Inovação & Inclusão: UE: Portugal é o quinto país que mais progrediu na informatização da administração pública

29-06-2009
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O relatório sobre a evolução da informatização dos serviços públicos na União Europeia (UE) coloca Portugal no quinto lugar entre os países que mais progrediram. O coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, afirma que este resultado demonstra que o projecto do Governo está a ser cumprido.O relatório de Bruxelas, que a Comissão Europeia divulga hoje, conclui que Portugal foi o quinto país da UE que mais progrediu em administração electrónica nos últimos dois anos e que é o 11º país entre os 25 Estados-membros com melhor nível de sofisticação de administração online, em termos de interactividade e oferta de transacções na Internet, encontrando-se acima da média europeia.Estes dados "mostram que agenda de prioridades, o Plano Tecnológico, está a cumprir-se nas suas várias dimensões", considerou Carlos Zorrinho, que também é coordenador nacional da Agenda de Lisboa.Na disponibilização de serviços, Zorrinho deu como exemplo o lançamento do ViaCTT,o serviço dos CTT que permite a qualquer cidadão, empresa ou instituição ter uma caixa de correio virtual. Zorrinho citou ainda o lançamento do portal NetEmprego, uma bolsa de emprego electrónica que se insere no segmento da formação profissional.Estas três áreas integram o programa do Governo para a Sociedade Informação e "evidenciam o trabalho determinado que tem sido feito ao longo dos últimos meses", sublinhou Zorrinho."Estamos satisfeitos [com o relatório da Comissão Europeia], mas ainda há muito trabalho para fazer", salientou o coordenador, adiantando que este resultado pode ser visto como "um indicador avançado" da economia portuguesa. Quase 50 por cento dos serviços públicos analisados estão totalmente disponíveis na InternetDe acordo com o relatório, a sofisticação dos serviços públicos, em termos de interactividade e oferta de transacções online atingiu os 75 por cento em Abril de 2006 no cômputo da União Europeia e Portugal ficou acima da média comunitária, surgindo em 11º da lista com um valor de sofisticação a rondar os 80 por cento (em Abril de 2004 ficava abaixo dos 70 por cento).O estudo, que compreendeu o exame de 14 mil sítios de Internet nos 25 Estados-membros mais a Noruega, a Islândia e a Suíça, indica ainda que quase 50 por cento dos serviços públicos analisados estão totalmente disponíveis na Internet. Também neste parâmetro Portugal regista um valor acima da média comunitária, ocupando o 10º lugar entre os 25.De acordo com o relatório, cerca de 60 por cento dos serviços públicos em Portugal estão totalmente disponíveis na Internet, quando em Abril esse valor ficava aquém dos 40 por cento. A Áustria é o Estado-membro com nota mais elevada, quer a nível de sofisticação, quer a nível de disponibilidade dos serviços online, surgindo em ambos os casos a Letónia no fim da tabela.in Público 29.06.2006 (Texto integral)


O relatório sobre a evolução da informatização dos serviços públicos na União Europeia (UE) coloca Portugal no quinto lugar entre os países que mais progrediram. O coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, afirma que este resultado demonstra que o projecto do Governo está a ser cumprido.O relatório de Bruxelas, que a Comissão Europeia divulga hoje, conclui que Portugal foi o quinto país da UE que mais progrediu em administração electrónica nos últimos dois anos e que é o 11º país entre os 25 Estados-membros com melhor nível de sofisticação de administração online, em termos de interactividade e oferta de transacções na Internet, encontrando-se acima da média europeia.Estes dados "mostram que agenda de prioridades, o Plano Tecnológico, está a cumprir-se nas suas várias dimensões", considerou Carlos Zorrinho, que também é coordenador nacional da Agenda de Lisboa.Na disponibilização de serviços, Zorrinho deu como exemplo o lançamento do ViaCTT,o serviço dos CTT que permite a qualquer cidadão, empresa ou instituição ter uma caixa de correio virtual. Zorrinho citou ainda o lançamento do portal NetEmprego, uma bolsa de emprego electrónica que se insere no segmento da formação profissional.Estas três áreas integram o programa do Governo para a Sociedade Informação e "evidenciam o trabalho determinado que tem sido feito ao longo dos últimos meses", sublinhou Zorrinho."Estamos satisfeitos [com o relatório da Comissão Europeia], mas ainda há muito trabalho para fazer", salientou o coordenador, adiantando que este resultado pode ser visto como "um indicador avançado" da economia portuguesa. Quase 50 por cento dos serviços públicos analisados estão totalmente disponíveis na InternetDe acordo com o relatório, a sofisticação dos serviços públicos, em termos de interactividade e oferta de transacções online atingiu os 75 por cento em Abril de 2006 no cômputo da União Europeia e Portugal ficou acima da média comunitária, surgindo em 11º da lista com um valor de sofisticação a rondar os 80 por cento (em Abril de 2004 ficava abaixo dos 70 por cento).O estudo, que compreendeu o exame de 14 mil sítios de Internet nos 25 Estados-membros mais a Noruega, a Islândia e a Suíça, indica ainda que quase 50 por cento dos serviços públicos analisados estão totalmente disponíveis na Internet. Também neste parâmetro Portugal regista um valor acima da média comunitária, ocupando o 10º lugar entre os 25.De acordo com o relatório, cerca de 60 por cento dos serviços públicos em Portugal estão totalmente disponíveis na Internet, quando em Abril esse valor ficava aquém dos 40 por cento. A Áustria é o Estado-membro com nota mais elevada, quer a nível de sofisticação, quer a nível de disponibilidade dos serviços online, surgindo em ambos os casos a Letónia no fim da tabela.in Público 29.06.2006 (Texto integral)

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