filipenoporto

24-05-2005
marcar artigo

Após várias experiências plásticas que aproximaram Giacometti--- (escultor suiço, 1901-1966) numa primeira fase do neo-impressionismo, do cubismo (1925-1928) e sobretudo do surrealismo (1930-1935), a sua incessante pesquisa centrou-se na representação da figura humana. É a partir de 1945 que as suas esculturas resultam nas personagens alongadas, furtivas e trémulas que caracterizam a sua obra posterior."O homem que aponta" é o nome desta escultura: com uma expressão dura, zangada. As costelas destacam-se do peito. Tanto os olhos como o nariz estão alongados como o corpo. Giacometti estava fundamentalmente preocupado com a captação da essência da percepção visual e sua relação com o meio envolvente. Foi um estudioso profundo da arte Renascença tendo sido util para determinar o valor e a posição do Homem no séc.XX. Tentou, com a sua arte, mostrar a desumanização da Humanidade (mm).  

Após várias experiências plásticas que aproximaram Giacometti--- (escultor suiço, 1901-1966) numa primeira fase do neo-impressionismo, do cubismo (1925-1928) e sobretudo do surrealismo (1930-1935), a sua incessante pesquisa centrou-se na representação da figura humana. É a partir de 1945 que as suas esculturas resultam nas personagens alongadas, furtivas e trémulas que caracterizam a sua obra posterior."O homem que aponta" é o nome desta escultura: com uma expressão dura, zangada. As costelas destacam-se do peito. Tanto os olhos como o nariz estão alongados como o corpo. Giacometti estava fundamentalmente preocupado com a captação da essência da percepção visual e sua relação com o meio envolvente. Foi um estudioso profundo da arte Renascença tendo sido util para determinar o valor e a posição do Homem no séc.XX. Tentou, com a sua arte, mostrar a desumanização da Humanidade (mm).  

marcar artigo