O SÉCULO PRODIGIOSO: Witkin, Joel-Peter

29-06-2009
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Mexican Pin Up, 1975

Indulgences Man with no Legs, 1976

Los Angeles Death, 1976

From Anonymous Atrocities, 1977

The Emperor of Japan, 1978

Mother and Child, New Mexico, 1979

Woman Breast Feeding an Ael, 1979

Carrotcake I, 1980

Arms Broken by Windows, 1980

Cadaver with Necklace, 1980

Mandan, 1981

The Prince Imperial, 1981

Le Baisier, 1982

Woman with Severed Head, 1982

Manuel Osorio, 1982

The Bird of Quevada, 1982

The Bra of Joan Miró, New Mexico, 1982

Sanitarium, 1983

The Result of War, The Cornucopian Dog, 1984

Poet From a Collection of Relics and Ornaments, 1986

Portrait of a Dwarf, Los Angeles, 1987

Las Meniñas, New Mexico, 1987

Amour, New Mexico, 1987

The Graces, New Mexico, 1988

Apollonia and Dominetrix Creating Pain in the Art of the West, NYC, 1988

Blind Woman with Her Blind Son, Nogales, 1989

Daphne and Apollo, Los Angeles, 1990

Studio of the Painter (Courbet), Paris, 1990

Woman Once a Bird, Los Angeles, 1990

Cupid and Centaur, 1992

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Nascido em 1939 em New York, EUA, Joel-Peter Witkin ficou conhecido por seu trabalho fotográfico marcante, misturando corpos defeituosos com símbolos sado-masoquistas, pedaços de cadáveres com ícones religiosos, tudo completado por um acabamento artesanal que transforma cada foto em peça única. Witkin começou a fotografar aos dezessete anos, quando resolveu fazer o retrato de um rabino que afirmava ter visto e conversado com Deus. Com pai judeu ortodoxo e mãe católica, a temática religiosa sempre esteve presente para Witkin. Depois do rabino visionário, foi fotografar um hermafrodita num circo de horrores de Coney Island. A fascinação foi tanta que ali ocorreu também sua primeira experiência sexual, que, evidentemente, deixaria marcas na sua obra. As referências aos clássicos da pintura estão sempre presentes nas fotos de Witkin. Ele estudou a fundo a arte religiosa, com ênfase em Giotto, e também simbolistas como Gustav Klimt e Alfred Kubin. Quando chegou a época de se alistar no exército, Witkin recebeu a missão de documentar fotograficamente as mortes acidentais ocorridas em treinamentos militares. "Cheguei a endurecer-me de tal forma em relação á morte que me alistei como fotógrafo no Vietnam. Depois de receber treinamento especial, enquanto esperava ser chamado para o front, tentei suicidar-me." Afastado do exército, voltou à fotografia artística, formando-se Master of Arts pela Universidade do Novo México em 1976. Quando fez sua primeira exposição individual em 1980, em New York, transformou-se imediatamente em foco de atenção. Por um lado, recebeu elogios extremados pela profundidade temática de sua obra, calcada nos temas da dor e da morte e escorada por referências clássicas. Por outro, foi atacado como sensacionalista, despudorado, blasfemo e outros adjetivos menos respeitáveis. O trabalho de Witkin é detalhista. Cada foto começa como um esboço rabiscado no papel, passa por uma difícil etapa de produção, quando os modelos e os objetos de cena são procurados, entra por uma meticulosa sessão no estúdio, e passa muitas horas no laboratório de pós-produção, com manipulação direta sobre o negativo, propositadamente maltratado com agentes químicos e ação física.

Fonte

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Witkin, Joel Peter,(b Brooklyn, New York, 1939). American photographer. His first recorded photographs were of freaks on Coney Island made during the 1950s, giving an early indication of his ambition to challenge the boundaries of acceptable taste. His subject-matter included death, blasphemy, sado-masochism, homoeroticism and physical deformities. He presented an extreme, Gothic, nightmare world, which could be said to border on the pornographic. Balancing this taste for the grotesque was a tendency to mysticism and an aestheticism expressed in ironic reworkings of art-historical and literary themes drawn from Rembrandt, Goya, Rubens and the late 19th-century Symbolists.

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Mexican Pin Up, 1975

Indulgences Man with no Legs, 1976

Los Angeles Death, 1976

From Anonymous Atrocities, 1977

The Emperor of Japan, 1978

Mother and Child, New Mexico, 1979

Woman Breast Feeding an Ael, 1979

Carrotcake I, 1980

Arms Broken by Windows, 1980

Cadaver with Necklace, 1980

Mandan, 1981

The Prince Imperial, 1981

Le Baisier, 1982

Woman with Severed Head, 1982

Manuel Osorio, 1982

The Bird of Quevada, 1982

The Bra of Joan Miró, New Mexico, 1982

Sanitarium, 1983

The Result of War, The Cornucopian Dog, 1984

Poet From a Collection of Relics and Ornaments, 1986

Portrait of a Dwarf, Los Angeles, 1987

Las Meniñas, New Mexico, 1987

Amour, New Mexico, 1987

The Graces, New Mexico, 1988

Apollonia and Dominetrix Creating Pain in the Art of the West, NYC, 1988

Blind Woman with Her Blind Son, Nogales, 1989

Daphne and Apollo, Los Angeles, 1990

Studio of the Painter (Courbet), Paris, 1990

Woman Once a Bird, Los Angeles, 1990

Cupid and Centaur, 1992

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Nascido em 1939 em New York, EUA, Joel-Peter Witkin ficou conhecido por seu trabalho fotográfico marcante, misturando corpos defeituosos com símbolos sado-masoquistas, pedaços de cadáveres com ícones religiosos, tudo completado por um acabamento artesanal que transforma cada foto em peça única. Witkin começou a fotografar aos dezessete anos, quando resolveu fazer o retrato de um rabino que afirmava ter visto e conversado com Deus. Com pai judeu ortodoxo e mãe católica, a temática religiosa sempre esteve presente para Witkin. Depois do rabino visionário, foi fotografar um hermafrodita num circo de horrores de Coney Island. A fascinação foi tanta que ali ocorreu também sua primeira experiência sexual, que, evidentemente, deixaria marcas na sua obra. As referências aos clássicos da pintura estão sempre presentes nas fotos de Witkin. Ele estudou a fundo a arte religiosa, com ênfase em Giotto, e também simbolistas como Gustav Klimt e Alfred Kubin. Quando chegou a época de se alistar no exército, Witkin recebeu a missão de documentar fotograficamente as mortes acidentais ocorridas em treinamentos militares. "Cheguei a endurecer-me de tal forma em relação á morte que me alistei como fotógrafo no Vietnam. Depois de receber treinamento especial, enquanto esperava ser chamado para o front, tentei suicidar-me." Afastado do exército, voltou à fotografia artística, formando-se Master of Arts pela Universidade do Novo México em 1976. Quando fez sua primeira exposição individual em 1980, em New York, transformou-se imediatamente em foco de atenção. Por um lado, recebeu elogios extremados pela profundidade temática de sua obra, calcada nos temas da dor e da morte e escorada por referências clássicas. Por outro, foi atacado como sensacionalista, despudorado, blasfemo e outros adjetivos menos respeitáveis. O trabalho de Witkin é detalhista. Cada foto começa como um esboço rabiscado no papel, passa por uma difícil etapa de produção, quando os modelos e os objetos de cena são procurados, entra por uma meticulosa sessão no estúdio, e passa muitas horas no laboratório de pós-produção, com manipulação direta sobre o negativo, propositadamente maltratado com agentes químicos e ação física.

Fonte

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Witkin, Joel Peter,(b Brooklyn, New York, 1939). American photographer. His first recorded photographs were of freaks on Coney Island made during the 1950s, giving an early indication of his ambition to challenge the boundaries of acceptable taste. His subject-matter included death, blasphemy, sado-masochism, homoeroticism and physical deformities. He presented an extreme, Gothic, nightmare world, which could be said to border on the pornographic. Balancing this taste for the grotesque was a tendency to mysticism and an aestheticism expressed in ironic reworkings of art-historical and literary themes drawn from Rembrandt, Goya, Rubens and the late 19th-century Symbolists.

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