O Olho da Verdade: Novo Código da Estrada!

18-02-2006
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Hoje entra em vigor o novo Código de Estrada! Uma reformulação feita pelo anterior Governo, com a coordenação de Nuno Magalhães, do CDS-PP. Esta reformulação era necessária e foi uma das boas acções do Governo laranja. Entrou hoje em vigor, mas parece que o actual executivo não estava preparado para tal... É que parece que os dispositivos de multibanco que forneceu aos polícias, para que os condutores possam pagar a coima no momento, não distinguem entre coima e caução! Esta situação é absolutamente inaceitável!Como já referi, este novo Código era necessário... No ano passado morreram 1124 pessoas nas estradas portuguesas, Portugal ocupa o 6º lugar a nível europeu em termos de mortes de crianças nas estradas, um quinto dos mortos são peões e 36% dos acidentes têm origem desconhecida! Estes factos são inaceitáveis num país desenvolvido como Portugal, que comparado com a Suécia, parece um país de 3º mundo, em termos de mortes na estrada!O actual Governo tem como objectivo reduzir o número de mortos nas estradas em 50% até 2010. Este objectivo é, na opinião de muitos especialistas, irreal, enquanto o sentimento de impunidade dos condutores e, por isso, este novo Código, aumenta as coimas e cauções para funcionarem como elemento, não só punitivo, como também pedagógico.Por fim, surgem os interesses económicos... O sector automóvel confere ao Estado 4 mil milhões de euros anuais! Como podemos ver pelo estado das estradas e pelo número de acidentes, esse dinheiro não é traduzido em benefícios, porém, 25% desse valor, anualmente, seria suficiente para melhorar as estradas e as condições!Algumas associações ligadas ao assunto já puderam dar o seu contributo... O ACP (Automóvel Club de Portugal) defende a criação de uma entidade fiscalizadora do trânsito única, para uma melhor organização e acção. A Associação de Técnicos de Inspecção refere que o tempo de inspecção de cada veículo é muito reduzido para fazer uma inspecção em condições!Para concluír o assunto, devo referir que nestes últimos dias, o Sercretário de Estado da Administração Interna que está encarregue do novo Código, Ascenso Simões, demonstrou não estar, de todo, seguro no que declara e nas suas acções, suscitando, até, num programa de televisão, algumas situações caricatas em que o próprio público se riu e, inclusivamente, vaiou o Sercretário de Estado, que recorria, constantemente, a estratégias de fala e a demagogias!Por fim, aconselho todos os condutores a consultarem o novo Código da Estrada, que está disponível em: http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf

Hoje entra em vigor o novo Código de Estrada! Uma reformulação feita pelo anterior Governo, com a coordenação de Nuno Magalhães, do CDS-PP. Esta reformulação era necessária e foi uma das boas acções do Governo laranja. Entrou hoje em vigor, mas parece que o actual executivo não estava preparado para tal... É que parece que os dispositivos de multibanco que forneceu aos polícias, para que os condutores possam pagar a coima no momento, não distinguem entre coima e caução! Esta situação é absolutamente inaceitável!Como já referi, este novo Código era necessário... No ano passado morreram 1124 pessoas nas estradas portuguesas, Portugal ocupa o 6º lugar a nível europeu em termos de mortes de crianças nas estradas, um quinto dos mortos são peões e 36% dos acidentes têm origem desconhecida! Estes factos são inaceitáveis num país desenvolvido como Portugal, que comparado com a Suécia, parece um país de 3º mundo, em termos de mortes na estrada!O actual Governo tem como objectivo reduzir o número de mortos nas estradas em 50% até 2010. Este objectivo é, na opinião de muitos especialistas, irreal, enquanto o sentimento de impunidade dos condutores e, por isso, este novo Código, aumenta as coimas e cauções para funcionarem como elemento, não só punitivo, como também pedagógico.Por fim, surgem os interesses económicos... O sector automóvel confere ao Estado 4 mil milhões de euros anuais! Como podemos ver pelo estado das estradas e pelo número de acidentes, esse dinheiro não é traduzido em benefícios, porém, 25% desse valor, anualmente, seria suficiente para melhorar as estradas e as condições!Algumas associações ligadas ao assunto já puderam dar o seu contributo... O ACP (Automóvel Club de Portugal) defende a criação de uma entidade fiscalizadora do trânsito única, para uma melhor organização e acção. A Associação de Técnicos de Inspecção refere que o tempo de inspecção de cada veículo é muito reduzido para fazer uma inspecção em condições!Para concluír o assunto, devo referir que nestes últimos dias, o Sercretário de Estado da Administração Interna que está encarregue do novo Código, Ascenso Simões, demonstrou não estar, de todo, seguro no que declara e nas suas acções, suscitando, até, num programa de televisão, algumas situações caricatas em que o próprio público se riu e, inclusivamente, vaiou o Sercretário de Estado, que recorria, constantemente, a estratégias de fala e a demagogias!Por fim, aconselho todos os condutores a consultarem o novo Código da Estrada, que está disponível em: http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf

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