Já tinha ouvido dizer que iam sair para o mercado, mais umas revistas de negócios e gestão.Entre o período que medeia a actividade profissional e a académica, vou ao quiosque ver as novidades. Duas novas publicações!Compro-as.A ‘Ed. Pessoas, Ideias e Negócios” tem um ar sedutor. Fundo branco, lettering violeta - a fazer lembrar a ‘Esquire’ e destaque na capa desse mui admirável homem político, Rui Rio. O sub-tema: blogues. “Óptimo!” – pensei. Dois temas que admiro. Preço: €1, 95.Li de uma assentada. Em editorial lê-se que “estamos numa Era de estratégias muito à frente”, que o projecto é “a primeira revista de economia e negócios em português que quer ser muito à frente”. Assim, muito à frente sem aspas.Lê-se com admirável vontade. Cada artigo é uma lufada de ar fresco, neste mundo cada vez mais desnatado pela facilidade de acesso a artigos interessantes pululantes pela net.Destaques: muitos. Os articulistas convidados vêm de quadrantes distintos. São directos e frontais – o que demonstra uma falta de “aparelho” editorial. Demonstram uma atitude racional na opinião que visa instruir e informar sobre as necessárias medidas para uma visão empresarial muito à frente. Principalmente em Portugal.As rubricas e dossiers são muito parecidos com as revistas da especialidade. Ou seja, a forma é parecida, o conteúdo é inovador: muito se fala de Rui Rio e da sua relação com os media. Ora, nesta entrevista (não sei se foi por escrito), a jornalista põe-se exactamente do lado importante da matéria. As perguntas vão no sentido de conhecer o gestor para além do político, sem deixar de o confrontar com os banais rumores que circundam tal figura. Contudo, esse é apenas o ponto de partida e nunca o destino. O importante é conhecer o executante de serviço público e não o arlequim das parangonas de jornal.Depois, blogues. Este é-nos caro. Liliana Duarte dá-nos o retrato do que mais moderno existe em termos de tendências publicitárias. Os blogues são, cada vez mais, alvo apetecível para os anunciantes chegarem aos consumidores. Aliás, BLOG já é acrónimo para ‘Better Listening On Google’ e até já há empresas que pagam US$800 por mês a blogueiros que escrevam sobre determinada marca.Por último, uma nota especial para a rubrica “Estratégias do Melhor”. Ora, estratégias do melhor, em Portugal, poderia ser sobre tudo menos sobre sindicatos. Enganam-se! E como é que nunca ninguém pensou nisto?! Deixo-vos o mote para a entrevista: “Farto da ‘cassete’ de patrões e sindicatos, o representante dos trabalhadores da Autoeuropa diz que está na hora de mudar o ‘chip’. António Chora personifica o novo movimento sindicalista, aquele que olha para a razoabilidade dos argumentos dos dois lados e que, face ao clima de crispação social, faz a apologia do bom senso.” Excelente lição.Já sou assinante.A outra, a ‘Just Leader – Seja Um’ é a antítese de tudo isto. Cinzenta, com imagens de bancos, entrevistas e comentários standard (assim o demonstra mais uma entrevista sensaborona a Paulo Teixeira Pinto). Apresenta as típicas fórmulas milagrosas de como investir, como ser político na empresa, as viagens exuberantes, as marcas do costume, blá, blá, blá. Foi assim que a li, ou melhor vi – num desfolhar d’olhos. Está lá, tudo aquilo que qualquer iniciado na matéria poderia fazer, usando conteúdos gratuitos da Internet. Parece, aliás, aqueles magazines que vêm incluídos, uma vez por semana, nos jornais de referência. Preço: €3,00(!!).Foi o primeiro e último número.
Categorias
Entidades
Já tinha ouvido dizer que iam sair para o mercado, mais umas revistas de negócios e gestão.Entre o período que medeia a actividade profissional e a académica, vou ao quiosque ver as novidades. Duas novas publicações!Compro-as.A ‘Ed. Pessoas, Ideias e Negócios” tem um ar sedutor. Fundo branco, lettering violeta - a fazer lembrar a ‘Esquire’ e destaque na capa desse mui admirável homem político, Rui Rio. O sub-tema: blogues. “Óptimo!” – pensei. Dois temas que admiro. Preço: €1, 95.Li de uma assentada. Em editorial lê-se que “estamos numa Era de estratégias muito à frente”, que o projecto é “a primeira revista de economia e negócios em português que quer ser muito à frente”. Assim, muito à frente sem aspas.Lê-se com admirável vontade. Cada artigo é uma lufada de ar fresco, neste mundo cada vez mais desnatado pela facilidade de acesso a artigos interessantes pululantes pela net.Destaques: muitos. Os articulistas convidados vêm de quadrantes distintos. São directos e frontais – o que demonstra uma falta de “aparelho” editorial. Demonstram uma atitude racional na opinião que visa instruir e informar sobre as necessárias medidas para uma visão empresarial muito à frente. Principalmente em Portugal.As rubricas e dossiers são muito parecidos com as revistas da especialidade. Ou seja, a forma é parecida, o conteúdo é inovador: muito se fala de Rui Rio e da sua relação com os media. Ora, nesta entrevista (não sei se foi por escrito), a jornalista põe-se exactamente do lado importante da matéria. As perguntas vão no sentido de conhecer o gestor para além do político, sem deixar de o confrontar com os banais rumores que circundam tal figura. Contudo, esse é apenas o ponto de partida e nunca o destino. O importante é conhecer o executante de serviço público e não o arlequim das parangonas de jornal.Depois, blogues. Este é-nos caro. Liliana Duarte dá-nos o retrato do que mais moderno existe em termos de tendências publicitárias. Os blogues são, cada vez mais, alvo apetecível para os anunciantes chegarem aos consumidores. Aliás, BLOG já é acrónimo para ‘Better Listening On Google’ e até já há empresas que pagam US$800 por mês a blogueiros que escrevam sobre determinada marca.Por último, uma nota especial para a rubrica “Estratégias do Melhor”. Ora, estratégias do melhor, em Portugal, poderia ser sobre tudo menos sobre sindicatos. Enganam-se! E como é que nunca ninguém pensou nisto?! Deixo-vos o mote para a entrevista: “Farto da ‘cassete’ de patrões e sindicatos, o representante dos trabalhadores da Autoeuropa diz que está na hora de mudar o ‘chip’. António Chora personifica o novo movimento sindicalista, aquele que olha para a razoabilidade dos argumentos dos dois lados e que, face ao clima de crispação social, faz a apologia do bom senso.” Excelente lição.Já sou assinante.A outra, a ‘Just Leader – Seja Um’ é a antítese de tudo isto. Cinzenta, com imagens de bancos, entrevistas e comentários standard (assim o demonstra mais uma entrevista sensaborona a Paulo Teixeira Pinto). Apresenta as típicas fórmulas milagrosas de como investir, como ser político na empresa, as viagens exuberantes, as marcas do costume, blá, blá, blá. Foi assim que a li, ou melhor vi – num desfolhar d’olhos. Está lá, tudo aquilo que qualquer iniciado na matéria poderia fazer, usando conteúdos gratuitos da Internet. Parece, aliás, aqueles magazines que vêm incluídos, uma vez por semana, nos jornais de referência. Preço: €3,00(!!).Foi o primeiro e último número.