de McCain e ObamaOs programas para a saúde distinguem de forma visível os dois candidatos.Nenhum deles propõe um SNS, mantendo o mercado de seguros como o modelo de saúde, mas enquanto McCain concentra no indivíduo toda a responsabilidade, Obama alarga a cobertura através de uma combinação público-privada.McCain propõe substituir a actual isenção fiscal de despesas das empresas com a saúde dos seus trabalhadores, por incentivos ao seguro individual de saúde com deduções fiscais de 2.500 dólares para indivíduos e 5.000 dólares para famílias. As situações de risco catastrófico (doença grave, dispendiosa e irreversível) seriam apoiadas com fundos federais, ajudando a pagar os prémios de seguro aos cidadãos de baixo rendimento. O Estado seria afastado da saúde, a qual se concentra sob responsabilidade dos indivíduos. Para os pobres, excepções caritativas. Uma estimativa dos efeitos a dez anos do programa McCain aponta para uma redução de apenas 2 milhões na população sem seguro.Obama confirma, e suplementa o sistema actual, com um sistema misto, tipo Massachusetts: mais incentivos ao seguro de empresa, e reforço de dois importantes programas públicos, o Medicaid (para pessoas abaixo do nível estadual de pobreza) e o Programa Estadual de Seguro de Saúde para Crianças (SCHIP). As PME, os trabalhadores independentes e as pessoas sem seguro de empresa, nem Medicaid, nem SCHIP poderiam ter acesso a um novo seguro chamado National Health Insurance Exchange, o qual permitiria a opção entre um plano privado ou um novo plano público, alegadamente semelhante ao que é hoje oferecido aos membros do Congresso e aos funcionários públicos federais. Obama propõe protecção ao consumidor (proibindo a discriminação negativa em função do risco), apoio ao seguro de empresa para PME (através de deduções fiscais), seguros individuais privados e subsídios ao rendimento das famílias pobres (no seguro individual). Uma estimativa dos efeitos a dez anos do programa Obama aponta para uma redução de 34 milhões na população sem seguro.António Correia de Campos, DE 31.10.08Etiquetas: USA election 08
Categorias
Entidades
de McCain e ObamaOs programas para a saúde distinguem de forma visível os dois candidatos.Nenhum deles propõe um SNS, mantendo o mercado de seguros como o modelo de saúde, mas enquanto McCain concentra no indivíduo toda a responsabilidade, Obama alarga a cobertura através de uma combinação público-privada.McCain propõe substituir a actual isenção fiscal de despesas das empresas com a saúde dos seus trabalhadores, por incentivos ao seguro individual de saúde com deduções fiscais de 2.500 dólares para indivíduos e 5.000 dólares para famílias. As situações de risco catastrófico (doença grave, dispendiosa e irreversível) seriam apoiadas com fundos federais, ajudando a pagar os prémios de seguro aos cidadãos de baixo rendimento. O Estado seria afastado da saúde, a qual se concentra sob responsabilidade dos indivíduos. Para os pobres, excepções caritativas. Uma estimativa dos efeitos a dez anos do programa McCain aponta para uma redução de apenas 2 milhões na população sem seguro.Obama confirma, e suplementa o sistema actual, com um sistema misto, tipo Massachusetts: mais incentivos ao seguro de empresa, e reforço de dois importantes programas públicos, o Medicaid (para pessoas abaixo do nível estadual de pobreza) e o Programa Estadual de Seguro de Saúde para Crianças (SCHIP). As PME, os trabalhadores independentes e as pessoas sem seguro de empresa, nem Medicaid, nem SCHIP poderiam ter acesso a um novo seguro chamado National Health Insurance Exchange, o qual permitiria a opção entre um plano privado ou um novo plano público, alegadamente semelhante ao que é hoje oferecido aos membros do Congresso e aos funcionários públicos federais. Obama propõe protecção ao consumidor (proibindo a discriminação negativa em função do risco), apoio ao seguro de empresa para PME (através de deduções fiscais), seguros individuais privados e subsídios ao rendimento das famílias pobres (no seguro individual). Uma estimativa dos efeitos a dez anos do programa Obama aponta para uma redução de 34 milhões na população sem seguro.António Correia de Campos, DE 31.10.08Etiquetas: USA election 08