Horta do Zorate: Estudo: Escrever SMS ao volante aumenta risco 23 vezes...

10-10-2009
marcar artigo


«Estudo publicado nos Estados Unidos defende que escrever mensagens quando se está a conduzir é mais perigoso do que atender o telemóvel. O principal problema vem do facto do condutor ser obrigado a desviar os olhos da estrada para poder dactilografar a sua mensagem, sublinha o inquérito, realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute (VTTI). Geralmente, as tarefas que obrigam o condutor a baixar os olhos são as que apresentam o maior risco de acidente, sublinha o VITI.No caso dos textos de SMS (mensagens curtas), o estudo mostrou que o condutor pode desviar o seu olhar durante um período que pode ir até a seis segundos. "Isso equivale a percorrer o comprimento de um terreno de futebol (uma centena de metros) a cerca de 90 km/h sem olhar para a estrada", sublinha o estudo. "Discutir ao telefone permite aos condutores manter os olhos na estrada e não representa um risco tão grande para a segurança", prossegue o estudo. O VTTI indica igualmente que o simples facto de escrever um número de telefone, uma acção que também implica baixar os olhos, aumenta o risco de acidente 2,8 vezes, para os veículos ligeiros. Este risco reduz-se ligeiramente, para 1,3 vezes, durante a conversação. Procurar um objecto no seu automóvel coloca igualmente em perigo o condutor, num risco 1,4 vezes maior. Estes resultados são diferentes para os veículos pesados: o risco enquanto se escreve um número é 5,9 vezes maior e 6,7 vezes para procurar um objecto. Mas é sensivelmente idêntico para escrever SMS (23,2). Consequentemente, o VITI apela à proibição de escrever SMS ao volante. De acordo com o diário "New York Times", esta proibição já existe em 14 dos 50 Estados norte-americanos. Para o seu inquérito, o VTTI utilizou aparelhos que permitem observar o comportamento de condutores no equivalente a 10 milhões de quilómetros de estrada.» in JN online, 29-7-2009


«Estudo publicado nos Estados Unidos defende que escrever mensagens quando se está a conduzir é mais perigoso do que atender o telemóvel. O principal problema vem do facto do condutor ser obrigado a desviar os olhos da estrada para poder dactilografar a sua mensagem, sublinha o inquérito, realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute (VTTI). Geralmente, as tarefas que obrigam o condutor a baixar os olhos são as que apresentam o maior risco de acidente, sublinha o VITI.No caso dos textos de SMS (mensagens curtas), o estudo mostrou que o condutor pode desviar o seu olhar durante um período que pode ir até a seis segundos. "Isso equivale a percorrer o comprimento de um terreno de futebol (uma centena de metros) a cerca de 90 km/h sem olhar para a estrada", sublinha o estudo. "Discutir ao telefone permite aos condutores manter os olhos na estrada e não representa um risco tão grande para a segurança", prossegue o estudo. O VTTI indica igualmente que o simples facto de escrever um número de telefone, uma acção que também implica baixar os olhos, aumenta o risco de acidente 2,8 vezes, para os veículos ligeiros. Este risco reduz-se ligeiramente, para 1,3 vezes, durante a conversação. Procurar um objecto no seu automóvel coloca igualmente em perigo o condutor, num risco 1,4 vezes maior. Estes resultados são diferentes para os veículos pesados: o risco enquanto se escreve um número é 5,9 vezes maior e 6,7 vezes para procurar um objecto. Mas é sensivelmente idêntico para escrever SMS (23,2). Consequentemente, o VITI apela à proibição de escrever SMS ao volante. De acordo com o diário "New York Times", esta proibição já existe em 14 dos 50 Estados norte-americanos. Para o seu inquérito, o VTTI utilizou aparelhos que permitem observar o comportamento de condutores no equivalente a 10 milhões de quilómetros de estrada.» in JN online, 29-7-2009

marcar artigo