O Rouxinol de Pomares

25-02-2008
marcar artigo

É um blog pessoal. É a minha Janela para dizer um "olá" a quem me visita... Uma forma de ver a minha Beira Serra, a minha cidade de Agualva-Cacém, Sintra, e outros lugares.

Faleceu ontem, dia 12, o Dr. Armando Dinis Cosme, conhecido médico Cojense, que foi também Presidente da Câmara Municipal de Arganil. Natural de Pomares, fixou residência em Côja, onde viveu e trabalhou, tendo contribuído para a história recente desta vila ao ser o fundador do C.O.J.A, e foi também uma figura activa na vida publica Cojense. Sabemos que é a ordem natural das coisas, mas Coja e a região perdeu uma das pessoas mais influentes dos últimos anos. O seu funeral realiza-se amanhã para o cemitério de Pomares, regressando para sempre à sua terra natal, para o seu descanso eterno. Paz à sua alma. À família e em especial aos seus filhos apresento as mais sentidas condolências.

sinto-me:

Apesar da chuva, o Carnaval de Côja cumpriu-se. Estão de parabéns Côja, o Grupo Mais Além e os seus dirigentes, que aproveito para felicitar na pessoa do seu presidente, José Acácio, a quem tive oportunidade de dar um abraço de felicitações pelo sucesso de mais uma jornada carnavalesca. E porque o carnaval é animação e cor, melhor do que as palavras são as imagens... O desfile do Carnaval em Côja, mesmo debaixo de chuva, permite-nos sempre umas imagens coloridas e cheias de espirito criativo. Então aqui ficam as imagens em cronologia... Com chuva e sem "assistente" a tarefa de fotografar tornou-se complicada. Compreenda-se que com um chapéu numa mão, a máquina que não é leve na outra, não tornou a focagem rápida e fácil. As fotografias são as possíveis! Notável a participação da comunidade estrangeira... E o desfile continua...sob variados temas onde não falta o Batcar...engraçado por sinal! Notei a presença de algumas figuras do nosso concelho e entre elas, a presença, como é hábito, do Dr. Miguel Ventura, Vereador e Presidente da ADIBER.

sinto-me:

Côja - Frente ribeirinha.

A ponte sobre o Rio Alva e a ponte sobre a Ribeira da Mata

sinto-me:

Côja inaugurou ontem mais uma Feira de Artesanato, Velharias e Antiguidades, um evento que dá a conhecer o artesanato da região, e também alguns dos produtos de excelência que se produzem por aqui. A FAVA é já um certame que se consolidou em Côja e que atrai cada vez mais visitantes, como se pode ver pelas fotografias, por se tratar não só de uma feira, mas também de um evento cultural. Para quem está de férias e pretende conhecer um pouco da nossa região e da nossa cultura, venha à FAVA. Caras conhecidas que marcam presença sempre que há eventos desta natureza. Uma Praça a abarrotar de gente. Filarmónica Pátria Nova de Côja em concerto. A rua principal com as respectivas barraquinhas. A arte do ferro...FróisArte. E uma referência a produtos de excelência da conhecidíssima marca DONANNA. Licores e doces gourmet. Já provei e gostei da geleia de vinho, só estou à espera de um coscorel para o fazer "marchar" a preceito!!! Boa apresentação e excelente qualidade. Sabor e Tradição da Beira Serra. Actuação da Tuna Cantares de Avô. E mesmo ali, na Praça principal de Côja, A Pérola de Côja, um belo espaço para matar a sede, a fome, comer um bolinho, ou beber um bom cafezinho. Obrigados pela vossa simpatia e pelos cafezinhos que me ofereceram. Sucesso!

sinto-me:

Ontem, domingo, em Côja, a bela vila Princesa do Alva inaugurou o seu Parque Verde do Prado, um local de lazer e de estacionamento que no futuro, assim que as árvores crescerem, irá tornar-se num espaço privilegiado para todos os cojenses e para todos os arganilenses do alto concelho. Foi um processo iniciado há muito pelo então Presidente da Junta, Dr. Eugénio Fróis como referiu no seu discurso o actual Presidente da Junta de Freguesia de Côja, Engº João Oliveira, que referiu ainda o empenho do Dr. Miguel Ventura da ADIBER, principal financiador do projecto, e ainda com a participação tecnica e finaceira da Câmara Municipal como não podia deixar de ser. Vamos ver algumas imagens da inauguração do Parque que contou com muitos cojenses e arganilenses do alto concelho. Côja e os cojenses estão de parabéns por tão bonito espaço à beira da Ribeira da Mata. Engº João Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Côja, em discurso. Dr. Miguel Ventura, Presidente da ADIBER, em discurso. Tuna Cantares de Côja

sinto-me:

O Carnaval do concelho e arredores...

sinto-me:

Ontem, cerca das 20:00 horas, era este o cenário dantesco que as populações de Côja viviam. Por não ter tido acesso à rede, quer móvel quer fixa, só agora me é possível colocar on-line estas fotos que obtive in-loco. Felizmente, e é do conhecimento geral que os Bombeiros conseguiram dominar o monstruoso incêndio evitando o pior. As imagens falam por si... Pequeno video... Conteúdo não suportado.

sinto-me:

Fui à FAVA (Feira de Artesanato Velharias e Antiguidades), uma iniciativa da autarquia cojense, que já vai na 8ª edição, e encontrei lá gente amiga, e também o "stand" do Soito da Ruiva (Pomares) que são habituais participantes da FAVA. As senhoras do Soito da Ruiva, Natália, Anita e Adelina, que mantêm um dos stands mais concorridos do certame, com a qualidade que lhes é reconhecida por onde passam. Os famosos coscoreis do Soito da Ruiva que já fizeram "escola", sendo já usual ver outras "barraquinhas" a fazerem coscoreis in loco. Gente simpática e amiga da Rádio e da TV do concelho, que dispensa apresentação... O stand do IEFP também marcou presença com peças executadas pelos alunos do curso, ministrado pelo Dr. Eugénio Frois. Bem perto da meia-noite e com temperatura agradável, a rua e a praça tinha este aspecto; muita gente conversando e convivendo.

sinto-me:

Decorreu ontem, domingo, na localidade do Pisão (Côja), um encontro de grupos de cantares promovido pelo Grupo de Cantares do Alva e Açor, conforme já anunciado neste espaço. E conforme prometido, aqui deixo hoje algumas fotos que seleccionei e que dão uma ideia de uma tarde cultural, onde se assistiu a boa música de cariz popular e de muita qualidade. O grupo anfitrião e organizador do encontro, O Grupo de Cantares do Alva e Açor que ensaia nesta localidade, nas instalações da antiga escola primária, brinda-nos sempre com temas inéditos, porque é um grupo que tem mais de centena e meia de canções de sua autoria. Convem reflectir que é um número considerável. O Grupo é actualmente composto por dez elementos que tocam e cantam sob a direcção do canta-autor Engº Eduardo Gonçalves, e cujo elemento mais novo, uma menina de apenas 5 anos, que tal como diz o título (En)Cantou, e o aplauso que recebeu não deixou dúvidas. Seguiram-se os grupos convidados: o Grupo de Cantares do Mondeguinho de Cativelos (Gouveia) e o Grupo de Cantares Praia Mar de Buarcos (Figueira da Foz). É destes grupos que vos mostro imagens e ainda de alguns pomarenses, tal como eu, que assistiram ao espectáculo. Um palco decorado com muito gosto... Algumas fotos do Grupo de Cantares do Alva e Açor: O elemento mais novo do grupo de Côja! Seguem-se algumas fotos do Grupo de Cantares de Mondeguinho: Seguem-se as fotos do Grupo de Cantares Praia Mar: Este grupo encantou a assistência, e deixo aqui uma noticiazinha em primeira mão. Fresquinha! Se as datas coincidirem com a agenda do grupo, tê-lo-emos em Pomares, em Agosto, nas nossas festas. Vão ver que vão gostar! No mês que se aproxima teremos em Pomares o Grupo de Cantares do Alva e Açor. A não perder! E por falar em Pomares não poderei deixar de dar destaque a alguns pomarenses que assitiram ao espectáculo. Oram vejam: A Sociedade de Melhoramentos de Pomares, disse presente! O nosso conterrâneo Sr. Daniel. Os nossos amigos e conterrâneos de Soito da Ruiva também não faltaram! Presentes também, o Municipio de Arganil, a Freguesia de Côja, a imprensa, e ainda o fotografo mais conhecido da Beira Serra, que aplaudiram o belo espectáculo. Venha daí o III (EN)Cantares...

sinto-me:

II (EN)Cantares do vale à Serra - Encontro de Grupo de Cantares O Grupo de Cantares do Alva e Açor, de Côja (Arganil) associação legalizada sem fins lucrativos e escola de música gratuita a funcionar nas instalações da antiga escola primária do Pisão (Côja), informa que, no dia 22 de maio de 2011 (domingo) apresentará a partir das 15:00 horas na Casa de Recreio do Pisão (Côja-Arganil) a sua segunda edição do, (En) Cantares do Vale à Serra, comos grupos: - Grupo de Cantares do Alva e Açor, de Côja (Arganil) - Grupo Cantares do Mondeguinho, de cativelos (Gouveia) - Grupo Cantares Praia Mar, de Buarcos (Figueira da Foz) Nota do blogger: É perto, é no alto concelho, e são grupos de grande qualidade, não fiques em casa, vem ao Pisão e ouve boa musica portuguesa. Consome o que é nosso!

sinto-me:

sinto-me:

sinto-me:

É um blog pessoal. É a minha Janela para dizer um "olá" a quem me visita... Uma forma de ver a minha Beira Serra, a minha cidade de Agualva-Cacém, Sintra, e outros lugares.

Faleceu ontem, dia 12, o Dr. Armando Dinis Cosme, conhecido médico Cojense, que foi também Presidente da Câmara Municipal de Arganil. Natural de Pomares, fixou residência em Côja, onde viveu e trabalhou, tendo contribuído para a história recente desta vila ao ser o fundador do C.O.J.A, e foi também uma figura activa na vida publica Cojense. Sabemos que é a ordem natural das coisas, mas Coja e a região perdeu uma das pessoas mais influentes dos últimos anos. O seu funeral realiza-se amanhã para o cemitério de Pomares, regressando para sempre à sua terra natal, para o seu descanso eterno. Paz à sua alma. À família e em especial aos seus filhos apresento as mais sentidas condolências.

sinto-me:

Apesar da chuva, o Carnaval de Côja cumpriu-se. Estão de parabéns Côja, o Grupo Mais Além e os seus dirigentes, que aproveito para felicitar na pessoa do seu presidente, José Acácio, a quem tive oportunidade de dar um abraço de felicitações pelo sucesso de mais uma jornada carnavalesca. E porque o carnaval é animação e cor, melhor do que as palavras são as imagens... O desfile do Carnaval em Côja, mesmo debaixo de chuva, permite-nos sempre umas imagens coloridas e cheias de espirito criativo. Então aqui ficam as imagens em cronologia... Com chuva e sem "assistente" a tarefa de fotografar tornou-se complicada. Compreenda-se que com um chapéu numa mão, a máquina que não é leve na outra, não tornou a focagem rápida e fácil. As fotografias são as possíveis! Notável a participação da comunidade estrangeira... E o desfile continua...sob variados temas onde não falta o Batcar...engraçado por sinal! Notei a presença de algumas figuras do nosso concelho e entre elas, a presença, como é hábito, do Dr. Miguel Ventura, Vereador e Presidente da ADIBER.

sinto-me:

Côja - Frente ribeirinha.

A ponte sobre o Rio Alva e a ponte sobre a Ribeira da Mata

sinto-me:

Côja inaugurou ontem mais uma Feira de Artesanato, Velharias e Antiguidades, um evento que dá a conhecer o artesanato da região, e também alguns dos produtos de excelência que se produzem por aqui. A FAVA é já um certame que se consolidou em Côja e que atrai cada vez mais visitantes, como se pode ver pelas fotografias, por se tratar não só de uma feira, mas também de um evento cultural. Para quem está de férias e pretende conhecer um pouco da nossa região e da nossa cultura, venha à FAVA. Caras conhecidas que marcam presença sempre que há eventos desta natureza. Uma Praça a abarrotar de gente. Filarmónica Pátria Nova de Côja em concerto. A rua principal com as respectivas barraquinhas. A arte do ferro...FróisArte. E uma referência a produtos de excelência da conhecidíssima marca DONANNA. Licores e doces gourmet. Já provei e gostei da geleia de vinho, só estou à espera de um coscorel para o fazer "marchar" a preceito!!! Boa apresentação e excelente qualidade. Sabor e Tradição da Beira Serra. Actuação da Tuna Cantares de Avô. E mesmo ali, na Praça principal de Côja, A Pérola de Côja, um belo espaço para matar a sede, a fome, comer um bolinho, ou beber um bom cafezinho. Obrigados pela vossa simpatia e pelos cafezinhos que me ofereceram. Sucesso!

sinto-me:

Ontem, domingo, em Côja, a bela vila Princesa do Alva inaugurou o seu Parque Verde do Prado, um local de lazer e de estacionamento que no futuro, assim que as árvores crescerem, irá tornar-se num espaço privilegiado para todos os cojenses e para todos os arganilenses do alto concelho. Foi um processo iniciado há muito pelo então Presidente da Junta, Dr. Eugénio Fróis como referiu no seu discurso o actual Presidente da Junta de Freguesia de Côja, Engº João Oliveira, que referiu ainda o empenho do Dr. Miguel Ventura da ADIBER, principal financiador do projecto, e ainda com a participação tecnica e finaceira da Câmara Municipal como não podia deixar de ser. Vamos ver algumas imagens da inauguração do Parque que contou com muitos cojenses e arganilenses do alto concelho. Côja e os cojenses estão de parabéns por tão bonito espaço à beira da Ribeira da Mata. Engº João Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Côja, em discurso. Dr. Miguel Ventura, Presidente da ADIBER, em discurso. Tuna Cantares de Côja

sinto-me:

O Carnaval do concelho e arredores...

sinto-me:

Ontem, cerca das 20:00 horas, era este o cenário dantesco que as populações de Côja viviam. Por não ter tido acesso à rede, quer móvel quer fixa, só agora me é possível colocar on-line estas fotos que obtive in-loco. Felizmente, e é do conhecimento geral que os Bombeiros conseguiram dominar o monstruoso incêndio evitando o pior. As imagens falam por si... Pequeno video... Conteúdo não suportado.

sinto-me:

Fui à FAVA (Feira de Artesanato Velharias e Antiguidades), uma iniciativa da autarquia cojense, que já vai na 8ª edição, e encontrei lá gente amiga, e também o "stand" do Soito da Ruiva (Pomares) que são habituais participantes da FAVA. As senhoras do Soito da Ruiva, Natália, Anita e Adelina, que mantêm um dos stands mais concorridos do certame, com a qualidade que lhes é reconhecida por onde passam. Os famosos coscoreis do Soito da Ruiva que já fizeram "escola", sendo já usual ver outras "barraquinhas" a fazerem coscoreis in loco. Gente simpática e amiga da Rádio e da TV do concelho, que dispensa apresentação... O stand do IEFP também marcou presença com peças executadas pelos alunos do curso, ministrado pelo Dr. Eugénio Frois. Bem perto da meia-noite e com temperatura agradável, a rua e a praça tinha este aspecto; muita gente conversando e convivendo.

sinto-me:

Decorreu ontem, domingo, na localidade do Pisão (Côja), um encontro de grupos de cantares promovido pelo Grupo de Cantares do Alva e Açor, conforme já anunciado neste espaço. E conforme prometido, aqui deixo hoje algumas fotos que seleccionei e que dão uma ideia de uma tarde cultural, onde se assistiu a boa música de cariz popular e de muita qualidade. O grupo anfitrião e organizador do encontro, O Grupo de Cantares do Alva e Açor que ensaia nesta localidade, nas instalações da antiga escola primária, brinda-nos sempre com temas inéditos, porque é um grupo que tem mais de centena e meia de canções de sua autoria. Convem reflectir que é um número considerável. O Grupo é actualmente composto por dez elementos que tocam e cantam sob a direcção do canta-autor Engº Eduardo Gonçalves, e cujo elemento mais novo, uma menina de apenas 5 anos, que tal como diz o título (En)Cantou, e o aplauso que recebeu não deixou dúvidas. Seguiram-se os grupos convidados: o Grupo de Cantares do Mondeguinho de Cativelos (Gouveia) e o Grupo de Cantares Praia Mar de Buarcos (Figueira da Foz). É destes grupos que vos mostro imagens e ainda de alguns pomarenses, tal como eu, que assistiram ao espectáculo. Um palco decorado com muito gosto... Algumas fotos do Grupo de Cantares do Alva e Açor: O elemento mais novo do grupo de Côja! Seguem-se algumas fotos do Grupo de Cantares de Mondeguinho: Seguem-se as fotos do Grupo de Cantares Praia Mar: Este grupo encantou a assistência, e deixo aqui uma noticiazinha em primeira mão. Fresquinha! Se as datas coincidirem com a agenda do grupo, tê-lo-emos em Pomares, em Agosto, nas nossas festas. Vão ver que vão gostar! No mês que se aproxima teremos em Pomares o Grupo de Cantares do Alva e Açor. A não perder! E por falar em Pomares não poderei deixar de dar destaque a alguns pomarenses que assitiram ao espectáculo. Oram vejam: A Sociedade de Melhoramentos de Pomares, disse presente! O nosso conterrâneo Sr. Daniel. Os nossos amigos e conterrâneos de Soito da Ruiva também não faltaram! Presentes também, o Municipio de Arganil, a Freguesia de Côja, a imprensa, e ainda o fotografo mais conhecido da Beira Serra, que aplaudiram o belo espectáculo. Venha daí o III (EN)Cantares...

sinto-me:

II (EN)Cantares do vale à Serra - Encontro de Grupo de Cantares O Grupo de Cantares do Alva e Açor, de Côja (Arganil) associação legalizada sem fins lucrativos e escola de música gratuita a funcionar nas instalações da antiga escola primária do Pisão (Côja), informa que, no dia 22 de maio de 2011 (domingo) apresentará a partir das 15:00 horas na Casa de Recreio do Pisão (Côja-Arganil) a sua segunda edição do, (En) Cantares do Vale à Serra, comos grupos: - Grupo de Cantares do Alva e Açor, de Côja (Arganil) - Grupo Cantares do Mondeguinho, de cativelos (Gouveia) - Grupo Cantares Praia Mar, de Buarcos (Figueira da Foz) Nota do blogger: É perto, é no alto concelho, e são grupos de grande qualidade, não fiques em casa, vem ao Pisão e ouve boa musica portuguesa. Consome o que é nosso!

sinto-me:

sinto-me:

sinto-me:

marcar artigo