CIDADANIA LX: Já temos eixo Norte-Sul em Lisboa!

27-01-2012
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(Foto roubada no Viver na Alta de Lisboa) E pronto, já temos mais uma auto-estrada em plena cidade. Os meios de comunicação, e o sr . ministro, são hoje unânimes quanto ao último troço de 4km do eixo Norte-Sul: temos uma importante obra para "facilitar" e "desanuviar" o trânsito, que vai retirar trânsito do centro da cidade, que vai até despoluir a cidade.Como a memória é curta.Alguém se lembra do que foi dito aquando da abertura do primeiro troço da auto-estrada de Cascais há quase 20 anos? Que era uma importante via para facilitar o trânsito em Lisboa.Alguém se lembra do que foi dito da transformação da estrada de Sintra em IC19?Do troço Oeste da Cril ?Dos viadutos entre a Av. da Índia , a Infante Santo e a Avenida Brasília?Dos túneis do Campo Pequeno?Da CREL?Dos primeiros troços do Eixo Norte-Sul?Do túnel do Areeiro?Da ponte Vasco da Gama?Do troço norte da CRIL?Dos túneis da Infante Dom Henrique e Marechal Gomes da Costa?Da triplicação do IC19?Da radial da Pontinha?Da radial de Odivelas?Da triplicação da A1?Da IC2 , alternativa à A1 em Sacavém?Dos viadutos de ligação da Avenida Brasília e a Marginal à CRIL?Da A10 , alternativa à A1 em Vila Franca de Xira?Do túnel do Marquês?Todos iam aliviar o trânsito em Lisboa.Claro que houve melhorias pontuais, se bem que muitas com tendência para se esbater no tempo, quando o trânsito se adapta às novas condições. Mas com tanta "via fundamental para aliviar o trânsito", o trânsito não deveria já estar aliviado de vez?Estas precipitadas conclusões são sempre tomadas partindo do princípio errado, de que o padrão de trânsito se mantêm quando se abre uma nova via. Mas isso nunca acontece. O trânsito temporariamente mais fluido num local (e por consequência nos locais à volta) é um convite óbvio a um aumento do número global de automóveisEntretanto foram gastos 25 milhões (algo como 62000 salários mínimos), foram esventrados mais alguns bairros da cidade, tornando cada vez mais a cidade em aglomerados de prédios rodeados por auto-estradas. Assim desumanizamos e matamos as nossas cidades e a nossa qualidade de vida.Cá, a excesso de automóveis respondemos com mais facilidades de circulação. Nos países europeus que já padeceram deste mal há mais tempo, responde-se com mais dificuldades.Recomendo o seguinte vídeo encontrado aqui (a parte final é que se dispensava)(Texto adaptado dum post meu)


(Foto roubada no Viver na Alta de Lisboa) E pronto, já temos mais uma auto-estrada em plena cidade. Os meios de comunicação, e o sr . ministro, são hoje unânimes quanto ao último troço de 4km do eixo Norte-Sul: temos uma importante obra para "facilitar" e "desanuviar" o trânsito, que vai retirar trânsito do centro da cidade, que vai até despoluir a cidade.Como a memória é curta.Alguém se lembra do que foi dito aquando da abertura do primeiro troço da auto-estrada de Cascais há quase 20 anos? Que era uma importante via para facilitar o trânsito em Lisboa.Alguém se lembra do que foi dito da transformação da estrada de Sintra em IC19?Do troço Oeste da Cril ?Dos viadutos entre a Av. da Índia , a Infante Santo e a Avenida Brasília?Dos túneis do Campo Pequeno?Da CREL?Dos primeiros troços do Eixo Norte-Sul?Do túnel do Areeiro?Da ponte Vasco da Gama?Do troço norte da CRIL?Dos túneis da Infante Dom Henrique e Marechal Gomes da Costa?Da triplicação do IC19?Da radial da Pontinha?Da radial de Odivelas?Da triplicação da A1?Da IC2 , alternativa à A1 em Sacavém?Dos viadutos de ligação da Avenida Brasília e a Marginal à CRIL?Da A10 , alternativa à A1 em Vila Franca de Xira?Do túnel do Marquês?Todos iam aliviar o trânsito em Lisboa.Claro que houve melhorias pontuais, se bem que muitas com tendência para se esbater no tempo, quando o trânsito se adapta às novas condições. Mas com tanta "via fundamental para aliviar o trânsito", o trânsito não deveria já estar aliviado de vez?Estas precipitadas conclusões são sempre tomadas partindo do princípio errado, de que o padrão de trânsito se mantêm quando se abre uma nova via. Mas isso nunca acontece. O trânsito temporariamente mais fluido num local (e por consequência nos locais à volta) é um convite óbvio a um aumento do número global de automóveisEntretanto foram gastos 25 milhões (algo como 62000 salários mínimos), foram esventrados mais alguns bairros da cidade, tornando cada vez mais a cidade em aglomerados de prédios rodeados por auto-estradas. Assim desumanizamos e matamos as nossas cidades e a nossa qualidade de vida.Cá, a excesso de automóveis respondemos com mais facilidades de circulação. Nos países europeus que já padeceram deste mal há mais tempo, responde-se com mais dificuldades.Recomendo o seguinte vídeo encontrado aqui (a parte final é que se dispensava)(Texto adaptado dum post meu)

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