CDS-PP: Concelhia de Lisboa

24-01-2012
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O deputado centrista Abel Baptista solicitou hoje vários esclarecimentos ao Ministério das Obras Públicas sobre a linha ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, considerando que deve "servir de alavanca ao desenvolvimento económico" da região que atravessa.No requerimento dirigido ao Ministério liderado por Mário Lino, o deputado do CDS/PP pretende saber qual o actual estado do processo da linha de alta velocidade Porto/Vigo, qual o corredor escolhido e quais os estudos que sustentaram essa escolha, mas também quais as estações que esta linha vai ter. Na perspectiva de Abel Baptista, a eventual existência de estações nos distritos de Braga e Viana do Castelo é uma "condição que poderá ser determinante para o desenvolvimento competitivo" do Alto e Baixo Minho. Nesse sentido, considera que "excluir o Alto e Baixo Minho do futuro traçado do TGV equivale a negar a estas regiões condições de competitividade e fomentar uma ideia artificial de que o Porto deverá servir de referência representativa e aglutinadora dos interesses de todo o Norte". Ainda relativamente à linha Porto/Vigo, Abel Baptista quer saber se ela vai servir exclusivamente o comboio de alta velocidade ou também permitirá a utilização por comboios convencionais. Por outro lado, o deputado questiona o Ministério das Obras Públicas sobre o Aeroporto Sá Carneiro, pretendendo saber se o governo considera tratar-se de um equipamento fulcral no sistema de mobilidade nacional e internacional. A linha de alta velocidade Porto/Vigo, que deverá estar operacional em 2013, já recebeu um apoio de 244 milhões de euros da Comissão Europeia para o troço entre Ponte de Lima e Vigo.in A Verdade

O deputado centrista Abel Baptista solicitou hoje vários esclarecimentos ao Ministério das Obras Públicas sobre a linha ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, considerando que deve "servir de alavanca ao desenvolvimento económico" da região que atravessa.No requerimento dirigido ao Ministério liderado por Mário Lino, o deputado do CDS/PP pretende saber qual o actual estado do processo da linha de alta velocidade Porto/Vigo, qual o corredor escolhido e quais os estudos que sustentaram essa escolha, mas também quais as estações que esta linha vai ter. Na perspectiva de Abel Baptista, a eventual existência de estações nos distritos de Braga e Viana do Castelo é uma "condição que poderá ser determinante para o desenvolvimento competitivo" do Alto e Baixo Minho. Nesse sentido, considera que "excluir o Alto e Baixo Minho do futuro traçado do TGV equivale a negar a estas regiões condições de competitividade e fomentar uma ideia artificial de que o Porto deverá servir de referência representativa e aglutinadora dos interesses de todo o Norte". Ainda relativamente à linha Porto/Vigo, Abel Baptista quer saber se ela vai servir exclusivamente o comboio de alta velocidade ou também permitirá a utilização por comboios convencionais. Por outro lado, o deputado questiona o Ministério das Obras Públicas sobre o Aeroporto Sá Carneiro, pretendendo saber se o governo considera tratar-se de um equipamento fulcral no sistema de mobilidade nacional e internacional. A linha de alta velocidade Porto/Vigo, que deverá estar operacional em 2013, já recebeu um apoio de 244 milhões de euros da Comissão Europeia para o troço entre Ponte de Lima e Vigo.in A Verdade

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