Dias do Fim: esquerda.net promove debate sobre escola pública: síntese

20-05-2009
marcar artigo


"A defesa da escola pública esteve no centro do último debate sobre políticas de igualdade, contributo para a construção do programa eleitoral do Bloco de Esquerda. Participantes salientaram que a política deste governo é um caminho para reduzir a Escola Pública numa escola só para pobres, condenaram a incompetência do ministério, manifestaram solidariedade com as lutas dos professores e destacaram a necessidade de continuar a debater a educação.Nesta Quarta feira, 22 de Abril, realizou-se o último debate online sobre políticas de igualdade. Neste debate sobre educação participaram Ana Benavente (Investigadora em Educação), Cecília Honório (Movimento Escola Pública), Manuel Grilo (dirigente do SPGL) e Paulo Guinote (autor do blogue "A Educação do Meu Umbigo"), Miguel Reis moderou. A deputada Ana Drago não pôde participar por se encontrar doente.O debate começou pelo modelo de avaliação de desempenho dos professores, tendo as e os participantes criticado e condenado o modelo. Para Paulo Guinote " este modelo de avaliação não veio qualificar a escola pública", Ana Benavente disse que "a escola pública está mergulhada na burocracia" e considerou que a esquerda "debate pouco" e deve questionar "que concepção de escola queremos e temos". Cecília Honório afirmou que "a avaliação é uma farsa completa", salientou que o governo disse que o problema estava na escola, a começar pelos professores, o que é um discurso de poder. "A desigualdade é ignorada e mascarada, quando se diz que o mal está na escola ou nos professores" salientou. Manuel Grilo destacou que o modelo governamental "serve simplesmente para classificar, impedir subida de salários e domesticar", considerando que "o todo das leis é uma escola que assenta na exclusão". Para Ana Benavente o "governo perdeu na avaliação dos professores, mas perdeu-se também a confiança social na escola, o que custa muito a ganhar e nada a perder". "------------------------------texto integral no site esquerda.net-----------------------------


"A defesa da escola pública esteve no centro do último debate sobre políticas de igualdade, contributo para a construção do programa eleitoral do Bloco de Esquerda. Participantes salientaram que a política deste governo é um caminho para reduzir a Escola Pública numa escola só para pobres, condenaram a incompetência do ministério, manifestaram solidariedade com as lutas dos professores e destacaram a necessidade de continuar a debater a educação.Nesta Quarta feira, 22 de Abril, realizou-se o último debate online sobre políticas de igualdade. Neste debate sobre educação participaram Ana Benavente (Investigadora em Educação), Cecília Honório (Movimento Escola Pública), Manuel Grilo (dirigente do SPGL) e Paulo Guinote (autor do blogue "A Educação do Meu Umbigo"), Miguel Reis moderou. A deputada Ana Drago não pôde participar por se encontrar doente.O debate começou pelo modelo de avaliação de desempenho dos professores, tendo as e os participantes criticado e condenado o modelo. Para Paulo Guinote " este modelo de avaliação não veio qualificar a escola pública", Ana Benavente disse que "a escola pública está mergulhada na burocracia" e considerou que a esquerda "debate pouco" e deve questionar "que concepção de escola queremos e temos". Cecília Honório afirmou que "a avaliação é uma farsa completa", salientou que o governo disse que o problema estava na escola, a começar pelos professores, o que é um discurso de poder. "A desigualdade é ignorada e mascarada, quando se diz que o mal está na escola ou nos professores" salientou. Manuel Grilo destacou que o modelo governamental "serve simplesmente para classificar, impedir subida de salários e domesticar", considerando que "o todo das leis é uma escola que assenta na exclusão". Para Ana Benavente o "governo perdeu na avaliação dos professores, mas perdeu-se também a confiança social na escola, o que custa muito a ganhar e nada a perder". "------------------------------texto integral no site esquerda.net-----------------------------

marcar artigo