Biblio-Beiriz-Boletim: Especial Profs # 3- A importância da leitura

29-09-2009
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A importância da leitura tem sido nos últimos dias notícia nos Jornais, nomeadamente no Público, que publicou algumas conclusões do relatório preliminar dogrupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação no âmbito da implementação futura de um Plano Nacional de Leitura:

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Ministério da Educação

lança plano nacional de leitura : (...) À escola exige-se que ensine a ler, mas também que "seja capaz de ensinar a gostar de ler para o resto da vida", começa por defender o grupo de trabalho. Sendo certo que as "práticas tradicionais de ensino de leitura e da escrita, oferecidas pela escolas, não são suficientes para a aquisição de competências leitoras em qualidade e quantidade suficientes para fazer face aos desafios das sociedades contemporâneas".

A "fim de evitar algum desnorte típico da introdução de novas abordagens metodológicas", o ME deve proceder à "elaboração de orientações muito precisas para as escolas", recomenda-se.

Hora de literacia

Para já, o relatório não avança com as tais propostas concretas. Mas poderão passar, por exemplo, pela criação de uma "hora de literacia" logo nos primeiros anos de escola, sugere o secretário de Estado da Educação, Diogo Feio. A medida é aplicada nas escolas inglesas e consiste na criação de uma hora específica para a leitura e discussão de livros na sala de aula. »

A importância da leitura tem sido nos últimos dias notícia nos Jornais, nomeadamente no Público, que publicou algumas conclusões do relatório preliminar dogrupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação no âmbito da implementação futura de um Plano Nacional de Leitura:

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Ministério da Educação

lança plano nacional de leitura : (...) À escola exige-se que ensine a ler, mas também que "seja capaz de ensinar a gostar de ler para o resto da vida", começa por defender o grupo de trabalho. Sendo certo que as "práticas tradicionais de ensino de leitura e da escrita, oferecidas pela escolas, não são suficientes para a aquisição de competências leitoras em qualidade e quantidade suficientes para fazer face aos desafios das sociedades contemporâneas".

A "fim de evitar algum desnorte típico da introdução de novas abordagens metodológicas", o ME deve proceder à "elaboração de orientações muito precisas para as escolas", recomenda-se.

Hora de literacia

Para já, o relatório não avança com as tais propostas concretas. Mas poderão passar, por exemplo, pela criação de uma "hora de literacia" logo nos primeiros anos de escola, sugere o secretário de Estado da Educação, Diogo Feio. A medida é aplicada nas escolas inglesas e consiste na criação de uma hora específica para a leitura e discussão de livros na sala de aula. »

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