Portugal

02-10-2009
marcar artigo

Europeias 2009

PSD venceu as eleições europeias

Por:SÁBADO

7 JUNHO 2009

Todas os partidos, excepto o PS, gritaram vitória. Saiba como se vão distribuir os futuros 22 eurodeputados portugueses

Destaque: Os primeiros resultados oficiais apurados confirmam a vitória do PSD nas eleições europeias, com um resultado acima dos 30 por cento..

Notícias

23h25 Saiba como se distribuem os novos ou reeleitos 22 eurodeputados nacionais no Parlamento Europeu.

PSD: 31,7 % (8 deputados: Paulo Rangel, Carlos Coelho, Graça Carvalho, Mário David, Nuno Teixeira de Jesus, Maria do Céu Neves, Regina Bastos e José Manuel Fernandes)

PS: 26,57% (7 deputados: Vital Moreira, Edite Estrela, Capoula dos Santos, Elisa Ferreira, Correia de Campos, Luís Paulo Neves e Ana Gomes)

BE: 10,73% (2 deputados: Miguel Portas e Marisa Matias)

CDU: 10,65 (2 deputados: Ilda Figueiredo e João Ferreira)

CDS: 8,37 (2 deputados: Nuno Melo e Diogo Feio)

A taxa de abstenção foi de 62,83%, a segunda maior em eleições europeias (a maior foi em 1994).

22h40 José Sócrates reconheceu este domingo que os resultados das eleições europeias foram "decepcionantes, mas sublinhou que o Governo não vai mudar as linhas orientadoras..

No único discurso da noite, do hotel Altis, em Lisboa, o secretário-geral do PS assumiu 'pessoalmente a derrota'.Já projectando as eleições legislativas, em Outubro, José Sócrates sublinhou que o seu Governo 'vai manter o rumo e combater a crise' e recusou o ‘cartão vermelho' nestas eleições, sustentando que o Executivo apenas será julgado 'dentro de uns meses'.

22h25 António Pires de Lima, mandatário do CDS-PP para as eleições europeias, considerou hoje "preocupante" a subida do Bloco de Esquerda e da CDU que, juntos, representam agora mais de 20 por cento do eleitorado..

'Para quem defende a economia de mercado, é um sinal preocupante a subida dos partidos de esquerda', afirmou Pires de Lima aos jornalistas, sublinhando: 'Não é normal num País a extrema-esquerda ter mais de 20 por cento dos votos.

'Para António Pires de Lima, a explicação para estes resultados está no desagrado que existe em torno da política do Governo. 'Todos estes números resultam do descontentamento dos portugueses com o Governo, que canalizam os votos nos partidos de protesto, como o Bloco de Esquerda, e é um sinal dos tempos', destacou o mandatário, referindo-se à actual crise económico-financeira.

Lembrou ainda que a vitória do PSD e a descida do PS para o lugar de segunda força política no País 'é um sinal de esperança para os próximos actos eleitorais'.

22h Os primeiros resultados oficiais apurados confirmam a vitória do PSD nas eleições europeias, com um resultado acima dos 30 por cento..

O PSD segue em primeiro com 31,8 por cento dos votos, com seis eurodeputados já eleitos. O PS, a grande surpresa da noite, conquista 26,6 por cento dos votos e os cinco representantes eleitos.

A CDU está a contrariar as primeiras projecções, estando em terceiro lugar com 10,7 por cento dos votos e dois eurodeputados eleitos. O BE tem até ao momento 10,6 por cento dos votos e dois eurodeputados eleitos. Já o CDS consegue 8,4 por cento dos votos e um representante eleito.

ABSTENçãO NOS 63 POR CENTOOs primeiros resultados apontam para uma taxa de abstenção de 63 por cento.

21:51 Foi já depois ds 21horas que Miguel Portas, o cabeça de lista do Bloco de Esquerda na lista das eleições europeias, subiu ao palanque com duas folhas do seu discurso improvisado. E começou por sublinhar a vitória do Bloco esta noite: "O Boco de Esquerda obteve de facto um extraordinário resultado".

E recordou que os votos foram na mesma ordem de grandeza do que tiveram nas últimas legisltivas. Com o objectivo mais do que alcançado, a duplicação de votos, e ainda de olho na eleição de um terceiro lugar para o Parlamento Europeu, Miguel Portas agradeceu os votos: 'Agradecemos os votos do eleitorado do PS e dos que em nós votaram pela primeira vezes' e acrescentou: 'Nós estamos à vossa altura'. O novo eurodeputado do BE assumiu o desafio do seu partido estar pronto para enfrentar a crise e de com estes resultados ganhar força para ser uma verdadeira alternativa'.

20h51 Diogo Feyo, o número dois da lista às europeias pelo CDS-PP, afirmou hoje que a eleição de dois deputados ao Parlamento Europeu cumpre os objectivos definidos pelos centristas.

'O cabeça de lista do CDS foi claro. Queríamos eleger dois deputados, abaixo disso seria uma derrota', sublinhou Diogo Feyo, juntando-se ao coro de vozes do CDS-PP que criticaram as sondagens feitas durante a campanha eleitoral.'Os jornalistas pediam-nos para reagir a sondagens que iam dos dois aos três e quatro por cento. A realidade da urna e dos votos é a da possibilidade de o CDS poder eleger dois eurodeputados, números que são conseguidos quando é diminuída a representatividade do País no Parlamento Europeu', salientou.

Na mesma linha de pensamento de Pedro Mota Soares, o número dois da lista centrista considerou que 'é necessário pegar nas várias sondagens e compará-las com as projecções à boca da urna'. Apesar das críticas, Diogo Feyo recusou comentar a possibilidade de algumas sondagens terem sido realizadas com o intuito de prejudicar o CDS-PP.Entre as figuras do partido que já chegaram à sede do partido, no Largo Adelino Amaro da Costa, contam-se a ex-ministra da Justiça, Celeste Cardona, e o seu marido, o até agora eurodeputado Luís Queiró.

Vitória de Nuno Melo na terra natal

Nuno Melo, o cabeça de lista do CDS-PP às eleições europeias, saiu vitorioso na sua freguesia natal, em Joane, concelho de Famalicão. Foi nessa mesma freguesia que exerceu, pela manhã. o seu direito de voto. Seguiu-se um almoço com a família e a viagem para Lisboa, onde aguarda os resultados eleitorais finais.

20h35 Para Paulo Raimundo, da comissão política do PCP, as primeiras projecções de resultados traduzem "o sentimento que recebemos durante a campanha. Era nosso objectivo crescer e contribuir para combater as políticas de direita. Estes resultados vão ao encontro dos objectivos da CDU", garante, referindo-se à subida de votos em relação às últimas eleições europeias, em 2004.

Este sentimento contrasta com o ambiente pesado com que a sede do PCP ficou, quando os poucos militantes presentes ouviram as primeiras projecções na televisão, que colocam a CDU atrás do Bloco de Esquerda. Mesmo assim, diversos militantes garantem que a situação 'não é dramática'. Outros esperam que os números ainda possam mudar a favor da CDU.

Até ao momento, tanto Jerónimo de Sousa como Ilda Figueiredo, cabeça-de-lista da coligação entre o PCP e os Verdes, continuam resguardados numa sala privada no primeiro piso da sede do partido, onde acompanham pelas televisões todas as projecções. O comentário, segundo informações dadas ao CM, 'só surgirão quando os resultados estiverem mais consolidados'.

Francisco Lopes, da CDU, considera que o nível de abstenção, que segundo as mais recentes sondagens apontam para valores acima dos 60%, "números muito elevados, que atestam o distanciamento existente entre a União Europeia e os cidadãos, nomeadamente pela recusa em referendar o Tratado de Lisboa.

Neste aspecto, PS e PSD têm responsabilidades particulares', criticou.Para o membro da comissão política, 'se o empenho da CDU nestas eleições tivesse sido generalizado pelos outros partidos e não tivesse feito uma campanha espectáculo', os números da abstenção poderiam ser outros.

20h20 "Os resultado do partido socialista ficam aquém das nossas ambições e expectativas", afirmou o socialista Vitalino Canas numa primeira reacção às sondagens divulgadas pelas três televisões e que dão a vitória ao PSD.

20h As três televisões deram a vitória ao PSD nas sondagens realizadas à boca das urnas.

SIC: PSD: 29,2 a 33% (7 a 8 deputados); PS: 27,7 a 31,5% (7 a 8 deputados); PCP: 11,6 a 13,4% (3 deputados); BE: 9,5 a 11,3% (2 a 3 deputados); CDS: 7,5 a 9% (2 deputados)

RTP: PSD: 29 a 34% ( 8 a 9 deputados); PS: 27 a 33% (7 a 8 deputados); BE: 9 a 12% (2 a 3 deputados); PCP: 9 a 12% (2 deputados); CDS: 7 a 10% (2 deputados)

TVI: PSD: 30,4% a 34,4% (8 a 9 deputados); PS: 24,1% a 28,1%; PCP: 9,7% a 14,7%; BE: 9,8% a 12,8%; CDS: 6,7% a 9,3%

19h Uma sondagem da SIC à boca das urnas diz que a abstenção se irá situar entre os 60,7% e os 64,3%. O que representa um aumento em relação a 2004. É a segunda maior taxa de abstenção em eleições europeias - a maior foi em 1994.

18h25 A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu mais de 250 queixas e pedidos de esclarecimento, a maior parte devido a equívocos provocados pelo novo cartão do cidadão. Numa freguesia de Santarém, um presidente de Junta apelou à abstenção em protesto contra o traçado de uma estrada.

O porta-voz da CNE, Nuno Godinho de Matos, citado pela Lusa, esclareceu que os telefonemas de protesto sobre o novo documento de identificação devem-se sobretudo ao facto de muitas pessoas não se terem apercebido da importância da carta enviada pela Direcção-Geral da Administração Interna com o novo número de eleitor, que pode implicar a alteração da mesa de voto.

Ao solicitar o cartão do cidadão, quem mudou de área de residência passou a estar automaticamente recenseado na nova freguesia, onde deve passar a votar. Uma alteração de que muitos não se aperceberam, o que originou a “revolta” dos eleitores que se deslocaram ao anterior local de voto.

De maior gravidade, na avaliação da CNE, revestiram-se duas situações: uma em Fanhões (Loures), onde os delegados credenciados para assistir ao acto eleitoral foram impedidos de desempenhar a sua função pelo facto da credencial estar incorrectamente impressa, um problema entretanto já solucionado. e outra no concelho de Santarém, onde o presidente de uma Junta de Freguesia apelou à abstenção como forma de protesto contra o traçado de uma estrada.

Outras das queixas recebidas pela CNE referem-se a uma alegada violação das regras de “silêncio” da Comunicação Social no sábado (dia de reflexão) devido à emissão na “TVI 24“ de um programa sobre a participação eleitoral dos jovens, onde pessoas de várias cores políticas assumiram posições partidárias. “Inoportuna” foi como o porta-voz da CNE avaliou a emissão do programa.

17:30 A afluência às urnas nacionais era, às 16h00 de hoje, de 26,82 por cento, menos de um ponto percentual abaixo da afluência registada nas últimas eleições europeias em 2004.

13h15 A afluência às urnas dos eleitores nacionais era às 12h00 de 11,8 por cento, segundo dados divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI). Uma percentagem que deixa antever uma elevada abstenção.

Nas anteriores eleições para o Parlamento Europeu, realizadas a 13 de Junho de 2004, à mesma hora registava-se uma afluência de 14,2 por cento. Nas europeias de 2004, votaram 38,8 por cento dos eleitores e a abstenção situou-se nos 61,2 por cento, mas a taxa mais elevada foi nas eleições de 1994, quando se atingiu 64,4 por cento.

13h05 Castanheira do Vouga boicotou as eleições por causa da net. Contactado pela Lusa pela manhã, o presidente da Junta de Freguesia de Castanheira de Vouga, Vítor Silva, confirmou o boicote às urnas, que se deve às dificuldades de acesso à Internet da freguesia.

As mesas de voto abriram em Castanheira de Vouga pouco antes das 11 da manhã, segundo informações da direcção geral de Administração INterna.

De acordo com os cadernos eleitorais, podem hoje votar 9,6 milhões de eleitores portugueses, mais 700 mil do que no último acto eleitoral realizado em Portugal, as eleições presidenciais de 2006.

12h59 Durão Barroso apela ao voto. "Acho que este dia de sol convida ao exercício de democracia. A eleição do Parlamento Europeu é algo de único. Nunca houve esta experiência democrática - os cidadãos de 27 países elegerem directamente os seus representantes para uma assembleia que é cada vez mais importante e que toma decisões fundamentais", afirmou, citado pela agência noticiosa Lusa, à saída da Escola Secundária Marquês de Pombal, na freguesia de Santa Maria de Belém, onde foi votar pela manhã.

Durão Barroso mostrou-se esperançado num "exercício de democracia o mais participado possível" neste "acto partilhado por milhões e milhões de cidadãos de toda a Europa".

Cavaco Silva também apelou ao voto. Ontem, numa declaração transmitida pela RTP, o Presidente da República apelou ao voto dos portugueses no acto eleitoral que hoje decorre. Cavaco Silva salientou o papel e inf^luência que as políticas comunitárias têm na recuperação da economia e no combate à pobreza.

"No tempo de crise económica e financeira internacional em que vivemos, as políticas europeias vão ter uma influência directa na recuperação da nossa economia e no combate ao desemprego e às situações de pobreza", afirmou Cavaco Silva.

"A abstenção não é solução. Não deixemos que sejam outros a decidir o nosso futuro.

O Parlamento Europeu irá tomar decisões que vão ter uma implicação directa na vida de todos nós, seja no orçamento, seja nos fundos comunitários", alertou Cavaco Silva.

12h05. As urnas abriram com normalidade em todo o país à excepção de uma mesa de voto na Junta de Freguesia de Castanheira do Vouga, em Águeda, de acordo com a Direcção Geral da Administração Interna (DGAI).

O alegado protesto prende-se com o facto de existir na freguesia muitas dificuldades de acesso à Internet da freguesia.Cerca de 9,6 milhões de eleitores portugueses podem votar este domingo nas eleições europeias, mais 700 mil do que no último acto eleitoral realizado em Portugal, as eleições presidenciais de 2006.

00h47. A compensação monetária atribuída aos membros das mesas de voto que asseguram a realização das eleições Europeias de amanhã está orçada em 4,6 milhões de euros, de acordo com números da Direcção-Geral da Administração Eleitoral. Cada um dos cinco membros das mesas recebe 76,32 euros.

Europeias 2009

PSD venceu as eleições europeias

Por:SÁBADO

7 JUNHO 2009

Todas os partidos, excepto o PS, gritaram vitória. Saiba como se vão distribuir os futuros 22 eurodeputados portugueses

Destaque: Os primeiros resultados oficiais apurados confirmam a vitória do PSD nas eleições europeias, com um resultado acima dos 30 por cento..

Notícias

23h25 Saiba como se distribuem os novos ou reeleitos 22 eurodeputados nacionais no Parlamento Europeu.

PSD: 31,7 % (8 deputados: Paulo Rangel, Carlos Coelho, Graça Carvalho, Mário David, Nuno Teixeira de Jesus, Maria do Céu Neves, Regina Bastos e José Manuel Fernandes)

PS: 26,57% (7 deputados: Vital Moreira, Edite Estrela, Capoula dos Santos, Elisa Ferreira, Correia de Campos, Luís Paulo Neves e Ana Gomes)

BE: 10,73% (2 deputados: Miguel Portas e Marisa Matias)

CDU: 10,65 (2 deputados: Ilda Figueiredo e João Ferreira)

CDS: 8,37 (2 deputados: Nuno Melo e Diogo Feio)

A taxa de abstenção foi de 62,83%, a segunda maior em eleições europeias (a maior foi em 1994).

22h40 José Sócrates reconheceu este domingo que os resultados das eleições europeias foram "decepcionantes, mas sublinhou que o Governo não vai mudar as linhas orientadoras..

No único discurso da noite, do hotel Altis, em Lisboa, o secretário-geral do PS assumiu 'pessoalmente a derrota'.Já projectando as eleições legislativas, em Outubro, José Sócrates sublinhou que o seu Governo 'vai manter o rumo e combater a crise' e recusou o ‘cartão vermelho' nestas eleições, sustentando que o Executivo apenas será julgado 'dentro de uns meses'.

22h25 António Pires de Lima, mandatário do CDS-PP para as eleições europeias, considerou hoje "preocupante" a subida do Bloco de Esquerda e da CDU que, juntos, representam agora mais de 20 por cento do eleitorado..

'Para quem defende a economia de mercado, é um sinal preocupante a subida dos partidos de esquerda', afirmou Pires de Lima aos jornalistas, sublinhando: 'Não é normal num País a extrema-esquerda ter mais de 20 por cento dos votos.

'Para António Pires de Lima, a explicação para estes resultados está no desagrado que existe em torno da política do Governo. 'Todos estes números resultam do descontentamento dos portugueses com o Governo, que canalizam os votos nos partidos de protesto, como o Bloco de Esquerda, e é um sinal dos tempos', destacou o mandatário, referindo-se à actual crise económico-financeira.

Lembrou ainda que a vitória do PSD e a descida do PS para o lugar de segunda força política no País 'é um sinal de esperança para os próximos actos eleitorais'.

22h Os primeiros resultados oficiais apurados confirmam a vitória do PSD nas eleições europeias, com um resultado acima dos 30 por cento..

O PSD segue em primeiro com 31,8 por cento dos votos, com seis eurodeputados já eleitos. O PS, a grande surpresa da noite, conquista 26,6 por cento dos votos e os cinco representantes eleitos.

A CDU está a contrariar as primeiras projecções, estando em terceiro lugar com 10,7 por cento dos votos e dois eurodeputados eleitos. O BE tem até ao momento 10,6 por cento dos votos e dois eurodeputados eleitos. Já o CDS consegue 8,4 por cento dos votos e um representante eleito.

ABSTENçãO NOS 63 POR CENTOOs primeiros resultados apontam para uma taxa de abstenção de 63 por cento.

21:51 Foi já depois ds 21horas que Miguel Portas, o cabeça de lista do Bloco de Esquerda na lista das eleições europeias, subiu ao palanque com duas folhas do seu discurso improvisado. E começou por sublinhar a vitória do Bloco esta noite: "O Boco de Esquerda obteve de facto um extraordinário resultado".

E recordou que os votos foram na mesma ordem de grandeza do que tiveram nas últimas legisltivas. Com o objectivo mais do que alcançado, a duplicação de votos, e ainda de olho na eleição de um terceiro lugar para o Parlamento Europeu, Miguel Portas agradeceu os votos: 'Agradecemos os votos do eleitorado do PS e dos que em nós votaram pela primeira vezes' e acrescentou: 'Nós estamos à vossa altura'. O novo eurodeputado do BE assumiu o desafio do seu partido estar pronto para enfrentar a crise e de com estes resultados ganhar força para ser uma verdadeira alternativa'.

20h51 Diogo Feyo, o número dois da lista às europeias pelo CDS-PP, afirmou hoje que a eleição de dois deputados ao Parlamento Europeu cumpre os objectivos definidos pelos centristas.

'O cabeça de lista do CDS foi claro. Queríamos eleger dois deputados, abaixo disso seria uma derrota', sublinhou Diogo Feyo, juntando-se ao coro de vozes do CDS-PP que criticaram as sondagens feitas durante a campanha eleitoral.'Os jornalistas pediam-nos para reagir a sondagens que iam dos dois aos três e quatro por cento. A realidade da urna e dos votos é a da possibilidade de o CDS poder eleger dois eurodeputados, números que são conseguidos quando é diminuída a representatividade do País no Parlamento Europeu', salientou.

Na mesma linha de pensamento de Pedro Mota Soares, o número dois da lista centrista considerou que 'é necessário pegar nas várias sondagens e compará-las com as projecções à boca da urna'. Apesar das críticas, Diogo Feyo recusou comentar a possibilidade de algumas sondagens terem sido realizadas com o intuito de prejudicar o CDS-PP.Entre as figuras do partido que já chegaram à sede do partido, no Largo Adelino Amaro da Costa, contam-se a ex-ministra da Justiça, Celeste Cardona, e o seu marido, o até agora eurodeputado Luís Queiró.

Vitória de Nuno Melo na terra natal

Nuno Melo, o cabeça de lista do CDS-PP às eleições europeias, saiu vitorioso na sua freguesia natal, em Joane, concelho de Famalicão. Foi nessa mesma freguesia que exerceu, pela manhã. o seu direito de voto. Seguiu-se um almoço com a família e a viagem para Lisboa, onde aguarda os resultados eleitorais finais.

20h35 Para Paulo Raimundo, da comissão política do PCP, as primeiras projecções de resultados traduzem "o sentimento que recebemos durante a campanha. Era nosso objectivo crescer e contribuir para combater as políticas de direita. Estes resultados vão ao encontro dos objectivos da CDU", garante, referindo-se à subida de votos em relação às últimas eleições europeias, em 2004.

Este sentimento contrasta com o ambiente pesado com que a sede do PCP ficou, quando os poucos militantes presentes ouviram as primeiras projecções na televisão, que colocam a CDU atrás do Bloco de Esquerda. Mesmo assim, diversos militantes garantem que a situação 'não é dramática'. Outros esperam que os números ainda possam mudar a favor da CDU.

Até ao momento, tanto Jerónimo de Sousa como Ilda Figueiredo, cabeça-de-lista da coligação entre o PCP e os Verdes, continuam resguardados numa sala privada no primeiro piso da sede do partido, onde acompanham pelas televisões todas as projecções. O comentário, segundo informações dadas ao CM, 'só surgirão quando os resultados estiverem mais consolidados'.

Francisco Lopes, da CDU, considera que o nível de abstenção, que segundo as mais recentes sondagens apontam para valores acima dos 60%, "números muito elevados, que atestam o distanciamento existente entre a União Europeia e os cidadãos, nomeadamente pela recusa em referendar o Tratado de Lisboa.

Neste aspecto, PS e PSD têm responsabilidades particulares', criticou.Para o membro da comissão política, 'se o empenho da CDU nestas eleições tivesse sido generalizado pelos outros partidos e não tivesse feito uma campanha espectáculo', os números da abstenção poderiam ser outros.

20h20 "Os resultado do partido socialista ficam aquém das nossas ambições e expectativas", afirmou o socialista Vitalino Canas numa primeira reacção às sondagens divulgadas pelas três televisões e que dão a vitória ao PSD.

20h As três televisões deram a vitória ao PSD nas sondagens realizadas à boca das urnas.

SIC: PSD: 29,2 a 33% (7 a 8 deputados); PS: 27,7 a 31,5% (7 a 8 deputados); PCP: 11,6 a 13,4% (3 deputados); BE: 9,5 a 11,3% (2 a 3 deputados); CDS: 7,5 a 9% (2 deputados)

RTP: PSD: 29 a 34% ( 8 a 9 deputados); PS: 27 a 33% (7 a 8 deputados); BE: 9 a 12% (2 a 3 deputados); PCP: 9 a 12% (2 deputados); CDS: 7 a 10% (2 deputados)

TVI: PSD: 30,4% a 34,4% (8 a 9 deputados); PS: 24,1% a 28,1%; PCP: 9,7% a 14,7%; BE: 9,8% a 12,8%; CDS: 6,7% a 9,3%

19h Uma sondagem da SIC à boca das urnas diz que a abstenção se irá situar entre os 60,7% e os 64,3%. O que representa um aumento em relação a 2004. É a segunda maior taxa de abstenção em eleições europeias - a maior foi em 1994.

18h25 A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu mais de 250 queixas e pedidos de esclarecimento, a maior parte devido a equívocos provocados pelo novo cartão do cidadão. Numa freguesia de Santarém, um presidente de Junta apelou à abstenção em protesto contra o traçado de uma estrada.

O porta-voz da CNE, Nuno Godinho de Matos, citado pela Lusa, esclareceu que os telefonemas de protesto sobre o novo documento de identificação devem-se sobretudo ao facto de muitas pessoas não se terem apercebido da importância da carta enviada pela Direcção-Geral da Administração Interna com o novo número de eleitor, que pode implicar a alteração da mesa de voto.

Ao solicitar o cartão do cidadão, quem mudou de área de residência passou a estar automaticamente recenseado na nova freguesia, onde deve passar a votar. Uma alteração de que muitos não se aperceberam, o que originou a “revolta” dos eleitores que se deslocaram ao anterior local de voto.

De maior gravidade, na avaliação da CNE, revestiram-se duas situações: uma em Fanhões (Loures), onde os delegados credenciados para assistir ao acto eleitoral foram impedidos de desempenhar a sua função pelo facto da credencial estar incorrectamente impressa, um problema entretanto já solucionado. e outra no concelho de Santarém, onde o presidente de uma Junta de Freguesia apelou à abstenção como forma de protesto contra o traçado de uma estrada.

Outras das queixas recebidas pela CNE referem-se a uma alegada violação das regras de “silêncio” da Comunicação Social no sábado (dia de reflexão) devido à emissão na “TVI 24“ de um programa sobre a participação eleitoral dos jovens, onde pessoas de várias cores políticas assumiram posições partidárias. “Inoportuna” foi como o porta-voz da CNE avaliou a emissão do programa.

17:30 A afluência às urnas nacionais era, às 16h00 de hoje, de 26,82 por cento, menos de um ponto percentual abaixo da afluência registada nas últimas eleições europeias em 2004.

13h15 A afluência às urnas dos eleitores nacionais era às 12h00 de 11,8 por cento, segundo dados divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI). Uma percentagem que deixa antever uma elevada abstenção.

Nas anteriores eleições para o Parlamento Europeu, realizadas a 13 de Junho de 2004, à mesma hora registava-se uma afluência de 14,2 por cento. Nas europeias de 2004, votaram 38,8 por cento dos eleitores e a abstenção situou-se nos 61,2 por cento, mas a taxa mais elevada foi nas eleições de 1994, quando se atingiu 64,4 por cento.

13h05 Castanheira do Vouga boicotou as eleições por causa da net. Contactado pela Lusa pela manhã, o presidente da Junta de Freguesia de Castanheira de Vouga, Vítor Silva, confirmou o boicote às urnas, que se deve às dificuldades de acesso à Internet da freguesia.

As mesas de voto abriram em Castanheira de Vouga pouco antes das 11 da manhã, segundo informações da direcção geral de Administração INterna.

De acordo com os cadernos eleitorais, podem hoje votar 9,6 milhões de eleitores portugueses, mais 700 mil do que no último acto eleitoral realizado em Portugal, as eleições presidenciais de 2006.

12h59 Durão Barroso apela ao voto. "Acho que este dia de sol convida ao exercício de democracia. A eleição do Parlamento Europeu é algo de único. Nunca houve esta experiência democrática - os cidadãos de 27 países elegerem directamente os seus representantes para uma assembleia que é cada vez mais importante e que toma decisões fundamentais", afirmou, citado pela agência noticiosa Lusa, à saída da Escola Secundária Marquês de Pombal, na freguesia de Santa Maria de Belém, onde foi votar pela manhã.

Durão Barroso mostrou-se esperançado num "exercício de democracia o mais participado possível" neste "acto partilhado por milhões e milhões de cidadãos de toda a Europa".

Cavaco Silva também apelou ao voto. Ontem, numa declaração transmitida pela RTP, o Presidente da República apelou ao voto dos portugueses no acto eleitoral que hoje decorre. Cavaco Silva salientou o papel e inf^luência que as políticas comunitárias têm na recuperação da economia e no combate à pobreza.

"No tempo de crise económica e financeira internacional em que vivemos, as políticas europeias vão ter uma influência directa na recuperação da nossa economia e no combate ao desemprego e às situações de pobreza", afirmou Cavaco Silva.

"A abstenção não é solução. Não deixemos que sejam outros a decidir o nosso futuro.

O Parlamento Europeu irá tomar decisões que vão ter uma implicação directa na vida de todos nós, seja no orçamento, seja nos fundos comunitários", alertou Cavaco Silva.

12h05. As urnas abriram com normalidade em todo o país à excepção de uma mesa de voto na Junta de Freguesia de Castanheira do Vouga, em Águeda, de acordo com a Direcção Geral da Administração Interna (DGAI).

O alegado protesto prende-se com o facto de existir na freguesia muitas dificuldades de acesso à Internet da freguesia.Cerca de 9,6 milhões de eleitores portugueses podem votar este domingo nas eleições europeias, mais 700 mil do que no último acto eleitoral realizado em Portugal, as eleições presidenciais de 2006.

00h47. A compensação monetária atribuída aos membros das mesas de voto que asseguram a realização das eleições Europeias de amanhã está orçada em 4,6 milhões de euros, de acordo com números da Direcção-Geral da Administração Eleitoral. Cada um dos cinco membros das mesas recebe 76,32 euros.

marcar artigo