O Carmo e a Trindade: Vade retro

07-07-2011
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O Metropolitano de Lisboa acaba de anunciar que encerrará o troço Cidade Universitária-Rato, todas as noites, às 22h50. Já a partir de amanhã. Nenhuma explicação é dada no local próprio aos utentes, que se limitam a receber esta mensagem nos anúncios luminosos ou em alta-voz. Esta absurda decisão, note-se, inviabiliza as viagens de metro entre zonas como o Marquês de Pombal, o Saldanha ou a Avenida da República e a zona norte da cidade, com prolongamento para Odivelas. E ocorre, note-se também, numa altura em que Lisboa está cheia de turistas - nacionais e estrangeiros. A administração do Metropolitano (empresa pública) dá-lhes, a eles e aos residentes, duas opções: ou deitam-se cedo ou terão que se deslocar de automóvel. Bem podem todos os autarcas e candidatos a autarcas apregoar as virtudes dos transportes públicos e fazer apelos mais ou menos demagógicos à sua utilização. Nesta matéria, como em tantas outras, Lisboa anda com o passo cada vez mais desacertado em comparação com as restantes capitais europeias.


O Metropolitano de Lisboa acaba de anunciar que encerrará o troço Cidade Universitária-Rato, todas as noites, às 22h50. Já a partir de amanhã. Nenhuma explicação é dada no local próprio aos utentes, que se limitam a receber esta mensagem nos anúncios luminosos ou em alta-voz. Esta absurda decisão, note-se, inviabiliza as viagens de metro entre zonas como o Marquês de Pombal, o Saldanha ou a Avenida da República e a zona norte da cidade, com prolongamento para Odivelas. E ocorre, note-se também, numa altura em que Lisboa está cheia de turistas - nacionais e estrangeiros. A administração do Metropolitano (empresa pública) dá-lhes, a eles e aos residentes, duas opções: ou deitam-se cedo ou terão que se deslocar de automóvel. Bem podem todos os autarcas e candidatos a autarcas apregoar as virtudes dos transportes públicos e fazer apelos mais ou menos demagógicos à sua utilização. Nesta matéria, como em tantas outras, Lisboa anda com o passo cada vez mais desacertado em comparação com as restantes capitais europeias.

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