Saiba como gerir a sua loja virtual no Facebook

02-08-2014
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Saiba como gerir a sua loja virtual no Facebook

Sara Piteira Mota

00:05

As redes sociais são hoje um poderoso instrumento que permite promover um negócio. Saiba como criar e gerir a sua loja ‘online’, e que cuidados deve ter.

S abia que os queijos da serra da estrela, as alheiras de Mirandela ou o pão-de-ló da Ti Piedade estão à venda no Facebook? Dos alimentos aos telemóveis, tudo se vende na maior rede social, onde o limite é a imaginação de quem quer vender.

É possível criar a loja ‘online' sozinho, mas se não tiver paciência, vontade ou conhecimento para mexer neste tipo de coisas existem empresas que o ajudam em poucos passos a colocar a sua loja na rede. Para que não tropece pelo caminho, o Económico dá-lhe algumas dicas de como tirar o máximo partido das redes sociais no seu negócio.

Mas para que os benefícios económicos sejam generosos é preciso que o empreendedor tenha alguns cuidados. Se o produto que vai vender precisa de ter muitas fotografias - por exemplo se for vestuário ou calçado -, de todas as redes existentes, o Facebook parece o mais indicado para criar o seu negócio virtual.

E antes de criar a sua loja ‘online' é importante que os empreendedores ou empresários definam a que tipo de público se dirige e quais são os objectivos. Se possível faça um planeamento de marketing e tente adaptá-lo mediante as reacções do público. Quanto mais assertivo for na frequência que coloca os ‘posts', mais felizes ficam os seguidores. Use o bom senso para decidir de quanto em quanto tempo actualiza a sua loja ‘online'.

Comece por definir um logotipo apelativo. Faça-o você mesmo ou contrate um artista gráfico. Certifique-se de que a loja está bem organizada. Todas as fotos devem estar em álbuns com título e descrições pensadas. As informações devem estar actualizadas. Por exemplo, se recorrer a uma plataforma como a Facestore, fique a saber que até dez produtos, o uso da Facestore é gratuito. A partir daí, o plano de 100 produtos custa 4,90 euros por mês, e por aí adiante.

Uma das mais-valias desta aplicação - e outras semelhantes - é a integração de meios de pagamento (multibanco e transferência bancária) e também ainda o facto de ter incluídas as tabelas das principais transportadoras para cálculo de portes no envio das encomendas.

Uma dica que nunca deve esquecer: "oiça" o que os utilizadores dizem quando visitam a sua página e responda-lhes. A rede social abre um canal de comunicação que nunca deve ser um monólogo. As questões colocadas na página, positivas ou negativas, devem ser sempre respondidas. Prepare-se para ter que reagir a alguns insultos, mas responda sempre de forma educada.

Comunique-se com seus clientes, informe-os sobre itens esgotados que serão repostos e peça-lhes para ajudarem a promover a loja. Encoraje-os a compartilhar o ‘link' da loja ao fazer concursos com incentivos. Os comentários sobre a loja espalham-se mais rápido com o Facebook, e nada atrai mais atenção que um grande número de fãs na rede social.

E claro, não publique qualquer coisa. O público que conquistou está ao seu lado pelo que você tem a oferecer. Como tal, publique coisas relacionadas com a empresa/serviço, pois colocar ‘posts' só porque sim, pode ser desconfortante para quem quer apenas ver os produtos. Mantenha o foco e forneça informação e conteúdo que os visitantes da sua loja gostam. Se começar a vender muito tenha atenção que nem sempre significa vender bem. Para saber se o seu negócio está a dar bons resultados, faça um planeamento das despesas e receitas e mantenha o controlo de fluxo de caixa.

E não se esqueça, que mesmo que tenha um site oficial da empresa, nos tempos de hoje é impossível ignorar a influência que as redes sociais têm nas nossas vidas privadas e na actividade empresarial. Só o Facebook tem 1,32 milhões de utilizadores activos mensalmente, com 1,07 milhões em plataformas mobile.

Saiba como gerir a sua loja virtual no Facebook

Sara Piteira Mota

00:05

As redes sociais são hoje um poderoso instrumento que permite promover um negócio. Saiba como criar e gerir a sua loja ‘online’, e que cuidados deve ter.

S abia que os queijos da serra da estrela, as alheiras de Mirandela ou o pão-de-ló da Ti Piedade estão à venda no Facebook? Dos alimentos aos telemóveis, tudo se vende na maior rede social, onde o limite é a imaginação de quem quer vender.

É possível criar a loja ‘online' sozinho, mas se não tiver paciência, vontade ou conhecimento para mexer neste tipo de coisas existem empresas que o ajudam em poucos passos a colocar a sua loja na rede. Para que não tropece pelo caminho, o Económico dá-lhe algumas dicas de como tirar o máximo partido das redes sociais no seu negócio.

Mas para que os benefícios económicos sejam generosos é preciso que o empreendedor tenha alguns cuidados. Se o produto que vai vender precisa de ter muitas fotografias - por exemplo se for vestuário ou calçado -, de todas as redes existentes, o Facebook parece o mais indicado para criar o seu negócio virtual.

E antes de criar a sua loja ‘online' é importante que os empreendedores ou empresários definam a que tipo de público se dirige e quais são os objectivos. Se possível faça um planeamento de marketing e tente adaptá-lo mediante as reacções do público. Quanto mais assertivo for na frequência que coloca os ‘posts', mais felizes ficam os seguidores. Use o bom senso para decidir de quanto em quanto tempo actualiza a sua loja ‘online'.

Comece por definir um logotipo apelativo. Faça-o você mesmo ou contrate um artista gráfico. Certifique-se de que a loja está bem organizada. Todas as fotos devem estar em álbuns com título e descrições pensadas. As informações devem estar actualizadas. Por exemplo, se recorrer a uma plataforma como a Facestore, fique a saber que até dez produtos, o uso da Facestore é gratuito. A partir daí, o plano de 100 produtos custa 4,90 euros por mês, e por aí adiante.

Uma das mais-valias desta aplicação - e outras semelhantes - é a integração de meios de pagamento (multibanco e transferência bancária) e também ainda o facto de ter incluídas as tabelas das principais transportadoras para cálculo de portes no envio das encomendas.

Uma dica que nunca deve esquecer: "oiça" o que os utilizadores dizem quando visitam a sua página e responda-lhes. A rede social abre um canal de comunicação que nunca deve ser um monólogo. As questões colocadas na página, positivas ou negativas, devem ser sempre respondidas. Prepare-se para ter que reagir a alguns insultos, mas responda sempre de forma educada.

Comunique-se com seus clientes, informe-os sobre itens esgotados que serão repostos e peça-lhes para ajudarem a promover a loja. Encoraje-os a compartilhar o ‘link' da loja ao fazer concursos com incentivos. Os comentários sobre a loja espalham-se mais rápido com o Facebook, e nada atrai mais atenção que um grande número de fãs na rede social.

E claro, não publique qualquer coisa. O público que conquistou está ao seu lado pelo que você tem a oferecer. Como tal, publique coisas relacionadas com a empresa/serviço, pois colocar ‘posts' só porque sim, pode ser desconfortante para quem quer apenas ver os produtos. Mantenha o foco e forneça informação e conteúdo que os visitantes da sua loja gostam. Se começar a vender muito tenha atenção que nem sempre significa vender bem. Para saber se o seu negócio está a dar bons resultados, faça um planeamento das despesas e receitas e mantenha o controlo de fluxo de caixa.

E não se esqueça, que mesmo que tenha um site oficial da empresa, nos tempos de hoje é impossível ignorar a influência que as redes sociais têm nas nossas vidas privadas e na actividade empresarial. Só o Facebook tem 1,32 milhões de utilizadores activos mensalmente, com 1,07 milhões em plataformas mobile.

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