll find your own way

Sun

Hope has come, you are safe

And it makes me cry

Because I'm on my way

On my way

On my way

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, now, it's the sun, and it makes me shine

Sun

Soon, you'll be okay

Sun

Soon, you'll be okay

And it makes me smile

Because I'm on my way

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, now, it's the sun, and it makes me smile

All around

Hey, now, it's the sun, and it makes me smile

All around, all around

Ba dada ba ba...

Hey, now it's the sun, and it makes me smile

All around

Hey, now it's the sun, and it makes me smile

All around, all around

Ba dada ba ba...

Publicado por [Renegade] às 01:13 AM

março 22, 2005

Retrato de uma princesa desconhecida

Para que ela tivesse um pescoço tão fino

Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule

Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos

Para que a sua espinha fosse tão direita

E ela usasse a cabeça tão erguida

Com uma tão simples claridade sobre a testa

Foram necessárias sucessivas gerações de escravos

De corpo dobrado e grossas mãos pacientes

Servindo sucessivas gerações de príncipes

Ainda um pouco toscos e grosseiros

Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente

Para que ela fosse aquela perfeição

Solitária exilada sem destino

Sophia de Mello Breyner Andresen

Publicado por [Operation Wolf] às 08:29 PM | Comentários (2)

março 21, 2005

E ainda se queixam?!

Seis agentes mortos desde 1999 (continua em baixo)

Este título do Público diz tudo sobre a polícia destomatada que temos e de como o clamor público contra a insegurança só pode redundar em falsificação da realidade e instrumento perigoso em mãos ultra-securitárias. Morreram 6 agentes da PSP em serviço desde 1999! Ai Jesus, que desgraça, este país é um faroeste! Portugal é um dos países mais seguros do mundo para quem trata da imposição da ordem.

Morre mais gente por mês em acidentes de trabalho do que os mortos em serviço em 5 anos na PSP. Arrisco-me a dizer que há poucas profissões tão seguras como a de agente da PSP, além de estarem todos contratados com vínculos de trabalho seguros e duradouros, com as consequentes regalias no que toca a compensações em prestações por morte, invalidez ou incapacidade temporária.

Sindicatozinhos pequeninos que ainda não o são e só servem para tratar dos interesses do umbigo. Quando os agentes da PSP matam e torturam pessoas ninguém os ouve piar. A mim não me emprenham pelos ouvidos.

O tiroteio da madrugada de ontem na zona da Amadora elevou para seis o número de agentes da PSP mortos em serviço nos últimos seis anos, três dos quais no primeiro trimestre deste ano. Os quatro casos de assassinatos com armas de fogo aconteceram todos na Amadora. Há cerca de um mês, outro agente foi morto a tiro quando seguia com um colega - que ficou ligeiramente ferido - numa patrulha no bairro da Cova da Moura, na Amadora. Em 2002, morreram dois polícias, um abatido a tiro na Amadora e outro na sequência de um atropelamento intencional em Algés. Em 2003, morreu um agente em serviço, também após atropelamento intencional, mas em Vila Real de Santo António. De acordo com dados avançados à Lusa pela Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública, o número de agentes da PSP feridos em serviço desde 1999 ascende a 2800, número que segundo a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) peca por escasso.

Publicado por [Renegade] às 03:07 PM | Comentários (6)

março 19, 2005

Mayor Santana

Carmona fez mais em seis meses que Santana em dois anos. Santana interrompe o trabalho desta equipa para voltarmos aos estragos habituais possíveis nos poucos meses possíveis. As despesas com a campanha autárquica deste senhor vão sair-nos do bolso como vimos acontecer com as legislativas em que se confundiam comícios com inaugurações.

Isto de se ir ser primeiro-ministro por três meses, ter o seu governo sido causa de dissolução da assembleia da república, ter o pior dos resultados em legislativas depois de se estar no governo, e voltar como se nada fosse para atormentar os portugueses, e, em particular, os lisboetas(deve ser por isso que não chove em Portugal) dificilmente terá outro nome que falta de vergonha descarada. Até parece que o homem não tem com que se governar, talvez com a revisão das bases da segurança social tenha perdido o direito ao subsídio de desemprego.

Pior que isso só mesmo o Samapaio no outro dia a dizer que não entendia como é que havia tantos pobres em Portugal, "o que é que fizeram aos fundos estruturais" perguntava-se com o ar de cenoura descorada.

A única coisa positiva no regresso de Santana, como dizia alguem, é não haver melhor oposição a Santana que ele próprio.

Publicado por [Operation Wolf] às 08:38 PM

Olé!!!... Sairá em ombros?

Alfredo Barroso vai avançar como candidato independente às eleições autárquicas. Depois de perder a confiança da direcção do PCP, o autarca comunista do Redondo recebeu esta sexta-feira o apoio da população. Para já, a direcção nacional do PCP não faz qualquer comentário sobre este caso.

Publicado por [Renegade] às 12:16 AM

março 17, 2005

Adivinha quem voltou!

Comunicado aos Lisboetas

Publicado por [Saboteur] às 08:55 PM | Comentários (1)

Euskadi Ta Askatasuna

Hoje, às 18 horas, em frente à embaixada espanhola, na avenida da liberdade, há uma concentração por um país basco independente e socialista, com uma delegação do batasuna. Sew quiserem ser fotografados pelo SIS e demonstrar a vossa solidariedade com o inimigo nº 1 do estado espanhol, apareçam por lá.

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:13 PM | Comentários (1)

Um direito e um dever

O voto de milhões de portugueses resultou na eleição de uma assembleia da república presidida por este pedaço de sebo com uma forma ligeiramente humanóide. Obrigado camaradas. Mais um sinal de maturidade democrática.

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:10 PM | Comentários (2)

A Apoteose da Alarvice

Existe um senhor em Portugal que é mais católico que o Papa mas não tolera que as pessoas se babem, nem mesmo o Papa que, de Parkinson ou de gula, tem sempre um fiozinho a escorrer-lhe do canto da boca.

César das Neves, que já mereceu um post recente, é um beato com uma missão na vida: a inquisição moral. Foi a tribunal recentemente por comparar pedofilia a homossexualidade e escreve pérolas como esta «hoje são os homossexuais que querem legalizar a sua união como igual ao casamento. Amanhã será a poligamia, depois o incesto, depois - porque não? - a bestialidade». Estão a ver a mente do senhor? Fala-se em homossexualidade e o gajo pensa imediatamente em sexo com galinhas.

«Deboche» é uma das suas palavras preferidas, utiliza-a sete vezes na sua entrevista ao independente, que podem ver aqui. Se quiserem contar, podem ver que «sexo» ou «sexual» aparece dezasseis vezes, «prazer» dezassete e, depois, há «desvio», «aberração», «masturbação» por diversas ocasiões, etc.

Não resisto, vou citar:

1. PIPIS E CUZINHOS

«Antes da Igreja era o deboche absoluto, com regras muito sortidas. Abandonar a Igreja significa voltar ao mesmo. Por isso é que digo que qualquer dia a pedofilia vai acabar por ser legalizada».

Ai César, que dirias do nosso libertino passeando pelas ruas de Braga e lançado piropos como este: «lambia-te das maminhas até ao pipi, ias ver que gozo!».

2. PASTEL DE NATA

«Com o preservativo a relação sexual passa a ser a mesma coisa que comer um pastel de nata.»

Sim, é uma espécie de 2 em 1, género deboche e gula. Depois do sexo com galinhas nem sei como é que o César das Neves não se lembrou de dizer que qualquer dia é permitido foder um pastel de nata quente (tem de ser quente), ali mesmo nas mesas do «Pastéis de Belém».

3. IVG ATÉ AOS DOIS ANOS, O MELHOR ARGUMENTO CONTRA A IVG ATÉ ÀS 12 SEMANAS

«Imaginemos uma família que vive um problema económico dramático e que tem uma criança com um ano. Vamos permitir que se mate a criança para resolver o problema dramático? Não. Então porque é que vamos permitir que isso aconteça meses antes da criança nascer?»

4. TENHO UMA OPINIÃO MAS NÃO CONCORDO COM ELA

«O que a Igreja diz é a minha opinião.»

Publicado por [Joystick] às 11:21 AM | Comentários (2)

março 16, 2005

Mas é muito mais importante...

"Estou em crer que o lobby do futebol é quase tão forte como o das farmácias".

Obrigado pela imagem

Publicado por [Renegade] às 09:18 PM

março 15, 2005

"Maybe that's all family really is. A group of people who miss the same imaginary place"

Gostei mesmo deste filme. Apesar de no último quarto de hora a coisa entrar em derrapagem acelerada de clichés (quando começa a chover), gostei mesmo muito deste filme. Primeiro filme do tipo da direita, que escreveu, interpretou e realizou (e só não trouxe até si, como se dizia antigamente!). E conseguiu uma banda-sonora com piada. Além da Natalie Portman, claro.

Até quase me esqueci que o estava a ver na sala 3 do Quarteto, num ecrã minúsculo com uma mancha brilhante de velhice a meio do branco da tela. O ritmo da fita a rodar nas bobines e a passar no cinematógrafo ouvia-se distintamente lá em baixo. O som saía distorcido pelas n saídas mono das colunas. E a imagem saía projectada num amarelo bolorento um bocado chato, às vezes. Mas gostei mesmo muito deste filme. Críticas aqui.

“You know that point in your life when you realize that the house that you grew up in isn't really your home anymore? All of the sudden even though you have some place where you can put your stuff that idea of home is gone. (...) You'll see when you move out it just sort of happens one day and it's just gone. And you can never get it back. It's like you get homesick for a place that doesn't exist. I mean it's like this rite of passage, you know. You won't have this feeling again until you create a new idea of home for yourself, you know, for your kids, for the family you start, it's like a cycle or something. I miss the idea of it. Maybe that's all family really is. A group of people who miss the same imaginary place.”

ZACH BRAFF (Andrew Largeman)

Publicado por [Renegade] às 11:41 PM

O partido da ordem cerra fileiras

Paulo Portas agraciou a 11 Março, no seu último acto público como ministro da Defesa, o ministro das Finanças, Bagão Félix, o ex-presidente do CDS-PP Adriano Moreira e o antigo embaixador norte-americano em Portugal Frank Carlucci. Os sociais-democratas José Ângelo Correia e Manuel Correia de Jesus, o socialista António Marques Júnior, o histórico do CDS-PP José Nogueira de Brito, o assessor diplomático do primeiro-ministro nos dois governos de coligação, Nuno Brito, o deputado democrata-cristão João Rebelo e a ex-secretária de Estado da Indústria Maria do Rosário Ventura foram os restantes condecorados.No total, 12 condecorados com as medalhas da Defesa Nacional.

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:59 PM | Comentários (4)

março 14, 2005

«A masturbação não é razoável»

É o responsável pelas cadeiras de Introdução à Economia I e II na Universidade Católica portuguesa, bem como pela História do Pensamento Económico. Foi o todo-poderoso homem nos bastidores do Primeiro-ministro Cavaco Silva para os assuntos económicos e deu uma entrevista bastante interessante no Independente.

Talvez com a ida de Cavaco para a Presidência, ele volte aos meandros do poder... Os masturbadores que se acautelem!

Publicado por [Saboteur] às 02:44 PM | Comentários (4)

março 12, 2005

O Poder

Sinto cada vez mais próximos os fumos do poder.

A minha experiência nos círculos do poder de Estado resumia-se, até hoje, a duas bacalhauzadas à ex-Ministra Maria de Belém, no princípio e no fim de uma reunião sobre cursos nocturnos universitários, quando a simpática senhora ministrava igualdade a partir do ostracismo guterrista do Palácio Foz, aos Restauradores.

Até hoje. Porque daqui em diante já posso ostentar alguns tête à têtes com o novel Sec. Estado da Justiça e com o Sec. Estado Adjunto e da Educação, e posso acrescentar que é para mim motivo de orgulho manter amizade com um familiar do novo Sec. Estado do Emprego e da Formação Profissional.

Mas a cereja em cima do bolo é mesmo o ter partilhado quinzenalmente a amena companhia do novo Sec. Estado da Cultura numa famosa instituição de ensino superior. Recordo com certa nostalgia as tardes passadas em discreta conversa sobre uma reestruturação curricular, o processo de Bolonha, o INAFOP (meu deus, o INAFOP, que saudades...), as substituições de serviço docente, os aumentos de propinas e o subfinanciamento do ensino superior...isto para não falar daquelas questões mais obscuras e de problemática resolução como a do escandaloso número de sanitas e urinóis vandalizados nos WCs da faculdade...

Sobre este último aspecto posso garantir que o novo Sec. de Estado da Cultura não ignora que há uma relação directa e imediata entre o número de sanitas partidas e a falta de limpeza dos rebordos das ditas sanitas nos WCs universitários para o sexo feminino. É que, obrigadas pela natureza a fazê-lo sentadas, preferem as ditosas meninas encavalitar-se em precário equilíbrio e assim obrar, mantendo a distância segura os germes a seus pés. Daí que, por vezes, a sanita não aguente a pressão, e aquilo que era um conjunto harmonioso de louça Valadares passe a cortante monte de cacos.

Isto recorda-me uma saudosa sanita vermelha, verdadeira retrete do poder estudantil, palco de crítica literária, peça de instalação em arte de intervenção política, que nunca serviu para o que tinha vindo ao mundo, a saber, uma valente cagada.

E assim, falando de merda, voltamos ao princípio e se fecha o post onde tinha começado.

Publicado por [Renegade] às 12:01 AM | Comentários (3)

março 11, 2005

O Dia da Unidade / Zeca

O Dia da Unidade

No dia da unidade

Joaquim Carvalho Luís

Pelas forças em parada

Lembrado foi no RAL - 1

Onze de Março sabido

Dentro e fora de fronteiras

Para todos garantido

De que já não há barreiras

Que venham dividir homens

Da mesma conformação

Por essas montanhas fora

Faremos a revolução

Numa assembleia de tropas

Delegados da unidade

Decidiram em directo

Que reinaria a igualdade

"De 1974 a 1975 envolve-se directamente nos movimentos populares. O PREC (Processo Revolucionário Em Curso) é a sua paixão. Cantou no dia 11 de Março de 1975 no RALIS para os soldados."

Publicado por [Renegade] às 08:58 PM | Comentários (3)

Days of Glory

Publicado por [Renegade] às 08:35 PM

Vantagens e possibilidades do equilíbrio - entre a acrobacia sem rede e o contorcionismo desesperado

"O PCP tomou a iniciativa de propor ao PS a realização, a breve prazo e ao nível das direcções nacionais, de um encontro destinado ao exame das vantagens e possibilidades da reedição da coligação", refere aquele partido, em comunicado.

O PCP considera, no entanto, que "a presença e equilíbrio das principais forças da coligação é em si um factor de garantia da concretização daqueles objectivos e programa".

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:43 PM | Comentários (7)

Fragmentos Económico-Filosóficos 2. Trabalho Assalariado e Capital

Está certo que desejemos ser competitivos vivendo melhor e não vivendo pior. Mas isso só pode ser alcançado pela inovação tecnológica e organizativa. Temos de nos transformar numa verdadeira economia do conhecimento (na prática, há bastante pouco conhecimento na nossa economia). Se pensarmos no investimento em I&D em proporção do PIB, vemos que a Europa está mal. A Finlândia está bem — investe 3,2 por cento — mas Portugal está muito abaixo da média europeia.

Na Europa — e em Portugal, em particular — o problema são as empresas. As empresas não investem em I&D. Acreditam que comprar a tecnologia já chega. Mas não chega, porque ela é cara, é má, e a empresa muitas vezes não a consegue adaptar às suas necessidades.[...]Há, neste momento, mais multinacionais de informação a trabalhar em código aberto que em software Microsoft. Se são comunistas digitais, então a IBM tornou-se comunista.

Manuel Castells

In the process of production, human beings work not only upon nature, but also upon one another.

We thus see that the social relations within which individuals produce, the social relations of production, are altered, transformed, with the change and development of the material means of production, of the forces of production.

It is only the dominion of past, accumulated, materialized labor over immediate living labor that stamps the accumulated labor with the character of capital.

Capital does not consist in the fact that accumulated labor serves living labor as a means for new production. It consists in the fact that living labor serves accumulated labor as the means of preserving and multiplying its exchange value.

Karl Marx

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:14 PM

Fragmentos Económico-Filosóficos 1. Salário, preço e lucro

A fábrica da Opel da Azambuja é a segunda maior indústria automóvel portuguesa, com cerca de 1200 trabalhadores e uma produção da ordem das 100 mil viaturas/ano.

Os trabalhadores reclamam um aumento generalizado de 75 euros (reduziram a sua pretensão para metade dos 150 euros inicialmente propostos) e a empresa oferece uma actualização de dois por cento.

A administração da GM Portugal pretende adaptar a fábrica aos ciclos do mercado, podendo reduzir a produção ou parar em períodos de menor procura e solicitar que, por compensação, os trabalhadores laborem aos sábados em fases de maior procura, encarando esse tempo num mecanismo de troca e não de horas extraordinárias."Não há resistência à flexibilização. Há sim o querer dialogar e chegar a um consenso que sirva os interesses comuns", salientou Paulo Vicente, o coordenador da CT.

"É mais fácil falar este ano". Esta foi a primeira declaração que o presidente da Sonae SGPS, Belmiro de Azevedo, fez na apresentação de contas consolidadas, referindo-se aos números que o grupo tinha para anunciar.

A Sonae fechou o ano de 2004 com lucros de 192 milhões de euros, mais 68 por cento do que no ano anterior e com todas as áreas de negócio a apresentar resultados positivos. O aumento de lucros vai reflectir-se no dividendo a distribuir aos accionistas, que será de dois cêntimos ilíquidos por acção, mais que os 1,5 cêntimos do ano passado. No total, a Sonae vai afectar 37 milhões de euros para dividendos.

A Embraer quer aumentar para quase o dobro a produtividade da Ogma - Indústria Aeronáutica de Portugal em cerca de três anos, até ao final de 2007, passando de uma facturação actual de cerca de 70 mil dólares (53,8 mil euros) para cerca de 120 mil dólares (92,3 mil euros) por trabalhador, que somam cerca de 1600.

Quanto aos resultados de 2004, o presidente executivo da Jerónimo Martins considerou-os "bons e conformes às expectativas". A empresa teve um acréscimo de 59 por cento de lucros face a 2003, para 92,5 milhões de euros - "são os melhores resultados de sempre", sublinhou Soares dos Santos, referindo-se também aos 10,5 por cento ganhos nos resultados operacionais da empresa e aos 3,6 de aumento das vendas consolidadas (3,5 mil milhões de euros), em que ressalvou "o excelente desempenho do Pingo Doce".

Publicado por [Rick Dangerous] às 05:39 PM | Comentários (1)

Mais um artista

Publicado por [Operation Wolf] às 02:52 PM | Comentários (2)

março 10, 2005

Ética camponesa

Hoje comecei o dia em comunhão com a natureza. Fui fazer machamba e mal acabei choveu logo a seguir. Semear para colher, lá diziam os antigos.

Publicado por [Renegade] às 09:25 PM

março 09, 2005

SIC Comédia

Publicado por [Saboteur] às 12:07 AM | Comentários (2)

março 08, 2005

Os artistas preferidos

Publicado por [Operation Wolf] às 06:55 PM

março 07, 2005

Será publicidade paga?

Foi da edição desta semana que eu tirei mais esta pérola do jornalismo:

«PORTUGAL ULTRA RÍGIDO

Portugal ainda tem as leis laborais mais rígidas dos 30 países da OCDE, dificultando novas contratações e o aumento da produtividade»

Ponto final. É a notícia. Isto e mais um graficozinho, para dar um ar científico à notícia.

Vamos por partes:

"ainda tem"?; "leis laborais rígidas"? Naturalmente tudo isto é matéria d opinião do jornalista... mas o que seria se ele tivesse outra opinião e escrevesse qualquer coisa como "as leis laborais portuguesas ainda são das que mais defendem quem trabalha". O burburinho que não ía ser...

"dificultando novas contratações e o aumento da produtivdade". Continuamos no domínio da opinião politico-ideológica... mas se à luz da teoria neoclássica é costume afirmar que a "rigidez" das leis laborais dificultam o emprego, já meter aqui a questão da produtividade, é um exagero que só mesmo os mais ortodoxos da escola de chicago cometem.

Finalmente o graficozinho: Sem fonte, com a "rigidez" medida numa escala desconhecida (claro) que vai de 1 a 6, e em que Portugal aparece para aí com um 4,3... Todo ele é bastante irregular e cheira a esturro que tresanda... mas o melhor ainda não me tinha saltado à vista: o gráfico tem uma data. 2003.

A notícia - não assinada - na secção das "últimas" refere-se a um gráfico altamente suspeito e que tem 2 anos... Com a agravante de ser anterior à ultima (e flamigerada) grande revisão das leis do trabalho em Portugal.

Publicado por [Saboteur] às 10:56 PM | Comentários (3)

Fotografias que, neste momento, se encontram em trânsito

Fotografia de Freitas do Amaral em trânsito para o Largo do Rato

Fotografia de Lince da Serra da Malcata em trânsito para o Centro de Reprodução Assistida das Espécimes em Extinção

Fotografia de Pasta de dentes em trânsito para a Deco/Gabinete de Produtos infecto-contagiosos

Fotografia de meteorito em trânsito para o leilão de curiosos cosmólogos, a realizar pela Christie's

Fotografia de leitor VHS em trânsito para a Almirante Reis, ali mesmo para o n.º 54, 3º esq., como quem vai do Martim Moniz para a Portugália

Publicado por [Joystick] às 10:20 PM | Comentários (4)

tudo começou há 92 anos, numa manhã de inverno em Petrogrado...

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:18 PM | Comentários (2)

Abro o jornal...

e suspiro pela guerra civil...

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:01 PM | Comentários (2)

março 05, 2005

A lição de dia 20

O país político anda a discutir o último Governo. Ontem era sobre o Freitas, sobre o Curriculum Vitae dos ministros, sobre os perigos de as áreas estruturantes nos negócios de Estado terem caído para o lado da direita.

Hoje já veio o mais recente ministro das Finanças, Luís Cunha, dizer, com a souplesse própria do Tarzan Taborda dos grandes dias, que provavelmente os impostos vão mesmo subir. Vão subir para quem? Eu não sei mas sei que o blá, blá do "pedir sacrifícios aos portugueses" já começou. E que o caminho visto pelos olhos do PS só tem uma via - subida dos impostos combinada com "aposta na redução e controlo da despesa pública".

Nos próximos meses:

i) a esquerda parlamentar vai gritar até à apoplexia contra a política neo-liberal do Governo do Sócras,

ii) a CGTP vai voltar à rua contra as políticas de direita

iii) a UGT vai atrás para não dar cana mas vai assinar no recato dos gabinetes tudo o que lhe puserem à frente e

iv) a direita parlamentar vai ficar sem assunto.

No dia 20 de Fevereiro foram todos lá meter a cruzinha. Está a chegar o tempo dos arrependidos.

Publicado por [Renegade] às 09:12 PM

março 04, 2005

Camarada Freitas

Há uns anos ninguém dava nada por ele. Qualquer dia está no Comité Central do PCP.

Publicado por [Renegade] às 10:26 PM | Comentários (6)

Who wants to live forever?

"Parar o envelhecimento é algo para daqui a 100 ou 200 anos"

Público, 4/3/05

Não sei se fique feliz pelos vindouros ou triste por ter chegado adiantado.

Publicado por [Renegade] às 10:20 PM | Comentários (1)

"I should have made you leave your keys"

Carmona singing for Santana

First I was afraid

I was petrified

Kept thinking I could never live

without you by my side

But I spent so many nights

thinking how you did me wrong

I grew strong

I learned how to carry on

and so you're back

from outer space

I just walked in to find you here

with that sad look upon your face

I should have changed my stupid lock

I should have made you leave your key

If I had known for just one second

you'd be back to bother me

Go on now go walk out the door

just turn around now

'cause you're not welcome anymore

weren't you the one who tried to hurt me with goodbye

you think I'd crumble

you think I'd lay down and die

Oh no, not I

I will survive

as long as i know how to love

I know I will stay alive

I've got all my life to live

I've got all my love to give

and I'll survive

I will survive

It took all the strength I had

not to fall apart

kept trying hard to mend

the pieces of my broken heart

and I spent oh so many nights

just feeling sorry for myself

I used to cry

Now I hold my head up high

and you see me

somebody new

I'm not that chained up little person

still in love with you

and so you felt like dropping in

and just expect me to be free

now I'm saving all my loving

for someone who's loving me

[Gloria Gaynor]

Publicado por [Joystick] às 10:50 AM | Comentários (2)

março 02, 2005

O Spectrum feito pelos seus leitores

O Pedro Vieira chama-nos a atenção para este post no seu blogue.

Publicado por [Rex] às 03:37 PM

março 01, 2005

Comer as papas na cabeça

Há um mês, este amiguinho ia-nos pregando uma partida. Ao que parece esteve vai-não-vai e acabou por ficar. Na semana passada voltou lá para a clínica e foi traqueotomizado. Entretanto, ao que parece para grande desespero dos fiéis, tinham decidido que ia faltar a uma reza (Angelus) que parece que é muito importante nesta altura do ano. Consternação por esse mundo fora. Aberturas de telejornais, destaques em jornais, blá, blá, blá. Ou seja, as centrais de informação do Vaticano e das Igrejas por esse mundo fora a trabalhar em grande estilo, devidamente acolitados por católicos fazedores de opinião católica.

E não é que à última da hora, surpreendendo tudo e todos, o traquina do Karol lá veio à janela benzer a malta? Ah, grande Karol!

Assim se vai vendendo à borla a santidade do velhinho e da instituição de que é cabeça. Ir tratando do futuro enquanto se prepara o presente imediato. Chama-se a isto preparar uma morte em berço de ouro.

No Vaticano a manipulação das massas nunca morreu solteira.

The Polyphonic Spree

It's The Sun

Sun

Take some time, get away

Sun

Suicide is a shame

Sun

Soon, you'll find your own way

Sun

Hope has come, you are safe

And it makes me cry

Because I'm on my way

On my way

On my way

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, now, it's the sun, and it makes me shine

Sun

Soon, you'll be okay

Sun

Soon, you'll be okay

And it makes me smile

Because I'm on my way

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, it's the sun, and it makes me shine

Hey, now, it's the sun, and it makes me smile

All around

Hey, now, it's the sun, and it makes me smile

All around, all around

Ba dada ba ba...

Hey, now it's the sun, and it makes me smile

All around

Hey, now it's the sun, and it makes me smile

All around, all around

Ba dada ba ba...

Publicado por [Renegade] às 01:13 AM

março 22, 2005

Retrato de uma princesa desconhecida

Para que ela tivesse um pescoço tão fino

Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule

Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos

Para que a sua espinha fosse tão direita

E ela usasse a cabeça tão erguida

Com uma tão simples claridade sobre a testa

Foram necessárias sucessivas gerações de escravos

De corpo dobrado e grossas mãos pacientes

Servindo sucessivas gerações de príncipes

Ainda um pouco toscos e grosseiros

Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente

Para que ela fosse aquela perfeição

Solitária exilada sem destino

Sophia de Mello Breyner Andresen

Publicado por [Operation Wolf] às 08:29 PM | Comentários (2)

março 21, 2005

E ainda se queixam?!

Seis agentes mortos desde 1999 (continua em baixo)

Este título do Público diz tudo sobre a polícia destomatada que temos e de como o clamor público contra a insegurança só pode redundar em falsificação da realidade e instrumento perigoso em mãos ultra-securitárias. Morreram 6 agentes da PSP em serviço desde 1999! Ai Jesus, que desgraça, este país é um faroeste! Portugal é um dos países mais seguros do mundo para quem trata da imposição da ordem.

Morre mais gente por mês em acidentes de trabalho do que os mortos em serviço em 5 anos na PSP. Arrisco-me a dizer que há poucas profissões tão seguras como a de agente da PSP, além de estarem todos contratados com vínculos de trabalho seguros e duradouros, com as consequentes regalias no que toca a compensações em prestações por morte, invalidez ou incapacidade temporária.

Sindicatozinhos pequeninos que ainda não o são e só servem para tratar dos interesses do umbigo. Quando os agentes da PSP matam e torturam pessoas ninguém os ouve piar. A mim não me emprenham pelos ouvidos.

O tiroteio da madrugada de ontem na zona da Amadora elevou para seis o número de agentes da PSP mortos em serviço nos últimos seis anos, três dos quais no primeiro trimestre deste ano. Os quatro casos de assassinatos com armas de fogo aconteceram todos na Amadora. Há cerca de um mês, outro agente foi morto a tiro quando seguia com um colega - que ficou ligeiramente ferido - numa patrulha no bairro da Cova da Moura, na Amadora. Em 2002, morreram dois polícias, um abatido a tiro na Amadora e outro na sequência de um atropelamento intencional em Algés. Em 2003, morreu um agente em serviço, também após atropelamento intencional, mas em Vila Real de Santo António. De acordo com dados avançados à Lusa pela Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública, o número de agentes da PSP feridos em serviço desde 1999 ascende a 2800, número que segundo a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) peca por escasso.

Publicado por [Renegade] às 03:07 PM | Comentários (6)

março 19, 2005

Mayor Santana

Carmona fez mais em seis meses que Santana em dois anos. Santana interrompe o trabalho desta equipa para voltarmos aos estragos habituais possíveis nos poucos meses possíveis. As despesas com a campanha autárquica deste senhor vão sair-nos do bolso como vimos acontecer com as legislativas em que se confundiam comícios com inaugurações.

Isto de se ir ser primeiro-ministro por três meses, ter o seu governo sido causa de dissolução da assembleia da república, ter o pior dos resultados em legislativas depois de se estar no governo, e voltar como se nada fosse para atormentar os portugueses, e, em particular, os lisboetas(deve ser por isso que não chove em Portugal) dificilmente terá outro nome que falta de vergonha descarada. Até parece que o homem não tem com que se governar, talvez com a revisão das bases da segurança social tenha perdido o direito ao subsídio de desemprego.

Pior que isso só mesmo o Samapaio no outro dia a dizer que não entendia como é que havia tantos pobres em Portugal, "o que é que fizeram aos fundos estruturais" perguntava-se com o ar de cenoura descorada.

A única coisa positiva no regresso de Santana, como dizia alguem, é não haver melhor oposição a Santana que ele próprio.

Publicado por [Operation Wolf] às 08:38 PM

Olé!!!... Sairá em ombros?

Alfredo Barroso vai avançar como candidato independente às eleições autárquicas. Depois de perder a confiança da direcção do PCP, o autarca comunista do Redondo recebeu esta sexta-feira o apoio da população. Para já, a direcção nacional do PCP não faz qualquer comentário sobre este caso.

Publicado por [Renegade] às 12:16 AM

março 17, 2005

Adivinha quem voltou!

Comunicado aos Lisboetas

Publicado por [Saboteur] às 08:55 PM | Comentários (1)

Euskadi Ta Askatasuna

Hoje, às 18 horas, em frente à embaixada espanhola, na avenida da liberdade, há uma concentração por um país basco independente e socialista, com uma delegação do batasuna. Sew quiserem ser fotografados pelo SIS e demonstrar a vossa solidariedade com o inimigo nº 1 do estado espanhol, apareçam por lá.

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:13 PM | Comentários (1)

Um direito e um dever

O voto de milhões de portugueses resultou na eleição de uma assembleia da república presidida por este pedaço de sebo com uma forma ligeiramente humanóide. Obrigado camaradas. Mais um sinal de maturidade democrática.

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:10 PM | Comentários (2)

A Apoteose da Alarvice

Existe um senhor em Portugal que é mais católico que o Papa mas não tolera que as pessoas se babem, nem mesmo o Papa que, de Parkinson ou de gula, tem sempre um fiozinho a escorrer-lhe do canto da boca.

César das Neves, que já mereceu um post recente, é um beato com uma missão na vida: a inquisição moral. Foi a tribunal recentemente por comparar pedofilia a homossexualidade e escreve pérolas como esta «hoje são os homossexuais que querem legalizar a sua união como igual ao casamento. Amanhã será a poligamia, depois o incesto, depois - porque não? - a bestialidade». Estão a ver a mente do senhor? Fala-se em homossexualidade e o gajo pensa imediatamente em sexo com galinhas.

«Deboche» é uma das suas palavras preferidas, utiliza-a sete vezes na sua entrevista ao independente, que podem ver aqui. Se quiserem contar, podem ver que «sexo» ou «sexual» aparece dezasseis vezes, «prazer» dezassete e, depois, há «desvio», «aberração», «masturbação» por diversas ocasiões, etc.

Não resisto, vou citar:

1. PIPIS E CUZINHOS

«Antes da Igreja era o deboche absoluto, com regras muito sortidas. Abandonar a Igreja significa voltar ao mesmo. Por isso é que digo que qualquer dia a pedofilia vai acabar por ser legalizada».

Ai César, que dirias do nosso libertino passeando pelas ruas de Braga e lançado piropos como este: «lambia-te das maminhas até ao pipi, ias ver que gozo!».

2. PASTEL DE NATA

«Com o preservativo a relação sexual passa a ser a mesma coisa que comer um pastel de nata.»

Sim, é uma espécie de 2 em 1, género deboche e gula. Depois do sexo com galinhas nem sei como é que o César das Neves não se lembrou de dizer que qualquer dia é permitido foder um pastel de nata quente (tem de ser quente), ali mesmo nas mesas do «Pastéis de Belém».

3. IVG ATÉ AOS DOIS ANOS, O MELHOR ARGUMENTO CONTRA A IVG ATÉ ÀS 12 SEMANAS

«Imaginemos uma família que vive um problema económico dramático e que tem uma criança com um ano. Vamos permitir que se mate a criança para resolver o problema dramático? Não. Então porque é que vamos permitir que isso aconteça meses antes da criança nascer?»

4. TENHO UMA OPINIÃO MAS NÃO CONCORDO COM ELA

«O que a Igreja diz é a minha opinião.»

Publicado por [Joystick] às 11:21 AM | Comentários (2)

março 16, 2005

Mas é muito mais importante...

"Estou em crer que o lobby do futebol é quase tão forte como o das farmácias".

Obrigado pela imagem

Publicado por [Renegade] às 09:18 PM

março 15, 2005

"Maybe that's all family really is. A group of people who miss the same imaginary place"

Gostei mesmo deste filme. Apesar de no último quarto de hora a coisa entrar em derrapagem acelerada de clichés (quando começa a chover), gostei mesmo muito deste filme. Primeiro filme do tipo da direita, que escreveu, interpretou e realizou (e só não trouxe até si, como se dizia antigamente!). E conseguiu uma banda-sonora com piada. Além da Natalie Portman, claro.

Até quase me esqueci que o estava a ver na sala 3 do Quarteto, num ecrã minúsculo com uma mancha brilhante de velhice a meio do branco da tela. O ritmo da fita a rodar nas bobines e a passar no cinematógrafo ouvia-se distintamente lá em baixo. O som saía distorcido pelas n saídas mono das colunas. E a imagem saía projectada num amarelo bolorento um bocado chato, às vezes. Mas gostei mesmo muito deste filme. Críticas aqui.

“You know that point in your life when you realize that the house that you grew up in isn't really your home anymore? All of the sudden even though you have some place where you can put your stuff that idea of home is gone. (...) You'll see when you move out it just sort of happens one day and it's just gone. And you can never get it back. It's like you get homesick for a place that doesn't exist. I mean it's like this rite of passage, you know. You won't have this feeling again until you create a new idea of home for yourself, you know, for your kids, for the family you start, it's like a cycle or something. I miss the idea of it. Maybe that's all family really is. A group of people who miss the same imaginary place.”

ZACH BRAFF (Andrew Largeman)

Publicado por [Renegade] às 11:41 PM

O partido da ordem cerra fileiras

Paulo Portas agraciou a 11 Março, no seu último acto público como ministro da Defesa, o ministro das Finanças, Bagão Félix, o ex-presidente do CDS-PP Adriano Moreira e o antigo embaixador norte-americano em Portugal Frank Carlucci. Os sociais-democratas José Ângelo Correia e Manuel Correia de Jesus, o socialista António Marques Júnior, o histórico do CDS-PP José Nogueira de Brito, o assessor diplomático do primeiro-ministro nos dois governos de coligação, Nuno Brito, o deputado democrata-cristão João Rebelo e a ex-secretária de Estado da Indústria Maria do Rosário Ventura foram os restantes condecorados.No total, 12 condecorados com as medalhas da Defesa Nacional.

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:59 PM | Comentários (4)

março 14, 2005

«A masturbação não é razoável»

É o responsável pelas cadeiras de Introdução à Economia I e II na Universidade Católica portuguesa, bem como pela História do Pensamento Económico. Foi o todo-poderoso homem nos bastidores do Primeiro-ministro Cavaco Silva para os assuntos económicos e deu uma entrevista bastante interessante no Independente.

Talvez com a ida de Cavaco para a Presidência, ele volte aos meandros do poder... Os masturbadores que se acautelem!

Publicado por [Saboteur] às 02:44 PM | Comentários (4)

março 12, 2005

O Poder

Sinto cada vez mais próximos os fumos do poder.

A minha experiência nos círculos do poder de Estado resumia-se, até hoje, a duas bacalhauzadas à ex-Ministra Maria de Belém, no princípio e no fim de uma reunião sobre cursos nocturnos universitários, quando a simpática senhora ministrava igualdade a partir do ostracismo guterrista do Palácio Foz, aos Restauradores.

Até hoje. Porque daqui em diante já posso ostentar alguns tête à têtes com o novel Sec. Estado da Justiça e com o Sec. Estado Adjunto e da Educação, e posso acrescentar que é para mim motivo de orgulho manter amizade com um familiar do novo Sec. Estado do Emprego e da Formação Profissional.

Mas a cereja em cima do bolo é mesmo o ter partilhado quinzenalmente a amena companhia do novo Sec. Estado da Cultura numa famosa instituição de ensino superior. Recordo com certa nostalgia as tardes passadas em discreta conversa sobre uma reestruturação curricular, o processo de Bolonha, o INAFOP (meu deus, o INAFOP, que saudades...), as substituições de serviço docente, os aumentos de propinas e o subfinanciamento do ensino superior...isto para não falar daquelas questões mais obscuras e de problemática resolução como a do escandaloso número de sanitas e urinóis vandalizados nos WCs da faculdade...

Sobre este último aspecto posso garantir que o novo Sec. de Estado da Cultura não ignora que há uma relação directa e imediata entre o número de sanitas partidas e a falta de limpeza dos rebordos das ditas sanitas nos WCs universitários para o sexo feminino. É que, obrigadas pela natureza a fazê-lo sentadas, preferem as ditosas meninas encavalitar-se em precário equilíbrio e assim obrar, mantendo a distância segura os germes a seus pés. Daí que, por vezes, a sanita não aguente a pressão, e aquilo que era um conjunto harmonioso de louça Valadares passe a cortante monte de cacos.

Isto recorda-me uma saudosa sanita vermelha, verdadeira retrete do poder estudantil, palco de crítica literária, peça de instalação em arte de intervenção política, que nunca serviu para o que tinha vindo ao mundo, a saber, uma valente cagada.

E assim, falando de merda, voltamos ao princípio e se fecha o post onde tinha começado.

Publicado por [Renegade] às 12:01 AM | Comentários (3)

março 11, 2005

O Dia da Unidade / Zeca

O Dia da Unidade

No dia da unidade

Joaquim Carvalho Luís

Pelas forças em parada

Lembrado foi no RAL - 1

Onze de Março sabido

Dentro e fora de fronteiras

Para todos garantido

De que já não há barreiras

Que venham dividir homens

Da mesma conformação

Por essas montanhas fora

Faremos a revolução

Numa assembleia de tropas

Delegados da unidade

Decidiram em directo

Que reinaria a igualdade

"De 1974 a 1975 envolve-se directamente nos movimentos populares. O PREC (Processo Revolucionário Em Curso) é a sua paixão. Cantou no dia 11 de Março de 1975 no RALIS para os soldados."

Publicado por [Renegade] às 08:58 PM | Comentários (3)

Days of Glory

Publicado por [Renegade] às 08:35 PM

Vantagens e possibilidades do equilíbrio - entre a acrobacia sem rede e o contorcionismo desesperado

"O PCP tomou a iniciativa de propor ao PS a realização, a breve prazo e ao nível das direcções nacionais, de um encontro destinado ao exame das vantagens e possibilidades da reedição da coligação", refere aquele partido, em comunicado.

O PCP considera, no entanto, que "a presença e equilíbrio das principais forças da coligação é em si um factor de garantia da concretização daqueles objectivos e programa".

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:43 PM | Comentários (7)

Fragmentos Económico-Filosóficos 2. Trabalho Assalariado e Capital

Está certo que desejemos ser competitivos vivendo melhor e não vivendo pior. Mas isso só pode ser alcançado pela inovação tecnológica e organizativa. Temos de nos transformar numa verdadeira economia do conhecimento (na prática, há bastante pouco conhecimento na nossa economia). Se pensarmos no investimento em I&D em proporção do PIB, vemos que a Europa está mal. A Finlândia está bem — investe 3,2 por cento — mas Portugal está muito abaixo da média europeia.

Na Europa — e em Portugal, em particular — o problema são as empresas. As empresas não investem em I&D. Acreditam que comprar a tecnologia já chega. Mas não chega, porque ela é cara, é má, e a empresa muitas vezes não a consegue adaptar às suas necessidades.[...]Há, neste momento, mais multinacionais de informação a trabalhar em código aberto que em software Microsoft. Se são comunistas digitais, então a IBM tornou-se comunista.

Manuel Castells

In the process of production, human beings work not only upon nature, but also upon one another.

We thus see that the social relations within which individuals produce, the social relations of production, are altered, transformed, with the change and development of the material means of production, of the forces of production.

It is only the dominion of past, accumulated, materialized labor over immediate living labor that stamps the accumulated labor with the character of capital.

Capital does not consist in the fact that accumulated labor serves living labor as a means for new production. It consists in the fact that living labor serves accumulated labor as the means of preserving and multiplying its exchange value.

Karl Marx

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:14 PM

Fragmentos Económico-Filosóficos 1. Salário, preço e lucro

A fábrica da Opel da Azambuja é a segunda maior indústria automóvel portuguesa, com cerca de 1200 trabalhadores e uma produção da ordem das 100 mil viaturas/ano.

Os trabalhadores reclamam um aumento generalizado de 75 euros (reduziram a sua pretensão para metade dos 150 euros inicialmente propostos) e a empresa oferece uma actualização de dois por cento.

A administração da GM Portugal pretende adaptar a fábrica aos ciclos do mercado, podendo reduzir a produção ou parar em períodos de menor procura e solicitar que, por compensação, os trabalhadores laborem aos sábados em fases de maior procura, encarando esse tempo num mecanismo de troca e não de horas extraordinárias."Não há resistência à flexibilização. Há sim o querer dialogar e chegar a um consenso que sirva os interesses comuns", salientou Paulo Vicente, o coordenador da CT.

"É mais fácil falar este ano". Esta foi a primeira declaração que o presidente da Sonae SGPS, Belmiro de Azevedo, fez na apresentação de contas consolidadas, referindo-se aos números que o grupo tinha para anunciar.

A Sonae fechou o ano de 2004 com lucros de 192 milhões de euros, mais 68 por cento do que no ano anterior e com todas as áreas de negócio a apresentar resultados positivos. O aumento de lucros vai reflectir-se no dividendo a distribuir aos accionistas, que será de dois cêntimos ilíquidos por acção, mais que os 1,5 cêntimos do ano passado. No total, a Sonae vai afectar 37 milhões de euros para dividendos.

A Embraer quer aumentar para quase o dobro a produtividade da Ogma - Indústria Aeronáutica de Portugal em cerca de três anos, até ao final de 2007, passando de uma facturação actual de cerca de 70 mil dólares (53,8 mil euros) para cerca de 120 mil dólares (92,3 mil euros) por trabalhador, que somam cerca de 1600.

Quanto aos resultados de 2004, o presidente executivo da Jerónimo Martins considerou-os "bons e conformes às expectativas". A empresa teve um acréscimo de 59 por cento de lucros face a 2003, para 92,5 milhões de euros - "são os melhores resultados de sempre", sublinhou Soares dos Santos, referindo-se também aos 10,5 por cento ganhos nos resultados operacionais da empresa e aos 3,6 de aumento das vendas consolidadas (3,5 mil milhões de euros), em que ressalvou "o excelente desempenho do Pingo Doce".

Publicado por [Rick Dangerous] às 05:39 PM | Comentários (1)

Mais um artista

Publicado por [Operation Wolf] às 02:52 PM | Comentários (2)

março 10, 2005

Ética camponesa

Hoje comecei o dia em comunhão com a natureza. Fui fazer machamba e mal acabei choveu logo a seguir. Semear para colher, lá diziam os antigos.

Publicado por [Renegade] às 09:25 PM

março 09, 2005

SIC Comédia

Publicado por [Saboteur] às 12:07 AM | Comentários (2)

março 08, 2005

Os artistas preferidos

Publicado por [Operation Wolf] às 06:55 PM

março 07, 2005

Será publicidade paga?

Foi da edição desta semana que eu tirei mais esta pérola do jornalismo:

«PORTUGAL ULTRA RÍGIDO

Portugal ainda tem as leis laborais mais rígidas dos 30 países da OCDE, dificultando novas contratações e o aumento da produtividade»

Ponto final. É a notícia. Isto e mais um graficozinho, para dar um ar científico à notícia.

Vamos por partes:

"ainda tem"?; "leis laborais rígidas"? Naturalmente tudo isto é matéria d opinião do jornalista... mas o que seria se ele tivesse outra opinião e escrevesse qualquer coisa como "as leis laborais portuguesas ainda são das que mais defendem quem trabalha". O burburinho que não ía ser...

"dificultando novas contratações e o aumento da produtivdade". Continuamos no domínio da opinião politico-ideológica... mas se à luz da teoria neoclássica é costume afirmar que a "rigidez" das leis laborais dificultam o emprego, já meter aqui a questão da produtividade, é um exagero que só mesmo os mais ortodoxos da escola de chicago cometem.

Finalmente o graficozinho: Sem fonte, com a "rigidez" medida numa escala desconhecida (claro) que vai de 1 a 6, e em que Portugal aparece para aí com um 4,3... Todo ele é bastante irregular e cheira a esturro que tresanda... mas o melhor ainda não me tinha saltado à vista: o gráfico tem uma data. 2003.

A notícia - não assinada - na secção das "últimas" refere-se a um gráfico altamente suspeito e que tem 2 anos... Com a agravante de ser anterior à ultima (e flamigerada) grande revisão das leis do trabalho em Portugal.

Publicado por [Saboteur] às 10:56 PM | Comentários (3)

Fotografias que, neste momento, se encontram em trânsito

Fotografia de Freitas do Amaral em trânsito para o Largo do Rato

Fotografia de Lince da Serra da Malcata em trânsito para o Centro de Reprodução Assistida das Espécimes em Extinção

Fotografia de Pasta de dentes em trânsito para a Deco/Gabinete de Produtos infecto-contagiosos

Fotografia de meteorito em trânsito para o leilão de curiosos cosmólogos, a realizar pela Christie's

Fotografia de leitor VHS em trânsito para a Almirante Reis, ali mesmo para o n.º 54, 3º esq., como quem vai do Martim Moniz para a Portugália

Publicado por [Joystick] às 10:20 PM | Comentários (4)

tudo começou há 92 anos, numa manhã de inverno em Petrogrado...

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:18 PM | Comentários (2)

Abro o jornal...

e suspiro pela guerra civil...

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:01 PM | Comentários (2)

março 05, 2005

A lição de dia 20

O país político anda a discutir o último Governo. Ontem era sobre o Freitas, sobre o Curriculum Vitae dos ministros, sobre os perigos de as áreas estruturantes nos negócios de Estado terem caído para o lado da direita.

Hoje já veio o mais recente ministro das Finanças, Luís Cunha, dizer, com a souplesse própria do Tarzan Taborda dos grandes dias, que provavelmente os impostos vão mesmo subir. Vão subir para quem? Eu não sei mas sei que o blá, blá do "pedir sacrifícios aos portugueses" já começou. E que o caminho visto pelos olhos do PS só tem uma via - subida dos impostos combinada com "aposta na redução e controlo da despesa pública".

Nos próximos meses:

i) a esquerda parlamentar vai gritar até à apoplexia contra a política neo-liberal do Governo do Sócras,

ii) a CGTP vai voltar à rua contra as políticas de direita

iii) a UGT vai atrás para não dar cana mas vai assinar no recato dos gabinetes tudo o que lhe puserem à frente e

iv) a direita parlamentar vai ficar sem assunto.

No dia 20 de Fevereiro foram todos lá meter a cruzinha. Está a chegar o tempo dos arrependidos.

Publicado por [Renegade] às 09:12 PM

março 04, 2005

Camarada Freitas

Há uns anos ninguém dava nada por ele. Qualquer dia está no Comité Central do PCP.

Publicado por [Renegade] às 10:26 PM | Comentários (6)

Who wants to live forever?

"Parar o envelhecimento é algo para daqui a 100 ou 200 anos"

Público, 4/3/05

Não sei se fique feliz pelos vindouros ou triste por ter chegado adiantado.

Publicado por [Renegade] às 10:20 PM | Comentários (1)

"I should have made you leave your keys"

Carmona singing for Santana

First I was afraid

I was petrified

Kept thinking I could never live

without you by my side

But I spent so many nights

thinking how you did me wrong

I grew strong

I learned how to carry on

and so you're back

from outer space

I just walked in to find you here

with that sad look upon your face

I should have changed my stupid lock

I should have made you leave your key

If I had known for just one second

you'd be back to bother me

Go on now go walk out the door

just turn around now

'cause you're not welcome anymore

weren't you the one who tried to hurt me with goodbye

you think I'd crumble

you think I'd lay down and die

Oh no, not I

I will survive

as long as i know how to love

I know I will stay alive

I've got all my life to live

I've got all my love to give

and I'll survive

I will survive

It took all the strength I had

not to fall apart

kept trying hard to mend

the pieces of my broken heart

and I spent oh so many nights

just feeling sorry for myself

I used to cry

Now I hold my head up high

and you see me

somebody new

I'm not that chained up little person

still in love with you

and so you felt like dropping in

and just expect me to be free

now I'm saving all my loving

for someone who's loving me

[Gloria Gaynor]

Publicado por [Joystick] às 10:50 AM | Comentários (2)

março 02, 2005

O Spectrum feito pelos seus leitores

O Pedro Vieira chama-nos a atenção para este post no seu blogue.

Publicado por [Rex] às 03:37 PM

março 01, 2005

Comer as papas na cabeça

Há um mês, este amiguinho ia-nos pregando uma partida. Ao que parece esteve vai-não-vai e acabou por ficar. Na semana passada voltou lá para a clínica e foi traqueotomizado. Entretanto, ao que parece para grande desespero dos fiéis, tinham decidido que ia faltar a uma reza (Angelus) que parece que é muito importante nesta altura do ano. Consternação por esse mundo fora. Aberturas de telejornais, destaques em jornais, blá, blá, blá. Ou seja, as centrais de informação do Vaticano e das Igrejas por esse mundo fora a trabalhar em grande estilo, devidamente acolitados por católicos fazedores de opinião católica.

E não é que à última da hora, surpreendendo tudo e todos, o traquina do Karol lá veio à janela benzer a malta? Ah, grande Karol!

Assim se vai vendendo à borla a santidade do velhinho e da instituição de que é cabeça. Ir tratando do futuro enquanto se prepara o presente imediato. Chama-se a isto preparar uma morte em berço de ouro.

No Vaticano a manipulação das massas nunca morreu solteira.

marcar artigo