Optimus premeia soluções inovadoras e de fácil utilização — INESC Porto

13-02-2008
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Inovação organizacional e tecnológica, indicadores de eficácia, satisfação de clientes e redução de custos foram alguns dos critérios tido em conta, no concurso da Optimus.

O hotel Ritz foi palco da quarta edição dos Prémios Optimus 2006 – Soluções Empresariais de Mobilidade, composto por três categorias e uma menção honrosa, nomeadamente: Mobile Business, Mobilização de processos produtivos e Serviços aos clientes /Mobilização de processos comerciais. José Carlos Pinto, administrador da Optimus foi o presidente do júri, acompanhado de José Pereira (Accenture), Luís Magalhães (UMIC), Mário Jorge Leitão (INESC Porto) , José Ramalho Fontes (AESE), Ricardo Castanheira (FDTI) e Nuno Duarte (Microsoft).

Os critérios de atribuição basearam-se na inovação organizacional e tecnológica da solução, nos indicadores de eficácia e eficiência, qualidade, satisfação de clientes e redução de custos operacionais. Outros critérios envolveram ainda a actualidade e relevância da informação disponibilizada, ergonomia e facilidade de utilização dos equipamentos e aplicações envolvidas, bem como na representatividade do número de utilizadores face ao universo passível de ser abrangido.

Prémio: Mobilização de Processos Produtivos

Vencedor: EDP – ITLOG e PREEDIS (outros parceiros de solução).

A implementação dos Terminais Portáteis de Leitura teve metas como um melhor desempenho na gestão das equipas, reduzir os custos de não qualidade de leitura e substituição de todos os programas de informática para gestão de leitura por um único preparado para ler via GPRS, entre outras metas. Os ganhos foram ao nível da facilidade de utilização, aumento de produtividade, diminuição dos erros de leitura e a integração de informação entre TPL e servidores.

Menção Honrosa

Categoria: Mobile Business

Empresa: Telelink/ Pararede

O projecto SMS Museu permitiu disponibilizar a quem visita um museu em Portugal informação cultural multimédia, após visita.

O serviço permitiu a redução dos custos de materiais impressos, melhoria da imagem dos museus e a adequação da informação a cada pessoa.

Prémio: Serviços aos clientes/ Mobilização de Processos Comerciais

Vencedor: LOCALISER

O projecto “Drivers and Find Me” permite fornecer um serviço de assistência a veículos e pessoas 24 horas por dia. As vantagens relacionam-se com a facilidade de utilização e na gestão em tempo real de localização de pessoas e veículos.

Prémio: Categoria Mobile Business

Vencedor: MOBICOM/ Candidatura Presidencial de Cavaco Silva

O site www.cavacosilva.pt tinha como objectivo ser um portal de comunicação bilateral, em que os leitores podiam entrar em contacto com a Candidatura através da web, SMS e MMS.O projecto teve como benefícios uma rápida notificação da população acerca da agenda dos vários dias da campanha e permitir a interactividade entre os cidadãos e o seu candidato.

DITO

José Carlos Pinto, Presidente do júri

“Portugal tem potencial”

Qualidade e capacidade de inovação foram as palavras chave desta edição. José Carlos Pinto, administrador da Optimus, foi o presidente do júri.

1) Que avaliação faz da quarta edição dos prémios Optimus?

Foi um bom ano. Fomos surpreendidos pela qualidade dos projectos que as empresas que trabalham com a Optimus apresentaram. A Accenture fez a proposta de critérios de classificação e reuniu-se com o júri, composto pela UMIC ou a AESE. Cabe depois ao júri avaliar os projectos e a qualidade e quantidade de informação fornecida, pois por vezes há projectos que são bons mas a documentação é insuficiente e vice-versa.

2) De uma forma geral quais foram os critérios utilizados na avaliação dos projectos?

Os critérios passaram pela Mobilização de Processos – a chamada re-engenharia – ou seja, como conseguir fazer o mesmo processo de uma maneira mais barata, rápida e com meios mais simples, nas áreas de marketing, advertising e desenvolvimentos de soluções/comercialização do produto.

A terceira geração não teve o desenvolvimento que os próprios fornecedores da tecnologia previam, acabando por fazer descer os preços dos serviços associados.

3) Tem havido evolução na área das Soluções Empresariais de Mobilidade em Portugal?

Tem, principalmente ao nível de valor associado da poupança de custos. Acho que Portugal tem potencial na inovação na área de soluções de mobilidade, com alguns organismos a fazerem um trabalho de promoção.

4) Pode-se falar de Insucesso da Terceira Geração (3G)?

A terceira geração não teve o desenvolvimento que os próprios fornecedores de tecnologia previam, acabando por fazer descer os preços dos serviços associados.

Nesta linha de insucesso vem igualmente a videoconferência que se acabou por se revelar muito impessoal.

5) Qual o futuro do concurso de Optimus?

O modelo vai continuar, estamos sempre à procura de soluções inovadoras nas áreas de telecomunicações (GSM/ GPRS/UMTS) e que o seu peso aumente nas receitas das empresas.

Diário Económico, 20 de Julho de 2006

Inovação organizacional e tecnológica, indicadores de eficácia, satisfação de clientes e redução de custos foram alguns dos critérios tido em conta, no concurso da Optimus.

O hotel Ritz foi palco da quarta edição dos Prémios Optimus 2006 – Soluções Empresariais de Mobilidade, composto por três categorias e uma menção honrosa, nomeadamente: Mobile Business, Mobilização de processos produtivos e Serviços aos clientes /Mobilização de processos comerciais. José Carlos Pinto, administrador da Optimus foi o presidente do júri, acompanhado de José Pereira (Accenture), Luís Magalhães (UMIC), Mário Jorge Leitão (INESC Porto) , José Ramalho Fontes (AESE), Ricardo Castanheira (FDTI) e Nuno Duarte (Microsoft).

Os critérios de atribuição basearam-se na inovação organizacional e tecnológica da solução, nos indicadores de eficácia e eficiência, qualidade, satisfação de clientes e redução de custos operacionais. Outros critérios envolveram ainda a actualidade e relevância da informação disponibilizada, ergonomia e facilidade de utilização dos equipamentos e aplicações envolvidas, bem como na representatividade do número de utilizadores face ao universo passível de ser abrangido.

Prémio: Mobilização de Processos Produtivos

Vencedor: EDP – ITLOG e PREEDIS (outros parceiros de solução).

A implementação dos Terminais Portáteis de Leitura teve metas como um melhor desempenho na gestão das equipas, reduzir os custos de não qualidade de leitura e substituição de todos os programas de informática para gestão de leitura por um único preparado para ler via GPRS, entre outras metas. Os ganhos foram ao nível da facilidade de utilização, aumento de produtividade, diminuição dos erros de leitura e a integração de informação entre TPL e servidores.

Menção Honrosa

Categoria: Mobile Business

Empresa: Telelink/ Pararede

O projecto SMS Museu permitiu disponibilizar a quem visita um museu em Portugal informação cultural multimédia, após visita.

O serviço permitiu a redução dos custos de materiais impressos, melhoria da imagem dos museus e a adequação da informação a cada pessoa.

Prémio: Serviços aos clientes/ Mobilização de Processos Comerciais

Vencedor: LOCALISER

O projecto “Drivers and Find Me” permite fornecer um serviço de assistência a veículos e pessoas 24 horas por dia. As vantagens relacionam-se com a facilidade de utilização e na gestão em tempo real de localização de pessoas e veículos.

Prémio: Categoria Mobile Business

Vencedor: MOBICOM/ Candidatura Presidencial de Cavaco Silva

O site www.cavacosilva.pt tinha como objectivo ser um portal de comunicação bilateral, em que os leitores podiam entrar em contacto com a Candidatura através da web, SMS e MMS.O projecto teve como benefícios uma rápida notificação da população acerca da agenda dos vários dias da campanha e permitir a interactividade entre os cidadãos e o seu candidato.

DITO

José Carlos Pinto, Presidente do júri

“Portugal tem potencial”

Qualidade e capacidade de inovação foram as palavras chave desta edição. José Carlos Pinto, administrador da Optimus, foi o presidente do júri.

1) Que avaliação faz da quarta edição dos prémios Optimus?

Foi um bom ano. Fomos surpreendidos pela qualidade dos projectos que as empresas que trabalham com a Optimus apresentaram. A Accenture fez a proposta de critérios de classificação e reuniu-se com o júri, composto pela UMIC ou a AESE. Cabe depois ao júri avaliar os projectos e a qualidade e quantidade de informação fornecida, pois por vezes há projectos que são bons mas a documentação é insuficiente e vice-versa.

2) De uma forma geral quais foram os critérios utilizados na avaliação dos projectos?

Os critérios passaram pela Mobilização de Processos – a chamada re-engenharia – ou seja, como conseguir fazer o mesmo processo de uma maneira mais barata, rápida e com meios mais simples, nas áreas de marketing, advertising e desenvolvimentos de soluções/comercialização do produto.

A terceira geração não teve o desenvolvimento que os próprios fornecedores da tecnologia previam, acabando por fazer descer os preços dos serviços associados.

3) Tem havido evolução na área das Soluções Empresariais de Mobilidade em Portugal?

Tem, principalmente ao nível de valor associado da poupança de custos. Acho que Portugal tem potencial na inovação na área de soluções de mobilidade, com alguns organismos a fazerem um trabalho de promoção.

4) Pode-se falar de Insucesso da Terceira Geração (3G)?

A terceira geração não teve o desenvolvimento que os próprios fornecedores de tecnologia previam, acabando por fazer descer os preços dos serviços associados.

Nesta linha de insucesso vem igualmente a videoconferência que se acabou por se revelar muito impessoal.

5) Qual o futuro do concurso de Optimus?

O modelo vai continuar, estamos sempre à procura de soluções inovadoras nas áreas de telecomunicações (GSM/ GPRS/UMTS) e que o seu peso aumente nas receitas das empresas.

Diário Económico, 20 de Julho de 2006

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