Octávio V. Gonçalves: Recolocar as reivindicações dos professores na agenda política

30-06-2011
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Participarei, nesta Conferência, organizada pela JSD de Vila Real, em representação do PROmova (PROFESSORES - Movimento de Valorização), procurando trazer novamente as questões educativas para o centro do debate político e, acima de tudo, visando defender uma educação que (entre outras dimensões que o PROmova considere pertinentes):
- promova, em todos os agentes educativos, uma cultura de trabalho, exigência e rigor;- se focalize na qualificação efectiva das aprendizagens dos alunos, esvaziada de burocracias contraproducentes e assumindo a escola a organização eficaz dos recursos que permitam assegurar, tanto uma sólida preparação técnica e científica dos alunos, validada em exames nacionais, como uma detecção atempada das dificuldades dos alunos e uma mobilização de respostas sistemáticas e efectivas às mesmas;- valorize a autoridade disciplinar e pedagógica dos professores;- implemente uma avaliação séria e justa, mas parcimoniosa, do desempenho dos professores;- assegure uma real autonomia da escola em termos de modelo de gestão e de maior flexibilidade nas opções curriculares e pedagógicas;- liberte os professores da planificação socialista da formação contínua, incentivando e reconhecendo uma diversificação dos planos de formação e, mesmo, a auto-formação;- se realize em escolas humanizadas de pequena e média dimensão, como factores de sucesso educativo, mas também de desenvolvimento salutogénico e psicossocialmente ajustado de crianças e jovens;- garanta a estabilidade do corpo docente, sem sacrificar a mobilidade suportada em critérios de graduação profissional.


Participarei, nesta Conferência, organizada pela JSD de Vila Real, em representação do PROmova (PROFESSORES - Movimento de Valorização), procurando trazer novamente as questões educativas para o centro do debate político e, acima de tudo, visando defender uma educação que (entre outras dimensões que o PROmova considere pertinentes):
- promova, em todos os agentes educativos, uma cultura de trabalho, exigência e rigor;- se focalize na qualificação efectiva das aprendizagens dos alunos, esvaziada de burocracias contraproducentes e assumindo a escola a organização eficaz dos recursos que permitam assegurar, tanto uma sólida preparação técnica e científica dos alunos, validada em exames nacionais, como uma detecção atempada das dificuldades dos alunos e uma mobilização de respostas sistemáticas e efectivas às mesmas;- valorize a autoridade disciplinar e pedagógica dos professores;- implemente uma avaliação séria e justa, mas parcimoniosa, do desempenho dos professores;- assegure uma real autonomia da escola em termos de modelo de gestão e de maior flexibilidade nas opções curriculares e pedagógicas;- liberte os professores da planificação socialista da formação contínua, incentivando e reconhecendo uma diversificação dos planos de formação e, mesmo, a auto-formação;- se realize em escolas humanizadas de pequena e média dimensão, como factores de sucesso educativo, mas também de desenvolvimento salutogénico e psicossocialmente ajustado de crianças e jovens;- garanta a estabilidade do corpo docente, sem sacrificar a mobilidade suportada em critérios de graduação profissional.

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