: Blogues:... Conclusões

22-05-2009
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O presente estudo não pretende ser uma análise aprofundada ao fenómeno dos blogues, mas apenas um ponto de partida, um primeiro estudo que lance a discussão sobre esta temática.Tal como foi possível constatar neste estudo, nomeadamente, pela resposta dada pelos blogueiros, os blogues não são um fenómeno passageiro, uma moda, mas sim uma nova forma de expressão que veio para ficar. Quer as últimas eleições americanas, Bush vs Kerry, quer as actuais eleições legislativas portuguesas são um claro exemplo da importância atribuída a este fenómeno, a avaliar pelos inúmeros blogues criados por políticos, desde a dissolução da Assembleia da República pelo Sr. Presidente Jorge Sampaio, como o blogue da Dr.ª Helena Lopes da Costa, do Dr. Morais Sarmento ou do Dr. António José Seguro.Estamos portanto perante uma nova forma de comunicar, uma nova forma de expressão, totalmente livre. Estamos perante diários de bordo, da própria vida, nos quais as pessoas nos dão a conhecer a sua personalidade, partilhando momentos da sua vida, pensamentos e outras reflexões.No entanto, apesar da componente narcisista dos blogues, o umbiguismo referido por António Granado (citado em Ferreira, 2004), 97% dos blogueiros admitiu visitar e ler diariamente outros blogues e 79,8% afirmaram comentar entradas de outros blogues. Podemos então afirmar, sem qualquer dúvida, que estamos perante um comunidade, ou melhor dizendo várias comunidades, unidas em torno de interesses comuns.Mas, a verdade é que por enquanto ainda estamos perante comunidades essencialmente virtuais, uma vez que 64,6% dos participantes no questionário deste estudo afirmou nunca ter participado em encontros de blogueiros. Provavelmente este facto deriva do fenómeno dos blogues em Portugal ainda ser algo recente.Neste sentido, apenas os próximos anos nos poderão ajudar a compreender de uma forma mais aprofundada este interessante fenómeno, que apenas agora começa a dar os primeiros passos em Portugal. Só no futuro poderemos compreender qual o papel que os blogues irão desempenhar perante os tradicionais órgãos de comunicação social, enquanto espaços privilegiados de liberdade de expressão.

O presente estudo não pretende ser uma análise aprofundada ao fenómeno dos blogues, mas apenas um ponto de partida, um primeiro estudo que lance a discussão sobre esta temática.Tal como foi possível constatar neste estudo, nomeadamente, pela resposta dada pelos blogueiros, os blogues não são um fenómeno passageiro, uma moda, mas sim uma nova forma de expressão que veio para ficar. Quer as últimas eleições americanas, Bush vs Kerry, quer as actuais eleições legislativas portuguesas são um claro exemplo da importância atribuída a este fenómeno, a avaliar pelos inúmeros blogues criados por políticos, desde a dissolução da Assembleia da República pelo Sr. Presidente Jorge Sampaio, como o blogue da Dr.ª Helena Lopes da Costa, do Dr. Morais Sarmento ou do Dr. António José Seguro.Estamos portanto perante uma nova forma de comunicar, uma nova forma de expressão, totalmente livre. Estamos perante diários de bordo, da própria vida, nos quais as pessoas nos dão a conhecer a sua personalidade, partilhando momentos da sua vida, pensamentos e outras reflexões.No entanto, apesar da componente narcisista dos blogues, o umbiguismo referido por António Granado (citado em Ferreira, 2004), 97% dos blogueiros admitiu visitar e ler diariamente outros blogues e 79,8% afirmaram comentar entradas de outros blogues. Podemos então afirmar, sem qualquer dúvida, que estamos perante um comunidade, ou melhor dizendo várias comunidades, unidas em torno de interesses comuns.Mas, a verdade é que por enquanto ainda estamos perante comunidades essencialmente virtuais, uma vez que 64,6% dos participantes no questionário deste estudo afirmou nunca ter participado em encontros de blogueiros. Provavelmente este facto deriva do fenómeno dos blogues em Portugal ainda ser algo recente.Neste sentido, apenas os próximos anos nos poderão ajudar a compreender de uma forma mais aprofundada este interessante fenómeno, que apenas agora começa a dar os primeiros passos em Portugal. Só no futuro poderemos compreender qual o papel que os blogues irão desempenhar perante os tradicionais órgãos de comunicação social, enquanto espaços privilegiados de liberdade de expressão.

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