da politica: Porque razão os chineses querem o Porto de Sines

15-07-2009
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Os dois maiores armadores, colocados em sexto e sétimo lugares no ranking mundial, respectivamente, a China Shipping (CSL) e a Cosco, estão a disputar um lugar preferencial na utilização do terminal de contentores do porto de Sines, concessionado ao grupo de Singapura PSA - Port of Singapore Authority, para fazer tráfego de carga contentorizada entre o Extremo Oriente e a Europa, e vice-versa.Na sequência da visita oficial encabeçada por Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, à China, que oficialmente terminou ontem, os responsáveis da subsidiária portuguesa da PSA, a PSA Sines, anunciaram que os dois operadores chineses estão a negociar acordos comerciais para utilizar o porto alentejano já a partir deste ano, e com maior frequência e carga movimentada a partir de 2008.A China Shipping “estabeleceu conncosco uma carta de intencões para estabelecer princípios que permitam regularizar a nossa relação de cooperação no futuro. Fizemos uma apresentação mais detalhada das potencialidades do porto de Sines e do terminal de contentores [Terminal XXI] e os responsáveis da CSL demonstraram um interesse bastante forte no projecto de expansão da infra-estruturas, o qual, após concluído, em princípio em 2008, poderá servir o mercado mundial com uma capacidade de movimentação anual entre 550 mil e 600 mil TEUS [medida-padrão de contabilização de contentores], permitindo mais que duplicar a actual capacidade do terminal”, esclareceu ontem, em Xangai, Jorge d’Almeida, administrador executivo da PSA Sines, em declaracões aos jornalistas. (...)Diário Económico, Nuno Miguel Silva em Xangai


Os dois maiores armadores, colocados em sexto e sétimo lugares no ranking mundial, respectivamente, a China Shipping (CSL) e a Cosco, estão a disputar um lugar preferencial na utilização do terminal de contentores do porto de Sines, concessionado ao grupo de Singapura PSA - Port of Singapore Authority, para fazer tráfego de carga contentorizada entre o Extremo Oriente e a Europa, e vice-versa.Na sequência da visita oficial encabeçada por Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, à China, que oficialmente terminou ontem, os responsáveis da subsidiária portuguesa da PSA, a PSA Sines, anunciaram que os dois operadores chineses estão a negociar acordos comerciais para utilizar o porto alentejano já a partir deste ano, e com maior frequência e carga movimentada a partir de 2008.A China Shipping “estabeleceu conncosco uma carta de intencões para estabelecer princípios que permitam regularizar a nossa relação de cooperação no futuro. Fizemos uma apresentação mais detalhada das potencialidades do porto de Sines e do terminal de contentores [Terminal XXI] e os responsáveis da CSL demonstraram um interesse bastante forte no projecto de expansão da infra-estruturas, o qual, após concluído, em princípio em 2008, poderá servir o mercado mundial com uma capacidade de movimentação anual entre 550 mil e 600 mil TEUS [medida-padrão de contabilização de contentores], permitindo mais que duplicar a actual capacidade do terminal”, esclareceu ontem, em Xangai, Jorge d’Almeida, administrador executivo da PSA Sines, em declaracões aos jornalistas. (...)Diário Económico, Nuno Miguel Silva em Xangai

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