Papéis de Alexandria*: "Shane" e George Stevens

10-10-2009
marcar artigo


James Dean em "O Gigante"Sinopse de "Shane"George Stevens' classic Western, adaptated from the Jack Schaefer novel, stars Alan Ladd in the title role. Riding the ranges of Wyoming's Grand Tetons, Shane stops at the farm of homesteader Joe Starrett (Van Heflin) just before Ryker (Emile Meyer), a powerful and predatory cattleman, arrives with his hired muscle to make the farmer a threatening offer for land that he intends to get by any means necessary. When Shane lets the cattle baron know that his gun will back Starrett if there's any trouble, the grateful homesteader offers the stranger a job as a hired hand, which he accepts. Joe's young son Joey (Brandon de Wilde) is drawn to the quiet stranger, whose difference from the men he knows is confirmed by the accidental revelation of a gunfighter's lightning reflexes. Shane becomes a valuable asset to the farm, but is slowly drawn into the continuing hostilities between the two opposing groups. To complicate matters, Shane feels an unspoken, and unwanted, attraction to Starrett's wife Marian (Jean Arthur). This creates a sense of ambivalence in Joe, whose son already idolizes the gunslinger. Stevens' meticulous artistry imbues the simple Western with the mythic aura of an Arthurian legend, as Loyal Griggs' beautifully composed images provide the canvas for career performances by Ladd, Heflin, Arthur, and de Wilde, in what many regard as the finest western ever made.George Stevens ( 1904 -1975) foi um diretor, produtor e roteirista norte-americano. Primeiros anosFilho de um casal de actores (o seu pai Landers Stevens ganhou alguma notoriedade como actor do cinema mudo), cedo pisou os palcos teatrais. Ainda adolescente, ganhou um especial interesse pela fotografia.Com 17 anos, empregou-se em Hollywood como assistente de câmara, não demorando a ser promovido a cameraman principal, por influência do produtor Hal Roach, que o colocou a trabalhar em algumas comédias de Stan Laurele Oliver Hardy como Two Tars de 1928 e Big Business de 1929. Em 1930, estreou-se como realizador, rodando dois curtas-metragens simultâneas: Ladies Last e The Kickoff. Foi nos estúdios da RKO que fez o seu primeiro longa-metragem: The Cohens and Kellys in Trouble de 1933. Entre 1933 e 1934, Stevens foi um dos realizadores mais profícuos de Hollywood, realizando onze títulos.O sucessoO seu primeiro filme de sucesso foi Alice Adams (Sonhos Dourados, 1935), onde fez uma recriação do dia-a-dia de uma pequena cidade norte-americana cuja personagem principal (interpretada por Katharine Hepburn) tenta melhorar as suas condições de vida através de um casamento de interesse, acabando por se apaixonar por um rapaz humilde (Fred MacMurray). O realizador enveredou depois pelo musical, dirigindo a dupla Fred Astaire-Ginger Rogers em Swing Time (Ritmo Louco, 1936). As opções de Stevens resultavam bem em termos de bilheteira. Comprovou-o em Gunga Din de 1939, um filme de aventuras desenrolado na Índia, em finais do Século XIX, e centrado na história de três sargentos ingleses (Cary Gran, Douglas Fairbanks Jr. e Victor McLaglen) que fogem da perseguição de uma quadrilha de guerrilheiros.Seguiram-se outros filmes que ajudaram a estabelecer uma sólida reputação à sua carreira: Woman of the Year (A Primeira Dama, 1942) foi o primeiro filme em conjunto do futuro casal Spencer Tracy e Katharine Hepburn e The More the Merrier (Gentes a Mais... Casas a Menos, 1943), que conferiu a Stevens a sua primeira nomeação para o Óscar de Melhor Realizador. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi operador de câmara do exército norte-americano, tendo filmado momentos cruciais como o desembarque do exército aliado nas praias da Normandia e a libertação dos prisioneiros judeus do campo de concentração de Dachau.Voltou ao activo com I Remember Mama (O Seu Grande Mistério, 1948), um melodrama sobre um casal de imigrantes nórdicos que tenta iniciar uma nova vida nos EUA. A década de 50 foi a mais frutuosa para Stevens. Venceu o seu primeiro Óscar por A Place in the Sun (Um Lugar ao Sol, 1951), um retrato cru da moral norte-americana, que venceu seis Óscares e que guindou ao estrelato os actores Montgomery Clift e Elizabeth Taylor. Seguiram-se Shane de 1953, um clássico dos westerns sobre um herói solitário (Alan Ladd) que protege uma família das investidas de um poderoso fazendeiro, e aquela que foi considerada como a sua obra-prima, a saga Giant (O Gigante / Assim caminha a humanidade, 1956), que retrata o confronto entre um barão de gado (Rock Hudson) e um milionário do petróleo (James Dean), que valeu a Stevens novo Óscar. A partir daí, rodou mais três filmes: The Diary of Anne Frank (O Diário de Ann Frank, 1959), The Greatest Story Ever Told (A Maior História de Todos os Tempos, 1965) e The Only Game in Town (Quando o Jogo É o Amor, 1970).Morreu vítima de ataque cardíaco.Filmografia1970 - The Only Game in Town1965 - The Greatest Story Ever Told1959 - The Diary of Anne Frank1956 - Giant1953 - Shane1952 - Something to Live For1951 - A Place in the Sun1948 - I Remember Mama1945 - The Nazi Plan1945 - Nazi Concentration Camps1945 - That Justice Be done (curta-metragem)1943 - The More the Merrier1942 - The Talk of the Town1942 - Woman of the Year1941 - Penny Serenade1940 - Vigil in the Night1939 - Gunda Din1938 - Vivacious Lady1937 - A Damsel in Distress1937 - Quality Street1936 - Swing Time1935 - Annie Oakley1935 - Alice Adams1935 - The Nitwites1935 - Laddie1935 - Hunger Pains (curta-metragem)1934 - Ocean Swells (curta-metragem)1934 - Bachelor Bait1934 - Hollywood Party1934 - Cracked Shots (curta-metragem)1934 - Kentucky Kernels1934 - The Undie-World (curta-metragem)1933 - A Divorce Courtship(curta-metragem)1933 - Grin and Bear It (curta-metragem)1933 - What Fur (curta-metragem)1933 - Flirting in the Park (curta-metragem)1933 - Quiet Please! (curta-metragem)1933 - Room Mates (curta-metragem)1933 - The Cohens and Kellys in Trouble1933 - Should Crooners Marry (curta-metragem)1933 - Rock-a-Bye Cowboy (curta-metragem)1933 - Family Troubles (curta-metragem)1932 - Boys Will Be Boys (curta-metragem)1932 - The Finishing Touch (curta-metragem)1932 - Who, Me? (curta-metragem)1931 - The Kickoff (curta-metragem)1931 - Mama Loves papa]] (curta-metragem)1931 - Call a Cop! (curta-metragem)1931 - Air-Tight (curta-metragem)1931 - High Gear (curta-metragem)1931 - Blood and Thunder (curta-metragem)1930 - Ladies Last (curta-metragem) James Dean em «O Gigante»


James Dean em "O Gigante"Sinopse de "Shane"George Stevens' classic Western, adaptated from the Jack Schaefer novel, stars Alan Ladd in the title role. Riding the ranges of Wyoming's Grand Tetons, Shane stops at the farm of homesteader Joe Starrett (Van Heflin) just before Ryker (Emile Meyer), a powerful and predatory cattleman, arrives with his hired muscle to make the farmer a threatening offer for land that he intends to get by any means necessary. When Shane lets the cattle baron know that his gun will back Starrett if there's any trouble, the grateful homesteader offers the stranger a job as a hired hand, which he accepts. Joe's young son Joey (Brandon de Wilde) is drawn to the quiet stranger, whose difference from the men he knows is confirmed by the accidental revelation of a gunfighter's lightning reflexes. Shane becomes a valuable asset to the farm, but is slowly drawn into the continuing hostilities between the two opposing groups. To complicate matters, Shane feels an unspoken, and unwanted, attraction to Starrett's wife Marian (Jean Arthur). This creates a sense of ambivalence in Joe, whose son already idolizes the gunslinger. Stevens' meticulous artistry imbues the simple Western with the mythic aura of an Arthurian legend, as Loyal Griggs' beautifully composed images provide the canvas for career performances by Ladd, Heflin, Arthur, and de Wilde, in what many regard as the finest western ever made.George Stevens ( 1904 -1975) foi um diretor, produtor e roteirista norte-americano. Primeiros anosFilho de um casal de actores (o seu pai Landers Stevens ganhou alguma notoriedade como actor do cinema mudo), cedo pisou os palcos teatrais. Ainda adolescente, ganhou um especial interesse pela fotografia.Com 17 anos, empregou-se em Hollywood como assistente de câmara, não demorando a ser promovido a cameraman principal, por influência do produtor Hal Roach, que o colocou a trabalhar em algumas comédias de Stan Laurele Oliver Hardy como Two Tars de 1928 e Big Business de 1929. Em 1930, estreou-se como realizador, rodando dois curtas-metragens simultâneas: Ladies Last e The Kickoff. Foi nos estúdios da RKO que fez o seu primeiro longa-metragem: The Cohens and Kellys in Trouble de 1933. Entre 1933 e 1934, Stevens foi um dos realizadores mais profícuos de Hollywood, realizando onze títulos.O sucessoO seu primeiro filme de sucesso foi Alice Adams (Sonhos Dourados, 1935), onde fez uma recriação do dia-a-dia de uma pequena cidade norte-americana cuja personagem principal (interpretada por Katharine Hepburn) tenta melhorar as suas condições de vida através de um casamento de interesse, acabando por se apaixonar por um rapaz humilde (Fred MacMurray). O realizador enveredou depois pelo musical, dirigindo a dupla Fred Astaire-Ginger Rogers em Swing Time (Ritmo Louco, 1936). As opções de Stevens resultavam bem em termos de bilheteira. Comprovou-o em Gunga Din de 1939, um filme de aventuras desenrolado na Índia, em finais do Século XIX, e centrado na história de três sargentos ingleses (Cary Gran, Douglas Fairbanks Jr. e Victor McLaglen) que fogem da perseguição de uma quadrilha de guerrilheiros.Seguiram-se outros filmes que ajudaram a estabelecer uma sólida reputação à sua carreira: Woman of the Year (A Primeira Dama, 1942) foi o primeiro filme em conjunto do futuro casal Spencer Tracy e Katharine Hepburn e The More the Merrier (Gentes a Mais... Casas a Menos, 1943), que conferiu a Stevens a sua primeira nomeação para o Óscar de Melhor Realizador. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi operador de câmara do exército norte-americano, tendo filmado momentos cruciais como o desembarque do exército aliado nas praias da Normandia e a libertação dos prisioneiros judeus do campo de concentração de Dachau.Voltou ao activo com I Remember Mama (O Seu Grande Mistério, 1948), um melodrama sobre um casal de imigrantes nórdicos que tenta iniciar uma nova vida nos EUA. A década de 50 foi a mais frutuosa para Stevens. Venceu o seu primeiro Óscar por A Place in the Sun (Um Lugar ao Sol, 1951), um retrato cru da moral norte-americana, que venceu seis Óscares e que guindou ao estrelato os actores Montgomery Clift e Elizabeth Taylor. Seguiram-se Shane de 1953, um clássico dos westerns sobre um herói solitário (Alan Ladd) que protege uma família das investidas de um poderoso fazendeiro, e aquela que foi considerada como a sua obra-prima, a saga Giant (O Gigante / Assim caminha a humanidade, 1956), que retrata o confronto entre um barão de gado (Rock Hudson) e um milionário do petróleo (James Dean), que valeu a Stevens novo Óscar. A partir daí, rodou mais três filmes: The Diary of Anne Frank (O Diário de Ann Frank, 1959), The Greatest Story Ever Told (A Maior História de Todos os Tempos, 1965) e The Only Game in Town (Quando o Jogo É o Amor, 1970).Morreu vítima de ataque cardíaco.Filmografia1970 - The Only Game in Town1965 - The Greatest Story Ever Told1959 - The Diary of Anne Frank1956 - Giant1953 - Shane1952 - Something to Live For1951 - A Place in the Sun1948 - I Remember Mama1945 - The Nazi Plan1945 - Nazi Concentration Camps1945 - That Justice Be done (curta-metragem)1943 - The More the Merrier1942 - The Talk of the Town1942 - Woman of the Year1941 - Penny Serenade1940 - Vigil in the Night1939 - Gunda Din1938 - Vivacious Lady1937 - A Damsel in Distress1937 - Quality Street1936 - Swing Time1935 - Annie Oakley1935 - Alice Adams1935 - The Nitwites1935 - Laddie1935 - Hunger Pains (curta-metragem)1934 - Ocean Swells (curta-metragem)1934 - Bachelor Bait1934 - Hollywood Party1934 - Cracked Shots (curta-metragem)1934 - Kentucky Kernels1934 - The Undie-World (curta-metragem)1933 - A Divorce Courtship(curta-metragem)1933 - Grin and Bear It (curta-metragem)1933 - What Fur (curta-metragem)1933 - Flirting in the Park (curta-metragem)1933 - Quiet Please! (curta-metragem)1933 - Room Mates (curta-metragem)1933 - The Cohens and Kellys in Trouble1933 - Should Crooners Marry (curta-metragem)1933 - Rock-a-Bye Cowboy (curta-metragem)1933 - Family Troubles (curta-metragem)1932 - Boys Will Be Boys (curta-metragem)1932 - The Finishing Touch (curta-metragem)1932 - Who, Me? (curta-metragem)1931 - The Kickoff (curta-metragem)1931 - Mama Loves papa]] (curta-metragem)1931 - Call a Cop! (curta-metragem)1931 - Air-Tight (curta-metragem)1931 - High Gear (curta-metragem)1931 - Blood and Thunder (curta-metragem)1930 - Ladies Last (curta-metragem) James Dean em «O Gigante»

marcar artigo