Paulino da Costa Amorim

01-10-2009
marcar artigo

Dados biográficos:

Juiz da Festa em honra de São Sebastião, em 43

Proprietário no lugar de Cerqueiral

pai de Maria Alice Nogueira Amorim, Horácio Nogueira Amorim e de Maria Cândida Nogueira Amorim

e de casado com Mariana da Silva Nogueira

genro de Horácio da Silva Nogueira e de Amélia da Silva Ribeiro

e de sogro de Júlio Balazeiro Amorim (Maria Alice) e de Manuel Maia de Oliveira (Maria Cândida)

Notícias:

13 DE MARÇO DE 43 (Junqueira, 10) Ontem baptizou-se na nossa igreja um filhinho do sr. Júlio da Costa Amorim e de sua esposa sra. Maria Lopes Balazeiro Amorim. Foram padrinhos os srs. Paulino da Costa Amorim e sua esposa D. Mariana da Silva Nogueira.

10 DE ABRIL DE 43 No próximo dia 18, domingo de Ramos, realiza-se nesta freguesia a tradicional festividade em honra mártir São Sebastião. O sr. António da Costa Faria, tesoureiro, e o sr. Paulino da Costa Amorim, juiz, estão empenhados em que esta festividade atinja este ano desusado brilho. Assim: de manhã, às seis horas e meia, haverá na nossa igreja missa cantada a grande instrumental. Às dez horas será conduzida processionalmente, da capela da Senhora da Graça, onde é venerada, para a igreja, a linda imagem de Santa Luzia. A seguir terá lugar a benção de Ramos e finalmente a missa do dia, que será cantada pelo grupo coral desta freguesia. À tarde, às três horas, terão lugar as habituais cerimónias religiosas, seguindo-se o sermão que será feito pelo Prior da Póvoa de Varzim. Finalmente sairá a procissão, na qual se incorporarão onze andores, numerosos anjinhos, confrarias e irmandades com os seus estandartes, cruzada eucarística, etc. É armador o sr. Carlos Laureano da Silva, que deixa sempre as melhores impressões quando vem a esta freguesia. A banda de Vila do Conde abrilhantará esta festividade.

4 DE JUNHO DE 1949 Junqueira, 25 (Atrasada) Foi operado no Hospital de Santa Maria, do Porto, encontrando-se em bom estado o sr. Paulino da Costa Amorim, proprietário, do lugar do Cerqueiral. Desejamos que as suas melhoras se continuem a acentuar e que em breve regresse ao seio da sua família.

11 DE JUNHO DE 1949, Junqueira, 8 Já regressou do hospital de Santa Maria, do Porto, quase restabelecido da operação a que foi submetido o nosso conterrâneo sr. Paulino da Costa Amorim, do lugar do Cerqueiral. Estimamos. – C.

1 DE SETEMBRO DE 1956 Junqueira, 27 Casamentos No passado dia 23 do mês corrente, realizou-se p enlace matrimonial da menina Maria Amélia Nogueira Amorim, filha do sr. Paulino da Costa Amorim e da sra. D. Maria da Silva Nogueira e neta do sr. Horácio da Silva Nogueira, digno Presidente da Junta desta freguesia e da sra. D. Amélia da Silva Ribeiro, com o sr. Paulino Gomes da Costa Amorim, filho do sr. José da Costa Amorim (já falecido) e da sra. D. Maria Gomes da Silva Casanova.O casamento realizou-se no Santuário do Sameiro, em Braga, tendo presidido ao acto solene e celebrado a Missa o reverendo Pe. Manuel Baptista de Sousa, Pároco dos nubentes, acolitado pelo reverendo Pároco Manuel Gomes da Costa, Pároco de Gavião. Paraninfaram a cerimónia religiosa o sr. Comendador Francisco de Lima Amorim e sua ex.ma esposa, sra. D. Georgete Amorim. Findo o acto religioso, teve lugar, num Restaurante daquela cidade, o almoço; e, pelas 20 horas, foi oferecido a todos os convidados, em casa do noivo, um primoroso copo de água, durante o qual o nosso reverendo abade, numa brilhante alocução, enalteceu as qualidades dos nubentes, formulando votos pelas suas constantes felicidades. Agradeceu, comovido, o avô da noiva, sr. Horácio Nogueira. Aos noivos, endereçamos os nossos sinceros e prósperos dias no futuro.

17 DE OUTUBRO DE 1959 Eleições das Juntas de Freguesia Conforme Editais afixados na área deste concelho, realizam-se amanhã, domingo, pelas 9 horas, em todas as freguesias, as eleições administrativas para o quadriénio 1960-1963. O acto eleitoral tem lugar nos edifícios das escolas primárias, com excepção da sede, onde se efectua nos Paços do Concelho, e da freguesia de Parada, que se realiza no prédio da residência do sr. Presidente da Junta. Para cada freguesia foi apresentada uma lista única, a da União Nacional, já aprovada pelo sr. Presidente da Câmara. A seguir, publicamos os nomes dos indivíduos para tal fim indicados: (…) Junqueira Efectivos – Adelino de Azevedo Cunha e Pereira, António da Costa Faria Júnior e Ernesto Cardoso de Oliveira. Substitutos – Manuel Gonçalves Ferreira, Paulino da Costa Amorim e Serafim Martins Ramos. (…)

12 DE DEZEMBRO DE 1959 Junqueira, 2 Casamento No passado dia 28 de Novembro, contraíram matrimónio na Igreja Paroquial desta freguesia, a menina Maria Alice Nogueira Amorim, filha do sr. Paulino da Costa Amorim e da sra. D. Mariana da Silva Nogueira e neta do sr. Horácio da Silva Nogueira e da sra. D. Amélia da Silva Ribeiro, e o sr. Júlio Balazeiro Amorim, filho do sr. Júlio da Costa Amorim e da sra. D. Maria Balazeiro Amorim. O acto religioso, que foi celebrado pelo pároco desta freguesia, teve início às 11 horas. No fim, o celebrante fez a costumada alocução, lembrando aos noivos os seus novos deveres de marido e esposa e indicando-lhes o caminho a seguir para encontrarem a felicidade no matrimónio. Findas as cerimónias religiosas, os convidados dirigiram-se para a Quinta do Cerqueiral, propriedade do avô da noiva, onde foi servido um lauto banquete. Aos brindes falaram os srs. Dr. Carlos Pinto Ferreira e Pe. Manuel Gomes da Costa, ex-pároco desta freguesia, que enalteceram as qualidades dos noivos e de suas famílias, augurando-lhes um futuro risonho e feliz. Em seguida, o sr. Horácio da Silva Nogueira, avô da noiva, agradeceu a todos os convidados a sua presença e dirigiu os últimos conselhos. Pelas 18 horas, os convidados acompanharam os nubentes à sua nova residência, no lugar de Chantada, onde lhes foi servido um finíssimo copo de água. Aos noivos, os nossos desejos de que constituam um lar, onde reine sempre a paz e a alegria. – C.

26 DE OUTUBRO DE 1963 Eleições das Juntas de Freguesia Composição das listas apresentadas para a eleição a realizar amanhã (…) Junqueira – Efectivos, António da Costa Faria Júnior, Adelino Azevedo Cunha e Pereira, Ernesto Cardoso de Oliveira. Substitutos – Paulino da Costa Amorim, Joaquim Gonçalves de Sá, Serafim Martins Ramos. (…)

10 DE OUTUBRO DE 1964 Pelos Bombeiros Depois da publicação, no Semanário “Renovação” das freguesias que se indicam, foram-nos entregues mais os seguintes donativos: Junqueira Com 500$00 – Nuno Vilares Salgueiro; Com 100$00 – D. Almerinda Amorim de Carvalho; Com 50$00 – José Fernandes Campos, Horácio da Silva Nogueira e José Quinteira; Com 30$00 – Lino Lopes Curval; Com 20$00 – José Ferreira Carvalho, João Gomes de Araújo, Paulino da Costa Amorim e D. Maria Martins; Com 15$00 – Adelino Gomes da Costa; Com 10$00 – António de Sousa Leituga, José Lopes Faria, António Ferreira da Costa, Joaquim Barros, D. Cândida Carvalho de Azevedo e D. Maria Pinto de Lima. Com 5$00 – António Fernandes, José Moreira de Sousa, Manuel Fernandes, D. Umbelina Rosa da Cruz, José Fernandes Faria, António Sousa da Silva, Alfredo Joaquim da Fonseca, João Gomes da Costa e Avelino de Sousa Faria. De diversos, com importâncias inferiores a 5$00 – 16$00.

30 DE JANEIRO DE 1965 – Notícia do casamento de Manuel Maia de Oliveira e Maria Cândida Nogueira Amorim. – in Boletim Paroquial da Junqueira, Fevereiro de 1965.

1 DE JUNHO DE 1968 Falecimentos Horácio da Silva Nogueira Na passada quinta-feira e na sua residência no lugar do Cerqueiral, em S. Simão da Junqueira, faleceu com a idade de 84 anos o sr. Horácio da Silva Nogueira, abastado proprietário naquela freguesia, e nosso prezado assinante. O saudoso extinto, era casado com a sra. D. Amélia da Silva Ribeiro e pai das sras. D. Laurentina, Alice e Mariana da Silva Ribeiro; sogro dos srs. Joaquim Martins Ferreira Azevedo, Alfredo Moreira Maia, e Paulino da Costa Amorim. Deixa ainda numerosos netos. O seu funeral, que constituiu uma das maiores manifestações de pesar naquela freguesia, teve lugar no dia seguinte, da residência para a Capela de Nossa Senhora da Graça, onde teve missa de Corpo Presente com ofício e daí para o cemitério paroquial, onde o corpo ficou inhumado em jazigo de família. Com a morte do sr. Horácio Nogueira, Vila do Conde perde um dos mais prestantes homens do seu concelho. Embora natural de Beiriz, o extinto, radicado por casamento em S. Simão da Junqueira, muito cedo, pelos seus dotes de trabalho, pela sua honestidade e ampla visão, foi chamado a intervir nas coisas da freguesia; e não só nesta: a sede também o escolheu para servir na Edilidade. Foi ainda um dedicado amigo do nosso jornal. Proprietário de uma grande casa de lavoura, serviu a agricultura do nosso concelho; e como se isso não bastasse, ainda encontrou tempo para servir os destinos da Junqueira e de Vila do Conde. A sua palavra honrada, as qualidades de trabalho, a amizade que a todos dispensava e os serviços que a Vila do Conde prestou, ficarão na memória de todos aqueles que tiveram o prazer e a honra de ser amigos de tão prestante cidadão. Foi Vereador da Câmara Municipal desta vila; 1° secretário do Grémio da Lavoura, cerca de 20 anos; Presidente da Junta de Freguesia de S. Simão da Junqueira, cargos que ocupou entre muitos outros, no momento impossíveis de enumerar. Não admira, pois, a quantidade e qualidade de pessoas que foram no dia do seu funeral, prestar junto aos seus restos, a última homenagem. Renovação apresenta a toda a família enlutada o seu cartão de sentidos pêsames.

Dados biográficos:

Juiz da Festa em honra de São Sebastião, em 43

Proprietário no lugar de Cerqueiral

pai de Maria Alice Nogueira Amorim, Horácio Nogueira Amorim e de Maria Cândida Nogueira Amorim

e de casado com Mariana da Silva Nogueira

genro de Horácio da Silva Nogueira e de Amélia da Silva Ribeiro

e de sogro de Júlio Balazeiro Amorim (Maria Alice) e de Manuel Maia de Oliveira (Maria Cândida)

Notícias:

13 DE MARÇO DE 43 (Junqueira, 10) Ontem baptizou-se na nossa igreja um filhinho do sr. Júlio da Costa Amorim e de sua esposa sra. Maria Lopes Balazeiro Amorim. Foram padrinhos os srs. Paulino da Costa Amorim e sua esposa D. Mariana da Silva Nogueira.

10 DE ABRIL DE 43 No próximo dia 18, domingo de Ramos, realiza-se nesta freguesia a tradicional festividade em honra mártir São Sebastião. O sr. António da Costa Faria, tesoureiro, e o sr. Paulino da Costa Amorim, juiz, estão empenhados em que esta festividade atinja este ano desusado brilho. Assim: de manhã, às seis horas e meia, haverá na nossa igreja missa cantada a grande instrumental. Às dez horas será conduzida processionalmente, da capela da Senhora da Graça, onde é venerada, para a igreja, a linda imagem de Santa Luzia. A seguir terá lugar a benção de Ramos e finalmente a missa do dia, que será cantada pelo grupo coral desta freguesia. À tarde, às três horas, terão lugar as habituais cerimónias religiosas, seguindo-se o sermão que será feito pelo Prior da Póvoa de Varzim. Finalmente sairá a procissão, na qual se incorporarão onze andores, numerosos anjinhos, confrarias e irmandades com os seus estandartes, cruzada eucarística, etc. É armador o sr. Carlos Laureano da Silva, que deixa sempre as melhores impressões quando vem a esta freguesia. A banda de Vila do Conde abrilhantará esta festividade.

4 DE JUNHO DE 1949 Junqueira, 25 (Atrasada) Foi operado no Hospital de Santa Maria, do Porto, encontrando-se em bom estado o sr. Paulino da Costa Amorim, proprietário, do lugar do Cerqueiral. Desejamos que as suas melhoras se continuem a acentuar e que em breve regresse ao seio da sua família.

11 DE JUNHO DE 1949, Junqueira, 8 Já regressou do hospital de Santa Maria, do Porto, quase restabelecido da operação a que foi submetido o nosso conterrâneo sr. Paulino da Costa Amorim, do lugar do Cerqueiral. Estimamos. – C.

1 DE SETEMBRO DE 1956 Junqueira, 27 Casamentos No passado dia 23 do mês corrente, realizou-se p enlace matrimonial da menina Maria Amélia Nogueira Amorim, filha do sr. Paulino da Costa Amorim e da sra. D. Maria da Silva Nogueira e neta do sr. Horácio da Silva Nogueira, digno Presidente da Junta desta freguesia e da sra. D. Amélia da Silva Ribeiro, com o sr. Paulino Gomes da Costa Amorim, filho do sr. José da Costa Amorim (já falecido) e da sra. D. Maria Gomes da Silva Casanova.O casamento realizou-se no Santuário do Sameiro, em Braga, tendo presidido ao acto solene e celebrado a Missa o reverendo Pe. Manuel Baptista de Sousa, Pároco dos nubentes, acolitado pelo reverendo Pároco Manuel Gomes da Costa, Pároco de Gavião. Paraninfaram a cerimónia religiosa o sr. Comendador Francisco de Lima Amorim e sua ex.ma esposa, sra. D. Georgete Amorim. Findo o acto religioso, teve lugar, num Restaurante daquela cidade, o almoço; e, pelas 20 horas, foi oferecido a todos os convidados, em casa do noivo, um primoroso copo de água, durante o qual o nosso reverendo abade, numa brilhante alocução, enalteceu as qualidades dos nubentes, formulando votos pelas suas constantes felicidades. Agradeceu, comovido, o avô da noiva, sr. Horácio Nogueira. Aos noivos, endereçamos os nossos sinceros e prósperos dias no futuro.

17 DE OUTUBRO DE 1959 Eleições das Juntas de Freguesia Conforme Editais afixados na área deste concelho, realizam-se amanhã, domingo, pelas 9 horas, em todas as freguesias, as eleições administrativas para o quadriénio 1960-1963. O acto eleitoral tem lugar nos edifícios das escolas primárias, com excepção da sede, onde se efectua nos Paços do Concelho, e da freguesia de Parada, que se realiza no prédio da residência do sr. Presidente da Junta. Para cada freguesia foi apresentada uma lista única, a da União Nacional, já aprovada pelo sr. Presidente da Câmara. A seguir, publicamos os nomes dos indivíduos para tal fim indicados: (…) Junqueira Efectivos – Adelino de Azevedo Cunha e Pereira, António da Costa Faria Júnior e Ernesto Cardoso de Oliveira. Substitutos – Manuel Gonçalves Ferreira, Paulino da Costa Amorim e Serafim Martins Ramos. (…)

12 DE DEZEMBRO DE 1959 Junqueira, 2 Casamento No passado dia 28 de Novembro, contraíram matrimónio na Igreja Paroquial desta freguesia, a menina Maria Alice Nogueira Amorim, filha do sr. Paulino da Costa Amorim e da sra. D. Mariana da Silva Nogueira e neta do sr. Horácio da Silva Nogueira e da sra. D. Amélia da Silva Ribeiro, e o sr. Júlio Balazeiro Amorim, filho do sr. Júlio da Costa Amorim e da sra. D. Maria Balazeiro Amorim. O acto religioso, que foi celebrado pelo pároco desta freguesia, teve início às 11 horas. No fim, o celebrante fez a costumada alocução, lembrando aos noivos os seus novos deveres de marido e esposa e indicando-lhes o caminho a seguir para encontrarem a felicidade no matrimónio. Findas as cerimónias religiosas, os convidados dirigiram-se para a Quinta do Cerqueiral, propriedade do avô da noiva, onde foi servido um lauto banquete. Aos brindes falaram os srs. Dr. Carlos Pinto Ferreira e Pe. Manuel Gomes da Costa, ex-pároco desta freguesia, que enalteceram as qualidades dos noivos e de suas famílias, augurando-lhes um futuro risonho e feliz. Em seguida, o sr. Horácio da Silva Nogueira, avô da noiva, agradeceu a todos os convidados a sua presença e dirigiu os últimos conselhos. Pelas 18 horas, os convidados acompanharam os nubentes à sua nova residência, no lugar de Chantada, onde lhes foi servido um finíssimo copo de água. Aos noivos, os nossos desejos de que constituam um lar, onde reine sempre a paz e a alegria. – C.

26 DE OUTUBRO DE 1963 Eleições das Juntas de Freguesia Composição das listas apresentadas para a eleição a realizar amanhã (…) Junqueira – Efectivos, António da Costa Faria Júnior, Adelino Azevedo Cunha e Pereira, Ernesto Cardoso de Oliveira. Substitutos – Paulino da Costa Amorim, Joaquim Gonçalves de Sá, Serafim Martins Ramos. (…)

10 DE OUTUBRO DE 1964 Pelos Bombeiros Depois da publicação, no Semanário “Renovação” das freguesias que se indicam, foram-nos entregues mais os seguintes donativos: Junqueira Com 500$00 – Nuno Vilares Salgueiro; Com 100$00 – D. Almerinda Amorim de Carvalho; Com 50$00 – José Fernandes Campos, Horácio da Silva Nogueira e José Quinteira; Com 30$00 – Lino Lopes Curval; Com 20$00 – José Ferreira Carvalho, João Gomes de Araújo, Paulino da Costa Amorim e D. Maria Martins; Com 15$00 – Adelino Gomes da Costa; Com 10$00 – António de Sousa Leituga, José Lopes Faria, António Ferreira da Costa, Joaquim Barros, D. Cândida Carvalho de Azevedo e D. Maria Pinto de Lima. Com 5$00 – António Fernandes, José Moreira de Sousa, Manuel Fernandes, D. Umbelina Rosa da Cruz, José Fernandes Faria, António Sousa da Silva, Alfredo Joaquim da Fonseca, João Gomes da Costa e Avelino de Sousa Faria. De diversos, com importâncias inferiores a 5$00 – 16$00.

30 DE JANEIRO DE 1965 – Notícia do casamento de Manuel Maia de Oliveira e Maria Cândida Nogueira Amorim. – in Boletim Paroquial da Junqueira, Fevereiro de 1965.

1 DE JUNHO DE 1968 Falecimentos Horácio da Silva Nogueira Na passada quinta-feira e na sua residência no lugar do Cerqueiral, em S. Simão da Junqueira, faleceu com a idade de 84 anos o sr. Horácio da Silva Nogueira, abastado proprietário naquela freguesia, e nosso prezado assinante. O saudoso extinto, era casado com a sra. D. Amélia da Silva Ribeiro e pai das sras. D. Laurentina, Alice e Mariana da Silva Ribeiro; sogro dos srs. Joaquim Martins Ferreira Azevedo, Alfredo Moreira Maia, e Paulino da Costa Amorim. Deixa ainda numerosos netos. O seu funeral, que constituiu uma das maiores manifestações de pesar naquela freguesia, teve lugar no dia seguinte, da residência para a Capela de Nossa Senhora da Graça, onde teve missa de Corpo Presente com ofício e daí para o cemitério paroquial, onde o corpo ficou inhumado em jazigo de família. Com a morte do sr. Horácio Nogueira, Vila do Conde perde um dos mais prestantes homens do seu concelho. Embora natural de Beiriz, o extinto, radicado por casamento em S. Simão da Junqueira, muito cedo, pelos seus dotes de trabalho, pela sua honestidade e ampla visão, foi chamado a intervir nas coisas da freguesia; e não só nesta: a sede também o escolheu para servir na Edilidade. Foi ainda um dedicado amigo do nosso jornal. Proprietário de uma grande casa de lavoura, serviu a agricultura do nosso concelho; e como se isso não bastasse, ainda encontrou tempo para servir os destinos da Junqueira e de Vila do Conde. A sua palavra honrada, as qualidades de trabalho, a amizade que a todos dispensava e os serviços que a Vila do Conde prestou, ficarão na memória de todos aqueles que tiveram o prazer e a honra de ser amigos de tão prestante cidadão. Foi Vereador da Câmara Municipal desta vila; 1° secretário do Grémio da Lavoura, cerca de 20 anos; Presidente da Junta de Freguesia de S. Simão da Junqueira, cargos que ocupou entre muitos outros, no momento impossíveis de enumerar. Não admira, pois, a quantidade e qualidade de pessoas que foram no dia do seu funeral, prestar junto aos seus restos, a última homenagem. Renovação apresenta a toda a família enlutada o seu cartão de sentidos pêsames.

marcar artigo