TVDependente

15-02-2008
marcar artigo

Se é um aficcionado de séries que versam sobre o universo da advocacia, cujo carimbo é invariavelmente norte-americano, poderá, depois do Verão, acompanhar uma ficção integralmente de cunho nacional que se reporta a essa temática. "Liberdade 21", assim se intitula a nova aposta na ficção nacional da estação pública, com uma periodicidade semanal, contará com 52 episódios, sendo que terá o horário nobre reservado para a sua exibição, segundo fez saber José Fragoso, director de Programas da RTP1.

"Foi uma ideia que nasceu da nossa mesa de trabalho, através de 'inputs' veiculados por uma equipa", enalteceu Fragoso, dando a entender que se trata de um projecto encetado sob o seu desígnio e portanto, a nível ficcional, o primeiro não herdado da anterior direcção. Releve-se ainda que para a semana será apresentada uma nova produção na mesma senda. De acordo com o próprio, "Liberdade 21" insere-se no conceito de serviço público de televisão, tendo em conta que se demarca "pelo conteúdo inovador" tendo sido congeminado "totalmente por massa crítica portuguesa".

Curiosamente, parte do elenco transita de "Vila Faia", pelo que Albano Jerónimo, ou Inês Castel-Branco, que formam par amoroso no "remake" da primeira telenovela portuguesa, vão regressar juntos ao pequeno ecrã, desta feita, mantendo uma "relação estritamente profissional", comentou o actor.

Desengane-se quem cogitar que Albano Jerónimo permanecerá limitado ao registo de "bom rebelde", uma vez que vestirá uma personagem diametralmente oposta à de João Godunha. Pedro Pimentel é um frio e calculista advogado especializado em direito comercial. Em detrimento do impulsivo motorista de "Vila Faia", Pedro é uma espécie de autómato não dando azo a qualquer tipo de descontrolo.

Interrogado sobre a preparação inerente à interpretação de uma personagem com estas características, Albano Jerónimo adiantou que além de se inspirar "em séries com 'Boston Legal", filmes e livros" teve uma sessão "de mais de quatro horas com o advogado João Nabais". Por sua vez, Inês Castel-Branco também se afastará da inócua Mariette. Vera, a quem dará corpo, é desprovida de escrúpulos que nem lobo em pele de cordeiro.

A coordenadora do projecto, cujas gravações se inaugurarão na próxima semana, Patrícia Sequeira, ressalvou que "cada episódio terá princípio meio e fim e contará três histórias paralelas", que se traduzirão em outros tantos casos jurídicos distintos, não obstante um dos mesmos ser alvo de especial enfoque. Já o autor Pedro Lopes, destacou a "possibilidade de, de uma equipa de quatro, um só guionista poder ser individualmente responsável pela escrita de um episódio".

Desta produção da SP Televisão em parceria com as Produções Fictícias para a RTP, destacam-se ainda no elenco nomes como, Ana Nave, Rita Lelo, António Cordeiro, Ivo Canelas, Ruben Gomes, Mariana Norton, Cleia Almeida, entre outros. | Elsa Pereira [Jornal de Notícias]

É verdade que para «tv dependente» sou algo distraído em relação à televisão que se faz em Portugal, mas depois disto vou prestar outra atenção ao meio: Imagens retiradas daqui.

Parece que o Nuno Santos não demorou muito em «mandar uma facada nas costas» ao seu antigo empregador! Agora deixem ver se o efeito da mudança não vai ser semelhante ao do Herman. Na RTP tinha graça. Na SIC nem por isso… Os Gato fedorento vão assinar contrato com a SIC, após o canal de Carnaxide ter levado a melhor na corrida pela contratação do quarteto de humoristas. De acordo com o Sol, esta é a primeira iniciativa importantes de Nuno Santos, como novo director de programas da estação de Pinto Balsemão. Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Miguel Góis e Tiago Dores regressam assim ao canal que os viu nascer, na altura, na SIC Radical, como um dos principais trunfos do homem forte da programação da SIC, que, quando ainda estava na estação pública, «roubou» o grupo ao «terceiro canal». Depois da ruptura com Francisco Penim, então director de programas da estação de Carnaxide, os Gato Fedorento transformaram-se num fenómeno de audiências na RTP, com «Diz Que é Uma Espécie de Magazine». A última aparição televisiva dos humoristas aconteceu no Pavilhão Atlântico, em Lisboa , na festa de passagem de ano, com o equipamento da estação de serviço público e a emissão de «Diz Que é Uma Espécie de Réveillon», onde se reviveram momentos dos anos 80. A reestreia na SIC acontecerá no próximo mês de Setembro, altura em que terminará a paragem de nove meses a que os quatro se impuseram. (in Diário Digital)

Governo abre concurso para novo canal de TV em sinal aberto O Governo aprovou a abertura de um concurso público para um novo canal generalista em sinal aberto na televisão portuguesa, devendo ser tomada uma decisão sobre o eventual vencedor até ao fim do ano.

A resolução foi apresentada em Conselho de Ministros pelo titular da pasta dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva. “O Governo decidiu que parte do espaço remanescente [na plataforma de frequência digital terrestre] deve ser afectada à difusão em sinal aberto de um novo canal generalista”, declarou o ministro.

Também de acordo com Augusto Santos Silva, o Governo determinou que “o concurso público para o lançamento do novo canal generalista de sinal aberto deverá ocorrer até 180 dias depois do acto público do concurso para a plataforma digital terrestre”.

“Naturalmente, neste processo, primeiro tem que ser lançada a plataforma tecnológica e só depois podem ser lançados os concursos para os novos conteúdos dessa plataforma”, justificou.

O aparecimento de um novo canal generalista em sinal aberto, a partir do próximo ano, não vai fazer o Governo aumentar as actuais limitações da RTP no acesso ao mercado publicitário, disse também Santos Silva. O tempo de publicidade no Canal 1 que é metade do que se encontra disponível para os restantes operadores em sinal aberto e o Canal 2 não tem publicidade comercial.

O ministro explicou que, como tecnicamente é possível acomodar até mais três novos canais na plataforma de sinal aberto – e como o Governo só decide lançar um novo canal –, há então espaço de espectro que continua remanescente.

“O Governo vai reservar essa quantidade de espectro remanescente para o início de emissões em alta definição dos operadores de televisão licenciados ou concessionados para emitir em sinal aberto”, ou seja, a SIC, a TVI e a RTP, acrescentou. (in PUBLICO.PT) Acham que existe espaço para um novo canal aberto em Portugal? Se for para ser da qualidade daqueles que temos, talvez seja melhor estarem quietos… Governo quer generalizar TV em alta definição a partir de 2012 O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, afirmou hoje ser objectivo do Governo incentivar todos os canais de televisão em sinal aberto a poderem emitir em alta definição a partir de 2012. Em conferência de imprensa, o ministro dos Assuntos Parlamentares disse que, após o lançamento da televisão digital terrestre, haverá um período de tempo, até 2012, em que haverá emissões simultâneas em sinal analógico e digital. «Em 2012, deixará de haver emissões em sinal analógico na televisão portuguesa, o que terá como consequência a libertação de mais espectro. Ou seja, a partir de 2012, será possível que todos os canais generalistas em sinal aberto transmitam em alta definição», declarou o membro do Governo. De acordo com Augusto Santos, Silva, o Governo pretende aproveitar o período de simultaneidade de emissões em sinal analógico e digital «para incentivar os canais generalistas em sinal aberto possam adaptar-se à alta definição, começando a emitir programas em alta definição». (in Diário Digital) É bom sinal, mas 2012!? Tanto tempo!

O canal AXN, emitido através da TVCabo, vai transmitir em directo para Portugal a 65.ª cerimónia de entrega dos Globos de Ouro. A gala decorre na noite de domingo, dia 13 de Janeiro de 2008, para segunda, 14, a partir da 01h00, no Hotel Beverly Hilton de Los Angeles e será transmitida em directo para Portugal. O AXN repete a emissão dia 18, num especial do programa ‘Hollywood Boulevard’, apresentado por Liliana Neves.

Este ano, o realizador Steven Spielberg, já galardoado com seis Globos de Ouro, vai receber o prémio ‘Cecil B. de Mille’, em reconhecimento pelo seu contributo para a indústria do entretenimento. De igual forma, a actriz Rumer Willis, filha de Demi Moore e de Bruce Willis, receberá o prémio ‘Miss Golden Globe’, concedido aos filhos de actores famosos. in Correio da Manhã

publicado por ZB às 15:03 link | comentar | favorito

The Starter Wife – A EX – Sábado, 22 de Dezembro – 20h30 – MOV Sinopse: Molly Kagan (Debra Messing) é uma dona-de-casa que precisa recomeçar a sua vida. Depois do marido, um poderoso magnata de Hollywood, a ter trocado por uma mulher mais jovem Molly tem que dar a volta por cima. Esta é uma minissérie de seis episódios. Sábados e Domingos Às 20:30 no MOV

publicado por ZB às 13:25 link | comentar | favorito

Grey’s Anatomy – Anatomia de Grey – Quinta-feira, 20 de Dezembro – 21h00 – Fox Life Sinopse: É no conceituado Hospital Seattle Grace que cinco recém licenciados dão os primeiros passos no exigente mundo da medicina. Neste universo, em que a ciência se contrapõe aos sentimentos, os jovens médicos enfrentam situações complicadas, que deixam a descoberto os seus próprios medos. Repetições: 21-12-2007 17:40 23-12-2007 20:10 Private Practice – Clínica Privada – Quinta-feira, 20 de Dezembro – 22h40 – Fox Life Sinopse: No fim da terceira temporada de "Anatomia de Grey", a cirurgiã obstetrícia Addison Montgomery abandona o Hospital de Seattle Grace, após uma relação adúltera tempestuosa e uma tentativa falhada de salvar o seu casamento. Em "Clínica Privada", Addison muda-se para Santa Monica, na Califórnia, à procura de temperaturas mais convidativas e de um futuro risonho. Repetições: 21-12-2007 19:20 23-12-2007 11:55

“Um Mundo Catita” é o nome de uma série portuguesa de seis episódios, produzida pela equipa de “I’ll See You In My Dreams”, protagonizada por Manuel João Vieira dos Ena Pá 2000 e inspirada em séries norte-americanas como “The Office” e “Curb Your Enthusiasm”. Curiosamente, parece que ainda nenhum dos canais nacionais comprou os direitos de exibição. Parece ser bem interessante. Vejam o trailer aqui . E ainda a notícia do Correio da Manhã sobre a antestreia da série, em baixo. A série de seis episódios de ‘Mundo Catita’ – misto de humor negro com conto natalício protagonizada por Manuel João Vieira, líder dos Ena Pá 2000 e Irmãos Catita, a fazer dele próprio e também de Pai Natal – aguarda que algum canal de televisão a compre . Irónico, o cantor, actor e artista plástico diz ao CM: “Não sei quem se interessará. Estamos à espera de ser contactados, talvez por um canal por cabo do Luxemburgo, Galiza ou, quem sabe, da Guiné Conacri.”

A antestreia dos seis episódios de ‘Mundo Catita’ teve lugar anteontem no cinema S. Jorge, em Lisboa, com a presença dos actores e dos realizadores Filipe Melo (professor de jazz no Hot Club) e João Leitão. O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, foi cumprimentar o protagonista e assistir à exibição.

Manuel Vieira apresenta a obra: “Acho que é uma história engraçada de Natal. Dava um filme bom daqueles para ver ao domingo com toda a família. Tem alguns pormenores para adultos, mas são apenas condimentos.”

De certa maneira, “no filme, e de uma maneira tortuosa, sou uma espécie de Pai Natal, mas que dá prendas a si próprio. Sou um Pai Natal com alguma auto-estima”, explica. Ao engenheiro Sócrates, o Pai Natal Vieira dava “um lugar de primeiro-ministro... na Nova Zelândia, um local engraçado”, revela.

“O que gostaria, depois desta última lei que surgiu para limitar os partidos mais pequenos, era limitarmos tudo a um único partido. É para lá que caminhamos. Ou seja, o sistema caminha, não diria para o fascismo, mas para um regime que limita seriamente as liberdades individuais, sobretudo as liberdades de quem tem menos dinheiro”, diz Vieira.

“Gostava de salientar ainda um pormenor acerca do fascismo higiénico. A polícia da ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica] fechou A Ginginha do Rossio, uma instituição cultural portuguesa. Existem, assim, sinais perturbadores de que este país vai deixar de ser Portugal. Não é o Brasil a tornar-se um imenso Portugal, mas Portugal a tornar-se um pequeno Brasil.”

Sobre este seu papel como actor, Vieira comenta: “Foi complicado fazer um personagem que era suposto ser eu próprio. Basicamente fiz aquilo que me pagaram para fazer.” Só que, ironiza, “pagaram-me muito mal...” Enaltece ainda o facto de “ter havido testículos para produzir uma coisa destas sem rede, sem esperanças de apoio ou de venda”.

A série é uma produção independente da Individeos e O Pato Profissional, Lda. apoiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual. Filomena Galacho (in Correio da Manhã)

Este pequeno recorte do jornal gratuito “Destak” deu-nos três importantes novidades: 1.º “Californication” chega à FOX a 31 de Janeiro; 2.º “Pushing Daisies” também terá estreia na FOX Life e é a mais recente vítima no que diz respeito ao massacre de títulos, fenómeno tão comum em Portugal. “Malmequer, Bem-me-quer”!? F******* 3.º “The Office – O Escritório” foi nomeado para os Globos de Ouro, mas devem ser aqueles da SIC porque para os outros é que não foram de certeza! Meu Deus, onde nós vivemos! Pensemos positivo: pelo menos, a moda das dobragens não pegou! Chupem espanhóis! Têm um ordenado mínimo de 700 e tal euros, mas nós temos séries e filmes com as vozes dos actores originais! O quê!? Esperem... 700 e tal euros de ordenado mínimo e a o Pedro Granjer (ou sei lá como ele se chama) a fazer de Sawyer... Nãaaaoooo! Que se lixe o dinheiro!

A TVI vai lançar um canal na TV Cabo depois do Verão de 2008, revelou ontem o presidente da PTM. No próximo ano, adiantou Rodrigo Costa, na apresentação do plano estratégico da PTM,a operadora vai ainda reforçar os conteúdos com um novo canal infantil e lançar a Sport TV 3. Segundo o responsável, as emissões da Sport TV, Cine TV e Mov vão passar a ser em alta definição já no primeiro trimestre de 2008 .

Rodrigo Costa não detalhou como vai ser o projecto da TVI no cabo, mas disse que "há um acordo" com a Media Capital para o lançamento de um canal que estava planeado há anos. A Media Capital queria um canal de notícias vocacionado para a economia, e um outro temático.

A oferta infantil vai também ser reforçada com outro canal na TV Cabo, que vai ainda apostar em canais temáticos e de nicho para conquistar mais clientes. Actualmente, a empresa tem cerca de 1,5 milhões de clientes, abrangendo 4,2 milhões de pessoas, e quer alargar a cobertura a mais 300 mil lares, para atingir todas as capitais de distrito e zonas adjacentes.

A Sport TV3 - projecto que a Controlinveste tinha anunciado ter em carteira - será lançada em 2008, "visando sobretudo as camadas mais jovens e o segmento feminino", disse Rodrigo Costa.

A empresa promete ainda apostar na melhoria do serviço ao cliente e prepara novas funcionalidades para os primeiros três meses do próximo ano, como o gravador digital com guia TV integrado , um clube de vídeo ("video on demand") e grelhas de canais personalizadas.

Na Internet, a PTM promete melhorar o serviço, com uma velocidade-base de 100 Mbps até 2008 para novos clientes e a duplicação da velocidade da ligação dos clientes actuais até ao final do ano que vem. R.D.L. in Jornal de Notícias Finalmente Alta Defenição! Já não era sem tempo. Espero que os outros canais também comecem a emitir neste formato rapidamente.

publicado por ZB às 10:07 link | comentar | favorito

E o vencedor é... O Tal Canal. O programa humorístico de Herman José, emitido em 1983 na RTP, é o grande vencedor da eleição dos melhores programas de televisão dos últimos 50 anos, promovida pelo DN, revista Time Out e Produções Fictícias, cujos resultados foram ontem conhecidos. O Tal Canal obteve 9,13% dos votos. Na 2.ª posição, com 8,45%, estão os Gato Fedorento, que passaram na SIC Radical e na RTP, e em terceiro de novo Herman, com o Herman Enciclopédia, emitido em 1997 na televisão pública, com 7,49%.

"Estou muito orgulhoso, estou numa fase em que se valoriza o que se fez e na altura O Tal Canal foi feito de uma maneira quase inconsciente, trabalhava de forma solitária, era incompreendido", reagiu Herman ao DN, acrescentando: "vale a pena acreditar nos nossos projectos".

RTP em cima, TVI em baixo

A estação pública é outra das grandes vencedoras, vendo sete programas a pontuarem-se nas dez primeiras posições das preferências dos portugueses, que votaram pela Internet (ver ao lado). Além dos já citados, estão Rua Sésamo (4.º), Duarte & C.a (5º), Contra Informação (6.º), Liga dos Últimos (8.º - passa na RTPN) e a série Portugal, Um Retrato Social (10.º). A SIC conseguiu ver dois programas nos dez mais - A Noite da Má Língua (7.º) e Grande Reportagem (9.º), além de os Gato Fedorento - e a TVI foi a grande perdedora, com nenhum programa no top mais.

O humor é o terceiro vencedor. Dos dez mais, seis são humorísticos: O Tal Canal; Gato Fedorento; Herman Enciclopédia, Duarte & C.a; Contra Informação e A Noite da Má Língua. "São as coisas que ficam na memória das pessoas e é a arte mais difícil", diz Herman José. "Esta é a vitória do humor", disse ao DN Mafalda Mendes de Almeida, da Mandala, produtora do Contra Informação. Também Rui Mendes, protagonista de Duarte & C.a disse-se "muito satisfeito" com o 5.º lugar, afirmando que, depois de mais de 20 anos, é raro o dia em que uma pessoa não lhe fale do programa. "Foi das coisas que mais prazer me deu", disse. Manuel Serrão, uma das figuras de A Noite da Má Língua, disse que "faz falta hoje um programa" daquele género, interpretando o triunfo do humor com o facto de hoje as pessoas "estarem com falta de motivos para rir".

José Alberto Lemos, da RTPN, disse ser "fantástica" a posição da Liga dos Últimos, esclarecendo que o segredo está no facto de o programa "mostrar um país desconhecido". (in Diário de Notícias) 1º O Tal Canal 9,13% 2º Gato Fedorento 8,45% 3º Herman Enciclopédia 7,49% 4º Rua Sésamo 5,82% 5º Duarte e Companhia 5,35% 6º Contra-Informação 4,79% 7º Noite da Má Língua 4,39% 8º A Liga dos Últimos 3,63% 9º Grande Reportagem 3,36% 10º Portugal, Um Retrato Social 3,29% 11º Zip Zip 2,79% 12º A Guerra 2,30% 13º A Alma e a Gente, de José Hermano Saraiva 2,17% 14º TV Rural 2,14% 15º Domingo Desportivo 2,13% 16º Cinema de Animação 2,10% 17º Agora, Escolha 2,07% 18º Os Amigos do Gaspar 1,93% 19º Palavras Ditas, de Mário Viegas 1,75% 20º A Visita da Cornélia 1,74% 21º Morangos com Açúcar 1,74% 22º O Passeio dos Alegres 1,60% 23º Atlântico 1,32% 24º Vila Faia 1,27% 25º João Villaret 1,24% 26º Praça Pública 1,20% 27º Tal & Qual 1,27% 28º Zé Gato 1,15% 29º Sabadabadu 1,12% 30º Se Bem Me Lembro 1,05% 31º Museu do Cinema, de António Lopes Ribeiro 0,91% 32º Fungagá da Bicharada 0,87% 33º Todo o Tempo do Mundo 0,84% 34º Os Donos da Bola 0,73% 35º Portugalmente 0,66% 36º Jornalinho 0,62% 37º Cartaz TV, de Jorge Alves 0,61% 38º Conversas Vadias, de Agostinho da Silva 0,61% 39º Vinte Anos, Vinte Nomes 0,60% 40º Histórias da Música 0,59% 41º Vamos Jogar no Totobola 0,49% 42º A Raia dos Medos 0,40% 43º A Viúva do Enforcado 0,40% 44º Melodias de Sempre 0,39% 45º Culinária, de Maria de Lurdes Modesto 0,33% 46º Nicolau no País das Maravilhas 0,28% 47º Olhos nos Olhos 0,27% 48º O Mundo de Cá 0,25% 49º Chuva na Areia 0,22% 50º Riso e Ritmo 0,14% Se não estou em erro, a TVI só tem dois programas na lista (Morangos com Açúcar em 21.º e Todo o Tempo do Mundo em 33.º). É o que merece!

publicado por ZB às 09:55 link | comentar | favorito

Unscripted – De Improviso – Domingo, 25 de Novembro – 22h00 - FX Sinopse: Produzida por George Clooney e Steven Soderbergh, "De Improviso" segue a vida de três actores desesperados por alcançarem a fama em Hollywood. Uma grande produção da HBO que mistura realidade com ficção, onde os actores fazem deles mesmos e contracenam com grandes estrelas como Brad Pitt e Meryl Streep. Teve apenas uma temporada de 10 episódios em 2005. Repetições: 26-11-2007 18:15 01-12-2007 13:42 02-12-2007 0:31 The Comeback – De Volta à Ribalta – Domingo, 25 de Novembro – 22h46 - FX Sinopse: Valerie Cherish (Lisa Kudrow) é uma actriz que tenta desesperadamente voltar a ser uma estrela de televisão. Só que a idade e as rugas são já as grandes inimigas. Aceita, então, participar num reality show sobre a sua vida e tentativa de regressar à ribalta. Teve apenas uma temporada de 13 episódios em 2005. Repetições: 26-11-2007 19:01 01-12-2007 14:35 02-12-2007 1:25

publicado por ZB às 18:22 link | comentar | favorito

“Gossip Girl” estreia amanhã, dia 26 de Novembro, no canal da rede cabo, AXN, sendo a primeira série da nova temporada a estrear em Portugal. O episódio será emitido às 21h30, com repetição no dia seguinte às 00h15 e às 17h00.

publicado por ZB às 14:43 link | comentar | favorito

Cinema e séries em formato exclusivo Ficção de qualidade. É assim que o novo canal da TV Cabo se apresenta ao público. Com estreia agendada para 1 de Dezembro e disponível exclusivamente para os assinantes do pacote Funtastic Life através do canal 59 da grelha digital (durante o próximo mês estará disponível no canal 10 da grelha TV Cabo, para clientes de Cabo e Satélite Digital), o MOV vem reforçar a aposta em filmes e séries. Durante o seu lançamento oficial, realizado ontem no Hotel Ritz, Luís Lopes, administrador da PT Multimédia, adiantou que o MOV “é totalmente produzido em Portugal, com conteúdos nacionais e estrangeiros, até porque 70 por cento do investimento da TV Cabo dirige-se à produção nacional.”

‘O 5.º Elemento’, ‘Artur e os Minimeus’, ‘Elizabeth’, ‘Eclipse Mortal’ e ‘Irmão, Onde Estás?’ são alguns dos primeiros filmes a ser exibidos pelo MOV, que dedica setenta por cento da sua grelha de programação ao cinema. “Pretendemos apostar forte neste domínio, mais do que nas séries, que já dominam outros canais do Funtastic Life, aos quais não pretendemos fazer concorrência”, explicou Antunes João, administrador da PT Conteúdos e responsável pelo canal. Ainda assim, o MOV dedica os restantes trinta por cento da sua programação a séries com a chancela da Disney e da HBO, dirigidas a um público- -alvo dos 14 aos 34 anos. ‘A Vedeta’, ‘Kyle Xy’, ‘Os Amigos de Brian’, ‘Cinco Dias’, ‘Diz que Me Amas’, ‘Sombras da Noite’ e ‘October Road’ são os principais títulos.

Numa grelha dominada por criações estrangeiras, a excepção chama-se ‘Geração High Tech’, um talk show apresentado por Bruno Ferreira Pereira e exibido aos sábados às 20h00, que convida figuras públicas a falarem da sua relação com as novas tecnologias. O primeiro programa, transmitido a 1 de Dezembro, tem como tema ‘A Televisão’ e conta com as presenças de Luís Andrade e Paulo Portas.

Pela primeira vez, a TV Cabo também vai apostar forte na animação infantil dobrada em português, que ocupará as manhãs de fim-de-semana. Sónia Dias (in Correio da Manhã)

Estreia na próxima terça-feira, dia 13 de Novembro, “The 4400 – Os Escolhidos” na FOX às 21h30. Descrição: Um cometa entra em rota de colisão com a Terra. A Humanidade espera, aterrorizada, pelo embate mortífero mas é surpreendida por uma gigantesca bola luminosa que explode antes de tocar o solo. Nas horas e dias seguintes são encontrados 4400 indivíduos que estavam desaparecidos, aparentemente no mesmo estado em que foram vistos pela última vez, mas com estranhos novos poderes. Onde estiveram e porquê? in www.tvcabo.pt

Eis duas estreias para o novo canal da TV Cabo, FX. Ouvi boas coisas de “Flight of the Conchords” e este trailer é bastante divertido. Já “Dirt” o que ouvi não foi tão bom assim, mas tem a Courteney Cox. Dirt – Quarta-feira, 7 de Novembro – 22h03 (FX) Flight of the Conchords – Quinta-feira, 8 de Novembro – 23h08 (FX)

Pelo título do tópico poderiam pensar que me estava a referir a alguma série de mistério ou policial, tipo CSI, mas infelizmente não. O crime da semana é mesmo o que a SIC vai fazer a uma das melhores séries que por aí existem, “Entourage”, ao colocá-la na sua grelha aos Domingos à 1h30 da manhã. Sim, leram bem. À 1h30. Já não bastava terem-lhe dado um nome diferente da sua edição em DVD (sim, existe edição desta série em Portugal), chamando-lhe “A Vedeta”, quando a série está referenciada em Portugal como “Entourage – Vidas em Hollywood”, como tinham de assassinar qualquer hipótese de sucesso junto do público português. É triste, mas continuam a tratar indignamente algumas séries estrangeiras. Sai mais uma petição para mesa do canto, se faz favor! Estreias na SIC, Domingo, dia 21 de Outubro: Ugly Betty (Betty Feia) – 2.ª temporada – 14h00 Jericho (Jericó) – 1.ª temporada – 15h00 Entourage – 1.ª temporada – 01h30

O próprio título já diz tudo: a segunda parte da sexta temporada de “Os Sopranos”, os últimos nove episódios, será transmitida na RTP2 a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de Outubro, às 22h40.

publicado por ZB às 21:34 link | comentar | favorito

O AXN vai estrear na próxima sexta-feira a série “The Nine”, que foi cancelada ao fim de nove episódios (curiosamente)! Ou seja, nós começamos a ver a série, ficamos empolgados com a história, porque até era bastante interessante, e nunca saberemos o que irá acontecer porque não existem mais que nove episódios… Será mesmo que vale a pena ainda ver esta série!? Se alguém ainda tiver interesse, aqui fica o comunicado oficial: O AXN estreia uma nova série da Warner Brothers intitulada The Nine. A trama desta história é baseada em nove pessoas que são feitas reféns durante 52 horas no decurso do assalto frustrado a um banco.

Enquanto nove estranhos tratam dos seus assuntos numa agência bancária de Los Angeles numa manhã fatídica, dois homens bloqueiam as portas, sacam das armas e anunciam o assalto ao banco, que, segundo eles, só demorará cinco minutos. Mas rapidamente se percebe que a tentativa de assalto corre terrivelmente mal.

Depois de 52 horas de grande tensão, uma unidade especial S.W.A.T. toma de assalto a agência, resgata os reféns e captura os ladrões - mas dois são mortos. As nove vítimas sentem um vínculo especial, como uma família invulgar, enquanto tentam levar as suas vidas para a frente e ultrapassar este terrível acontecimento que os mudou para sempre.

A série aprofunda a personalidade de cada uma das vítimas e recorre à utilização de flashbacks para clarificar a estranha situação ocorrida durante as 52 horas que durou o sequestro. Mas o argumento da série, depois do acontecimento inicial, centrar-se-á no quanto essa experiência dramática marcou a vida quotidiana destas nove personagens:

Nick Cavanaugh (Tim Daly - From the Earth to the Moon, Os Sopranos), um encantador detective da polícia com um passado complicado, é surpreendido a meio do assalto; Malcolm Jones (Chi McBride - Eu, Robot; House), o amável e paciente director da sucursal; Kathryn Hale (Kim Raver - 24; À Noite, no Museu), que trabalha como ajudante do Procurador; Jeremy Kates (Scott Wolf - Everwood), um cirurgião de renome a quem tudo corre bem na vida; Lizzie Miller (Jessica Collins - Lei & Ordem), uma assistente social compassiva, namorada de Jeremy; Egan Foote (John Billingsley - Enterprise), um homem tímido e simples com tendências suicidas que se irá converter num insólito herói; Eva Rios (Lourdes Benedicto - 24, Dawsons Creek, E.R. Serviço de Urgência), uma mãe solteira, caixa do banco, que está de romance com Nick; Fanny (Camille Guaty - Prison Break), a irmã mais nova de Eva, uma funcionária de caixa que ajudou Eva a conseguir o emprego na sucursal; Felicia Jones (Dana Davis - Veronica Mars, O.C. - Na Terra dos Ricos), a filha superprotegida de Malcolm, director da agência bancária, que será terrivelmente afectada pelo sucedido; e Lucas Dalton (Owain Yeoman), um dos assaltantes, que quer dar um rumo diferente à sua vida.

Enquanto estas nove pessoas se inter-relacionam, aprofundam e complicam as relações entre si, a série desenvolve-se através dos aspectos policiais, legais e médicos da história, reflectindo a esperança e o renascimento… já que os protagonistas terão que reinventar a sua existência de uma forma positiva… ou continuar obcecados pelas suas decisões para sempre.

The Nine foi criada pelos irmãos Hank Steinberg (Sem Rasto) e K. J. Steinberg (A Juíza, Beautiful People). Hank Steinberg e Alex Graves (Os Homens do Presidente, Ally McBeal) são os produtores executivos.

Estreia: Sexta 5 de Outubro às 22h25

Emissão: Sextas às 22h25

Começam hoje as emissões dos novos canais da TV Cabo, FX e Fox Crime, disponíveis para quem tem o pacote “Funtastic Life”. Resta-me referir, já que apenas o fiz anteriormente para o FX, que algumas das séries que vão ser transmitidas pela Fox Crime são as seguintes: 24, transferida da FOX; Boston Legal, transferida da FOX; Casos Arquivados, transferida da FOX; Cops; Crime, Disse Ela; Lei e Ordem, transferida da Fox Life; Lei e Ordem: Intenções Criminosas, transferida da Fox Life; Lei e Ordem: Unidade Especial, transferida da Fox Life; Núm3ros; Traveler; Veronica Mars. Em baixo podem consultar a programação das primeiras horas de emissão (mais em www.tvcabo.pt).

publicado por ZB às 12:05 link | comentar | favorito

A emissão da terceira temporada de Lost vai ser retomada pela RTP1, voltando a estação a transmitir os seis primeiros episódios, os mesmos que já tinha transmitido há uns meses atrás, nos próximos dias 5, 6 e 7 de Outubro, e continuando com a transmissão dos restantes episódios durante as semanas seguintes. A terceira temporada da série foi dividida pelos responsáveis da ABC em dois segmentos. O primeiro, de seis episódios, transmitido durante o mês de Novembro de 2006, e os restantes 16 a partir de Fevereiro de 2007. Como a estação americana decidiu partir a série e duas, quando vendeu os direitos às estações europeias, exigiu que as mesmas transmitissem também a série dividida em duas partes, com alguma distância substancial de tempo entre ambas, ou, caso quisessem transmitir toda a série de seguida, teriam de pagar mais. A RTP optou pela primeira opção e por isso transmitiu os primeiros seis episódios há meses atrás. Agora, passado o período de interregno exigido, retoma a transmissão da série. Julgo que a repetição dos seis episódios iniciais serão para que os telespectadores possam relembrar-se do que se passou até ao momento em que a série foi interrompida. O importante é que a série está de volta! E um pequeno apontamento para aqueles que possam não ter ficado muito convencidos com os primeiros episódios: vejam a série até ao fim que ela volta em força, com alguns episódios brilhantes, do melhor que se faz em televisão, e tem o melhor season finale do ano passado. Horário: Sexta-feira, 5 de Outubro – 14h45 (2 episódios) Sábado, 6 de Outubro – 16h15 (1 episódio) Domingo, 7 de Outubro – 15h15 (3 episódios) Esta informação foi retirada do site www.rtp.pt. Todos nós sabemos que os canais nacionais gostam de fazer mudanças na programação à última hora e também não gostam muito de cumprir horários. Dessa forma, não me responsabilizem caso exista qualquer modificação à transmissão dos episódios!

Estreia esta noite, às 21 horas, a série “The Closer”, no canal da TV Cabo, Fox Life. Em “The Closer”, a Chefe de Policia Brenda Leigh Johnson ( Kyra Sedgwick ) é uma detective que se transfere de Atlanta para Los Angeles, para liderar uma unidade especial da LAPD que lida com casos de homicídio de perfil elevado, os quais resolve utilizando as suas capacidades únicas e especiais como investigadora e interrogadora para obter a verdade. Kyra Sedgwick ganhou um Globo de Ouro, no ano passado, por este papel. Mais informação em http://www.tnt.tv/series/closer/. De referir ainda que o Fox Life passou (ou irá passar muito em breve) a fazer parte do pacote Clássico da TV Cabo, encontrando-se no canal 62 da nova grelha digital.

Se é um aficcionado de séries que versam sobre o universo da advocacia, cujo carimbo é invariavelmente norte-americano, poderá, depois do Verão, acompanhar uma ficção integralmente de cunho nacional que se reporta a essa temática. "Liberdade 21", assim se intitula a nova aposta na ficção nacional da estação pública, com uma periodicidade semanal, contará com 52 episódios, sendo que terá o horário nobre reservado para a sua exibição, segundo fez saber José Fragoso, director de Programas da RTP1.

"Foi uma ideia que nasceu da nossa mesa de trabalho, através de 'inputs' veiculados por uma equipa", enalteceu Fragoso, dando a entender que se trata de um projecto encetado sob o seu desígnio e portanto, a nível ficcional, o primeiro não herdado da anterior direcção. Releve-se ainda que para a semana será apresentada uma nova produção na mesma senda. De acordo com o próprio, "Liberdade 21" insere-se no conceito de serviço público de televisão, tendo em conta que se demarca "pelo conteúdo inovador" tendo sido congeminado "totalmente por massa crítica portuguesa".

Curiosamente, parte do elenco transita de "Vila Faia", pelo que Albano Jerónimo, ou Inês Castel-Branco, que formam par amoroso no "remake" da primeira telenovela portuguesa, vão regressar juntos ao pequeno ecrã, desta feita, mantendo uma "relação estritamente profissional", comentou o actor.

Desengane-se quem cogitar que Albano Jerónimo permanecerá limitado ao registo de "bom rebelde", uma vez que vestirá uma personagem diametralmente oposta à de João Godunha. Pedro Pimentel é um frio e calculista advogado especializado em direito comercial. Em detrimento do impulsivo motorista de "Vila Faia", Pedro é uma espécie de autómato não dando azo a qualquer tipo de descontrolo.

Interrogado sobre a preparação inerente à interpretação de uma personagem com estas características, Albano Jerónimo adiantou que além de se inspirar "em séries com 'Boston Legal", filmes e livros" teve uma sessão "de mais de quatro horas com o advogado João Nabais". Por sua vez, Inês Castel-Branco também se afastará da inócua Mariette. Vera, a quem dará corpo, é desprovida de escrúpulos que nem lobo em pele de cordeiro.

A coordenadora do projecto, cujas gravações se inaugurarão na próxima semana, Patrícia Sequeira, ressalvou que "cada episódio terá princípio meio e fim e contará três histórias paralelas", que se traduzirão em outros tantos casos jurídicos distintos, não obstante um dos mesmos ser alvo de especial enfoque. Já o autor Pedro Lopes, destacou a "possibilidade de, de uma equipa de quatro, um só guionista poder ser individualmente responsável pela escrita de um episódio".

Desta produção da SP Televisão em parceria com as Produções Fictícias para a RTP, destacam-se ainda no elenco nomes como, Ana Nave, Rita Lelo, António Cordeiro, Ivo Canelas, Ruben Gomes, Mariana Norton, Cleia Almeida, entre outros. | Elsa Pereira [Jornal de Notícias]

É verdade que para «tv dependente» sou algo distraído em relação à televisão que se faz em Portugal, mas depois disto vou prestar outra atenção ao meio: Imagens retiradas daqui.

Parece que o Nuno Santos não demorou muito em «mandar uma facada nas costas» ao seu antigo empregador! Agora deixem ver se o efeito da mudança não vai ser semelhante ao do Herman. Na RTP tinha graça. Na SIC nem por isso… Os Gato fedorento vão assinar contrato com a SIC, após o canal de Carnaxide ter levado a melhor na corrida pela contratação do quarteto de humoristas. De acordo com o Sol, esta é a primeira iniciativa importantes de Nuno Santos, como novo director de programas da estação de Pinto Balsemão. Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Miguel Góis e Tiago Dores regressam assim ao canal que os viu nascer, na altura, na SIC Radical, como um dos principais trunfos do homem forte da programação da SIC, que, quando ainda estava na estação pública, «roubou» o grupo ao «terceiro canal». Depois da ruptura com Francisco Penim, então director de programas da estação de Carnaxide, os Gato Fedorento transformaram-se num fenómeno de audiências na RTP, com «Diz Que é Uma Espécie de Magazine». A última aparição televisiva dos humoristas aconteceu no Pavilhão Atlântico, em Lisboa , na festa de passagem de ano, com o equipamento da estação de serviço público e a emissão de «Diz Que é Uma Espécie de Réveillon», onde se reviveram momentos dos anos 80. A reestreia na SIC acontecerá no próximo mês de Setembro, altura em que terminará a paragem de nove meses a que os quatro se impuseram. (in Diário Digital)

Governo abre concurso para novo canal de TV em sinal aberto O Governo aprovou a abertura de um concurso público para um novo canal generalista em sinal aberto na televisão portuguesa, devendo ser tomada uma decisão sobre o eventual vencedor até ao fim do ano.

A resolução foi apresentada em Conselho de Ministros pelo titular da pasta dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva. “O Governo decidiu que parte do espaço remanescente [na plataforma de frequência digital terrestre] deve ser afectada à difusão em sinal aberto de um novo canal generalista”, declarou o ministro.

Também de acordo com Augusto Santos Silva, o Governo determinou que “o concurso público para o lançamento do novo canal generalista de sinal aberto deverá ocorrer até 180 dias depois do acto público do concurso para a plataforma digital terrestre”.

“Naturalmente, neste processo, primeiro tem que ser lançada a plataforma tecnológica e só depois podem ser lançados os concursos para os novos conteúdos dessa plataforma”, justificou.

O aparecimento de um novo canal generalista em sinal aberto, a partir do próximo ano, não vai fazer o Governo aumentar as actuais limitações da RTP no acesso ao mercado publicitário, disse também Santos Silva. O tempo de publicidade no Canal 1 que é metade do que se encontra disponível para os restantes operadores em sinal aberto e o Canal 2 não tem publicidade comercial.

O ministro explicou que, como tecnicamente é possível acomodar até mais três novos canais na plataforma de sinal aberto – e como o Governo só decide lançar um novo canal –, há então espaço de espectro que continua remanescente.

“O Governo vai reservar essa quantidade de espectro remanescente para o início de emissões em alta definição dos operadores de televisão licenciados ou concessionados para emitir em sinal aberto”, ou seja, a SIC, a TVI e a RTP, acrescentou. (in PUBLICO.PT) Acham que existe espaço para um novo canal aberto em Portugal? Se for para ser da qualidade daqueles que temos, talvez seja melhor estarem quietos… Governo quer generalizar TV em alta definição a partir de 2012 O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, afirmou hoje ser objectivo do Governo incentivar todos os canais de televisão em sinal aberto a poderem emitir em alta definição a partir de 2012. Em conferência de imprensa, o ministro dos Assuntos Parlamentares disse que, após o lançamento da televisão digital terrestre, haverá um período de tempo, até 2012, em que haverá emissões simultâneas em sinal analógico e digital. «Em 2012, deixará de haver emissões em sinal analógico na televisão portuguesa, o que terá como consequência a libertação de mais espectro. Ou seja, a partir de 2012, será possível que todos os canais generalistas em sinal aberto transmitam em alta definição», declarou o membro do Governo. De acordo com Augusto Santos, Silva, o Governo pretende aproveitar o período de simultaneidade de emissões em sinal analógico e digital «para incentivar os canais generalistas em sinal aberto possam adaptar-se à alta definição, começando a emitir programas em alta definição». (in Diário Digital) É bom sinal, mas 2012!? Tanto tempo!

O canal AXN, emitido através da TVCabo, vai transmitir em directo para Portugal a 65.ª cerimónia de entrega dos Globos de Ouro. A gala decorre na noite de domingo, dia 13 de Janeiro de 2008, para segunda, 14, a partir da 01h00, no Hotel Beverly Hilton de Los Angeles e será transmitida em directo para Portugal. O AXN repete a emissão dia 18, num especial do programa ‘Hollywood Boulevard’, apresentado por Liliana Neves.

Este ano, o realizador Steven Spielberg, já galardoado com seis Globos de Ouro, vai receber o prémio ‘Cecil B. de Mille’, em reconhecimento pelo seu contributo para a indústria do entretenimento. De igual forma, a actriz Rumer Willis, filha de Demi Moore e de Bruce Willis, receberá o prémio ‘Miss Golden Globe’, concedido aos filhos de actores famosos. in Correio da Manhã

publicado por ZB às 15:03 link | comentar | favorito

The Starter Wife – A EX – Sábado, 22 de Dezembro – 20h30 – MOV Sinopse: Molly Kagan (Debra Messing) é uma dona-de-casa que precisa recomeçar a sua vida. Depois do marido, um poderoso magnata de Hollywood, a ter trocado por uma mulher mais jovem Molly tem que dar a volta por cima. Esta é uma minissérie de seis episódios. Sábados e Domingos Às 20:30 no MOV

publicado por ZB às 13:25 link | comentar | favorito

Grey’s Anatomy – Anatomia de Grey – Quinta-feira, 20 de Dezembro – 21h00 – Fox Life Sinopse: É no conceituado Hospital Seattle Grace que cinco recém licenciados dão os primeiros passos no exigente mundo da medicina. Neste universo, em que a ciência se contrapõe aos sentimentos, os jovens médicos enfrentam situações complicadas, que deixam a descoberto os seus próprios medos. Repetições: 21-12-2007 17:40 23-12-2007 20:10 Private Practice – Clínica Privada – Quinta-feira, 20 de Dezembro – 22h40 – Fox Life Sinopse: No fim da terceira temporada de "Anatomia de Grey", a cirurgiã obstetrícia Addison Montgomery abandona o Hospital de Seattle Grace, após uma relação adúltera tempestuosa e uma tentativa falhada de salvar o seu casamento. Em "Clínica Privada", Addison muda-se para Santa Monica, na Califórnia, à procura de temperaturas mais convidativas e de um futuro risonho. Repetições: 21-12-2007 19:20 23-12-2007 11:55

“Um Mundo Catita” é o nome de uma série portuguesa de seis episódios, produzida pela equipa de “I’ll See You In My Dreams”, protagonizada por Manuel João Vieira dos Ena Pá 2000 e inspirada em séries norte-americanas como “The Office” e “Curb Your Enthusiasm”. Curiosamente, parece que ainda nenhum dos canais nacionais comprou os direitos de exibição. Parece ser bem interessante. Vejam o trailer aqui . E ainda a notícia do Correio da Manhã sobre a antestreia da série, em baixo. A série de seis episódios de ‘Mundo Catita’ – misto de humor negro com conto natalício protagonizada por Manuel João Vieira, líder dos Ena Pá 2000 e Irmãos Catita, a fazer dele próprio e também de Pai Natal – aguarda que algum canal de televisão a compre . Irónico, o cantor, actor e artista plástico diz ao CM: “Não sei quem se interessará. Estamos à espera de ser contactados, talvez por um canal por cabo do Luxemburgo, Galiza ou, quem sabe, da Guiné Conacri.”

A antestreia dos seis episódios de ‘Mundo Catita’ teve lugar anteontem no cinema S. Jorge, em Lisboa, com a presença dos actores e dos realizadores Filipe Melo (professor de jazz no Hot Club) e João Leitão. O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, foi cumprimentar o protagonista e assistir à exibição.

Manuel Vieira apresenta a obra: “Acho que é uma história engraçada de Natal. Dava um filme bom daqueles para ver ao domingo com toda a família. Tem alguns pormenores para adultos, mas são apenas condimentos.”

De certa maneira, “no filme, e de uma maneira tortuosa, sou uma espécie de Pai Natal, mas que dá prendas a si próprio. Sou um Pai Natal com alguma auto-estima”, explica. Ao engenheiro Sócrates, o Pai Natal Vieira dava “um lugar de primeiro-ministro... na Nova Zelândia, um local engraçado”, revela.

“O que gostaria, depois desta última lei que surgiu para limitar os partidos mais pequenos, era limitarmos tudo a um único partido. É para lá que caminhamos. Ou seja, o sistema caminha, não diria para o fascismo, mas para um regime que limita seriamente as liberdades individuais, sobretudo as liberdades de quem tem menos dinheiro”, diz Vieira.

“Gostava de salientar ainda um pormenor acerca do fascismo higiénico. A polícia da ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica] fechou A Ginginha do Rossio, uma instituição cultural portuguesa. Existem, assim, sinais perturbadores de que este país vai deixar de ser Portugal. Não é o Brasil a tornar-se um imenso Portugal, mas Portugal a tornar-se um pequeno Brasil.”

Sobre este seu papel como actor, Vieira comenta: “Foi complicado fazer um personagem que era suposto ser eu próprio. Basicamente fiz aquilo que me pagaram para fazer.” Só que, ironiza, “pagaram-me muito mal...” Enaltece ainda o facto de “ter havido testículos para produzir uma coisa destas sem rede, sem esperanças de apoio ou de venda”.

A série é uma produção independente da Individeos e O Pato Profissional, Lda. apoiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual. Filomena Galacho (in Correio da Manhã)

Este pequeno recorte do jornal gratuito “Destak” deu-nos três importantes novidades: 1.º “Californication” chega à FOX a 31 de Janeiro; 2.º “Pushing Daisies” também terá estreia na FOX Life e é a mais recente vítima no que diz respeito ao massacre de títulos, fenómeno tão comum em Portugal. “Malmequer, Bem-me-quer”!? F******* 3.º “The Office – O Escritório” foi nomeado para os Globos de Ouro, mas devem ser aqueles da SIC porque para os outros é que não foram de certeza! Meu Deus, onde nós vivemos! Pensemos positivo: pelo menos, a moda das dobragens não pegou! Chupem espanhóis! Têm um ordenado mínimo de 700 e tal euros, mas nós temos séries e filmes com as vozes dos actores originais! O quê!? Esperem... 700 e tal euros de ordenado mínimo e a o Pedro Granjer (ou sei lá como ele se chama) a fazer de Sawyer... Nãaaaoooo! Que se lixe o dinheiro!

A TVI vai lançar um canal na TV Cabo depois do Verão de 2008, revelou ontem o presidente da PTM. No próximo ano, adiantou Rodrigo Costa, na apresentação do plano estratégico da PTM,a operadora vai ainda reforçar os conteúdos com um novo canal infantil e lançar a Sport TV 3. Segundo o responsável, as emissões da Sport TV, Cine TV e Mov vão passar a ser em alta definição já no primeiro trimestre de 2008 .

Rodrigo Costa não detalhou como vai ser o projecto da TVI no cabo, mas disse que "há um acordo" com a Media Capital para o lançamento de um canal que estava planeado há anos. A Media Capital queria um canal de notícias vocacionado para a economia, e um outro temático.

A oferta infantil vai também ser reforçada com outro canal na TV Cabo, que vai ainda apostar em canais temáticos e de nicho para conquistar mais clientes. Actualmente, a empresa tem cerca de 1,5 milhões de clientes, abrangendo 4,2 milhões de pessoas, e quer alargar a cobertura a mais 300 mil lares, para atingir todas as capitais de distrito e zonas adjacentes.

A Sport TV3 - projecto que a Controlinveste tinha anunciado ter em carteira - será lançada em 2008, "visando sobretudo as camadas mais jovens e o segmento feminino", disse Rodrigo Costa.

A empresa promete ainda apostar na melhoria do serviço ao cliente e prepara novas funcionalidades para os primeiros três meses do próximo ano, como o gravador digital com guia TV integrado , um clube de vídeo ("video on demand") e grelhas de canais personalizadas.

Na Internet, a PTM promete melhorar o serviço, com uma velocidade-base de 100 Mbps até 2008 para novos clientes e a duplicação da velocidade da ligação dos clientes actuais até ao final do ano que vem. R.D.L. in Jornal de Notícias Finalmente Alta Defenição! Já não era sem tempo. Espero que os outros canais também comecem a emitir neste formato rapidamente.

publicado por ZB às 10:07 link | comentar | favorito

E o vencedor é... O Tal Canal. O programa humorístico de Herman José, emitido em 1983 na RTP, é o grande vencedor da eleição dos melhores programas de televisão dos últimos 50 anos, promovida pelo DN, revista Time Out e Produções Fictícias, cujos resultados foram ontem conhecidos. O Tal Canal obteve 9,13% dos votos. Na 2.ª posição, com 8,45%, estão os Gato Fedorento, que passaram na SIC Radical e na RTP, e em terceiro de novo Herman, com o Herman Enciclopédia, emitido em 1997 na televisão pública, com 7,49%.

"Estou muito orgulhoso, estou numa fase em que se valoriza o que se fez e na altura O Tal Canal foi feito de uma maneira quase inconsciente, trabalhava de forma solitária, era incompreendido", reagiu Herman ao DN, acrescentando: "vale a pena acreditar nos nossos projectos".

RTP em cima, TVI em baixo

A estação pública é outra das grandes vencedoras, vendo sete programas a pontuarem-se nas dez primeiras posições das preferências dos portugueses, que votaram pela Internet (ver ao lado). Além dos já citados, estão Rua Sésamo (4.º), Duarte & C.a (5º), Contra Informação (6.º), Liga dos Últimos (8.º - passa na RTPN) e a série Portugal, Um Retrato Social (10.º). A SIC conseguiu ver dois programas nos dez mais - A Noite da Má Língua (7.º) e Grande Reportagem (9.º), além de os Gato Fedorento - e a TVI foi a grande perdedora, com nenhum programa no top mais.

O humor é o terceiro vencedor. Dos dez mais, seis são humorísticos: O Tal Canal; Gato Fedorento; Herman Enciclopédia, Duarte & C.a; Contra Informação e A Noite da Má Língua. "São as coisas que ficam na memória das pessoas e é a arte mais difícil", diz Herman José. "Esta é a vitória do humor", disse ao DN Mafalda Mendes de Almeida, da Mandala, produtora do Contra Informação. Também Rui Mendes, protagonista de Duarte & C.a disse-se "muito satisfeito" com o 5.º lugar, afirmando que, depois de mais de 20 anos, é raro o dia em que uma pessoa não lhe fale do programa. "Foi das coisas que mais prazer me deu", disse. Manuel Serrão, uma das figuras de A Noite da Má Língua, disse que "faz falta hoje um programa" daquele género, interpretando o triunfo do humor com o facto de hoje as pessoas "estarem com falta de motivos para rir".

José Alberto Lemos, da RTPN, disse ser "fantástica" a posição da Liga dos Últimos, esclarecendo que o segredo está no facto de o programa "mostrar um país desconhecido". (in Diário de Notícias) 1º O Tal Canal 9,13% 2º Gato Fedorento 8,45% 3º Herman Enciclopédia 7,49% 4º Rua Sésamo 5,82% 5º Duarte e Companhia 5,35% 6º Contra-Informação 4,79% 7º Noite da Má Língua 4,39% 8º A Liga dos Últimos 3,63% 9º Grande Reportagem 3,36% 10º Portugal, Um Retrato Social 3,29% 11º Zip Zip 2,79% 12º A Guerra 2,30% 13º A Alma e a Gente, de José Hermano Saraiva 2,17% 14º TV Rural 2,14% 15º Domingo Desportivo 2,13% 16º Cinema de Animação 2,10% 17º Agora, Escolha 2,07% 18º Os Amigos do Gaspar 1,93% 19º Palavras Ditas, de Mário Viegas 1,75% 20º A Visita da Cornélia 1,74% 21º Morangos com Açúcar 1,74% 22º O Passeio dos Alegres 1,60% 23º Atlântico 1,32% 24º Vila Faia 1,27% 25º João Villaret 1,24% 26º Praça Pública 1,20% 27º Tal & Qual 1,27% 28º Zé Gato 1,15% 29º Sabadabadu 1,12% 30º Se Bem Me Lembro 1,05% 31º Museu do Cinema, de António Lopes Ribeiro 0,91% 32º Fungagá da Bicharada 0,87% 33º Todo o Tempo do Mundo 0,84% 34º Os Donos da Bola 0,73% 35º Portugalmente 0,66% 36º Jornalinho 0,62% 37º Cartaz TV, de Jorge Alves 0,61% 38º Conversas Vadias, de Agostinho da Silva 0,61% 39º Vinte Anos, Vinte Nomes 0,60% 40º Histórias da Música 0,59% 41º Vamos Jogar no Totobola 0,49% 42º A Raia dos Medos 0,40% 43º A Viúva do Enforcado 0,40% 44º Melodias de Sempre 0,39% 45º Culinária, de Maria de Lurdes Modesto 0,33% 46º Nicolau no País das Maravilhas 0,28% 47º Olhos nos Olhos 0,27% 48º O Mundo de Cá 0,25% 49º Chuva na Areia 0,22% 50º Riso e Ritmo 0,14% Se não estou em erro, a TVI só tem dois programas na lista (Morangos com Açúcar em 21.º e Todo o Tempo do Mundo em 33.º). É o que merece!

publicado por ZB às 09:55 link | comentar | favorito

Unscripted – De Improviso – Domingo, 25 de Novembro – 22h00 - FX Sinopse: Produzida por George Clooney e Steven Soderbergh, "De Improviso" segue a vida de três actores desesperados por alcançarem a fama em Hollywood. Uma grande produção da HBO que mistura realidade com ficção, onde os actores fazem deles mesmos e contracenam com grandes estrelas como Brad Pitt e Meryl Streep. Teve apenas uma temporada de 10 episódios em 2005. Repetições: 26-11-2007 18:15 01-12-2007 13:42 02-12-2007 0:31 The Comeback – De Volta à Ribalta – Domingo, 25 de Novembro – 22h46 - FX Sinopse: Valerie Cherish (Lisa Kudrow) é uma actriz que tenta desesperadamente voltar a ser uma estrela de televisão. Só que a idade e as rugas são já as grandes inimigas. Aceita, então, participar num reality show sobre a sua vida e tentativa de regressar à ribalta. Teve apenas uma temporada de 13 episódios em 2005. Repetições: 26-11-2007 19:01 01-12-2007 14:35 02-12-2007 1:25

publicado por ZB às 18:22 link | comentar | favorito

“Gossip Girl” estreia amanhã, dia 26 de Novembro, no canal da rede cabo, AXN, sendo a primeira série da nova temporada a estrear em Portugal. O episódio será emitido às 21h30, com repetição no dia seguinte às 00h15 e às 17h00.

publicado por ZB às 14:43 link | comentar | favorito

Cinema e séries em formato exclusivo Ficção de qualidade. É assim que o novo canal da TV Cabo se apresenta ao público. Com estreia agendada para 1 de Dezembro e disponível exclusivamente para os assinantes do pacote Funtastic Life através do canal 59 da grelha digital (durante o próximo mês estará disponível no canal 10 da grelha TV Cabo, para clientes de Cabo e Satélite Digital), o MOV vem reforçar a aposta em filmes e séries. Durante o seu lançamento oficial, realizado ontem no Hotel Ritz, Luís Lopes, administrador da PT Multimédia, adiantou que o MOV “é totalmente produzido em Portugal, com conteúdos nacionais e estrangeiros, até porque 70 por cento do investimento da TV Cabo dirige-se à produção nacional.”

‘O 5.º Elemento’, ‘Artur e os Minimeus’, ‘Elizabeth’, ‘Eclipse Mortal’ e ‘Irmão, Onde Estás?’ são alguns dos primeiros filmes a ser exibidos pelo MOV, que dedica setenta por cento da sua grelha de programação ao cinema. “Pretendemos apostar forte neste domínio, mais do que nas séries, que já dominam outros canais do Funtastic Life, aos quais não pretendemos fazer concorrência”, explicou Antunes João, administrador da PT Conteúdos e responsável pelo canal. Ainda assim, o MOV dedica os restantes trinta por cento da sua programação a séries com a chancela da Disney e da HBO, dirigidas a um público- -alvo dos 14 aos 34 anos. ‘A Vedeta’, ‘Kyle Xy’, ‘Os Amigos de Brian’, ‘Cinco Dias’, ‘Diz que Me Amas’, ‘Sombras da Noite’ e ‘October Road’ são os principais títulos.

Numa grelha dominada por criações estrangeiras, a excepção chama-se ‘Geração High Tech’, um talk show apresentado por Bruno Ferreira Pereira e exibido aos sábados às 20h00, que convida figuras públicas a falarem da sua relação com as novas tecnologias. O primeiro programa, transmitido a 1 de Dezembro, tem como tema ‘A Televisão’ e conta com as presenças de Luís Andrade e Paulo Portas.

Pela primeira vez, a TV Cabo também vai apostar forte na animação infantil dobrada em português, que ocupará as manhãs de fim-de-semana. Sónia Dias (in Correio da Manhã)

Estreia na próxima terça-feira, dia 13 de Novembro, “The 4400 – Os Escolhidos” na FOX às 21h30. Descrição: Um cometa entra em rota de colisão com a Terra. A Humanidade espera, aterrorizada, pelo embate mortífero mas é surpreendida por uma gigantesca bola luminosa que explode antes de tocar o solo. Nas horas e dias seguintes são encontrados 4400 indivíduos que estavam desaparecidos, aparentemente no mesmo estado em que foram vistos pela última vez, mas com estranhos novos poderes. Onde estiveram e porquê? in www.tvcabo.pt

Eis duas estreias para o novo canal da TV Cabo, FX. Ouvi boas coisas de “Flight of the Conchords” e este trailer é bastante divertido. Já “Dirt” o que ouvi não foi tão bom assim, mas tem a Courteney Cox. Dirt – Quarta-feira, 7 de Novembro – 22h03 (FX) Flight of the Conchords – Quinta-feira, 8 de Novembro – 23h08 (FX)

Pelo título do tópico poderiam pensar que me estava a referir a alguma série de mistério ou policial, tipo CSI, mas infelizmente não. O crime da semana é mesmo o que a SIC vai fazer a uma das melhores séries que por aí existem, “Entourage”, ao colocá-la na sua grelha aos Domingos à 1h30 da manhã. Sim, leram bem. À 1h30. Já não bastava terem-lhe dado um nome diferente da sua edição em DVD (sim, existe edição desta série em Portugal), chamando-lhe “A Vedeta”, quando a série está referenciada em Portugal como “Entourage – Vidas em Hollywood”, como tinham de assassinar qualquer hipótese de sucesso junto do público português. É triste, mas continuam a tratar indignamente algumas séries estrangeiras. Sai mais uma petição para mesa do canto, se faz favor! Estreias na SIC, Domingo, dia 21 de Outubro: Ugly Betty (Betty Feia) – 2.ª temporada – 14h00 Jericho (Jericó) – 1.ª temporada – 15h00 Entourage – 1.ª temporada – 01h30

O próprio título já diz tudo: a segunda parte da sexta temporada de “Os Sopranos”, os últimos nove episódios, será transmitida na RTP2 a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de Outubro, às 22h40.

publicado por ZB às 21:34 link | comentar | favorito

O AXN vai estrear na próxima sexta-feira a série “The Nine”, que foi cancelada ao fim de nove episódios (curiosamente)! Ou seja, nós começamos a ver a série, ficamos empolgados com a história, porque até era bastante interessante, e nunca saberemos o que irá acontecer porque não existem mais que nove episódios… Será mesmo que vale a pena ainda ver esta série!? Se alguém ainda tiver interesse, aqui fica o comunicado oficial: O AXN estreia uma nova série da Warner Brothers intitulada The Nine. A trama desta história é baseada em nove pessoas que são feitas reféns durante 52 horas no decurso do assalto frustrado a um banco.

Enquanto nove estranhos tratam dos seus assuntos numa agência bancária de Los Angeles numa manhã fatídica, dois homens bloqueiam as portas, sacam das armas e anunciam o assalto ao banco, que, segundo eles, só demorará cinco minutos. Mas rapidamente se percebe que a tentativa de assalto corre terrivelmente mal.

Depois de 52 horas de grande tensão, uma unidade especial S.W.A.T. toma de assalto a agência, resgata os reféns e captura os ladrões - mas dois são mortos. As nove vítimas sentem um vínculo especial, como uma família invulgar, enquanto tentam levar as suas vidas para a frente e ultrapassar este terrível acontecimento que os mudou para sempre.

A série aprofunda a personalidade de cada uma das vítimas e recorre à utilização de flashbacks para clarificar a estranha situação ocorrida durante as 52 horas que durou o sequestro. Mas o argumento da série, depois do acontecimento inicial, centrar-se-á no quanto essa experiência dramática marcou a vida quotidiana destas nove personagens:

Nick Cavanaugh (Tim Daly - From the Earth to the Moon, Os Sopranos), um encantador detective da polícia com um passado complicado, é surpreendido a meio do assalto; Malcolm Jones (Chi McBride - Eu, Robot; House), o amável e paciente director da sucursal; Kathryn Hale (Kim Raver - 24; À Noite, no Museu), que trabalha como ajudante do Procurador; Jeremy Kates (Scott Wolf - Everwood), um cirurgião de renome a quem tudo corre bem na vida; Lizzie Miller (Jessica Collins - Lei & Ordem), uma assistente social compassiva, namorada de Jeremy; Egan Foote (John Billingsley - Enterprise), um homem tímido e simples com tendências suicidas que se irá converter num insólito herói; Eva Rios (Lourdes Benedicto - 24, Dawsons Creek, E.R. Serviço de Urgência), uma mãe solteira, caixa do banco, que está de romance com Nick; Fanny (Camille Guaty - Prison Break), a irmã mais nova de Eva, uma funcionária de caixa que ajudou Eva a conseguir o emprego na sucursal; Felicia Jones (Dana Davis - Veronica Mars, O.C. - Na Terra dos Ricos), a filha superprotegida de Malcolm, director da agência bancária, que será terrivelmente afectada pelo sucedido; e Lucas Dalton (Owain Yeoman), um dos assaltantes, que quer dar um rumo diferente à sua vida.

Enquanto estas nove pessoas se inter-relacionam, aprofundam e complicam as relações entre si, a série desenvolve-se através dos aspectos policiais, legais e médicos da história, reflectindo a esperança e o renascimento… já que os protagonistas terão que reinventar a sua existência de uma forma positiva… ou continuar obcecados pelas suas decisões para sempre.

The Nine foi criada pelos irmãos Hank Steinberg (Sem Rasto) e K. J. Steinberg (A Juíza, Beautiful People). Hank Steinberg e Alex Graves (Os Homens do Presidente, Ally McBeal) são os produtores executivos.

Estreia: Sexta 5 de Outubro às 22h25

Emissão: Sextas às 22h25

Começam hoje as emissões dos novos canais da TV Cabo, FX e Fox Crime, disponíveis para quem tem o pacote “Funtastic Life”. Resta-me referir, já que apenas o fiz anteriormente para o FX, que algumas das séries que vão ser transmitidas pela Fox Crime são as seguintes: 24, transferida da FOX; Boston Legal, transferida da FOX; Casos Arquivados, transferida da FOX; Cops; Crime, Disse Ela; Lei e Ordem, transferida da Fox Life; Lei e Ordem: Intenções Criminosas, transferida da Fox Life; Lei e Ordem: Unidade Especial, transferida da Fox Life; Núm3ros; Traveler; Veronica Mars. Em baixo podem consultar a programação das primeiras horas de emissão (mais em www.tvcabo.pt).

publicado por ZB às 12:05 link | comentar | favorito

A emissão da terceira temporada de Lost vai ser retomada pela RTP1, voltando a estação a transmitir os seis primeiros episódios, os mesmos que já tinha transmitido há uns meses atrás, nos próximos dias 5, 6 e 7 de Outubro, e continuando com a transmissão dos restantes episódios durante as semanas seguintes. A terceira temporada da série foi dividida pelos responsáveis da ABC em dois segmentos. O primeiro, de seis episódios, transmitido durante o mês de Novembro de 2006, e os restantes 16 a partir de Fevereiro de 2007. Como a estação americana decidiu partir a série e duas, quando vendeu os direitos às estações europeias, exigiu que as mesmas transmitissem também a série dividida em duas partes, com alguma distância substancial de tempo entre ambas, ou, caso quisessem transmitir toda a série de seguida, teriam de pagar mais. A RTP optou pela primeira opção e por isso transmitiu os primeiros seis episódios há meses atrás. Agora, passado o período de interregno exigido, retoma a transmissão da série. Julgo que a repetição dos seis episódios iniciais serão para que os telespectadores possam relembrar-se do que se passou até ao momento em que a série foi interrompida. O importante é que a série está de volta! E um pequeno apontamento para aqueles que possam não ter ficado muito convencidos com os primeiros episódios: vejam a série até ao fim que ela volta em força, com alguns episódios brilhantes, do melhor que se faz em televisão, e tem o melhor season finale do ano passado. Horário: Sexta-feira, 5 de Outubro – 14h45 (2 episódios) Sábado, 6 de Outubro – 16h15 (1 episódio) Domingo, 7 de Outubro – 15h15 (3 episódios) Esta informação foi retirada do site www.rtp.pt. Todos nós sabemos que os canais nacionais gostam de fazer mudanças na programação à última hora e também não gostam muito de cumprir horários. Dessa forma, não me responsabilizem caso exista qualquer modificação à transmissão dos episódios!

Estreia esta noite, às 21 horas, a série “The Closer”, no canal da TV Cabo, Fox Life. Em “The Closer”, a Chefe de Policia Brenda Leigh Johnson ( Kyra Sedgwick ) é uma detective que se transfere de Atlanta para Los Angeles, para liderar uma unidade especial da LAPD que lida com casos de homicídio de perfil elevado, os quais resolve utilizando as suas capacidades únicas e especiais como investigadora e interrogadora para obter a verdade. Kyra Sedgwick ganhou um Globo de Ouro, no ano passado, por este papel. Mais informação em http://www.tnt.tv/series/closer/. De referir ainda que o Fox Life passou (ou irá passar muito em breve) a fazer parte do pacote Clássico da TV Cabo, encontrando-se no canal 62 da nova grelha digital.

marcar artigo