O SÉCULO PRODIGIOSO: Thiebaud, Wayne

01-10-2009
marcar artigo

Pies, Pies, Pies - 1961

Oil on canvas

20 x 30 in (50.8 x 76.2 cm)

Crocker Art Museum, Sacramento

Around the Cake - 1962

Oil on canvas

22 1/8 x 28 1/16 in (56.2 x 71.2 cm)

Spencer Museum of Art, Lawrence, Kansas

Cakes - 1963

Oil on canvas

60 x 72 in (152.4 x 182.9 cm)

National Gallery of Art, Washington

Girl with Ice Cream Cone - 1963

Oil on canvas

48 1/8 x 36 1/4 in (122.2 x 92.1 cm)

Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington

Man Sitting - Back View - 1964

Oil on canvas

36 x 29 1/2 in (91.4 x 74.9 cm)

Albrecht-Kemper Museum of Art, St Joseph, Missouri

Coloma Ridge - 1967-68

Oil on canvas

74 x 75 3/4 in (188 x 192.4 cm)

Private collection

Heavy Girl Lying 1976

charcoal on paper, 22 x 30 inches

Thiebaud Family Collection

24th Street Intersection - 1977

Oil on canvas

35 5/8 x 48 in (90.5 x 121.9 cm)

Private collection

Hill Street (Day City) - 1981

Oil on canvas

48 x 36 1/8 in (121.9 x 91.8 cm)

Private collection

Apartment View - 1993

Oil on canvas

60 x 48 1/4 in (152.4 x 122.6 cm)

Private collection

Farm Channel - 1996

Oil on wood

10 x 14 in (25.4 x 35.6 cm)

Private collection

..................................................................................

O estilo realista de Wayne Thiebaud e o tema do quotidiano estão associados à Arte Pop, pois ele celebra o banal com uma mistura ambígua de familiaridade e desinteresse emocional. As cores azul, púrpura e verde são típicas do seu estilo e resultam da luz artificial e da radiante luz do sol da Califórnia onde vive e trabalha. Pintando normalmente o seu tema de memória, Thiebaud cria obras que têm um conteúdo nostálgico e frequentemente um tom humorístico. O seu estilo acessível tem um sentimento particularmente urbano e americano. Antigo pintor de letreiros e cartonista, Thiebaud também tem pintado imagens espirituosas de bolos, máquinas de pin-ball e cachorros quentes, executados com cores luminosas. Wayne Thiebaud nasceu em 1920.

...................................................................................

Categorias

Entidades

Pies, Pies, Pies - 1961

Oil on canvas

20 x 30 in (50.8 x 76.2 cm)

Crocker Art Museum, Sacramento

Around the Cake - 1962

Oil on canvas

22 1/8 x 28 1/16 in (56.2 x 71.2 cm)

Spencer Museum of Art, Lawrence, Kansas

Cakes - 1963

Oil on canvas

60 x 72 in (152.4 x 182.9 cm)

National Gallery of Art, Washington

Girl with Ice Cream Cone - 1963

Oil on canvas

48 1/8 x 36 1/4 in (122.2 x 92.1 cm)

Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington

Man Sitting - Back View - 1964

Oil on canvas

36 x 29 1/2 in (91.4 x 74.9 cm)

Albrecht-Kemper Museum of Art, St Joseph, Missouri

Coloma Ridge - 1967-68

Oil on canvas

74 x 75 3/4 in (188 x 192.4 cm)

Private collection

Heavy Girl Lying 1976

charcoal on paper, 22 x 30 inches

Thiebaud Family Collection

24th Street Intersection - 1977

Oil on canvas

35 5/8 x 48 in (90.5 x 121.9 cm)

Private collection

Hill Street (Day City) - 1981

Oil on canvas

48 x 36 1/8 in (121.9 x 91.8 cm)

Private collection

Apartment View - 1993

Oil on canvas

60 x 48 1/4 in (152.4 x 122.6 cm)

Private collection

Farm Channel - 1996

Oil on wood

10 x 14 in (25.4 x 35.6 cm)

Private collection

..................................................................................

O estilo realista de Wayne Thiebaud e o tema do quotidiano estão associados à Arte Pop, pois ele celebra o banal com uma mistura ambígua de familiaridade e desinteresse emocional. As cores azul, púrpura e verde são típicas do seu estilo e resultam da luz artificial e da radiante luz do sol da Califórnia onde vive e trabalha. Pintando normalmente o seu tema de memória, Thiebaud cria obras que têm um conteúdo nostálgico e frequentemente um tom humorístico. O seu estilo acessível tem um sentimento particularmente urbano e americano. Antigo pintor de letreiros e cartonista, Thiebaud também tem pintado imagens espirituosas de bolos, máquinas de pin-ball e cachorros quentes, executados com cores luminosas. Wayne Thiebaud nasceu em 1920.

...................................................................................

marcar artigo