caminho azul: Centro de Controlo de Tráfego Marítimo

16-07-2009
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A secretária de estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, inaugurou hoje o Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Aveiro, destacando a importância de outra obra em curso, a ligação ferroviária à linha do norte, "o único porto nacional que não estava ligado por ferrovia"..A nova infraestrutura tem, como principais objectivos, melhorar as condições de segurança da navegação marítima e de salvaguarda da vida humana no mar.Com o novo centro, o Porto de Aveiro passa a dispor de maior protecção do ambiente na aproximação exterior e nos canais interiores de navegação, permitindo também melhorar a eficiência do tráfego marítimo e gerir em tempo real a informação relacionada com a movimentação dos navios e respectivas cargas transportadas.O sistema é suportado por três torres radar (duas com 30 metros e uma com 15 metros de altura), localizadas estrategicamente para monitorizar os canais principais e secundários de navegação, estando dotado, além de outras funcionalidades, de equipamentos de radar, identificação automática dos navios, plataformas de comunicações, base de dados e estação meteorológica local."Está equipado com o que de melhor há em Portugal, na Europa e no Mundo", disse a secretária de Estado, sublinhando a importância da integração do novo equipamento com o sistema nacional, para a segurança e para a afirmação do Instituto Portuário do Transportes Marítimos (IPTM) como entidade reguladora do sector.Ana Paula Vitorino aproveitou a ocasião para lançar a 3.ª fase da via de cintura interna portuária, que completa a ligação das infra-estruturas portuárias à A25 e admitiu ainda que "a ligação ferroviária Aveiro/Salamanca possa ser antecipada num troço até Viseu, essencial para usar o transporte ferroviário no escoamento das cargas até estar concluída, porque passamos a poder usar a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta".Discurso da Secretária de Estado dos TransportesDiscurso do Presidente do Conselho de Administração da APA, S. A.Fontes: Newsletter PA, RTP e Destak


A secretária de estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, inaugurou hoje o Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Aveiro, destacando a importância de outra obra em curso, a ligação ferroviária à linha do norte, "o único porto nacional que não estava ligado por ferrovia"..A nova infraestrutura tem, como principais objectivos, melhorar as condições de segurança da navegação marítima e de salvaguarda da vida humana no mar.Com o novo centro, o Porto de Aveiro passa a dispor de maior protecção do ambiente na aproximação exterior e nos canais interiores de navegação, permitindo também melhorar a eficiência do tráfego marítimo e gerir em tempo real a informação relacionada com a movimentação dos navios e respectivas cargas transportadas.O sistema é suportado por três torres radar (duas com 30 metros e uma com 15 metros de altura), localizadas estrategicamente para monitorizar os canais principais e secundários de navegação, estando dotado, além de outras funcionalidades, de equipamentos de radar, identificação automática dos navios, plataformas de comunicações, base de dados e estação meteorológica local."Está equipado com o que de melhor há em Portugal, na Europa e no Mundo", disse a secretária de Estado, sublinhando a importância da integração do novo equipamento com o sistema nacional, para a segurança e para a afirmação do Instituto Portuário do Transportes Marítimos (IPTM) como entidade reguladora do sector.Ana Paula Vitorino aproveitou a ocasião para lançar a 3.ª fase da via de cintura interna portuária, que completa a ligação das infra-estruturas portuárias à A25 e admitiu ainda que "a ligação ferroviária Aveiro/Salamanca possa ser antecipada num troço até Viseu, essencial para usar o transporte ferroviário no escoamento das cargas até estar concluída, porque passamos a poder usar a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta".Discurso da Secretária de Estado dos TransportesDiscurso do Presidente do Conselho de Administração da APA, S. A.Fontes: Newsletter PA, RTP e Destak

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