PS Almeirim: Para melhor, muda-se sempre!

12-10-2009
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Para melhor, muda-se sempre!

Novas tecnologias nas Escolas – Ensino igualitário.

Numa época em que se fala que o melhor activo de um país, são os seus recursos humanos, a aposta na melhoria das condições de aprendizagem é fundamental.As novas tecnologias, nomeadamente o computador vieram revolucionar as últimas décadas do século passado. Neste início de milénio, os computadores tornaram-se numa ferramenta essencial para a realização de qualquer tipo de trabalho. Hoje, uma educação de futuro tem de prever este novo instrumento de aprendizagem, equiparando-o num curto espaço de tempo ao caderno, ao livro ou à sebenta.Se é verdade que no início do Século XX, analfabeto era quem não sabia ler nem escrever, hoje, ou no futuro muito próximo, analfabeto será aquele que não souber tirar partido das novas tecnologias. Longe vai o tempo em que a comunicação era feita por carta, telex ou fax, hoje o e-mail, o sms ou o Messenger revolucionaram a forma de comunicar, seja a de lazer ou a de negócios. Numa economia que se quer cada vez mais de valor acrescentado em detrimento da mão-de-obra barata, só os mais preparados tecnologicamente poderão singrar.A Câmara de Almeirim, ao longo dos tempos, tem assumido como sua a preocupação de dotar as nossas escolas das condições necessárias ao bom funcionamento da aprendizagem.Entendemos que, mesmo no que toca à educação, uma política pública não se resume ao papel desempenhado pelo Estado central. Sem dúvida alguma, o Estado deve assumir o papel principal, mas caberá aos municípios e organismos locais introduzir mecanismos que ofereçam mais valias aos nossos jovens, que lhes proporcionem um processo educativo mais adequado aos tempos actuais.Se até aqui o esforço pedido era, sobretudo, em condições físicas estamos convictos que num futuro próximo será, essencialmente, ao nível do material de aprendizagem.Almeirim tem a funcionar, desde 2007, um projecto-piloto na área das novas tecnologias para a educação. Somos uma das pouquíssimas autarquias a desenvolver um plano deste tipo.O Projecto de Educação Tecnológica – PET 21, iniciou-se no ano lectivo 2007-08. Há época pretendíamos dotar as salas de aula do 3º e 4º ano do 1ºciclo de um computador portátil por cada dois alunos. Realizamos uma experiência piloto em duas escolas, cujos resultados foram fundamentais para o passo seguinte.No Verão de 2008, o Governo, lançou o projecto e-escolinha. Com a introdução do computador Magalhães, a Câmara redireccionou os seus recursos generalizando o PET 21 a todos os alunos do 1º ciclo e para reforçar a sua fiabilidade estabeleceu uma parceria com a Microsoft.A parceria pedagógica com a Microsoft Portugal é um enorme desafio, mas ao mesmo tempo uma motivação acrescida, uma vez que representa um reconhecimento externo, de enorme importância, do trabalho desenvolvido pela autarquia, agrupamentos, escolas e docentes.Foi ainda possível contar com o apoio do Ministério da Educação, que disponibilizou a nosso pedido uma professora, que aliás tinha estado envolvida no projecto-piloto do PET21, para ser a coordenadora pedagógica desta iniciativa e assim torná-la em algo verdadeiramente articulo e coerente.Com o PET será possível disponibilizar até final de 2009, um quadro interactivo em cada sala de aula do 1º ciclo, um Hotspot por cada edifício escolar e um acesso para cada aluno e professor ao programa Escola Virtual da Porto Editora. Este acesso permitirá a disponibilização de um software educativo de elevadíssimo nível, que facilitará e promoverá a aprendizagem.Apesar de todas estas melhorias tecnológicas que com toda a certeza vão tornar o ensino mais apelativo é fundamental e justíssimo realçar o apoio, motivação e disponibilidade demonstrada por todos os docentes desde a primeira hora, quer no projecto-piloto, quer no ano lectivo em curso. Sem eles este projecto nunca seria possível, até porque a sua implementação necessita que muitas das suas horas livres lhe sejam dedicadas.A Câmara, as Escolas e os professores deram o primeiro passo.Com um investimento a rondar os 165 mil euros, seremos, provavelmente, o primeiro município do país a ter um projecto tecnológico para o 1º ciclo, totalmente integrado, coerente, com recursos técnicos, materiais e humanos.A escola e a forma de ensino estão a mudar. Almeirim está na primeira linha desta mudança.Colocado por Pedro Ribeiro

Para melhor, muda-se sempre!

Novas tecnologias nas Escolas – Ensino igualitário.

Numa época em que se fala que o melhor activo de um país, são os seus recursos humanos, a aposta na melhoria das condições de aprendizagem é fundamental.As novas tecnologias, nomeadamente o computador vieram revolucionar as últimas décadas do século passado. Neste início de milénio, os computadores tornaram-se numa ferramenta essencial para a realização de qualquer tipo de trabalho. Hoje, uma educação de futuro tem de prever este novo instrumento de aprendizagem, equiparando-o num curto espaço de tempo ao caderno, ao livro ou à sebenta.Se é verdade que no início do Século XX, analfabeto era quem não sabia ler nem escrever, hoje, ou no futuro muito próximo, analfabeto será aquele que não souber tirar partido das novas tecnologias. Longe vai o tempo em que a comunicação era feita por carta, telex ou fax, hoje o e-mail, o sms ou o Messenger revolucionaram a forma de comunicar, seja a de lazer ou a de negócios. Numa economia que se quer cada vez mais de valor acrescentado em detrimento da mão-de-obra barata, só os mais preparados tecnologicamente poderão singrar.A Câmara de Almeirim, ao longo dos tempos, tem assumido como sua a preocupação de dotar as nossas escolas das condições necessárias ao bom funcionamento da aprendizagem.Entendemos que, mesmo no que toca à educação, uma política pública não se resume ao papel desempenhado pelo Estado central. Sem dúvida alguma, o Estado deve assumir o papel principal, mas caberá aos municípios e organismos locais introduzir mecanismos que ofereçam mais valias aos nossos jovens, que lhes proporcionem um processo educativo mais adequado aos tempos actuais.Se até aqui o esforço pedido era, sobretudo, em condições físicas estamos convictos que num futuro próximo será, essencialmente, ao nível do material de aprendizagem.Almeirim tem a funcionar, desde 2007, um projecto-piloto na área das novas tecnologias para a educação. Somos uma das pouquíssimas autarquias a desenvolver um plano deste tipo.O Projecto de Educação Tecnológica – PET 21, iniciou-se no ano lectivo 2007-08. Há época pretendíamos dotar as salas de aula do 3º e 4º ano do 1ºciclo de um computador portátil por cada dois alunos. Realizamos uma experiência piloto em duas escolas, cujos resultados foram fundamentais para o passo seguinte.No Verão de 2008, o Governo, lançou o projecto e-escolinha. Com a introdução do computador Magalhães, a Câmara redireccionou os seus recursos generalizando o PET 21 a todos os alunos do 1º ciclo e para reforçar a sua fiabilidade estabeleceu uma parceria com a Microsoft.A parceria pedagógica com a Microsoft Portugal é um enorme desafio, mas ao mesmo tempo uma motivação acrescida, uma vez que representa um reconhecimento externo, de enorme importância, do trabalho desenvolvido pela autarquia, agrupamentos, escolas e docentes.Foi ainda possível contar com o apoio do Ministério da Educação, que disponibilizou a nosso pedido uma professora, que aliás tinha estado envolvida no projecto-piloto do PET21, para ser a coordenadora pedagógica desta iniciativa e assim torná-la em algo verdadeiramente articulo e coerente.Com o PET será possível disponibilizar até final de 2009, um quadro interactivo em cada sala de aula do 1º ciclo, um Hotspot por cada edifício escolar e um acesso para cada aluno e professor ao programa Escola Virtual da Porto Editora. Este acesso permitirá a disponibilização de um software educativo de elevadíssimo nível, que facilitará e promoverá a aprendizagem.Apesar de todas estas melhorias tecnológicas que com toda a certeza vão tornar o ensino mais apelativo é fundamental e justíssimo realçar o apoio, motivação e disponibilidade demonstrada por todos os docentes desde a primeira hora, quer no projecto-piloto, quer no ano lectivo em curso. Sem eles este projecto nunca seria possível, até porque a sua implementação necessita que muitas das suas horas livres lhe sejam dedicadas.A Câmara, as Escolas e os professores deram o primeiro passo.Com um investimento a rondar os 165 mil euros, seremos, provavelmente, o primeiro município do país a ter um projecto tecnológico para o 1º ciclo, totalmente integrado, coerente, com recursos técnicos, materiais e humanos.A escola e a forma de ensino estão a mudar. Almeirim está na primeira linha desta mudança.Colocado por Pedro Ribeiro

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