O efeito das sondagens*

08-11-2013
marcar artigo

O efeito das sondagens*

Podem as sondagens pré-eleitorais influenciar os resultados das eleições? Em princípio não! A apresentação dos resultados influencia muitos dos eleitores, é verdade, mas os diversos tipos de influência anulam-se entre si.

O primeiro dos efeitos identificados é o de apoio ao partido ganhador (bandwagon), que leva alguns dos eleitores com determinado perfil a tentar integrar-se no grupo dos ganhadores, no partido que pareça reunir os maiores apoios.

Um segundo efeito, contrário do anterior, é um movimento de votantes que, com pena dos perdedores, e para tentar reequilibrar o resultado das sondagens, ou até vingarem-se delas, apoiam os partidos que apresentam baixos resultados nos estudos de opinião (underdog).

Há ainda uma proporção do eleitorado que tem tendência em votar naquelas forças que estejam em ascenção, qualquer que seja a sua posição relativa no espectro de candidaturas (momentum).

Por último, a divulgação recorrente de resultados de sondagens provoca alterações nos níveis de participação, levando muitos dos eleitores a absterem-se ou até a votar quando previam abster-se.

Esta é uma matéria que vem sendo estudada há anos e o que a literatura nos garante é que nos diversos actos eleitorais todos estes efeitos se complementam e contrariam mutuamente.Pelo que perdem tempo aqueles actores políticos que tentam influenciar os resultados das sondagens ou descredibilizar quem as produz e divulga.

*publicado no Clube de Matemática (Sociedade Portuguesa de Matemática): http://www.clube.spm.pt/arquivo/549

O efeito das sondagens*

Podem as sondagens pré-eleitorais influenciar os resultados das eleições? Em princípio não! A apresentação dos resultados influencia muitos dos eleitores, é verdade, mas os diversos tipos de influência anulam-se entre si.

O primeiro dos efeitos identificados é o de apoio ao partido ganhador (bandwagon), que leva alguns dos eleitores com determinado perfil a tentar integrar-se no grupo dos ganhadores, no partido que pareça reunir os maiores apoios.

Um segundo efeito, contrário do anterior, é um movimento de votantes que, com pena dos perdedores, e para tentar reequilibrar o resultado das sondagens, ou até vingarem-se delas, apoiam os partidos que apresentam baixos resultados nos estudos de opinião (underdog).

Há ainda uma proporção do eleitorado que tem tendência em votar naquelas forças que estejam em ascenção, qualquer que seja a sua posição relativa no espectro de candidaturas (momentum).

Por último, a divulgação recorrente de resultados de sondagens provoca alterações nos níveis de participação, levando muitos dos eleitores a absterem-se ou até a votar quando previam abster-se.

Esta é uma matéria que vem sendo estudada há anos e o que a literatura nos garante é que nos diversos actos eleitorais todos estes efeitos se complementam e contrariam mutuamente.Pelo que perdem tempo aqueles actores políticos que tentam influenciar os resultados das sondagens ou descredibilizar quem as produz e divulga.

*publicado no Clube de Matemática (Sociedade Portuguesa de Matemática): http://www.clube.spm.pt/arquivo/549

marcar artigo