Pena e Espada: Corações das Trevas

03-07-2011
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O Miguel Vaz trouxe-me hoje à memória uma recordação de outros tempos ao falar de "Hearts of Darkness: A Filmaker's Apocalypse" (1991), um documentário sobre a complicada rodagem de um dos meus filmes de culto. Na minha adolescência, "Apocalypse Now" (1979) foi, em paralelo com "Taxi Driver" (1976), o filme que mais vezes vi. Como grande fã que era desta obra de Francis Ford Coppola, foi com grande satisfação que, no início dos anos 90, descobri que o vídeo-clube (esse tipo de pequeno comércio em vias de extinção) perto de minha casa era dos poucos que o tinha. Aluguei e gravei. Tudo isto se passou muito antes dos DVD e os seus 'extras'. Foi aí que vi pela primeira vez, por exemplo, a caríssima cena da "plantação francesa", amputada na primeira versão do filme, mas que, por fim, acabou por ser restituída na versão 'redux'.

Mas o Miguel escreveu acerca da concretização da "grande esperança" de Coppola. Repito aqui o que lhe respondi. Essa "grande esperança" era partilhada por muitos e devo confessar que ainda me parece incrível a rapidez com que tudo mudou.

Sobre a atribulada realização deste filme, que é o melhor alguma vez feito sobre a Guerra do Vietname, há uma frase de Coppola que diz tudo: "There were too many of us, we had access to too much equipment, too much money, and little by little we went insane".


O Miguel Vaz trouxe-me hoje à memória uma recordação de outros tempos ao falar de "Hearts of Darkness: A Filmaker's Apocalypse" (1991), um documentário sobre a complicada rodagem de um dos meus filmes de culto. Na minha adolescência, "Apocalypse Now" (1979) foi, em paralelo com "Taxi Driver" (1976), o filme que mais vezes vi. Como grande fã que era desta obra de Francis Ford Coppola, foi com grande satisfação que, no início dos anos 90, descobri que o vídeo-clube (esse tipo de pequeno comércio em vias de extinção) perto de minha casa era dos poucos que o tinha. Aluguei e gravei. Tudo isto se passou muito antes dos DVD e os seus 'extras'. Foi aí que vi pela primeira vez, por exemplo, a caríssima cena da "plantação francesa", amputada na primeira versão do filme, mas que, por fim, acabou por ser restituída na versão 'redux'.

Mas o Miguel escreveu acerca da concretização da "grande esperança" de Coppola. Repito aqui o que lhe respondi. Essa "grande esperança" era partilhada por muitos e devo confessar que ainda me parece incrível a rapidez com que tudo mudou.

Sobre a atribulada realização deste filme, que é o melhor alguma vez feito sobre a Guerra do Vietname, há uma frase de Coppola que diz tudo: "There were too many of us, we had access to too much equipment, too much money, and little by little we went insane".

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