Volvo V40 R-Design: um compacto familiar com carácter desportivo
Sara Piteira Mota
Ontem 00:05
Com pouco mais de 4 metros, este compacto modelo é direccionado para gente nova, que privilegia a dinâmica em prol do espaço ou de uma utilização mais familiar.
É encara ainda por muitos como uma marca conservadora. Mas a verdade é que nos últimos anos a Volvo tem feito bastante para se afastar dessa avaliação, criando produtos inovadores e cativantes.
Quando apresentou o V40, pela primeira vez, a Volvo deu mais um passo em frente no sentido de se aproximar das marcas ‘premium'. Agora, com a renova versão - R-Design - a Volvo quer conquistar novos clientes que se encontram no segmento médio familiar das marcas generalistas e procurem um carro para a família com um cunho desportivo.
A gama R-Design traz mudanças estéticas e mecânicas que confirmam que afinal estes suecos têm sangue quente. Pára-choques mais desportivos, com difusor de ar na parte traseira, que também incorpora as saídas de escape cromada e rodas exclusivas são alguns dos detalhes visuais desta versão.
Na mecânica, destaca-se o R-Design Sport chassis, com molas e amortecedores específicos, suspensão rebaixada em 15 mm, e troca de outros componentes da suspensão, como barras estabilizadoras.
Com 177 cavalos, este Volvo arranca e retoma como um legítimo desportivo. Conduzi-lo em estrada é o ponto forte. A versão D4, a mais potente a gasóleo presente no mercado nacional, garante uma condução energética mas, simultaneamente, acessível e suave.
O novo R-Design tem acabamentos de primeira qualidade, uma insonorização muito boa, e os comandos de direcção e da caixa de velocidade de seis marchas são eficientes.
No global, o modelo R-Design oferece, além da boa qualidade de construção e segurança, uma condução mais atrevida sem deixar o conforto de lado. Embora não tenha tantos equipamentos como os alemães, esses suecos têm condições de satisfazer o público mais exigente que procura um carro confortável e seguro na cidade ou uma máquina para acelerar na estrada. O V40 é um carro com qualidades suficientes para fazer frente a modelos como o Classe A da Mercedes, o Série 1 da BMW ou o Audi A3.
E, embora esteja nas mãos de capital chinês, os novos accionistas têm permitido à Volvo manter todo o ‘pedigree' de segurança e qualidade que a tornaram numa grande marca, capaz de acompanhar as novas exigências do mercado.
Na lista dos equipamentos de série deste novo V40 R- Design estão os faróis de xénon adaptativos, detector de pedestres e ciclistas e o sistema City Safety com airbags laterais e frontais, freios ABS com EBA, sensor de estacionamento, piloto automático, controle anti-capotamento (RSC), de tração e de estabilidade (DSTC). Uma das principais novidades é o Sensus Connected Touch. Este sistema multimédia possui ecrã táctil 7 polegadas que permite navegar na internet, aceder ao GPS em 3D, fazer ligações telefónicas, ouvir rádio online e aceder às redes sociais. Para utilizar, é necessário recorrer ao sistema operativo Android.
O novo painel de instrumentos pode ser integralmente gráfico (é uma opção que faz parte do pacote "Style") e apresenta um ‘layout' personalizável, que vai do estilo mais clássico ao mais desportivo. O condutor pode alternar entre três modos distintos - Elegance, Eco e Performance - fazendo variar as informações.
Segurança em evidência
O V40 contribui ainda para reforçar a imagem de segurança que sempre caracterizou todos os automóveis do fabricante sueco. De série está presente o sistema City Safety, que detecta a aproximação a um obstáculo e avisa, tenta evitar ou reduz as consequências do embate, no caso de não existir qualquer reacção da parte do condutor. Opcionalmente pode ser acrescentado um módulo para a detecção de peões.
Mas o nível e equipamento de segurança não se fica por aqui. Consoante a versão - Kinetic, Momentum ou Summum - o carro pode ter leitura de sinais de trânsito, faróis adaptáveis em função da luminosidade, velocidade de cruzeiro activa (controla a distância em relação ao veículo da frente) e outros.
Se falarmos de segurança passiva, o V40 pode vir equipado com airbag para os joelhos, embora a grande novidade seja mesmo a primeira almofada de ar para a protecção de peões. É de realçar que que a existência deste equipamento leva algumas seguradoras a realizarem descontos sobre o prémio cobrado pelo seguro da viatura.
Em matéria de consumos a versão D4, a mais potente a gasóleo presente no mercado nacional, com 177 cavalos, impõe o poderoso e rápido binário para garantir uma condução despachada mantendo consumos ponderados. Todos os motores disponíveis apresentam sistema Stop/Start. No global, este V40 é um familair com personalidade desportiva.
Ficha técnica do Volvo V40 R-Desing
Arquitetura 5 cilindros em linha turbodiesel
Cilindrada (cc): 1984
Potência máxima (cv/rpm): 177/3500
Binário máximo (nm/rpm): 400/1750-2750
Combustível Gasóleo
Consumo combinado (l/100km): 4,3
Aceleração (0-100km/h): 8,6
Vel. Máxima (km/h): 220
Emissões Co2 (g/km): 114
PVP base: 30.873€
PVP viatura ensaiada: 47.350€
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Volvo V40 R-Design: um compacto familiar com carácter desportivo
Sara Piteira Mota
Ontem 00:05
Com pouco mais de 4 metros, este compacto modelo é direccionado para gente nova, que privilegia a dinâmica em prol do espaço ou de uma utilização mais familiar.
É encara ainda por muitos como uma marca conservadora. Mas a verdade é que nos últimos anos a Volvo tem feito bastante para se afastar dessa avaliação, criando produtos inovadores e cativantes.
Quando apresentou o V40, pela primeira vez, a Volvo deu mais um passo em frente no sentido de se aproximar das marcas ‘premium'. Agora, com a renova versão - R-Design - a Volvo quer conquistar novos clientes que se encontram no segmento médio familiar das marcas generalistas e procurem um carro para a família com um cunho desportivo.
A gama R-Design traz mudanças estéticas e mecânicas que confirmam que afinal estes suecos têm sangue quente. Pára-choques mais desportivos, com difusor de ar na parte traseira, que também incorpora as saídas de escape cromada e rodas exclusivas são alguns dos detalhes visuais desta versão.
Na mecânica, destaca-se o R-Design Sport chassis, com molas e amortecedores específicos, suspensão rebaixada em 15 mm, e troca de outros componentes da suspensão, como barras estabilizadoras.
Com 177 cavalos, este Volvo arranca e retoma como um legítimo desportivo. Conduzi-lo em estrada é o ponto forte. A versão D4, a mais potente a gasóleo presente no mercado nacional, garante uma condução energética mas, simultaneamente, acessível e suave.
O novo R-Design tem acabamentos de primeira qualidade, uma insonorização muito boa, e os comandos de direcção e da caixa de velocidade de seis marchas são eficientes.
No global, o modelo R-Design oferece, além da boa qualidade de construção e segurança, uma condução mais atrevida sem deixar o conforto de lado. Embora não tenha tantos equipamentos como os alemães, esses suecos têm condições de satisfazer o público mais exigente que procura um carro confortável e seguro na cidade ou uma máquina para acelerar na estrada. O V40 é um carro com qualidades suficientes para fazer frente a modelos como o Classe A da Mercedes, o Série 1 da BMW ou o Audi A3.
E, embora esteja nas mãos de capital chinês, os novos accionistas têm permitido à Volvo manter todo o ‘pedigree' de segurança e qualidade que a tornaram numa grande marca, capaz de acompanhar as novas exigências do mercado.
Na lista dos equipamentos de série deste novo V40 R- Design estão os faróis de xénon adaptativos, detector de pedestres e ciclistas e o sistema City Safety com airbags laterais e frontais, freios ABS com EBA, sensor de estacionamento, piloto automático, controle anti-capotamento (RSC), de tração e de estabilidade (DSTC). Uma das principais novidades é o Sensus Connected Touch. Este sistema multimédia possui ecrã táctil 7 polegadas que permite navegar na internet, aceder ao GPS em 3D, fazer ligações telefónicas, ouvir rádio online e aceder às redes sociais. Para utilizar, é necessário recorrer ao sistema operativo Android.
O novo painel de instrumentos pode ser integralmente gráfico (é uma opção que faz parte do pacote "Style") e apresenta um ‘layout' personalizável, que vai do estilo mais clássico ao mais desportivo. O condutor pode alternar entre três modos distintos - Elegance, Eco e Performance - fazendo variar as informações.
Segurança em evidência
O V40 contribui ainda para reforçar a imagem de segurança que sempre caracterizou todos os automóveis do fabricante sueco. De série está presente o sistema City Safety, que detecta a aproximação a um obstáculo e avisa, tenta evitar ou reduz as consequências do embate, no caso de não existir qualquer reacção da parte do condutor. Opcionalmente pode ser acrescentado um módulo para a detecção de peões.
Mas o nível e equipamento de segurança não se fica por aqui. Consoante a versão - Kinetic, Momentum ou Summum - o carro pode ter leitura de sinais de trânsito, faróis adaptáveis em função da luminosidade, velocidade de cruzeiro activa (controla a distância em relação ao veículo da frente) e outros.
Se falarmos de segurança passiva, o V40 pode vir equipado com airbag para os joelhos, embora a grande novidade seja mesmo a primeira almofada de ar para a protecção de peões. É de realçar que que a existência deste equipamento leva algumas seguradoras a realizarem descontos sobre o prémio cobrado pelo seguro da viatura.
Em matéria de consumos a versão D4, a mais potente a gasóleo presente no mercado nacional, com 177 cavalos, impõe o poderoso e rápido binário para garantir uma condução despachada mantendo consumos ponderados. Todos os motores disponíveis apresentam sistema Stop/Start. No global, este V40 é um familair com personalidade desportiva.
Ficha técnica do Volvo V40 R-Desing
Arquitetura 5 cilindros em linha turbodiesel
Cilindrada (cc): 1984
Potência máxima (cv/rpm): 177/3500
Binário máximo (nm/rpm): 400/1750-2750
Combustível Gasóleo
Consumo combinado (l/100km): 4,3
Aceleração (0-100km/h): 8,6
Vel. Máxima (km/h): 220
Emissões Co2 (g/km): 114
PVP base: 30.873€
PVP viatura ensaiada: 47.350€